Pois, eu também não costumo ser spamado, até porque costumo sempre desmarcar o ‘desejo ser contactado para fins de marketing’ quando isso me é perguntado. Para além do mais, o e-mail que uso mais é o profissional, que não é apple nem android, e que uso no Outlook (tal como poderia usar o gmail sem qualquer problema).
Eu sei que o apple tem pesquisa, categorização e respostas automáticas. Da mesma forma que sei que são opções mais básicas do que os seus concorrentes.
No apple tu podes colocar uma resposta genérica a dizer que estás ausente até ao dia X. No Gmail e outlook podes responder automaticamente a certos domínios. Podes colocar respostas diferentes consoante o assunto. Podes criar respostas personalizadas, em função do nome de quem te tenta contactar…
Quanto à pesquisa, lá está, ao que sei do apple, dá para tu pesquisares, por exemplo ‘extrato janeiro’. E ele devolve-te os e-mails que tiverem essas palavras, exatamente. Nos concorrentes, ele vai-te buscar por sinónimos, e também te devolveria e-mails que dissessem ‘fatura de janeiro’. Ou dava-te os ‘extratos’ se te enganasses e escrevesses ‘extarto’. Também não tens comandos como o hasattachments, por exemplo, que tens no Gmail e no Outlook…
Quanto à categorização, podes criar pastas e marcar como VIP. No Gmail e no Outlook, podes marcar por diferentes categorias que tu próprio podes criar, tendo já algumas pré-definidas, sem tirares da Pasta principal, o que é toda uma nova dimensão de organização.
Como te digo, para uso pessoal, serve perfeitamente. Para uso profissional, é um pesadelo. No entanto, tudo o que o e-mail da Apple faz, o Outlook e o Gmail também fazem. É mais permissivo a spam? Sim, se o utilizador for preguiçoso e o usar ‘cru’, é capaz. No entanto o potencial, tanto de Outlook como de Gmail é incomparavelmente superior.