Peço às alminhas sensíveis que não leiam o post que se segue. :
[hr]
Durarara!!
Gostei muito dos primeiros episódios. Estava a gostar daquela aura misteriosa à volta da história, do primeiro contacto com as personalidades das personagens, mas, sobretudo, da maneira como toda a narrativa estava a ser contada: era basicamente um episódio dedicado a cada personagem onde podíamos conhecer melhor a sua história de vida e a sua posição no anime. E aquela cena de tentar adivinhar quem é quem naqueles chats era excelente.
Depois decidi ver Baccano! devido às inúmeras referências que iam aparecendo ao longo de Durarara!! e foi a melhor decisão que poderia ter tomado (mas por que raio é que ninguém aqui me fez esta recomendação, hum? >:D). Há tantos pontos de contacto entre os dois animes que eu acho que é mais que natural que se tenha um deles como referência para atestar a qualidade do outro. Neste caso, Baccano! deve ser visto primeiro porque é melhor em tudo e porque mais facilmente vemos o que falhou em Durarara!!. E óbvio que eu só faço esta comparação porque, pelo menos numa fase inicial, Durarara!! segue algumas fórmulas utilizadas por Baccano!. Só que este último não falha em (quase) nada, diria.
A minha grande desilusão com Durarara!! foi quando percebi que a sua história poderia ser claramente dividida em dois (ou três) arcs. Óbvio que isto à partida não é propriamente mau. Mas neste caso foi, sobretudo pela forma tão definitiva como acabam essas partes da história. O que acontece é que na primeira metade do anime temos um conjunto grande de personagens que não interessam nada para aquilo em que a narrativa se está a focar (a procura da cabeça da Celty) e, depois, muitas das personagens que tiveram a sua importância nessa primeira parte eclipsam-se e deixam de importar para a segunda parte. No entretanto, algumas das personagens mais apagadas até àquela altura lembram-se que também fazem parte de Durarara!! e começam a aparecer mais. E depois há aquelas que são muito fixes e tal, mas o que se retira da sua participação no anime? Nada, na minha opinião. É um encher de chouriços autêntico. É uma ilusão. Mas, voltando à ideia inicial, a maneira definitiva como um suposto arc acaba é que estraga tudo:
[spoiler]Aquilo tudo para encontrar a cabeça da Celty e, de repente, nada daquilo interessa? É tão pouco credível como um “ser” que andou tanto tempo à procura de algo tão precioso e, quando finalmente tem respostas e se aproxima do seu objectivo, desiste de tudo. Pior: apaixona-se por quem a traiu. Por quem a podia ajudar e não o faz. Deixa de ser uma personagem interessante para ser (mais) uma personalidade vazia. Irrita-me que se tomem estes caminhos.
Depois disto, aparece mais um traidor, mais um gajo com respostas e que pode ajudar a Celty. Aparece e desaparece, na verdade. E sempre do nada. Falo do pai do Shinra. Para que é que foi aquilo? Enfim.
Finalmente, acabamos por entrar naquilo que parece ser a trama principal: o conflito entre aqueles três amigos. Desde já digo que a parte do Kida é pouquíssimo (mas mesmo pouco) credível. Mas pronto, não vou mentir: a história melhorou com esse conflito, tornou-se mais interessante (pelo menos para mim). Mas aqui acontece aquilo que define o que é Durarara!!: tudo não passa de um grande mal-entendido. Não há, na realidade, nada a passar-se. Temos um conflito que nasce da falta de conversa entre três amigos. Sentavam-se numa esplanada, conversavam sobre isso, percebiam que não havia problema nenhum, riam-se da sua estupidez e assim terminava Durarara!!. Sinceramente não consigo gostar de coisas destas. Não consigo. Acho que falta tanto conteúdo (em vários sentidos) neste anime…[/spoiler]
Eu acho que Durarara!! não passa de uma ilusão: dá a ilusão que há algo de muito importante e interessante a acontecer e não há; dá a ilusão que algumas personagens são importantes para o anime e não o são minimamente. É tudo à base da aparência, porque no fundo há muito pouco de “palpável” ali.
E tudo isto fica mais perceptível depois de visualizar Baccano!. Este tem 13 (vá, 16) episódios, tem um número bastante grande de personagens e mesmo assim consegue trabalhá-las melhor que Durarara!!, que tem 24/25 episódios. É mais um para a lista dos animes que têm dificuldade em lidar com a quantidade de personagens que apresenta.
Pelo menos o Izaya é um ponto positivo no anime. É dos poucos que se aproveita.
E por acaso fiquei a achar que havia muito por onde pegar numa eventual segunda temporada, ficando sempre com a sensação que seria pior que a primeira.
Nota: escrevi isto antes de começar a segunda temporada.
Durarara!!x2 Shou + Durarara!!x2 Ten
Algumas notas:
-
O “x2” no título está lá porque meteram o dobro das personagens na série? Se eu já achava que tinha demasiadas, não vale a pena dizer nada agora…
-
No início pensei que estava a ver uma daquelas comédias ligeiras.
-
Começaram a acontecer coisas sem sentido nenhum e até contraditórias com o que se tinha passado na temporada anterior e contraditórias com as personalidades daquelas personagens.
-
O sentimento de ilusão intensificou-se ainda mais. Tanto episódio que deixa aquele sentimento de “para que é que foi isto? Era necessário? Era importante? Que relevância tem para a história?” e no fim percebia-se que realmente era só para encher chouriços. Acção completamente oca.
-
A primeira parte tem um final decente, que salva o resto do anime. A segunda parte é um nojo. A dada altura já nem sabia o que se estava a passar e o pior era que já nem sequer queria saber. Já estava a ver porque… sim. Peço que alguém diga ao criador para simplesmente parar. Só está a destruir algo que até nunca foi nada do outro mundo, mas era decente. Ele que se dedique a outro projecto qualquer porque já provou que consegue fazer coisas boas. Durarara!! está morto, só falta enterrar.
Momentos :mais::
Curti as primeiras amostras do maquiavelismo do Izaya e o passado do Shizuo. Também curti a maneira como animaram uma cena de luta com o Shizuo e uns figurantes (aliás, a maneira como eles punham essas pessoas a cinzento, dando apenas destaque às personagens relevantes, é um detalhe que gostei bastante).
[spoiler]

