Os animes desta temporada que mais apreciei até ao momento foram: Re Zero, Joker Game e Kiznaiver.
Dos restantes, Koutetsujou no Kabaneri é muito inconstante (momentos épicos a contrastar com o monótono e clichê) e a história é tão genérica que nem merece referência, já Big Order e Sousei no Onmyouji não são nada de outro mundo, mas sempre dão para entreter.
Eu até tenho gostado de kabaneri, embora reconheça que a história tem decaído um pouco após 2/3 primeiros episódios a prometer bastante. Também resulta de ser material original, não baseado numa obra existente. Começou foi a ser publicada um manga com a história, o que faz do anime como que uma “acção promocional” para um novo manga.
O anime vale mais pelos personagens/acção, porque a história de facto não tem desenvolvido nada de especial até agora.
Fico feliz por ver mais alguém a apreciar Joker Game. Um anime diferente, com uma atmosfera mais histórica (embora os acontecimentos que lá se passam sejam ficção) e mais adulta, retratando bem (na minha opinião) alguns aspectos do mundo dos espiões na altura da II guerra mundial.
Re:zero é para mim o melhor até agora também (embora à partida até estivesse mais entusiasmado com Kabaneri, como dei a entender no 1º parágrafo). Teve ali uns episódios em que pode ter parecido um pouco repetitivo e que nada se passa, porque a “história” também é um pouco propícia a isso, mas lá está, estes tipo de anime normalmente têm detalhes importantes escondidos onde não parece haver nada, é comum animes mais na onda de mistério/psicológico terem episódios mais mornos para depois resolver mais à frente.
Os outros que referes não estou a ver, portanto não posso ter opinião sobre eles.
Comecei entrentanto a ver Ansatsu Kyoushitsu, que alguns aqui deverão conhecer por Assassination Classroom. Lá está, mais um anime que não prima propriamente pela história, mas é bastante entertaining, tendo algumas cenas cómicas misturadas com acção.
Por acaso achei o conceito interessante, mas a execução foi muito fraca.
Personagens cujas acções não fazem sentido nenhum, deixando a história sem credibilidade, episódios muito parados e que apenas conseguem atrair o espectador com cliffhangers, que também acabam por não dar em nada.
Dos que andava a assistir nesta temporada, foi a maior desilusão.
Comecei a ver Ghost in the Shell: Stand Alone Complex (temporada 1); até estou a gostar, mas há algo que me intriga… não é o desenvolvimento lento, até porque gosto de bastantes séries (embora não sejam animes) cujo desenrolar é algo calmo/lento - Sopranos, Breaking Bad,… - o problema está mesmo a ser na abordagem de temáticas separadas (tipo caso semanal), isto vai mudar?
Ainda só vou para o 4º episódio e, se calhar, vai mudar drasticamente e melhorar imenso (e eu até estou a gostar do conteúdo), mas estou com receio que seja ‘sempre assim’… na verdade, estou especialmente interessado na segunda season, mas queria ver esta para estar enquadrado.
Historia interessante (em potencial) - check :great:
Mayoiga um dos melhores - :eh: :eh:
A premissa/ideia da história é sem dúvida boa. Tanto é que é um anime que pelo consigo ver os episódios e até chegar ao fim com pelo menos um pouco de sensação de que não foi tempo perdido.
A questão é que a execução é tão fraquinha que não dá para ser mais do que “anime para passar um bocado”.
Como já foi dito, os personagens deixam muito a desejar. Primeiro porque são demasiados, e tentar dar foco a todos ao invés de focar principalmente os mais relevantes e dar um papel secundário aos outros. Tentaram fazer de alguns personagens algo únicos e diferentes, mas falharam completamente. Principalmente porque depois as suas acções deixam de fazer sentido. Outros porque são absolutamente inúteis/redundantes. O personagem principal também anda por ali e não se vê a fazer nada de útil… além de ter aquela atitude sonsa de quem está completamente à deriva.
Então tem lá uma que não suporto. Refiro-me aquela que tem a paranóia das execuções… e o pior é que está sempre a aparecer com isso, já chateia mesmo.
Depois a nível de animação/som não é nada de extraordinário, o pace da história e a forma como é desenvolvida deixa a desejar.
Os cliffhangers e alguns (poucos) personagens até conseguem tornar os episódios mais desfrutáveis, mas não chega para dizer que é uma excelente obra. Tem também algumas cenas razoáveis, mas depois intercaladas com outras que demonstram gritante falta de qualidade na execução.
É uma obra mediana a medíocre, na minha visão. Na escala de 0 a 10, será 5/6. Não mais do que isso. E não é menos porque “até se vê”, e para eu atribuir menos teria que ser algo que não consigo ver de todo ou que tenho que fazer um sacrifico enorme para acabar.
Entretanto editei e expliquei porque não dou menos.
Apenas se não conseguir suportar é que dou notas 4 para baixo. Teria que ser algo mesmo sem ponta por onde pegar, que me desse um grande tédio a ver, que não tivesse nada de nada que me cativasse um pouco que seja.
Já vi muita coisa, se calhar até com uma execução um pouco melhor, mas que dei nota bastante baixa precisamente porque falha neste factor. Eu dou bastante importância às sensações que tenho enquanto vejo um anime, e tenho casos em que reconheço que certos anime têm melhor “qualidade técnica” mas simplesmente não me cativaram tanto.
Este aqui pelo menos “até se vê”, apesar de todas as falhas. Daí a minha avaliação ser o que ser. Já vi obras que me causaram grande tédio, ou das quais não consegui tirar nada de nada de positivo, e portanto é para essas que faço o meu termo de comparação para chegar aquele valor.
A 1ª temporada de facto é mais “one case episodes”. Há um caso principal, mas as pistas estão dispersas em muitos casos secundários.
Ja na 2ª, a acção centra-se mais em torno de um grande caso, embora haja também alguns secundários. Mas há uma maior continuidade entre os episódios, sem dúvida, daí poderes dizer que é mais fluída a história