Tópico das séries e filmes de ANIME

Alguém me pode dar feedback sobre estes 3 animes:

• Psycho-Pass
  • Ghost in the Shell: Stand Alone Complex
  • Shin Sekai yori

So vi Shinsekai Yori e Psychopass season 1 e 2 + o filme. O 1 é muito confuso e so começas a ter respostas la para o fim sobre a origem do mundo onde eles vivem, tem é momentos de yuri e bl mas é passageiro eu dei 9 de resto não vou spoilar mais. O 2 é tipo os casos policiais como vês no csi + sybil system que é um sistema que eles usam para saber se és culpado ou não dependendo do estado mental da pessoa e vao abordando o assunto ao longo do anime + criminosos psicopatas que tentam contornar esse mesmo sistema mas principalmente 1 que é uma das razoes do anime ser dos meus favoritos.
BTW não vale a pena ver a 2 season que é fraca e é tipo filler podes ver a 1 season e logo a seguir o filme que nem é mau.

Fiz um comentário a Shinsekai Yori há uns tempos. Se quiseres, está aqui. É dos meus favoritos e obviamente que recomendo.

Os outros não vi (só vi o filme original de GitS, que é obrigatório), mas já me recomendaram ver Ghost in the Shell: Stand Alone Complex primeiro que Psycho-Pass.

Eu posso dar sobre os 2 primeiros.

Psycho-Pass é uma história futurista onde existe um sistema capaz de julgar a personalidade das pessoas e decidir ou não se são criminosas (mesmo que ainda não tenham cometido qualquer crime).
Esta história é nos contada através do ponto de vista de uma equipa de polícias que tem o papel de executar a lei, ou seja, prendem ou aniquilam (conforme o coeficiente de criminalidade) aqueles que o sistema determina serem criminosos.

A cena é que muitas vezes o nosso julgamento humano diverge do julgamento do sistema. Algumas personagens sentem isso, no entanto outras parecem não ter qualquer sentido de justiça e entregam o poder todo de decisão ao tal sistema sem problemas. Tudo isto levanta várias questões éticas e morais ao longo de toda a anime, especialmente com a ajuda de um antagonista que faz tudo para contrariar esse sistema e com objectivos que todos acabamos por concordar, não fossem os meios que utiliza altamente reprováveis.

Como o forista acima referiu a 2ª temporada é mais fraca, mas também são só 11 episódios - fica ao teu critério veres ou não.
1ª season 8,5/10
2ª season 7/10

[hr]
Quanto a Ghost in the Shell: Stand Alone Complex só posso falar na 1ª temporada.
Á semelhança de Psycho-Pass (que se inspirou em algumas coisas de Ghost in the Shell) também se passa no futuro mas onde a tecnologia está bastante avançada, ao ponto de se poder substituir a totalidade do corpo humano por partes mecânicas, até mesmo a mente humana pode ser transferida para conteúdo digital.
A anime é muitas vezes estilo caso da semana, onde em cada episódio é um caso policial diferente, mas também tem um “major case” que se vai desenvolvendo ao longo da temporada.

Apesar de ter um ritmo mais lento que Psycho-Pass, Ghost in the Shell é muito mais competente em reproduzir um futuro realista, e apesar de provocar algumas questões morais aborda também questões políticas.

Um 10/10 claro para mim e uma das minhas animes preferidas de sempre.

Ps: o meu avatar está relacionado com o principal antagonista de GitS. :mrgreen:

EDIT:
O filme de Ghost in the Shell de 1995 é uma obra de arte, tem as mesmas personagens que a série mas é completamente independente da mesma e o estilo das duas coisas é também algo distinto.
Se puderes vê o filme, mas caso não gostes não significa que não vás gostar da série (e vice-versa).

[member=14947]Michelangelo gostei da tua review (como sempre) de TTGL.
Apesar do estilo Mecha e dos constantes momentos Overpowered serem das coisas que menos gosto em anime Gurren Lagann foi-me conquistando ao poucos com o seu estilo arrojado de animação e com as constantes injeções de adrenalina.
É uma anime que se desligarmos um bocado a mente nos proporciona uma excelente experiência (discordo um bocado dos teus elogios à escrita inteligente :stuck_out_tongue: ).

Gostava de ser como tu e escrever reviews assim que acabo as animes, mas nem sempre tenho vontade ou inspiração e depois acabo por desistir da ideia. :mrgreen:
Acabei recentemente Serial Experiments Lain, Space Battleship Yamato 2199 e Akira. Pode ser que hoje ou amanhã poste aqui algumas opiniões.

Já houve malta a responder mas também quero deixar os meus 2cents. :mrgreen:

Shinsekai não vi, mas posso falar dos outros dois.

