Acho que não há ninguém com o mínimo de sensibilidade que não sinta uma dor na alma quando vê imagens destas. Ver sofrimento é algo terrível, seja em pessoas ou seja em animais (touros ou outro animal qualquer mal-tratado, no matadouro ou noutro sítio qualquer). É por isso que não vejo touradas na TV e tento evitar aqueles programas dos matadouros clandestinos onde cometem aberrações criminosas contra os pobres dos bichos. ???
Mas qual tradição qual quê. Se os nossos antepassados tivessem a tradição de matar 10 pessoas como forma de sacrifício a um anjo qualquer, isso seria motivo para que, actualmente, ainda se fizesse isso?
Eu não consigo aceitar como é que ainda existem pessoas que apreciam um espectáculo daquele tipo. Não consigo, mesmo.
Deixo-vos a seguinte pergunta: se em vez do touro, estivesse lá o vosso animal de estimação (caso tenham) a esvair-se em sangue, para delírio de toda aquela gente, já seriam contra as touradas?
@ danielw - Comigo é a mesma coisa. As coisas que eu já vi por esta Internet fora, não se comparam ao sofrimento de um animal.
Tenho só a dizer que caso Portugal siga o exemplo da Catalunha e decida conferir estes direitos mínimos aos animais, as autoridades vão ter um longo caminho a percorrer para que todos os animais em Portugal deixem de sofrer às mãos humanas. Pode vir a ser um precedente perigoso.
Lembrem-se que ao contrário da Catalunha, em Portugal uma lei destas seria aprovada devido à preocupação pelo bem estar dos animais, com as responsabilidades que isso acarreta, e não por termos algum desejo de nos destacarmos de Espanha e de tudo o que lhe está associado…
Conheço cães de grande porte a viver vidas muito melhores em apartamentos do que alguns cães de vivendas e quintas… enquanto uns passeiam duas ou mais vezes por dia com os donos, mais passeios longos ao fim de semana, outros passam a vida inteira presos à casota.
Um cão para ser feliz não precisa de espaço, precisa apenas de um dono consciente das suas necessidades, nada mais.
Bem como ja disse , nao gosto de touradas, e aceito que haja quem goste e que haja alguem que proteste contra as touradas, so que eu nao vejo e coeerencia nos defensores dos animais!!
Porque quem defende os touros deve defender toda a especie de animais, e eu pergunto porque razao voces nao levam o dito cujo para casa, para o defenderem destes espectaculos animalescos, e ate o podem por no quarto para o protegerem bem…!
Ah ja agora se virem uma cobra a entrar para dentro da vossa casa obviamente que voces lhes abrem a porta, ate porque a partir desse dia “ela” se sentira muito mais protegida!!
Nao va alguem ainda apanhar a mesma e tirar dividendos !!
Eu acho que voces nao sao contra as touradas sao contra os empregos, ate porque imaginem as pessoas que iriam ficar sem trabalho relacionadas com as touradas , imaginem a quantidade de sapatos que se iriam deixar de fabricar !!
Acho que os anti- touradas deveriam de reflectir um pouco neste aspecto economico tambem , e imaginem os vossos pais viverem deste negocio!!
:arrow:
Para mim qualquer espectáculo que envolva sofrimento de animais, seja qual for, é uma vergonha.
Dizem para aqui que só assina isto quem quer dar uma de moralista, o que eu acho ridículo.
Pelo menos a mim doí-me ver sofrimento tanto de animais como de pessoas.
Como carne? Sim como, mas não preciso de ver um animal a ser torturado e uns quantos homenzitos de calças enfiadas até ao umbigo a ganharem uns trocos e protagonismo por tarem a fazer acto tão estúpido.
um cão de grande porte que tem um dono que não lhe dá espaço é um cão com um dono que NÃO está consciente das suas necessidades, nada mais.
Volto à mesma, na caça, que é uma actividade praticada por centenas de milhar de portugueses, e por milhões de todos os países com grandes “avanços civilizacionais”, tortura, estropia, e mata lentamente, muitíssimos mais animais do que a tourada. A não ser que os caçadores acertem sempre em cheio no coração ou no cérebro, os animais ficam a morrer lentamente, ou se tiverem “sorte” ficam estropiados para o resto da vida.
Que prioridades são estas que levam os movimentos pelos direitos dos animais a atacar a tourada em vez da caça?! Em termos de dimensão e sofrimento não há comparação possível! A cada fim de semana, são dezenas de milhares de animais.
Só pode ser pelo mediatismo da questão… agora de “avanços civilizacionais” estamos falados, após proibir as touradas vem a proibição de os comer, e ficamos todos vegetarianos por decreto. Porque nunca vi um grupo radical contentar-se com o objectivo que diz em voz alta; quando esse está satisfeito, logo a seguir aparece outro objectivo mais “avançado”.
Este tópico cada vez me convence mais:
Pelo direito dos touros de lide à sobrevivência como espécie: SIM às touradas. Desde que não tenha que lá ir mais do que uma vez a cada 10 anos.
Não tenho dados para dizer quem sofre mais. Mas decerto que os animais caçados não ficam horas a sofrer, ou às vezes dias, como acontece com os touros até chegarem aos matadouros. Depois não tens milhares de pessoas, ditas humanas, a aplaudir o sofrimento do animal. E o propósito primário dessa morte não é a alimentação, mas sim o prazer pérfido de alguns. Como vês ainda assim há muitas diferenças entre as duas situações.
