Touradas: A favor ou contra?

Está na altura de abandonar tradições retrógradas, contrárias a um sentido humanista de cultura, que só humilha Portugal configurando a imagem de um país com pessoas e práticas bárbaras.

Tais praticas violam a convenção internacional dos direitos dos animais redigida pela UNESCO.

Vamos assinar esta petição e recuperar alguma dignidade:
http://www.bastadetouradas.com/

PS: Até a Catalunha já aboliu a realização de touradas no seu território. Do que estamos nós à espera?!

Já existe um tópico (ou mais até) a abordar esta temática, é uma questão de procurares.

Eu assino… :clap:

Bem, vi este tópico e não podia deixar de cá escrever.

Sou de Santarém, Ribatejano de gema e portanto grande aficionado da festa brava.

Gostava de saber o que certas pessoas têm contra um espectáculo praticado à várias gerações, uma tradição de sempre, que nem sequer põe em causa a espécie em questão. Uma tourada não é ver o animal sofrer, é ver o homem debater-se com o animal e por vezes perder essa luta, é onde se encontram os corajosos da vida que põe em risco a vida a favor do espectáculo.

Penso que quem é contra a tourada só porque se diz que se tortura um animal, deveria repensar e ver as coisas pelo prisma mais correcto e não pelo mais fácil (via critica).

Devem respeitar-se os gostos e tradições de todos.

Não quero com isto atacar ninguém, mas apenas expor o meu ponto de vista

Apesar de nunca ter assistido a uma tourada ao vivo(com muita pena minha) sou apreciador deste espectáculo, respeito quem é contra, mas mais respeito se deve ter por uma pratica com gerações e gerações.

E só porque é passado de geração para geração é uma coisa certa? Epá, uma coisa é matar os animais para assim termos de comer, agora andar ali… a judiar com um animal e torturá-lo, como é que isso pode ser considerado entretenimento? É por isso que a única coisa que eu gosto de ver quando passa na TV são as pegas, mas quem devia de estar a fazê-las eram os próprios cavaleiros.

Assino :arrow:

Eu só tenho uma coisa a dizer.

Espectáculos em que se tenham que torturar pessoas ou animais para gáudio de quem assiste não é para mim, pois demonstra uma falta de apreço pela vida que vai contra os meus princípios.

Peco desculpa mas esta peticao nao faz sentido, porque os gostos nao se devem discutir!!

Entao tambem posso abrir um topico para bulir tudo o que tenha a ver com qualquer corridas de automoveis?
Porque nao gosto , nao passo cartao a qualquer corridas, para alem disso sou contra a poluicao !!

Eu por acaso ate nem gosto de ver touradas, mas pelo menos respeito quem gosta , ganhem juizo!!

Voces os que nao gostam de tourada e porque nao gostam de ver sofrer os animais, mas se virem um animal racional a beira da estrada a sofrer se bem calha fazem de conta que nao veem!!

Deixem -se disso , voces querem e mediatismo, para parecem muito bem na fotografia!!

O homem perde? Mas quando o homem perde essa luta, o touro também não acaba por morrer? Eu também tenho raízes em Barrancos e desde pequeno assisti a touradas, mas sinceramente acho que é uma prática que já não se coaduna com os valores da actualidade. Andar às voltas com um animal, fazê-lo sofrer na praça não podendo ele ter qualquer hipótese de defesa ou fuga é do mais bárbaro que se faz pelo mundo.
Antes de pedires aos outros argumentos válidos, pede a ti próprio argumentos válidos para as touradas continuarem existir. O factor divertimento não conta, porque os gladiadores também divertiam muita gente, também há quem se divirta a ver cães a lutar, há quem se divirta a assassinar pessoas e como se pode comprovar com esta tradição…há quem se divirta a ver um animal um indefeso a fazer figura de estúpido e a esvair-se em sangue até à morte.

Mediatismo? Nenhum de nós vai aparecer em lado nenhum por defender seja o que for deste tipo. Agora o teu argumento é do mais ridículo que existe. Então porque não deixamos os pedófilos andarem com quem querem ou porque não deixamos um gajo matar quem lhe apeteça? Afinal é apenas o gosto dele. Está a interferir com as liberdades e direitos de outros? Está, assim como estão a interferir com liberdade e direitos de animais de outra espécia apenas por divertimento macabro.