A escolha entre qual ver primeiro é estritamente pessoal, apenas convém partir do pressuposto que GiTS é melhor que Psycho Pass. O que não tira qualidade a PP, que é uma série super bem construída e escrita. Tem só o problema de ter uma 2ª season meh, mas a 1ª é awesome.

GiTS é GiTS. Nada lhe consegue tocar ou chegar perto no género (só as mangas do Nihei - Blame por exemplo). Mas existe um diferença na abordagem entre filmes e séries. E para newcomers dou sempre o mesmo conselho; os dois primeiros filmes - o original de 1995 e o Innocence - são bué deep na temática (mind fuck over 9000), não tornam as coisas fáceis para quem os vê e podem ser um turn off para o franchise. Ou não, mas é possível. Por isso eu aconselho começarem pelas séries (stand alone complex e 2ndGig) + o Solid State Society (Filme). Apesar de partilharem os mesmos temas, as mesmas personagens… tudo, a narrativa é completamente diferente.

Não sei se já viste os filmes, mas se sim, vai sem medo paras as séries. Cyberpunk done right.
E agora também há o GiTS: Arise, mas esse podes deixar para o fim.

It’s coming. My childhood.

Obrigado, [member=17154]petershop (mais uma vez :mrgreen:)!

O meu comentário em relação à escrita inteligente vem um pouco no sentido disso que referiste: é tudo tão parvo, tão aleatório mas resulta tão bem que não posso deixar de pensar (aliás, tenho a certeza) que tudo aquilo é propositado e o autor pensou muito sobre o que fazer neste anime. Além disso, a maneira como eles têm a capacidade de mudar a face do anime sem perder qualidade é soberba. Tu começas a ver um TTGL e acabas a ver outro bastante diferente, mas a qualidade está sempre lá. Nesse aspecto não tenho mesmo nada a criticar. FLCL até acaba por ser mais random e eu não gostei tanto porque acabou por ser demasiado para mim. Mas aqui o equilíbrio é quase perfeito, por isso é que tanto estava na ponta da cadeira colado ao ecrã, como estava a cortar os pulsos. :lol:

Comigo é o contrário: sinto a necessidade de escrever alguma coisa depois de ver um anime, na maioria das vezes (já houve situações em que não me apetecia muito e devem ter saído umas reviews de merda, mas pronto :mrgreen:). Eu acho que só enriquece os tópicos, por isso incentivo qualquer um a fazê-lo. Eu leio-as sempre, só que normalmente não tenho nada para dizer pela pouca quantidade de animes que já vi.

Eu também gosto bué de escrever a minha opinião quando acabo alguma cena. #daneed #toostrong

Conheço pouco pessoal amigo que veja anime, por isso resta-me a interwebz para discutir sobre o assunto.
Este cantinho é bastante porreiro para mandar umas postas. :mrgreen:

Acabei de rever Baccano pela segunda vez e, apesar de continuar a gostar bastante, dentro do theme “Mafia” consigo ainda gostar mais do Gungrave, anime que não teve uma visibilidade por aí além, pelo menos no desenvolvimento das personagens (para mim) está muito superior a este.

:great:

[member=14947]Michelangelo, excelente review de TTGL, alías, como já é costume. :great:

Está no meu top 5 de animes. Em termos de “epicidade” e overscalling nada bate aquilo. :mrgreen:

Um aparte, uma das minhas skins preferidas do jogo LoL é a Super Galaxy Rumble, apenas por ser uma referência a TTGL.

Algumas frases ditas pela personagem em jogo, com essa skin:

“When darkness closes in, drill right through it!”
“My fuel is fighting spirit!”
“Heroes don’t die, they’re reborn as legends.” Not really a quote, but the theme is all over the show.
“Courageous Giga Guard!”
“Audacious Bravery Shield!”
“Flaming Drill Finale!”
“Drills of defiance!”
“Super galaxy (didn’t quite hear it) breaker!”

Por acaso esta nos meus favoritos :wink: se tivessem tirado a cena dos zombies ainda seria melhor mas tem excelentes momentos principalmente o fim.

Acabei tudo de Sengoku Basara: a 1ª e 2ª temporada; o filme Last Party e a versão alternativa do filme, o Judge End.

O [member=14947]Michelangelo falou de TTGL e isto por acaso fez-me lembrar um pouco Gurren Lagann. Não tem mechas nem spirals, mas tem o over the top felling.