Mesmo que as situações fossem comparáveis, isso não invalida a justeza da causa. Está ou não errado? Se está errado vamos mudar isso, não vamos dizer “Deixa estar porque há outras coisas erradas também”! Que argumento idiota!
Qual é o problema se a seguir a um objectivo vier outro ainda mais ambicioso? É isso que caracteriza a evolução, a cultura, o desenvolvimento humanista. Se for essa a vontade da sociedade, se for aceite em democracia, em justiça, se representar um avanço civilizacional, um progresso no equilíbrio do Homem com o Ambiente, o que te assusta?
Parece que estou a ouvir um senhor feudal: “O quê? Qualquer dia ainda querem acabar com a escravatura!”
Longe da vista, longe do coração? Daí os 10 anos?
Dizer SIM à tourada quando é possível terminar com o sofrimento destes animais é enterrar a cabeça na areia.
Como não?! Então nunca são atingidaos de raspão ou em orgãos não vitais? Os tiros matam sempre logo à primeira!!! Pois pois pois… somos todos uns grandes atiradores, certo?! Todos os 300 mil caçadores registados em Portugal, acertam sempre em cheio. Os animais morrem sempre logo. Pois pois pois.
o problema é que o objectivo seguinte acaba por ser por forçar as pessoas a ser vegetarianas. E isso é profundamente errado, porque é obrigar, em nome dos valores de uns, todos os outros a seguir esses valores. Desenvolvimento my ass! Nós somos omnívoros, eu tenho caninos para comer carne de animais, e as filosofias dos outros não me dizem respeito.
Começa-se por filosofias disfarçadas de humanismo, mesmo que levem à extinção da raça que querem “proteger”. Humanismo my ass. A seguir, vai tudo de enfiada, a acabam uns quantos a dizer a todos o que comem, como comem, etc.
Calma… que grande especulação!
Um dia acabamos com a tourada e noutro dia já somos todos vegetarianos! O que é que uma coisa tem a ver com outra?
(Como se ser vegetariano fosse algo terrível).
A maioria dos países do planeta não tem tourada (felizmente) e não é por isso que são vegetarianos!
Os outros países não interessam para nada aqui.
Portugal tem tourada. Se em Portugal se acaba com a tourada devido ao sofrimento do touro, tem de existir coerência e impôr legislação, e apertar com a fiscalização, para que se assegure que mais nenhum animal sofra às mãos do homem no nosso país.
Seja esse animal um porco ou uma vaca num matadoro, seja um animal de estimação mal estimado, seja um rato do qual nos queremos ver livre.
Acabar com as touradas é admitir que os animais tem o direito a viver uma vida sem sofrimento, o que é perfeitamente aceitável, mas é também, um precedente perigoso.
Deves ser daquelas pessoas que pensa que um cão que mora numa quinta passa 24 horas por dia a correr de uma lado para o outro…
Queres então dizer que uma pessoa que more numa mansão de 500m2 e que não mexe o cu para nada é mais saudável do que outra que more num T0 com 20m2, mas que faz todos os dias uma ou duas horas de ginásio?
O mesmo se passa com um cão… não precisa de morar num grande jardim para fazer exercício, aliás, se o cão não tiver a companhia do dono para brincar, ele por iniciativa própria não o faz e passa maior parte do tempo a descansar.
Se o dono brinca com ele no jardim da quinta/vivenda ou no parque de estacionamento atrás do prédio onde mora é completamente indiferente para o cão, pois o que ele quer na verdade é a companhia do dono.
Tens pouca energia longos passeios e demoradas caminhadas com o cão? Então compras um cão pequeno, que com uma volta ao quarteirão já fez todo o exercício que precisa para o dia.
Tens pouco espaço, mas tens estaleca para uma ou duas horas de caminhada diária ou dás todos os dias uma corridinha de alguns quilómetros com o cão? Então qualquer cão de qualquer tamanho será mais do que feliz a viver contigo numa casa de 75m2.
Eu tenho um cão de porte médio que, garanto-te, se dependesse dele preferia certamente voltar para o apartamento de 90m2 onde morei durante os seus primeiros 4 anos a ficar nos mais de 500m2 de jardim que tem agora.
E olha que passa muito, mas muito mais tempo deitado aos meus pés na sala de 30m2 do que nos 500m2 de jardim que tem à disposição…
Ainda ninguem me respondeu , se a vossa familia depende-se do que esta ligado as touradas se voces seriam contra a touradas?
Va la sejam coeerentes, com voces mesmos!!
Mas respondam!!
Deixem as pessoas que gostam e vivem desta vida ok, se nao gostam nao vao ver como eu faco, que so fui uma vez e jurei que nunca mais!!
Ou sera que voces dao mais importancia aos animais que as pessoas, ainda nao os vi aqui incentivar a lutar para acabar com a pobreza, isso sim seria uma atitude bonita !!
Se fosse como a pesca ou a caça, tudo bem, porque fornecem alimentos ao bem-estar de todos os seres, mas matar touros não tem benefícios nenhuns. Das touradas, o que tiro de bom é alguns do público e cavaleiros a levarem com os chifres do touro, de resto…