Não gosto de tourada, mas se a proibissem o que seria dos touros, deixavam-nos à solta?
Talvez teriam um destino pior que a tourada…

Bom estamos a entrar no campo que eu temia… Vamos lá a ver, uma coisa é uma tourada ou uma picaria, outra é matar pessoas, cães a lutar etc… Tradições são tradições e valorizo esta, como em Barrancos se valoriza os Touros de Morte!!! Agora há que ver o que faz e não faz sentido. Acho que faz muito mais sentido eu defender uma tourada porque gosto, aprecio, é uma tradição secular, faz parte do meu ser e da minha terra, do que vir para aqui falar em situações que são simplesmente um crime. Podem dizer que uma tourada é um crime, lá isso podem, mas querem comparar por exemplo eu matar uma pessoa, ou eu ir para dentro da Arena, fazer a minha lide, retirar-me, os forcados pegarem e recolherem o animal onde posteriormente segue para o matadouro e é consumido se a carne estiver em condições para tal?

Já agora se não gostam que matem pessoas, façam também uma petição para prender os homicidas, façam petições para que todos os pedófilos se prendam, façam petições para que os males de todo esse mundo acabem…

A carne de Touro também se come :great:

O teu último parágrafo não faz qualquer sentido, pois homicídio e pedofilia estão previstos na lei e considerados crime…logo, quem cometa tais actos é punido por lei.

O único argumento que usas é…porque gostas (fantástico argumento) e porque é uma tradição (assim como eram os gladiadores, assim como era a pesca e caça em excesso, assim como eram muitas outras tradições que foram abolidadas por serem completamente ultrapassadas).
Para mim, é cruel um touro ser colocado num recinto fechado por puro divertimento de o ver ir morrendo aos poucos. O touro acabaria por morrer? Claro que sim, mas isso alguma vez serve de direito para andarmos ali a gozar com o sofrimento de um animal apenas porque nos achamos superiores e o temos que demonstrar?

Falas das lutas de cães ou galos, e eu pergunto-te onde estão as diferenças?

1. Já se praticam há bastantes anos? Bastantes. Mas entretanto foram proibidas.

2. Há quem se divirta com isso? Claro que sim, basta ir ao youtube e ver a quantidade de pessoas que está a apreciar o “espectáculo”.

3. Há quem faça dinheiro com elas? Há. Tal como nas touradas.

4. Um animal acaba morto, sofrendo bastante no decorrer das mesmas, sangrando até à morte? Tal e qual. E mais uma vez, nas touradas acontece o mesmo.

Com a agravante das touradas serem ainda mais cobardes, porque é uma luta desigual com armas desiguais, enquanto aqui é apenas um contra o outro sem artimanhos. A grande diferença? Uma é o “desporto” dos ricos, é visto como algo chique…a outra é praticada pelos bandidos lá do sítio. A barbaridade é exactamente a mesma.

Sou completamente contra as touradas, e o facto de ser tradição pouco me diz. Não lhe confere atenção especial, antes pelo contrário. Sou um defensor dos direitos animais convicto.

No entanto, fica aqui um reparo, embora insignificante: não fiquemos com a ideia de que a Catalunha baniu as touradas por motivos estritamente relacionados com a defesa dos direitos dos Animais. Fizeram-no porque o “desporto” é um símbolo de Espanha, principalmente. Os decisores políticos somente tiveram esse ponto em atenção.

Apesar de não ser muito aficcionado de touradas propriamente ditas, sou um grande apreciador da arte tauromáquica e de toda a sua envolvência.

O touro bravo é dos animais que mais admiro pela sua nobreza, honra, bravura e destreza.

O grande cerne da questão neste assunto de touradas é muito simples, diria eu.
Quem gosta e é aficcionado, respeita quem não gostas e suas respectivas opiniões, mesmo que considerando-as estapafúrdias e sem sentido, mas respeita, porque toda a gente tem direito a não gostar de uma coisa.

Agora o contrário já não sucede, de maneira alguma.

Perante todo o achincalhamento e esfolamento público de que os aficcionados da festa brava são alvo, os “activistas” anti-touradas aproveitam-se e bem para terem mediatismo como disse o forista aí em cima.

Termos como humilhação, tortura, chacina, entre outros são uma plena aberração.

Haverá algo de mais puro e verdadeiro na vida do que demonstrarmos de que massa somos feitos? Do que enaltecermos a nossa honra e a nossa nobreza? De elevarmos o nosso nome de modo a que ele jamais seja esquecido?

Os touros não se imortalizam pelo capim que comem nas lezírias, nem pelas vacas que cobrem ano após ano, os touros e a sua bravura imortalizam-se no maior acto da natureza em relação a estes animais, em forma de força bruta, admiração, respeito, honradez.
Talvez concorde com o argumento de que a forma de demonstrar essa mesma nobreza não seja a melhor, espicaçar o animal, a utilização das farpas, etc. Mas abolir isso é estar a tirar os eternos momentos reais de um touro bravo.

Concordo também que a morte do touro na arena não devesse acontecer, sou um grande apologista da tourada à Portuguesa (apesar de não ser grande aficcionado) já que permite e dá a oportunidade aos touros de após a sua demonstração de bravura, serem tratadas as suas feridas de praça e serem devolvidos ao campo.
Seja para reprodução, seja para dar a honra ao animal de voltar ao campo.

