Tucudean (Dínamo de Bucareste) - O Jogo

O que é que isso tem a ver com o que se está a falar aqui de não fazer sentido julgar um jogador sem se ver o que ele pode fazer num clube e numa liga maior?

Conheço tão bem quanto conhecia o Maurício, quanto conhecia o Liedson… Já tinha ouvido o nome, já o vi jogar, não o sigo intensamente. Nada disso altera o que estamos a falar aqui. Até a pessoa que melhor conheça este jogador não pode afirmar que ele aqui pode ou não pode render. Nunca é certo.

Isso é uma pergunta a sério ? O que é que tem a ver comentar sobre um jogador com conhecê-lo e saber (minimamente) do que se fala ? Eu diria que tem TUDO. Saber do que se fala, seja lá em que área for, é sempre melhor do que não saber.

Basicamente tu conheces mal o jogador (olha eu o Maurício não conhecia mesmo), isso eu já tinha percebido, uma vez que nunca te referiste concretamente a ele, e estás a assumir que aqueles com quem estás a trocar posts também conhecem pouco ou nada.

Aqui não há gurus do futebol, há pessoal que conhece mais uns jogadores do que outros, mas o que tu tens discutido neste tópico é apenas wishful thinking. E nesse sentido o Ravenelli tem razão, não estás a assumir que o jogador poderia marcar mais golos num campeonato superior baseando-te em algo que conheças ou que tenhas visto, estás a dizer que o pode fazer… porque sim.

E a verdade é que até o pode fazer, e eu até já elogiei algumas características do jogador, embora tenha de dar um salto qualitativo ao nível da finalização. Seguindo a tua linha de raciocínio, entre um avançado que marque 1 golo na Roménia, outro que marque 7 e outro que marque 20, podem todos marcar mais num campeonato superior. Podem realmente, que futebol não é uma ciência exacta, mas isto é atirar para o ar, nada mais.

No tempo dos JEBs e Godinhos era assim que se trabalhava, apontava-se ao calhas, fechava-se os olhos e depois era ver no que dava. Pode ser que dê, pode ser que o Angulo ainda seja jogador de futebol, pode ser que o Pongolle venha para cá ser matador, pode ser que o Bojinov não seja já uma sombra do que foi, pode ser que o Gelson volte a jogar futebol, etc. E com os resultados que se sabe.

O que eu discuti neste tópico foi tudo à volta do que o jogador pode ou não fazer com a camisola do Sporting vestida, com a camisola de um clube maior e numa liga maior, e sobre isso ninguém vive no futuro para saber mais que os outros em relação a este jogador.

Há pessoas que conhecem bem jogadores que agora estão no topo e que acharam que esses jogadores nunca chegariam a esse topo. Não é por conhecerem melhor que vão estar mais correctos sobre o que ele pode dar no futuro. Não é por verem 30 jogos do Tucudean que podem afirmar que ele por ter 7 golos na liga Romena é impossivel chegar ao Sporting e marcar o triplo.

Mais uma teoria que podemos ir buscar milhares de exemplos que contradizem.
O benfica teve o Deco à frente dos olhos durante 2 anos, ninguém o conhecia melhor que eles, e mandaram-no para o porto ser dos melhores jogadores da liga.

Nessa tua ultima frase tens o Elias que vai contra tudo isso e que deu numa das piores contratações de sempre da história do clube. E do outro lado tens o Maurício que por o que dizes é uma contratação exactamente “à JEB/Godinho” e que teve melhor desempenho que os centrais todos que contratámos na ultima década.

Devemos de estar a falar línguas diferentes, com certeza.

Em primeiro lugar, mete lá aí onde é que eu disse “não vale a pena vir”. É que ao emnos epgavas pelo que eu escrevi sobre o jogador, por duas vezes, e não no que eu não escrevi.

Ah, pois. Mas eu não falava do futuro. Nem tu. O que tu insinuas é que qualquer tipo, e existem milhares deles a prová-lo, apenas e só por chegar a uma liga e equipa superior, passa a marcar mais. Que dizer-se que um tipo sofre quando enfrenta adversário melhores é estúpido (não por estas palavras, mas algo do género). Portanto, agarramos no Enoh, metemos o tipo na equipa principal e bum, toca a marcar golos. Na maioria dos casos, será assim. Ora eu acho que não.

Repito: existe menos diferença entre a equipa actual e os concorrentes que entre o Sporting da última época e os seus principais dois rivais. Essa do falta de assistentes e qualidade, não pega. Nomeadamente no ataque!

Há 3 anos atrás, ele teria ido ao Mundial? É que tu andas sempre a falar de evolução e tal. Mas eu nunca falei disso. Nem tu, quando disseste que:

ou

É que quando eu aponto que ele é um jogador que agora falha muito, tu apresentas um argumento que isso é parvo, é estúpido dizer-se que ele cá não marcaria muitos mais, porque bastava ele chegar cá, manter exactamente as mesmas competências, que o facto de estar numa equipa melhor (e devo dizer-te que para quem se queixa tanto dos extremos do Sporting… tens em boa conta a nossa equipa Vs a dele - medindo as distâncias quanto à liga de cada um) chega.

o argumento não era esse. O argumento era: falha muito, devia melhorar isso e é mais difícil marcar contra uma adversário mais forte que contra um mais fraco. Estando numa liga superior, em qualidade, os adversários são melhores e por isso mais difícil é marcar. Mas não. Então, pergunto: que raio lhe aconteceu na Bélgica? A equipa era superior. Que raio aconteceu a todos os outros de que falei? Porque é necessitaram de adaptação e alguns deles nem sequer voltaram a apontar esses golos?

