Tucudean (Dínamo de Bucareste) - O Jogo

Eu gostava do Derley e do Rafael Martins, baratos e já ambientados ao nosso futebol!

Não acrescenta seja o que for.
Em determinada altura, prometeu bastante. Estagnou, e não me parece uma aposta segura.

Mesmo , não me entusiasmou nada , este Postiga Romeno . :naughty:

Não gosto do perfil e não percebo a lógica.

Embora tenha características físicas valorizáveis (estampa física), não me parece ser o tipo de avançado com o rendimento necessário. E é tido como… segundo-avançado?

A Bola diz que este não entra nas contas do leão , :great:

Eu não tinha visto este tópico, nem sequer sabia que afinal er aum rumor sério (acreditando que o tipo do Stanbdar disse mesmo o que aparece e é verdade).

Tinha dito noutro tópico que:

Não pretendo mudar nada, continua a ser a minha opinião. Comparativamente, até o acho física e (principalmente) tecnicamente superior ao Rusescu. O problema são mesmo os golos.

Quanto a isso:

O facto de a Liga ser fraquinha leva a que o argumento seja outro. Quanto mais fraca, mais deveria marcar, não o inverso. O Rusescu, por exemplo, foi uma questão de estudarem a pinta e foi logo abafado. A equipa e até uma péssima opção técnica tiveram influência, claro, mas o efeito surpresa também foi à vida.

Quanto aos companheiros, devo discordar e bastante. A linha ofensiva não é fraca. Sim, não é mais forte, a do Steua abafa qualquer coisa naquele país (mas isso é verdade para todos os sectores, com maior ou menos distância e possível debate quanto aos GR), mas não é fraca.

Um tipo que, naquela liga, tem Matei, Lazar e Rotariu a dar-lhe bola, não se pode queixar da vida. Ele falha é muito. Faz tudo bem, tem um domínio de bola muito bom, presença física, mexe-se a preceito. O problema são os golos.

[hr]

Não o acho nada segundo avançado. Sim, não é um poste, mas é um avançado centro.

Ravanelli, o Diego Costa marcou mais em Espanha do que no Penafiel na 2ª Liga portuguesa… Secalhar a 2ª Liga portuguesa é melhor, ou então o Diego Costa não presta.

Essa lógica de ele ter de marcar muitos porque está numa liga fraca não tem sentido nenhum. Ainda menos quando se tenta usar isso como argumento de que noutro clube não podia marcar muitos mais.

Como eu volto a dizer, podemos ver centenas de exemplos de jogadores que nessa situação chegaram ao topo. Queres falar dos números do Drogba em ligas menores? Queres falar do Falcão no River? Como disse, são milhares de exemplos.

Acho incrível como no ano 2014 ainda se tenta usar esse argumento quando se fala num avançado.

Pelo contrário, são poucos os avançados que não conseguem marcar ainda mais quando chegam a equipas superiores.

Qual é o sentido que isto faz ? O Diego Costa quando estava no Penafiel tinha 18 anos, será que era suposto nessa altura com 17/18 anos já ser um goleador ? Caso raríssimo então. E seja como for, os números no Penafiel nem são maus, para o número de jogos que fez, mas com 18 anos, isso acaba por ser irrelevante, com 23 já nem tanto.

Claro que tens alguma razão em parte quando referes a questão do número de golos nestes campeonato, não se pode é cair no absurdo de ir para o outro extremo e quase defender que ter poucos golos em campeonatos fracos é que é bom. Pode não ser tudo, mas é um indicador, obviamente.

Mais ainda quando se está a falar de um gajo que já não tem 18 anos, nem 20, tem 23, e factualmente marca poucos golos num campeonato fraco como é o romeno. Também há muitos avançados que começam a evoluir a parte da finalização mais tarde, e só dão esse salto por volta dos 25 ou 26 anos (outros até mais tarde), mas isso não vai ser o caso da grande maioria, pelo menos em campeonatos deste nível.

A forma como argumentas é quase algo do género, “marcou 7 golos, agora é fechar os olhos com força e esperar que num campeonato superior dê o salto e comece a marcar 15 ou 20”. E eu nem estou a dizer que isso não pode acontecer, porque ele tem alguma qualidade e mostra bons pormenores.

Bem vou remar um pouco contra a maré aqui neste tópico, ao dizer que o acho um jogador interessante.

Estampa física imponente, no entanto não é um jogador lento. Alto o suficiente, no entanto não é nenhum tosco com os pés, de nenhum modo (neste aspecto acho-o mais forte que o Ricky por exemplo). Parece ter algumas movimentações interessantes, se bem que nisso também não é nenhum prodígio, mas claro pode melhorar. Tem um remate fácil e não tem medo de assumir. No entanto, marcou 7 golos e fez 5 assistências na liga romena, e hoje em dia as estatísticas são essenciais, e esse é claramente o ponto negativo.
Mesmo assim, se for para 3ª opção, e o negócio for bem feito (pode ser mais barato que o Derley, e não o acho inferior ao Rafael Martins, acho sim que têm características distintas), não iria ficar triste. Acredito na direcção e que se ele está referenciado por boas razões é. Não esquecer que tem ainda 23 anos, e não é tão mau quanto o fazem parecer neste tópico.

A questão que coloco aqui é o perfil de jogador que queriamos para 3º avançado, eu preferia um jogador rápido e com choque físico, um jogador que conseguisse jogar no contra ataque se necessário, mas isso depende da ideologia do treinador e como sabemos o MS prefere assumir o jogo ofensivamente em posse.

Agora se me pedissem para escolher um jogador daquela equipa não hesitava em escolher outro que não este, um extremo que nos já foi associado :whistle:

Eu não disse que era bom ter poucos, eu disse que isso não significa absolutamente nada e que não faz sentido nenhum apontar esse factor como uma razão para ele não poder chegar e fazer 30 golos numa época.

Quanto à idade, outro factor sem sentido nenhum… Eu coloquei a negrito e vou repetir o mesmo exemplo… Queres falar da idade com que o Falcão saiu do River? 24 anos. Onde numa liga menor só fez 30 e tal golos em mais de 90 jogos. Chegou cá e conseguiu esses numeros em 1 época no Porto. Acho que a idade e os números dele interessaram muito…

Podemos falar de outros exemplos mais óbvios, Slimani… Um jogador que veio adicionar muita qualidade e um dos que mais contribuiu directamente na conquista de pontos decisivos este ano. Vai ver os numeros dele num campeonato 10x inferior ao Romeno.

Há as regras e as excepções às regras. Não vejo sentido em tratares as excepções como regra.

Não faz sentido dizeres que “não significa absolutamente nada”, não faz, não pode fazer. Faz algum sentido sim, mostra o que o jogador é capaz de fazer actualmente, e o que tem feito, efectivamente. É impensável ignorar isso só porque sim. Claro que para se analisar um jogador não podes olhar só para estatísticas, é preciso conhecer o jogador, o que me parece que é o que tem sido feito por alguns dos que estão a postar aqui, pelo menos aqueles com quem estás a trocar posts.

O Falcao teve uma evolução brutal quando chegou à Europa, provavelmente a um nível que não se esperava, e maior ainda quando se mudou de Portugal para a Espanha (mas este é um caso raro, e não perceber isto não faz sentido), mesmo que ele já mostrasse muita qualidade. Mas dar esse exemplo é não conhecer nada do que foi a carreira dele na Argentina, nem aliás do próprio campeonato argentino. Toda a gente conhecia o Falcao e a qualidade que ele demonstrava, para além de que o próprio formato dos campeonatos argentinos muitas vezes não é muito propício a que os jogadores marquem muitos golos de uma fase para a outra, e mantenham momentos de forma. As diferenças de forma já se reflectem e muito nas equipas, parecendo quase um ano de diferença a passagem de um Apertura para um Clausura, quanto mais em alguns jogadores. E há outros factores a ter em conta, como problemas físicos, etc.

Nem o Falcao tem alguma coisa a ver com o Tucudean, nem o campeonato argentino tem alguma coisa a ver com o romeno. Jogar na América do Sul não é jogar no fim do mundo, e o campeonato argentino tem um nível bem superior ao romeno, embora com as diferenças próprias de dois estilos distintos, sul-americano e europeu.

