Adquiri muito recentemente um smartphone HTC Wildfire que traz o SO Android na sua versão 2.1. Precavi-me previamente, fazendo um backup dos meus contactos do telelé antigo (já o vendi) para o Microsoft Outlook, pois havia tomado conhecimento que com uma aplicação lançada pela HTC e denominada «HTC Sync», poderia sincronizar o meu calendário e os meus contactos já devidamente actualizados no cliente de mail referido. Fiz o download da versão 3 do HTC Sync que segundo o suporte da marca, era já compatível com o meu HTC Wildfire. Entretanto, qual não foi o meu espanto, quando após a instalação do software, quer no PC, quer no smartphone, constatei que a sincronização não funcionava. O HTC Sync detecta perfeitamente o Wildfire, mas não sincroniza. Recorri à Internet para procurar ajuda e segui todas as dicas e mais algumas que achei adequadas ao meu caso, mas conseguir a sincronização, é que «está quieto». Já em desespero de causa e quase decidido a contactar o suporte da HTC, passei por um blog onde participavam utilizadores de vários modelos de HTCs e que estavam a vivenciar o mesmo problema que eu, com o HTC Sync. Através de um link, descobri então nesse blog, um site dedicado apenas a software de sincronização do Outlook com dispositivos Android. O site é http://www.syncdroid.net e aí podem encontrar um quadro com uma vasta gama de programas que sincronizam o Outlook com dispositivos Android. Escolhi um denominado MyPhoneExplorer, que na sua versão 1.8.0 (mais recente), suporta já ligações Wi-Fi e que me pareceu ser o mais simples de instalar e manusear.
Bom, aquilo que me ocorre dizer, é muito simplesmente o seguinte: Obrigado HTC Sync, por nunca funcionares correctamente no meu PC, pois de outro modo, jamais encontraria esta maravilha. Para além de sincronizar com o Outlook nas 3 formas, o software permite também sincronizações com ele próprio, ou seja, depois de sincronizarmos uma vez com o Outlook, ele guarda todos os dados sincronizados (contactos, calendário, chamadas, Alarmes, pastas, ficheiros, etc.) dentro dele próprio, para que possamos de futuro, cortar o cordão umbilical que nos liga ao Outlook e passarmos a criar/editar/sincronizar toda a informação directamente com o próprio MyPhoneExplorer. Traz um monitor que nos indica, para além das informações habituais, a temperatura da bateria do dispositivo e a sua voltagem e ainda um servidor de tempo configurável, para que não tenhamos de andar a acertar manualmente a hora do aparelho. Para finalizar e como já referi atrás, suporta ligações Wireless. Se o acesso Wi-Fi estiver devidamente configurado no dispositivo, só temos de iniciar a sessão por esta ordem: WI-FI DO DISPOSITIVO → MYPHONEEXPLORER NO DISPOSITIVO → MYPHONEEXPLORER NO PC → INICIAR SESSÃO NO MYPHONEEXPLORER NO PC e… pronto. É como se estivéssemos ligados por cabo USB. Para que o software seja instalado no aparelho, temos de estabelecer uma 1ª ligação via USB com o PC. Quando isso acontece, o MyPhoneExplorer é automaticamente instalado e a partir daí, já podemos utilizar o interface que mais nos aprouver.
Eu estou a adorar e como se tudo isto não bastasse, o MyPhoneExplorer é freeware. Se precisam de uma aplicação que ponha o vosso aparelho móvel a «falar» com o PC e a fazer tudo aquilo que precisam sem grandes complicações, acho que devem dar uma oportunidade a este software. :great:
Atenção que nas OPÇÕES, tens de definir qual a plataforma de sincronização: OUTLOOK ou MYPHONEEXPLORER. Se deixares a opção por defeito MYPHONEEXPLORER, o software vai sincronizar com ele próprio. ;D
Ainda não experimentei tudo, mas o que experimentei, gostei. Depois diz alguma coisa.
Por falar em telemóveis, o mau tempo de hoje fez uma vítima: o meu Blackberry. Caiu numa poça tipicamente portuguesa, ou seja, um buraco na estrada, quando saía do carro. Foi-se. Morreu.
Sim, coloquei-o perto da lareira. Ele não bloqueou no momento nem algumas horas depois. Há 1 hora, quando tentei ver as minhas mensagens, o telemóvel estava bloqueado, não funcionava. Voltei a montar tudo, coloquei o pin, o que me deu esperanças, mas determinadas teclas deixaram de funcionar.
Visto que não caiu dentro de água salgada (o que provoca oxidação) se fores a uma loja são capazes de o arranjar. Se ainda o queiseres recuperar é usar um secador ou se for urgente e estiveres disposto a fazer tudo o que é possível, ainda hoje, coloca-o dentro de um “pote” de arroz. O arroz é menino para absorver a àgua que ainda está no telemóvel. :great:
O telemóvel está inserido num contrato de aparelhos para empresas, pelo que a substituição/arranjo é feita gratuitamente. Na próxima semana, caso decida continuar com ele, regressa recuperado. :great:
Isso te garanto que não fazem! Este tipo de situações estão fora da garantia. No entanto como está ligado a uma empresa (como disse o danielw) convém à empresa de telecomunicações que ele tenha um telemóvel. Os clientes empresariais são sempre beneficiados em detrimento dos particulares porque são os primeiros que metem lá muito dinheiro.
No entanto, danielw, sugiro-te que tentes as coisas que o scppt falou porque se são “só” algumas teclas que não funcionam então ainda és capaz de te safar. Já me aconteceu algo semelhante com um Nokia 6680 e passado umas semanas já estava bom.