Eu tenho um iPhone 6 e estou satisfeito, mas não acho que valha a pena os 100 ou 150€ que se paga a mais para marcas como Huawey em modelos do mesmo nível.
Posto isto, vou oferecer um tlm ao meu pai no Natal, e queria algo bom até 150€. Vi Xiaomi no gearbest a 100 e poucos euros, valem a pena?
Os 100 ou 150€ a mais só se notam na longevidade, os iPhones nesse aspecto são difíceis de bater, as novas versões de Android colocam muito mais pressão no hardware dos outros aparelhos que as novas versões do iOS num iPhone. E depois há a questão da qualidade dos materiais que apesar de não afectar todos os modelos de igual maneira, ajudam a cavar o fosso para os iPhone.
Após a compra e no imediato concordo que não é óbvia a tradução dos tais 100-150 euros a mais que se paga por um iPhone.
Dada a breve duração dos gadgets, provocada pela renovação constante nos catálogos dos fabricantes, a duração só será muito importante para, sei lá, metade dos clientes. Penso até que a média nacional não andará longe de um telefone por cada dois anos.
Até pode ser, mas o meu iPhone 6 neste momento já tem 2 anos e 4 meses e já empanca com alguma frequencia, está bastante mais lento e com bateria que dura bem menos que 24 horas. Para um tlm que me custou 800€ esperava mais longevidade.
Quanto à qualidade da construção concordo, quando abres o iPhone praticamente todos os componentes estão aparafusados, em comparação com outros em que estão apenas “encaixados”. Por isso é que alguns caem e vão logo para o cano e o iPhone nesse aspeto é bem mais resistente.
O único defeito que noto nos iPhones para outras marcas é mesmo a qualidade do ecrã. Os Amoled da Samsung estão a anos luz…
Eu evitava comprar no Gearbest neste momento, a distribuidora que eles andam a utilizar já tem “N” casos em que não entrega nada e depois a Gearbest dificulta-te a vida em reembolsos. Se comprares paga com PayPal.
De momento até nem me posso queixar muito tenho o Oxygen OS em 7.1 que é uma experiêcia quase stock com pouquissimo bloatware.
Quando falo na falta de ecossistema é mesmo isso. Fragmentação brutal das versões de Android e depois ao darem liberdade aos fabricantes para customizarem a gosto faz com que:
1º os telemóveis apesar de correrem todos android parece que correm SO distintos;
2º os fabricantes adicionam toneladas de lixo, lixo esse carregado de bugs que dão cabo da experiência de utilização (olá touchwiz, olá samsung);
3º ao darem tanto poder aos fabricantes os updates também têm de passar por estes, logo tens tlm que têm um ciclo de uptades quase inexistente.
Nem o Windows que é SO generalista que tem de correr em milhões de equipamentos distintos tem um ecossistema tão retorcido que faz com que os utilizadores fiquem refens dos fabricantes dos equipamentos para terem atualizações de software. Eu devia receber updates da Google, não da OnePlus Xiaomi, Samsung, etc.
Compra um pixel. Aí tens a experiência android a 100%
Quanto a fragmentação… O Android é um sistema aberto, não podes obrigar a google a fazer updates a tudo quando os kernels e firmwares são completamente diferentes, nem podes comparar com Windows.
O Ubuntu voltou a usar uma versão customizada do Gnome, achas que vão pedir à Gnome para lhes fazer os updates?
Também ando a pensar em comprar um para a minha Maria, ando de olho nesse e no 4 Prime…se bem que este ultimo está difícil de arranjar.
Tenho até Dezembro para pensar nisso…como tal vou ver se o Mi A1 baixa até esse valor.
A minha esposa quer trocar de telm. Não é muito exigente em relação ás características/especificações do mesmo, a única questão mais importante para ela é o tamanho do ecrã: não quer maior que 5 polegadas, porque é muito grande para a mão dela. A camara fotográfica tem de ter uma qualidade pelo menos razoável e não quer gastar mais de 120/130€. Em relação ás lojas é indiferente, já mandei vir de lojas online espanholas e o meu mais recente veio da loja chinesa da moda sem qualquer problema.
Já fiz umas pesquisas, mas com boa relação qualidade preço só encontrei maiores que 5", daí precisar da vossa ajuda. O que me aconselham???