[/spoiler]
Momentos :menos::
Basicamente quando a Celty deixou de ser um dullahan para passar a ser uma gaja.
OP & ED: Durarara!! não tem más openings. A segunda da primeira temporada é a melhor.
O que me falta ver: -
Classificação: 6/10 para Durarara!!, 5/10 para Durarara!!x2 Shou e 3/10 para Durarara!!x2 Ten (pior anime desta season se não contar com Dragon Ball Super).
[hr]
Charlotte
Até começou bem e estava a apreciar a série. Tinha claramente aquele feeling de Angel Beats! e parecia estar a corrigir alguns erros que esse anime cometeu, nomeadamente com o excesso de personagens. Notava-se nas personagens de Charlotte muitas semelhanças com as de Angel Beats!. O nível de comédia era muito mais baixo, contudo. Mas estava a ser agradável de ver. Depois veio aquele grande acontecimento e a partir daí foi sempre a descer a uma velocidade vertiginosa.
Não há muitas histórias que envolvam viagens no tempo que se podem gabar de ser boas. Não é um assunto fácil de trabalhar. Estes gajos acham que é só meter esse novo elemento na história que dá logo uma aparência de complexidade à mesma. Não, de todo. Isso claramente não resultou com Charlotte, mas até dou de barato. O pior é o loop que se criou. Era só twists atrás de twists, tudo sem sentido.
A história ia piorando episódio após episódio. Aquele final é estúpido demais. É mesmo um daqueles caso de trying too hard. Não admira que já tenham aparecido memes destes:

E é assim que eu imagino o gajo a escrever a série:

Momentos :mais:: Eu nem sei, foda-se.
Momentos :menos::
No meio de tanta estupidez, o pior é mesmo quando aparecem aqueles mauzões que raptaram a Nao. Plot device sem sentido. Quer dizer, o gajo a meter-se nas drogas também foi ridículo demais. Esperem, o pior foi mesmo aquele final. “Posso voltar atrás no tempo mas não o faço porque cenas. Esqueci-me de tudo porque o meu cérebro fritou por razões. Deixei que levasse com umas flechas porque coiso. O meu irmão salvou-me daquela maneira heróica e mega cliché porque sim.” É difícil escolher no meio de tanto lixo.
OP & ED: Tão boa. Favorita da season.
Classificação: 4/10.
[hr]
Gangsta.
Também este começou bem. Temas fortes (violência, sexo e drogas) com um estilo de animação que, na minha opinião, melhor assenta esse tipo de conteúdo. Parecia que estava prestes a assistir a algo em grande, tal como tinham sido as expectativas criadas por mim. Mas a história não desenrolava. Esperei, esperei… E nada. Coisas sobrenaturais começam a acontecer e eu começo a ficar desiludido. Pensava que estávamos a ver algo mais… realista. Mas “perdoo” isso. Pior é a confusão que se estava a criar. Também aqui, a dada altura, já não sabia o que se passava. Mas o episódio de recap é excelente, nesse sentido. Dos melhores episódios do género que já vi. No entanto, nem tendo as coisas mais esclarecidas, isto melhorou. Não gosto deste anime. E pior: acho que não tem qualidade. A animação é péssima. A arte também (num frame a Alex parecia grande babe, noutro parecia que tinha levado com um camião). Salva-se a música, que é top. Tudo tranquilo, acontece. Mas não aceito aquele final. Vão gozar com o caralho.
Momentos :mais:: -
Momentos :menos:: -
OP & ED: Muito porreiras. :mais:
Classificação: 3/10. Gosto pouco que me façam sentir que o meu tempo foi desperdiçado.