Isto foi baseado num franchise de jogos (com o mesmo nome), que aparentemente é bastante popular no Japão. Resumindo curto e grosso style: a história passa-se no período Sengoku do Japão e pega nas personagens históricas desse tempo (Generais, Samurais e Ninjas) e transforma-as em rulões todos OP. Por exemplo, na 2ª temporada o Hideyoshi (um dos generais) com um simples banano consegue dividir o mar. Tipo Moisés. 8)

O objectivo de cada general é dominar o país, portanto ya, isto é porrada all the way. E é aí que o anime se baseia; na acção (exagerada e bué bem animada) e na forte GARatitude / personalidade das personagens. Que não têm grande background, há apenas pequenas introduções para cada um individualmente. Mas sinceramente, nem precisam. O anime rege-se pela absurda quantidade de testosterona que tem, é lógico que se limitem a apostar apenas na excentricidade e epicness do cast. :mrgreen:

E sendo as personagens o ponto forte disto, em grande parte deve-se aos VAs (voice actors). Os melhores da indústria estão em Sengoku Basara. Basta ver um trailer ou um pequeno trecho do anime no youtube, que vão reconhecer certas vozes. Principalmente a do Date (mesma voz do Zoro, Hijikata e Mugen). Gotta love o engrish dele:

E é mais um franchise da Production I.G que tem um tratamento godtier a nível de produção. A música foi feita pelo Sawano Hiroyuki (Attack on Titan, Ao no Exorcist, Guilty Crow…), portanto é awesome. O set de OPs/EDs também. A animação é bué fluída e smooth as fuck, as coreografias das lutas são brutais. :mais:

Já o Judge End foi feito por outro estúdio, e fds, foi a pior coisa que vi de Sengoku Basara. A nível de produção não chega aos calcanhares da I.G (safa-se o Opening). E a história também foi toda alterada (mais fiel aos jogos, I think), mas distorce bué o background que já estamos familiarizados das 2 primeiras temporadas e do Last Party. Acabou por ser apenas um grande anúncio para o 4º jogo da série. Meh.

O grande ponto fraco (geral) acaba por ser a simplicidade da história que tem. E por vezes até é chata (pra c.rl), há muito paleio de estratégia de guerra e muitos (muuuitos) diálogos com bromance e honra à mistura. Eu pessoalmente achei piada por aquilo que é: um festival de stickada entre manly over the top dudes. Por isso: Porreirito/10 (6/10) no geral.

Tipo Gurren Lagann mas em vez de robôs tem samurais e ninjas? Production I.G? I’m in. 8) :lol:
Desde Samurai Champloo que não vejo nada com samurais (o Zoro em One Piece não conta), ando a salivar com uma anime dessas à algum tempo. E estou-me a borrifar para se a história é boa ou não, quero é porrada e da boa. :twisted:

É só acabar umas coisas que ando a ver e já começo a ver Sengoku Basara. :great:

:mrgreen: :great:

Se fores com esse mind set de certeza que vais gostar de Sengoku Basara.

E btw um cheirinho da OST:

[spoiler]https://www.youtube.com/watch?v=ZV0xtPggu28

É verdade, a cena desse “humanoides” corta um pouco o que até então estava a ser realmente excelente… um pouco como a entrada do Near e Mello fizeram ao Death Note, após fulcral acontecimento que todos sabemos.

Ainda assim a evolução de personagens, principalmente do Harry Macdowell é qualquer coisa… :mais:

Não podia discordar mais. :mrgreen:
Já tive algumas discussões com um amigo meu que adora Gungrave e nunca acaba bem.
Eu até aprecio alguns dos aspectos da anime: o modo arrojado de passar de um pace lento (enquanto descreve a Máfia nua e crua tal como ela é) para um Shoot’em up com Zombies (Madhouse no seu melhor) até funcionou bastante bem - mais do que eu estava à espera. Até é um bocado curioso porque a maior parte dos haters de Gungrave são-no porque detestam uma das duas partes que referi - e eu gostei das duas.

A mim o que não me convenceu foi sobretudo o “main character” Brandon Heat / Beyond the Grave (isto é um nome? :lol: ). Para já achei o gajo sonso e sem carisma nenhum, ainda por cima ter 2 falas por episódio não ajuda nada o caso do homem. É um típico personagem de videojogos (misterioso e de poucas conversas) mas que na conversão para anime fica a faltar qualquer coisa. Ainda por cima as poucas decisões que toma são completamente estúpidas/não fazem sentido com o que seria de esperar da personagem. Uma personagem que o único ponto positivo que tem é saber usar umas pistolas não chega para “liderar” uma anime como esta. :menos:

Também não gostei do facto de por vezes tentarem “romantizar” a Mafia, dando a ideia que eram uma família que se amava muito e que as suas ações eram pelo “greater good”. Não há problema nenhum que as personagens principais sejam criminosos sem escrúpulos.