Se alguém quiser ver :stuck_out_tongue:

http://youtu.be/BuP4JIWaSGw

Não me entusiasma e não me parece que seja melhor sequer que o Rusesco que esteve no SCB.
Dos nomes que se têm falado, prefiro o Derley.
Mas se a direção nos quiser surpreender com um jogador melhor do que os que se têm falado, por mim, tudo bem…

Mau não parece ser… tem pelo menos 1 característica q considero essencial para render ao mais alto nível: é agressivo.

Pk para pezinhos de lã já lá temos 1…

@SCP Fan, a realidade do Falcão continua a provar que o que um jogador faz noutro campeonato mesmo que inferior é sempre muito relativo. Os exemplos são aos milhares. E por isso nunca fará sentido usar isso como argumento para justicar a não vinda de um jogador.

Pela mesma lógica que alguns estão a afirmar que o Tucudean não interessa, também podiam ter afirmado isso isso à vinda do Falcão naquele momento, e todos sabemos o que o Falcão chegou e fez nesta liga e o quando seria ridiculo terem reagido assim a um jogador que chegou aqui e fez tanto.

A partir do momento que existe essa realidade, nunca fará sentido julgar um jogador por esses factores. E repito, Falcão é um exemplo, existem milhares na história do futebol.

Bem, se eu pegar nas coisas da mesma forma como tu, ainda consigo provar que o mundo é plano.

Primeiro, o Diego Costa, ao que julgo saber (e lembro-me vagamente do ter ido para Espanha, num efeito mais ou menos surpresa e supostamente por influências), tanto no Penafiel, como no Braga, era médio. Médio ofensivo, mas médio. Depois até posso confirmar. E foi até como médio que começou em Espanha. Depois,e esqueces-te da evolução natural do jogador e do trabalho que foi feito com ele. O Carrillo, quando chegou cá, também beneficiou de melhores treinos e de melhores condições. Sim, até de melhor equipa para evoluir. Mas ninguém lhe pediu: “olha, lá no teu pais fazes 5 assistências, aqui tens de fazer 15… a liga e a equipa são melhores, desenrasca-te”.

Que eu saiba o Drogba foi subindo na vida. E evoluiu na mesma equipa e na mesma liga. Já vi uma entrevista onde ele falava do quase ser dispensado para depois rebentar na época seguinte. Houve um clique qualquer e aposta e paciência do treinador. Muito trabalho também, quase de certeza. Onde está o paralelismo entre um tipo que marca pouco numa liga romena, transfere-se e depois marca muito numa liga francesa, no espaço de semanas?

À Eredivisie também chegam miúdos escandinavos e desatam a marcar golos… algum tempo depois. Depois de serem trabalhados. Também chegam tipos que marcam logo muitos golos, mas já marcavam antes. Eu nunca tive dúvidas que o Jardel marcaria golos até na Lua, se houvesse jogo. Épá, estamos a falar de um tipo com competências para isso, todo ele é golo. Diferente de um tipo que demonstra muito boas competências, mas costuma falhar muito na altura vital, no último toque. Basicamente o emsmo que outro tipo que até recomendei, que vejo ali muito potencial, mas que também falha muito na liga polaca (Lukasz Teodorczyk). Ele até tem vinte e tal golos, mas se calhar deveria ter perto de 40.

Ora o que tu me estás a dizer é que ele chegaria cá e marcaria mais, porque o natural é um jogador chegar a uma liga com adversários mais difíceis, mais fechados, mas também jogando numa equipa com melhores jogadores (c[…]a lá no facto de ao nível em que joga ter também muito boa equipa), ele marca mais… porque sim. Então porque é que este chegou à Bélgica e foi recambiado (sim, também porque tinha dois à frente dele melhores e nem estiveram para perder tempo), porque é que o fenómeno Rusescu não marca o que marcava antes, porque é que o tipo maravilha da Dinamarca (e eu também o achava espectacular, mas não me lembro agora do nome dele - e há outro, qua ainda lá anda, mas joga pouco, também falado aqui no fórum) foi recambiado da Premier League, Porque é que à tipos holandeses que depois falham na Premier, na Bundesliga ou até em Espanha. Porque é que o Rudnevs (um tipo que andava nas bocas do mundo) baixou os números, ou os romenos Stancu, D. Nicuale ou até o Adrian Mutu, tudo malta de top lá e que depois tiveram de evoluir na transição (o Stancu até foi de viola, nunca mais se soube dele).