E não, o Deco não é exemplo. O Deco nem é avançado, nem sequer chegou ao fc porto e tornou-se o melhor jogador da equipa, jogando muito acima do que fazia antes (pelo contrário). Aliás, esteve no forno durante meia época, evoluiu na seguinte, desatou a jogar feito doido nas seguintes.

Quanto ao jogador em si, porque até é isso que interessa, volto a chamar a atenção para o que escrevi sobre ele, virtudes e defeitos. É que parece-me que não leste e até seria importante, em vez de se escrever sobre coisas parvas que eu escrevo. É que está lá: arranja-lhe um bom treinador, que faça ganhar melhores competências de finalização, e em meses (tal como o tal polaco, que também te deve ter passado ao lado) o tipo desata a marcar golos. Tal como está agora, falha muito. Faz tudo bem, falha muito. E duvido muito que passe a marcar feito doido apenas porque é servido pelo Capel, Carrilo, Wilson ou Heldon. É que eu duvido que eles lhe proporcionem 20 bolas de golo para ele falhar 12 e o GR defender 5, marcando então 3 golos por jogo e dando-te razão.

… é que não dá. Ele continua a falhar muito. E quanto melhores forem as defesas, menos oportunidades tem. Segundo a minha lógica, claro. Segundo a tua, não.

Apontado como alvo do Sporting, o romeno Gheorghe Tucudean terá recebido do compatriota Marius Niculae boas indicações do clube de Alvalade.

Confrontado com o interesse do Sporting, o avançado terá, segundo o site belga Sudinfo.be, contactado Niculae, que jogou no Sporting entre 2001 e 2005 e mantém residência em Lisboa e aconselhou Tucudean a rumar a Alvalade.

Na época 2013/14, o atacante de 23 anos representou o Dínamo Bucareste por empréstimo do Standard Liège, tendo apontado sete golos no campeonato romeno.

A concretizarem-se os contactos do Sporting, ficam, segundo a mesma fonte, abertas duas possibilidades: transferência por empréstimo ou em definitivo.

fonte: aborla

Um emprestimo com opcao de compra ate pode ser interessante, retira o risco de ser um flop e se for bom basta acionar a clausula

É uma boa ideia. E também ter a paciência que parece não ter havido na Bélgica.

Nomes a mais: Montero, Slimani, Rubio, Cisse, Betinho, Viola, Derley, Rafael Martins, Tucudean…

6 com contrato, 3 a caminho… será que os 5.7mil milhões do BES Angola vieram parar a Alvalade? Se assim for, que nunca seja descoberto :mrgreen:

Com o Rui Patricio e William Carvalho até podem jogar esses 9 :dance:

para jogar no meio, retiraria desse lote e desde logo o Viola. é um avançado que, com as suas características, poderia ser útil das faixas para dentro.

depois acredito que o Cissé e o Betinho continuem a ter que fazer pela vida. para já, não mostraram ainda estar preparados para lutar por um lugar no “11”. são “pontas-de-lança”, a maturação ali demora mais tempo. aceito que se tenha alguma paciência com ambos.
Rubio, para mim, nunca chegou a contar. nunca lhe vi o potencial que diziam ter. e a verdade é que o tempo não tem ajudado a dissipar estas minhas dúvidas.
como acredito que o Slimani possa mesmo sair…

… ficamos então com o Montero e um monte de dúvidas entre os nomes que vão sendo falados na cs.

“Espero chegar depressa”
Tucudean tem o agente “a tratar de tudo”: avançado romeno revela a O JOGO que sabe estar a ser negociado pelo Sporting, não acredita que o Standard de Liège coloque entraves e já se aconselhou junto do ex-leão e compatriota Marius Niculae. De férias, mal pode esperar por jogar a Champions de verde e branco

Acabando contrato e chegando a custo zero, não me parece mau para 3ª opção.

https://www.youtube.com/watch?v=BuP4JIWaSGw

E esperamos até 2017 ou achas que o Standard o vai libertar do contrato? :wink: :mrgreen:

ah ok :stuck_out_tongue: no transfermarkt é que dizia 30.06.2014, mas afinal deve ser só o empréstimo

As memórias dos Romenos para mim são boas. Niculae sempre foi o meu ídolo daquela altura.
Era raça, garra, força, entrega a 200%. Uma alma imensa!

Se este tiver as mesmas caracteristicas (e marcar golos, claro) que venha já!

Por acaso até tem algumas parecenças com ele, desde logo pela presença física. O Niculae também era bastante móvel, e bom tecnicamente. Aquele remate forte de primeira também tem algumas semelhanças, embora não seja ao mesmo nível.

Agora a nível global está claramente uns degraus abaixo do que era o Niculae, e acima de tudo na finalização, são mundos diferentes. O Niculae bem mais novo do que é o Tucudean hoje, já era internacional A e com golos à mistura pela Roménia, e pelo clube tinha registos bem superiores. Basta pensar que o Niculae chegou ao Sporting com 20 anos e já tinha sido melhor marcador do campeonato. Números parecidos com os que o Tucudean tem hoje com 23 anos, tinha o Niculae aos… 17 ou 18.

Mas também será sempre uma comparação muito injusta para o Tucudean, o Niculae era um jogador fantástico, e se não fosse aquela lesão não tenho dúvidas de que teria sido um ponta de lança de topo, nós é que não teríamos visto muito dele por cá, que no final da época vinham buscá-lo de certeza. Na altura tinha o Milan à perna (inesquecível aquele golão que lhes marcou na Taça Uefa).

Se for um Niculae, venha ele!

Se trouxesse a perna esquerda do Niculae, até o ia buscar à Roménia.

É, emprestado pelo Standard.

[hr]

Que está motivado e tem boas referências, sem dúvida. Isso já são boas indicações!