Bem, como se fala muito por cá de coisas positivas, vou dar um pela negativa.
Acabei agora um dos anime que mais me custou ver até ao fim.
Como era um anime de mistério e dentro daquela onda de detectives, algo que até gosto, resolvi seguir a série. Mas passado uns poucos episódios arrependi-me de o ter feito…
Ranpo Kitan: Game of Laplace.
Que coisa tão fraca! Teve que ser 1 episódio aqui, outro ali…e mesmo assim foi difícil.
Uma narrativa que é uma trapalhada, caótica até. Os casos são completos nonsense atrás de nonsense, onde lógica é coisa que não se vê. Aliás, em certos pontos transcende ao plano da estupidez mesmo.
É um anime que antes de ver aparecia classificado como mistério. Mas de mistério tem muito pouco. Os casos são-nos apresentados, depois uma dos personagens tem umas “iluminações” e tal, e resolve o caso do nada. Não há cá investigação, não há cá pistas, não há raciocínio lógico, não explicações como deve de ser, nada. Pior ainda, é casos onde mistério nem sequer existe e o crime acaba por ser algo extremamente banal de explicar! Ou seja, tudo o que um anime de mistério não deve ser!
Por exemplo, logo no episódio 1 apresenta-nos resumidamente um caso bizarro para depois em 2 minutos do 2º episódio um dos protagonistas já saber toda a verdade…e quando digo bizarro, é mesmo bizarro. A certa altura parece que os personagens competem entre si para ver quem comete o crime mais bizarro, ou quem tem a personalidade mais bizarra. Em si poderia não ser mau, mas está tão mal executado que se transforma em algo completamente parvo.
Os personagens enfim, que dizer. Um anime que se quer sério apresenta: um personagem que anda com um saco de papel enfiado na cabeça atrás de meninas, uma professora loli que parece ser adolescente mas tem 30s, um personagem principal que além de ter tendências de crossdressing e de ter uma mentalidade completamente ausente da realidade e pensa que tudo é divertido, mesmo as coisas mais absurdas, uma criminosa masoquista, e por aí fora…a lista é longa.
Isto mais parece o “elenco” de algo de comédia, não de algo de mistério. Aparecem-nos cenas supostamente dark com personagens destes devemos achar o quê? Estão a imaginar por exemplo uma cena sinistra com um personagem que mais parece saído duma caricatura? É basicamente o que vemos neste anime.
O pior é que em certos momentos acaba mesmo por ser comédia, em que se vê bem que é não intencional. Ou seja, não é a cena que é de comédia, mas sim a execução do anime que está de tal forma que o que desperta é gozo por algo tão mau.
Resumindo, é um anime que mistura um lado dark muito mal trabalhado com uma comédia sem sentido e não intencional. Uma autentica trapalhada, um falhanço em toda a linha! Acho que se aproveita o op e ed, e mesmo isso…não chega para evitar uma ida para o meu top 10…dos piores que já vi. (excluindo animes que não vi na totalidade)
Numa escala até 10, será para aí um 3/4.
Se alguém estiver com ideias de ver este, não recomendo. Não percam o vosso tempo.
E se eu te dissesse que tu ainda vais sentir empatia pelo Arlong? :mrgreen:
Uma vez li uma frase que dizia qualquer coisa como: “Os vilões são heróis dos quais tu não conheces a história.”
E em OP senti isso com alguns vilões por vezes. :great:
Não gosto desse. Não é tão badass como o Crocodile. Aliás ninguém é. 8)
Em OP as personagens principais são os vilões, teoricamente. Ainda que sejam boas pessoas. Mais, são todos vilões. Em Marineford então é uma festa. É apenas e só uma questão de gosto. O que dá um lado mais especial a One Piece porque não há o típico bom contra mau.
Bem o Jun lá conseguiu compensar com o ultimo ep de charlotte.
Subiu ligeiramente o nivel, mas no geral continua bastante abaixo do resto das obras.
O que não quer dizer que seja má, mas simplesmente ele já fez melhor.
Talvez seja tempo de fazer uma longa pausa.
Para a equipa que tinha podia ter feito muito mais.