Jogadores vindos do Brasil e da Argentina são um caso à parte. O que não faltam são artigos com declarações de jogadores e treinadores a explicar porque é que malta de top não vinga e jogadores medianos explodem por cá. tem muito a ver com as diferenças entre campeonatos e até no que se pede aos jogadores. Isso é verdade para os avançados, tal como é para os GR, defesas e médios. Daí aquela confusão do “aquele lá é uma estrela e nem joga na canarinha” e coisas assim. Ou jogadores argentinos que são estrelas do drible e da fantasia, chegam cá e… flop. Para além disso, não entram na minha concepção de ligas menores. Esse argumento não pega.

Mas pronto, se me dizes que há milhares de tipos que saem da maioria das ligas do leste ou escandinavas, marcam lá 7 golos e chegam às primeiras divisões inglesa, alemã, espanhola, italiana, francesa, portuguesa, belga, holandesa e marcam logo 20 na primeira época,a penas porque jogam numa liga maior, tudo bem. Ou que o mesmo se passa quanto a divisões secundárias, tudo bem. Não sei então é porque é que o Enoh não marca nada. Ou porque é que em vez de irmos comprar lá fora e andar a ver tipos que marcam golos, não vamos buscar aos regionais. Ou procurar reforços a meio das listas de marcadores escandinavas, romenas, búlgaras, húngara, austríacas, etc.

Mas volto a dizer, sobre o jogador em si, que aprece que passou ao estreito: tem muita coisa para dar certo. Se acham que o ensinam a finalizar melhor, tudo bem. Neste momento, como está (e sim, já o vi jogar, por pouco que tenha sido, já o vi jogar e mais que um jogo), as bancadas caem-lhe em cima. Não quer dizer que não marcasse tantos como o Slimani, mas também já dei a minha opinião sobre o Slimani, não é por aí. Ao contrário do Slimani, tem mais para dar à equipa que apenas área e cabeceamento.

Por mim também era por aí que atacávamos, de preferência o Derley claro, mas se for demasiado caro o Rafael Martins também seria uma boa solução e mais barato.

Não é porque sim, é porque como eu afirmei e todos sabemos, são milhares os exemplos disso na história do futebol e ao longo dos anos. A partir do momento que existem milhares de exemplos de jogadores que fizeram muito mais golos em ligas maiores, dentro de todos esses factores que acabaste de dizer, passa a não ter sentido absolutamente nenhum dizer que um jogador que marca pouco numa liga menor não vale a pena vir porque não fará nada aqui.

Muito simples. Não era preciso tudo o que foste buscar, ainda mais quando 90% é baseado em histórias já escritas. A história do Tucudean ninguém sabe ainda. Outro factor muito importante no futebol.

Usando de novo o exemplo do Diego Costa, há 2 épocas andávamos nós a achar que ele podia vir para cá em trocas com o Insúa e sei lá mais o quê porque não jogava etc… Se perguntasses há 3 anos atrás a pessoas que seguem o futebol que o Diego Costa estaria neste mundial a representar a melhor selecção do mundo, 98% ria-se.

No futebol não existe coisas óbvias como “não marca no campeonato Romeno não pode marcar mais em Portugal”. Se assim fosse tão simples e óbvio seria um desporto quase extinto neste momento.

@Green Skull, no meio de tanta conversa explica-me lá uma coisa, que ainda não percebi, tu afinal conheces o jogador ou não ? Estás a falar porque sabes do que falas, e porque achas que o jogador pode evoluir e atingir determinados objectivos, ou não conheces e estás só a basear-te nessa teoria de que só porque marca poucos golos num campeonato fraco não quer dizer que não marque mais num campeonato melhor ?

Pela tua argumentação não te vejo referires-te ao jogador concretamente, apenas falar em casos abstractos, portanto deduzo que não conheças. Mas posso estar errado.