Tiago Ilori [2012-2013]

ainda não estou de queixo caído, mas admito alguma surpresa pelas boas exibições nestes últimos jogos.

A mim surpreendeu-me sim mas no início da época, não agora.

Não dava quase nada pelo jogador no início da época, apesar de sempre ter dito que tinha um junção de características raras que o poderiam tornar muito valioso. Mas os seus primeiros jogos esta época pela equipa B mostraram um Ilori bem diferente. Passou uma fase excelente tendo depois mais tarde baixado um pouco o seu rendimento e voltando a subir novamente mais tarde.

Continua um jogador com alguns problemas de concentração, com algum facilitismo, mas um jogador bem mais capaz e inteligente do que era o ano passado.

e precisa de um pouco de maldade…

Ele é jogador do Sporting tem que saber fazer cortes sem maldade, se fosse lampiurso ou cagão podia utilizar a maldade à vontade.

Isso é porque te estás a fazer difícil… :mrgreen:

Eu não vou dizer que ele é o nosso Varane, como já vi por aqui, mas grandes feitos eram esperados de Dier e de Bruma, Ilori era apenas “o mais um” do pacote, tipo aquele tipo que se convida para uma festa porque anda com a nossa prima afastada… ele era o tipo que ia a reboque do Dier e do Bruma porque precisávamos de meter alguém naquela posição (DC) e de repente ele é muito mais que isso, ele demonstrou, por si mesmo, ter valor para jogar na equipa do Sporting.

Independentemente do modo como chegou à equipa A, com aquela remodelação forçada e modo “rebuild” do plantel, as exibições do Ilori em nada têm ficado a dever àquelas que vi dos nossos centrais em tempos mais recentes.

Para já, e sabendo que vão voltar a aparecer momentos menos bons, estou descansado quanto a este miúdo. Parece-me ter um futuro tão brilhante quanto os outros 2 (Dier e Bruma). O que é dizer muito… :wink:

A mim não me supreende, surpreso fiquei eu quando o vi pela primeira vez num jogo de pré-época do Domingos, já que não pensei que tivéssemos gajos com tanto potencial físico e técnico para a posição nas camadas jovens.

É claro que ele tomava umas decisões disparatadas de vez em quando fruto da sua juventude e vontade em querer mostrar serviço, daí haver logo pessoal a perder a paciência com o rapazito, aventando ser um jogador que não iria valer a ponta de um chavelho. Vá-se lá saber por que razão as pessoas desprezam o potencial para se concentrarem nos erros que um jogador de fraldas comete, uma vez que a carreira do Ilori podia de facto ter ficado por ali, mas tem evoluído e melhorado a olhos vistos e se assim continuar será um centralão.

nao me surpreende…
Tem pinta de central de classe… percepcçao dos lances, boa elevaçao no jogo aereo, velocidade brutal…claro esta, tem que ganhar calo!e mais musculo!

A questão física é importante, mas também ter cuidado com o facto de ganhando “cabedal” não perder velocidade.

Perde velocidade se ficar gordo, agora com o ganho de mais massa muscular, só lhe vai dar mais velocidade.

Depende como e onde ganhar essa massa muscular. Se houver, por exemplo, um desenvolvimento a nível do tronco para suportar melhor o choque físico e for descurada a parte inferior do corpo, é um trabalho mal feito, claro, mas a velocidade irá ser prejudicada.

Era passar um atestado de estupidez aos preparadores físicos. Desconheço, sequer, um exemplo dessa situação.

Secou por completo o Cardozo como já havia feito com o Jackson. Grande potencial, bem trabalhado vai nos dar muita alegria.

Claramente… mas após tantas situações absurdas no nosso clube a nível físico… sei lá.

Acho alguma graça quando muitos referem que o Ilori evoluiu muito e daí o motivo da atual surpresa pelas exibições e pela demonstração mais visível de potencial. E acho graça porque esses acham que o que mudou foi o jogador, ignorando aquilo que é a evolução natural de um jogador jovem, com os jogos e com a idade.

Esse é um dos problemas de muitos foristas e adeptos: apenas reconhecem a qualidade quando ela é visível e não reconhecem o potencial que se manifesta antes da qualidade absoluta, quando comparada com jogadores mais experientes. Excepto quando se trata de alguns jogadores mais “técnicos” que conseguem entusiasmar o pagode com dribles vistosos. Mas aí acontece o contrário, confunde-se malabarismos com potencial competitivo.

Escrevi aqui há cerca de ano e meio, quando o Ilori se estreou na equipa principal, que muitos que o criticaram e lhe vaticinaram um futuro pouco risonho, iriam comer o próprio chapéu. Se o que eu escrevo valesse alguma coisa, haveria muita indigestão por aí.

Eu fui um dos que critiquei o Ilori, aliás, ainda critico determinados aspectos do seu jogo que acho que pode desenvolver. Continuo a ver mais potencial em Eric Dier e Tobias Figueiredo do que no Ilori.

Mas será que isso me causa alguma “indigestão”? É mais importante para mim que o jogador de facto se desenvolva do que estar certo na minha opinião acerca dele. Não, nem eu nem ninguém que partilhava da minha opinião na altura estamos chateados com isso. Penso que podemos estar todos satisfeitos com a evolução do jogador e não com indigestões porque se o jogador atingir um bom patamar, ganhamos todos, ganha o Sporting.

Comentário estritamente técnico: adoro o Dier (ver avatar), mas não sei se, para central, o Ilori não tem mais upside que o Eric. E isto não é tirar nada ao Eric… :wink:

Ilori is all about pace. He’s freakin’ quick! :mrgreen:

Se Ronaldo é um super atleta, que conseguiu progredir no aspecto específico da velocidade; se Ilori, na mesma idade, era mais rápido que Cristiano; imagine-se o que pode ser este rapazinho, se treinar tanto quanto o outro, que é um predestinado.

Também o acho com uma impulsão muito boa…

O Ronaldo (2ºmais rápido da academia a seguir ao LLori), fisicamente, está muito mais forte do que estava aos 19 anos.
Não me parece que tenha perdido velocidade. Bem pelo contrário…
É este tipo de trabalho que o SCP tem que fazer com o LLori.

O LLori, com a qualidade técnica que tem, a velocidade, altura e poder de impulsão, ganhando poder de choque e experiência, pode realmente tornar-se num central completo.

Se me faz uma impressão brutal quando os comentadores o dizem, e a esses tenho-os como ignorantes e, na sua maioria, apassarados, ainda mais me faz ver escrito e num Fórum do Sporting.

Custa assim tanto compreender que o nome do é com i ? I L O R I ?