Ponto alto: a OST
O Jun continua a ser melhor compositor que escritor.
Continuo a achar o Crocodile mais badass. :mrgreen:
E Marineford acabou mesmo por me conquistar na totalidade.
Mesmo com o excesso de fillers, é um arc demasiado bom para me armar em picuinhas.
Tantas e tantas personagens interessantes e um mundo tão grande ainda por explorar em One Piece.
Teve os momentos mais brutais (no sentido de gore e frieza) do anime. Aquilo que eu critiquei no início do anime foi “corrigido” de forma perfeita neste arc.
Comparando ao arc da guerra do Naruto acho que este se enquadra mais no género. Em Naruto o ambiente de guerra é um bocado falso, há muitos momentos mortos, há muitos diálogos longos, há muita história à mistura.
Em Marineford apesar do excesso de berros e de momentos iguais, teve revelações e background stories importantes ou pelo menos interessantes para o plot.
O opening é dos meus favoritos de sempre de um shounen. A signs no Naruto e as da Yui no Bleach e Full Metal completam o top. Mas a de One Piece neste momento é extremamente marcante.
Tenho que me deixar levar e dar um 10 a Marineford. Os momentos altos compensam totalmente os momentos menos bons. E aqueles episódios que já referi foram dos mais marcantes que já vi.
Não é o arc mais consistente, mas tal como Enies Lobby é demasiado over the top para ser indiferente a alguém. Claramente no top 3 dos meus favoritos. Foi uma mudança que há muito já esperava, fugiu ao habitual “ritual” dos outros arcs.
Venha o próximo. Tenho bastante curiosidade para saber o que vem a seguir, muita coisa em aberto. :mais:
Por acaso vou muitas vezes ao youtube rever alguns momentos do arc como este [spoiler]https://www.youtube.com/watch?v=KomuC-TOe-M[/spoiler] é demasiado épico para deixar tanto tempo de lado porque ja vi o arc a algum tempo.
[spoiler]Sinceramente achei uma personagem brutal, não estava nada à espera que fosse tão explorada. Ele fez o trabalho dele, e como vilão (ou herói, depende da perspectiva) esteve bem. Para além disso provocou a morte do Ace de forma tão dramática e grotesca que tornou tudo mais chocante. Foi tão anti-One Piece. Marcou-me mesmo.
Eu tinha lido assim de repente o spoiler da morte do Ace, mas não sabia quando era. Quando vi que ele tinha sido resgatado pensei que não morreria em Marineford e depois do nada acontece aquilo. Já chorei algumas vezes em animes mas como na morte dele acho que não. E os flashbacks…god. [/spoiler]
[spoiler]Tudo verdade. Também o curto pelo o que ele é.
No meu caso acho brutal conseguir ter hate puro de uma personagem de anime assim. Por norma curto bué os (bons) vilões (tipo Orochimaru e Grimmjow), mas ficar com vontade de vê-los apanhar no focinho… só com o Akainu (e com os Tenryuubito).
É que mesmo sendo uma figura que representa o lado bom do universo de OP, ele é um sick bastard que arruma tudo o que vai contra ele (ou os ideais dele). Tipo a parte que ele tenta matar o Coby.
Acabei também esta série (o que me faltava ver).
Sinceramente achei a obra muito mediana mesmo. A história não impressionou, longe disso (não gostei lá muito da forma como a história avançou).
Os personagens para mim não cativaram, acabam por ser apenas mais uns quantos e não haver nenhum que realmente deixe a sua marca.
Concordo com a parte da ost ser o melhor aspecto do anime, não é nada que possa dizer “oh, esta ost é a coisa mais fantástica que ouvi”, não gostei a esse nível, mas é sem dúvida agradável e encaixa bem com a história.
Mas lá está, no geral dá-me ideia que a história é uma série de acontecimentos “mal amanhados” e agrupados, com um roll de personagens que não se destaca por aí além.
Acaba por ser mais um daqueles que se misturam no meio dos muitos medianos, e dificilmente daqui a uns meses me lembrarei que o vi, pelo menos de forma fácil claro. 6/10 na minha opinião.