Há muita gente que fala do que não sabe (também podem dizer que falo do que não sei ou sei pouco, que não discordo) mas sobretudo há muita gente com sede de protagonismo em relação a uma matéria que tem tanto de histórica como de sensível e controversa.

Não nos façam rir com petições on-line para abolir as touradas em Portugal.

Vou restringir a minha participação neste tópico ao básico e essencial, porque já sei no que isto vai dar por experiências noutros sítios.

Este tópico tem um fim óvio. A turma do Judas vai buscar artigos de revistas de defesa animal como se fossem autoridade no que quer que fosse, e qualquer comentário a defender a tourada é alvo de insultos… Para muita gente os aficcionados são a causa de todos os males do mundo, não há volta a dar.

Quanto à petição, a minha opinião é por demais conhecida: Não assinava, mas mesmo que concordasse acho que devem mas é virar-se para o que interessa.

Jamais assinaria uma petição deste género. Sou apreciador da festa brava e não concebo o seu fim.

Já agora revoltem-se contra a Lady Ga Ga. Pelos vistos anda a passear vestidos de carne… :wall:

Gostos não se discutem…?? Esse é outro [b]thought terminating cliche muito em voga quando não se sabe o que dizer.

Consegues explicar porque razão não usas o mesmo argumento em relação aos pedófilos? Ou nesse caso já és da opiniao que afinal os gostos discutem-se ?

Alem do mais, tourada não é nenhum gosto, nem cultura. É apenas uma forma de exibicionismo barato, que serve para alguns “homens” se sentirem o centro das atenções enquanto se pavoneiam em calcinhas apertadas e metidas pelo rego acima.
Agora sim que é caso para dizer que gostos nao se discutem…Usem as calcinhas mais gay que encontrem, a mim dá-me igual, mas deixem de torturar os animais para se fazerem de heróis.

Querem dar nas vistas?? Querem ser famosos lá no bairro (ou aldeia, neste caso)?? Alistem-se nos bombeiros e vão salvar vidas.

O que vale é que cada vez há menos “aficionados da tortura”, esses sim que estão em vias de extinção…

Ahh já estou a perceber…As autoridades para ti são apenas aqueles que concordam com a tua opinião conservadora, fascista e bafienta (eh pá que cheiro a mofo que prá aqui vai)

Mas é normal que até consigas adivinhar como este tópico irá acabar, afinal já das outras vezes que aqui se discutiu a tortura das touradas foi mais do que óbvio que os “aficionados” estão em minoria.

Já disse o mesmo no outro tópico. Assim que houver eleicoes mais renhidas e o PS necessitar de votos, adeus tourada! Já na Inglaterra se passou o mesmo com o fox hunting. E convem lembrar que os supporters do fox hunting eram muito mais poderosos e numerosos que os três ou quatro gatos pingados que apoiam as touradas fora do Ribatejo.

E mais, de momento deviam proibir crianças nestes tristes espectáculos, quem quiser perceber a razão, basta clicar aqui.

PS: A turma do Judas? Insultos? A mim parece-me que quem está a personalizar já o argumento és tu, típico! E quanto a tua opinião ser “por demais conhecida”, três palavrinhas: Delusions of grandeur.

Ai sim?? Então porque razão concordas que lhe espetem ferros até a morte? Tens uma maneira muito estranha de “admirar” os animais…

no dia em que acabarem as touradas é o dia em que os touros de lide, que são uma raça própria, entra em extinção. Nesse dia, os acitvistas dos direitos dos animais vão celebrar e gritar muito, e quando 10 anos depois só restarem meia dúzia de animais, vão exigir que o Estado crie reservas e planos de protecção que custam milhões, e que dão emprego a uns quantos ex-activistas.

de boas intenções e causas nobres está o inferno cheio… eu concordo que acabem com as touradas no dia em que os tais activistas e gente muito preocupada com os tadinhos dos bichos, expliquem que têm dinheiro próprio para comprar terrenos onde meter os touros nas mesmas condições que têm hoje em dia, e dinheiro para os manter alimentados e saudáveis.

Um tópico destes no fórum de aquariofiia, que tem quase 50000 membros, fez-me morrer a rir; os mesmos que falavam de biocídio e tortura animal e etc, eram os que explicavam como tinham eliminado uma praga de caracóis retirando-os um a um do aquário - então matar um touro é biocídio, matar um caracol já não é? E a tourada é tortura, deixar um caracol morrer lentamente de desidratação, ou esmagando-lhe a casca, ou atirando-o para a sanita onde morrer de envenenamentio químico, já não é? Ou há animais mais merecedores da atenção dos activistas do que outros?