Já o ser humano consumia drogas, ainda nem o touro bravo actual existia e a proibição do seu uso é bem mais recente do que, pelos vistos, deves imaginar.
A droga é má e a tourada também, ambas deveriam ser proibidas.
Como estou sem apetite para escrever nos temas mais relacionados com o Sporting, aproveito para explicar um pouco melhor a minha opção de não apoiar este tipo de petição:
Quando foi o referendo pela liberalização da interrupção voluntária da gravidez, conscientemente votei sim porque ao fazê-lo sabia que não estava a impedir nenhuma mulher de ter filhos, estava sim a permitir que quem praticasse o aborto não fosse penalizado por lei. O uso ou não desta liberalização , isso seria depois de acordo com a consciência/necessidade de quem o pratique;
Quando vou trabalhar a pé, de bicicleta ou usando os transportes públicos, porque acho que assim contribuo para não piorar o ambiente, não estou a impedir ninguém de usar o carro próprio para se fazer transportar para o seu destino… pois provavelmente é a solução mais cómoda para si, embora se calhar tivesse outras opções;
Ao investir uma pipa de massa para vedar o meu jardim, permitindo que o meu Golden Retrievier tenha espaço para em segurança se poder movimentar à vontade, não estou contra alguém de ter um cão de grande porte num pequeno apartamento, desde que lhe dê a atenção necessária (se calhar até lhe dá mais atenção do que aquela que eu consigo dispensar ao meu pobre cão);
No caso das touradas, ao não apoiar as posições para abolir esta prática, não estou a obrigar ninguém a ir assistir a essas touradas. Mesmo no caso de serem objecto de transmissão televisiva , basta-me trocar de canal ou desligar a televisão (eu acho até que uma tourada se torna enfadonha e repetitiva, e não tenho paciência para as ver). E mais, para defesa desta raça animal não tenho a mínima duvida que a sua preservação só existirá enquanto existirem touradas… o argumento do “então acabe-se com a raça”, acho absolutamente inaceitável. Aquilo que para uns é uma pratica barbara, para outros é uma arte, e para outros é um espectáculo… e quem sou eu para impor aos outros a minha visão das coisas?
Provavelmente estarei errado, mas para mim a liberdade de uns acaba quando interfere na liberdade dos outros. E todas as posições imperativas do tipo és obrigado a fazer isto ou não podes fazer aquilo , ultrapassando os limites do razoável… enfim tenho grande dificuldade em compreende-las e aceitá-las.
Saudações Leoninas para todos!
(engraçado, até acho que o nosso clube costumava promover a realização de uma tourada por ano … julgo que estava a cargo do Mauricio do Vale). Mas claro que o sim ou não a estes eventos para mim não tem nada a ver com o Sporting, nada de confusões)
neste momento tens fotos dessas, que chocam; com a extinção da raça, deixas de poder fazer fotos novas (e olha que cada touro tem 3 a 4 anos para ser fotografado em liberdade a correr pelos campos), e as últimnas que vais poder ver são estas mesmo.
Ainda não vi ninguém militantemente contra as touradas explicar como é isso da preservação da raça; à parte o “então extinga-se”. O “extinga-se” é cruel, é desumano, é inaceitável, mas pelo menos é honesto.
A maioria que evita o asunto ou vem com vagas promessas de reservas a eventualmente criar pagas não se sabe como, é porque na realidade não querem saber dos touros para nada, não estão interessados numa raça única de animais, podia ser isto ou qualquer outra coisa que capitalizasse as emoções e os media. Não falar no destino dos touros pós-proibição é cruel, é desumano, é inaceitável, e não é honesto.
No fundo, entre os que se estão nas tintas para os bichos ao ponto de não se importarem com a sua extinção, e os que tratam dos bichos durante anos a fio, eu prefiro os segundos. Os tais que torturam são os mesmos que tratam. Os activistas provavelmente nunca viram um touro ao pé (tal como eu!), e nunca gastaram um tostão na sua manutenção.
Aqui no meu trabalho diz-se “critique não quem sabe muito, mas quem faz melhor”. Senhores activistas: em vez de grupos do facebook, criem uma reserva de protecção a touros de lide. Vão para o terreno. Comprem um terreno. Tratem dos bichos. Paguem os veterinários, a comida, tudo. Quando o fizerem, eu contribuo com um donativo pelas alturas do IRS, os 0.5% que todos os anos doo à AMI, passo a doar à vossa organização.
O “extinga-se” é cruel e desumano? :eh: Como? A única coisa cruel e desumana é infligir sofrimento de modo voluntário.
Não vejo crueldade e desumanidade absolutamente nenhuma na extinção de uma raça pela não reprodução de novos sucessores que asseguram a perpetuação da espécie. Estás a causar sofrimento a quem, a desumanizar o quê? Quando muito tens pena pela espécie que desaparece, agora qual é o sofrimento que pode ser causado a um touro que nunca chegou sequer a ser concebido?
Vou dar ainda um outro exemplo que me ocorreu esta noite (sci-fi) :
No ano 2150 o nosso planeta Terra é invadido por uma superior civilização extraterrestre, que em pouco tempo dominam e controlam a raça humana!
A preservação dos humanos não tinha qq interesse para os ET’s: tinham explorado os recursos do planeta até ao limite.
No entanto havia algumas regiões onde os extraterrestre mantinham colónias com humanos. Aí estes eram tratados principescamente, com todas as mordomias possíveis e imagináveis… até chegarem a uma idade entre os 25 e 30 anos.
Quando chegam a essa idade era levados para uma arena onde ocorriam espectáculos sanguinários, que terminavam muitas vezes com a morte do humano , ou com sua posterior devolução para uma outra colónia embora por vezes em situação de inferioridade fisica.
Entre a civilização extraterrestre começou a gerar-se uma divisão, entre os que defendiam aqueles espectáculos mantendo as colónias humanas, e os que acham aquela pratica inaceitável, e propunham acabar imediatamente com esta pratica… o que implicaria o fim das tais colonias.
Decidiram então dar a opção de escolha aos habitantes das colonias, por voto secreto:
opção A : Os humanos vivem em colonias bem tratados até “amadurecerem”, após o que serão conduzidos à arena
opção B : Os espectáculos realizados nas arenas são inaceitáveis. A continuação da vossa raça não tem razão de ser
Pergunto: qual seria a opção que iria ter mais votos?
mode sci-fi off
A extinção de uma raça (que é o que o Touro Bravo é) não é o mesmo que a extinção de uma espécie, ainda para mais quando essa raça é ‘artificial’ e apenas existe por causa da selecção artificial feita pelo ser humano.
Se acabassem todos os Bulldogs Ingleses (sou a favor do fim dessa raça tendo em conta a vida miserável, cheia de problemas de saúde que têm, só para agradar esteticamente quem o tem) isso queria dizer que estávamos a extinguir os cães?
Mesmo assim, repito: muito mais de 90% das espécies que existiram no planeta estão extintas, é uma consequência da evolução, não foi o Homem que as extinguiu a todas.
O homem extinguiu muitas, e continua a fazê-lo. Criou também muitas, por ex todos os cães são de “raças” ou espécies ou sub-não-sei-quê que não sou biólogo e não conheço os termos mais correctos, vamos lá, espécies, criadas por selecção. Todos os gatos. Todas as vacas, todos os bois, todos os touros, todos os cavalos. E as árvores de frutos, e o grão de todo o tipo, cevada, arroz, tudo. É tudo seleccionado por nós. Não é isso que está em causa.
Eu acho que cada espécie tem um valor intrínseco, e a extinção de cada uma delas é uma perda para a bio-diversidade.
Não entendo como é que se protege uma espécie eliminando-a. Essa é a concepção mais estranha de “protecção” que pode existir - e “proteger” uma espécie" através de medidas que levam à sua extinção é errado, e cruel. Não para um animal em particular, mas para todos em geral. É como esterilizar pessoas à força - não doi, mas mata o futuro.
Decidiram então dar a opção de escolha aos habitantes das colonias, por voto secreto:
- opção A : Os humanos vivem em colonias bem tratados até "amadurecerem", após o que serão conduzidos à arena
- opção B : Os espectáculos realizados nas arenas são inaceitáveis. A continuação da vossa raça não tem razão de ser
Para a analogia ser exacta tens que manter na opcao B o facto que os E.T.s vao continuar a matar humanos e a comê-los, mesmo depois da abolicao dos espectáculos. Porque as touradas sao uma porcao infinamente pequena do sofrimento que os humanos infligem aos animais (matadouros, etc…).
For the record, nao gosto de tourada, e pagava para nao ter de assistir a uma ao vivo. Mas há simplesmente falta de coêrencia em defender os direitos dos touros, quando vivem melhor e sofrem menos que animais criados para o matadouro. Mas é mais fácil atacar as touradas (que no fundo sao um espetáculo cada vez menos popular) do que o consumo de carne…
A semana passada estava a ver a TV brasileira e fizeram referência à caça à baleia praticada pela Islândia, Japão e Noruega (tudo países do terceiro mundo).
Alguém sabe mais informações e o porquê de a estes países ser permitida uma janela maior na caça deste animal que a outros países?
Serão razões culturais? E estamos a falar de um animal que em várias especies se encontra em perigo de extinção.
Então vejam o documentário “The Cove” (A Enseada) e depois tirem as vossas próprias conclusões. :great:
Os activistas revoltam-se contra a tourada porque é algo do povo, tradicional, com séculos de existência, e com esta modernaçada toda com a tesão do mijo ao rubro, não querem outra coisa.
Revoltem-se também contra a exterminação massiva dos caracóis em panelas de cozer.