Estas foram as coisas que menos gostei e por isso não consigo sequer comparar Gungrave a Baccano! que para mim é quase “flawless”. Mas também houve coisas que gostei bastante, por exemplo a evolução da personagem do Harry McDowel, foi top. :mais:

Ps. Se a personagem do Brandon/Grave serviu de rascunho/teste da Madhouse para o Alucard de Hellsing Ultimate estão desde já desculpados. :venia:

Bem, vamos cá despachar umas reviews antes que se comecem a acumular e depois acabo por desistir como é costume. :mrgreen:

Lupin the Third: The Woman Called Fujiko Mine

A franchise Lupin III é das mais antigas e famosas no mundo de anime e sempre me suscitou algum interesse, mas ver séries dos anos 70 com mais de 200 episódios é completamente inviável para o (pouco) tempo que tenho para dedicar a animes.
No entanto, quando tomei conhecimento da existência desta série de 2012 que é uma espécie de remake fiquei logo interessado, ainda por cima com apenas 13 episódios.

Logo no 1º episódio percebi logo porque é que a franchise tem tanto sucesso: Lupin III é uma personagem cheio de carisma, bastante divertido mas ao mesmo tempo com uma grande quantidade de mistério, ao ponto de roubar todas as cenas em que entra para ele ( ou não fosse ele o maior ladrão da sua época :mrgreen: )

A série funciona bem como remake, uma vez que cada “major character” é introduzido ao longo dos episódios com direito a um pouco da sua “backstory” - contudo, pelo que percebi, a forma como as personagens se conhecem é diferente da anime original (apesar da sua relação e das suas dinânicas serem iguais).

Caso alguém não saiba sobre o que Lupin III se trata, basicamente é sobre um Ladrão (Lupin) mais famoso da sua época e que gosta de anunciar o que vai roubar algum tempo antes, só para dar mais pica. 8)
Os outros personagens acabam também por se envolver nos seus roubos, às vezes ajudando-o outras vezes competem com ele pelo objecto do roubo. Depois há um inspector, que apesar de ser bastante inteligente e perspicaz, nunca consegue deitar a mão ao Lupin.

Como dá para perceber pelo nome da anime, a personagem da Mine Fujiko é a que tem mais relevância e que tem direito a mais desenvolvimento, sendo a única que aparece em todos os episódios. Trata-se de uma personagem que apesar de ter alguma profundidade, a sua característica mais marcante é o modo como usa a sua sexualidade para ganhar vantagem em relação aos homens (em praticamente todos os episódios temos uma boa visão dos seus seios, sem qualquer censura). Apesar de não ter desgostado da personagem, o facto é que os episódios sem a presença de Lupin são bastante mais fracos, o que mostra que Mine Fujiko é uma boa personagem secundária mas não tem o que é preciso para liderar uma anime.

Quanto ao estilo de animação, é bastante diferente das outras séries de Lupin III (pelas imagens que vi) e bastante distinta de tudo o que já vi até hoje: as imagens quase que parecem ser pintadas a lápis de cera mas as sequências de animação são bastante fluídas e funcionam bem. Quem quiser tem uma ideia daquilo que falo deixo aqui um AMV que na minha opinião não tem qualquer spoiler.

Achei o modo de storytelling bastante semelhante a Cowboy Bebop (entre outras semelhanças). Os primeiros episódios começam a introduzir as personagens e são o típico caso da semana. São sempre episódios bastante leves e com alguma dose de humor. No entanto “major case” que está relacionado com o passado da Mine Fujiko vai aparecendo e o tom e a atmosfera mudam bastante neste caso, tornando-se muito mais dark e mindfuck nessas situações. Os últimos 3 episódios são todos dedicados a esse caso e existe um (penso que seja o 10) completamente tripante - ver aquilo sob substâncias deve ser giro. :lol: O último episódio, porém, esclarece qualquer dúvida que possamos ter do tal caso.

No geral dou um 8/10 mas apesar de ter gostado, não me despertou o interesse de ir espreitar as séries mais antigas. Devo ver apenas o filme que deu a seguir à série (de apenas 50 min.) e o Lupin III: The Castle of Cagliostro, que foi o 1º filme do Hayao Miyazaki como realizador (e o filme/série de Lupin III com melhor pontuação no MAL).
Talvez veja também os filmes do Lupin vs Detective Conan, já que sou grande fã deste último (foi das 1ªs animes que vi, larguei porque tinha demasiados episódios e começou a repetir-se um bocado). Estou um bocado curioso para ver como acaba um filme com um ladrão que nunca é apanhado e um detective que apanha sempre o seu culpado. :question:

Foi a única coisa de Lupin que vi e curti bué. A história e a música são top.

Essa série comecei a acompanhar na altura mas não cheguei a acabar. :mrgreen: Mas está na minha lista.

Essa donzela em apuros na imagem é a mine fujiko? :o
Estou habituado a vê-la, digamos, em outros modos. :shifty:

[member=17154]petershop nope, é a personagem principal do filme. Juntamente com o Lupin, claro.

E é mesmo literalmente uma donzela em apuros. :mrgreen: