Shonan Junai-gumi!: até pode ser interessante para quem viu GTO, mas a verdade é que este é muito mais de porrada do que de comédia. Tem episódios mesmo muito maus, mas quando se viram para o seu lado cómico melhora imenso. O balanço é mais ou menos este: três episódios bonzitos, dois péssimos. 5/10

[hr]
Tengen Toppa Gurren Lagann
Tengen Toppa Gurren Lagann e eu: foi amor à primeira vista. :mrgreen: A excentricidade da história, a excentricidade das personagens, a excentricidade da arte (!), a qualidade do argumento, a qualidade da música… Não havia como não adorar. A maneira quase random como certas coisas iam acontecendo só me fazia lembrar alguns momentos de FLCL. A desconstrução do género Mecha, levada a um extremo com fins puramente cómicos (de cada vez que me lembro da maneira como eles combinaram pela primeira vez… :rotfl:), só mostra como estamos perante um anime que sabe o que está a fazer, goza consigo próprio (com o género Mecha no geral) e faz tudo isso de maneira inteligente. Maior exemplo é quando vemos os robôs a terem expressões faciais iguais às das personagens que os estão a controlar. É tudo over the top e só deu para ficar fã.
[spoiler]Disse aqui há pouco tempo que sabia que o Kamina ia morrer mas nunca na puta da minha vida pensei que fosse ao episódio 8!!! :xock: Doeu-me. Muito. E nem quero imaginar se não soubesse disso (até já tinha visto aquela mítica imagem dele antes de desaparecer para sempre). É que, mesmo com o spoiler, arrepiei-me todo e até levei as mãos à cabeça. Que momento.
E o melhor desta morte é mesmo a sua crueldade e… o seu realismo. Nós estamos a ver um anime onde acontecem n coisas sem sentido, vemos uma das personagens principais a sofrer um golpe brutal e a lógica diria que ele morreria logo ali. Mas como TTGL foge (e muito) à lógica também pensamos que ele se pode safar. Era o que muitos animes fariam, tenho a certeza. Mas não. Ele morre mesmo. Levamos uma autêntica chapada da realidade.
E se a história era aquela loucura toda deve-se muito à participação do Kamina. Há, depois disso, uma óbvia mudança no mood e a qualidade decresceu (nesse aspecto faz-me lembrar Death Note). Mas ainda havia um rumo claro a seguir e havia muito para contar ainda. A maior participação de personagens secundárias ajudou a ultrapassar alguns problemas: TTGL sabe usá-las! Todas têm a sua posição no anime bem definida, são importantes à sua maneira e não são personagens vazias, que só estão lá para encher chouriços e fazer coisas fixes. A escrita, meus amigos…[/spoiler]
Depois de tudo isto, quem diria que TTGL se conseguiria transfigurar para um anime mais sério (mas mantendo alguns dos seus elementos mais típicos) após o episódio 15? Eu não imaginaria. E, sinceramente, gostei muito da mudança.
A única coisa que, após a morte do Kamina, me estava a incomodar um pouco era o facto de mais ninguém morrer (por muito sádico que isto possa parecer). É que quando vejo a personagem mais forte a morrer, sinto que todas as outras ficavam mais vulneráveis. Então por que não morrer também? Só personagens sem face pareciam sucumbir aos ataques dos mauzões, sendo que os outros se safavam sempre. Mas não era ilógico. Só me incomodava ligeiramente. Obviamente que, quando a poucos episódios do fim, aconteceram aquelas mortes todas, senti-me satisfeito. Quando há uma guerra, há mortes. E mais uma vez TTGL mostrou que sabe ser realista no meio da loucura.
Não acho que seja um anime perfeito, principalmente porque ainda vai recorrendo a alguns dos clichés do género Mecha que me custam a aceitar (até NGE, o menos Mecha da história dos Mechas, na sua fase “normal”, tem coisas deste tipo): parece que a rotina dos episódios é sempre algo como “está tudo bem, aparece um robô mau, tudo para os seus robôs, combinações (gritando o nome do novo robô criado), ataques (gritando o nome do ataque) e outras cenas, fim”. Neste caso em específico, dada a excentricidade com que algumas destas coisas são feitas, acabo por aceitar muito melhor! Ou seja, incomodando-me um bocadinho, não estraga nada aquilo que importa realmente em TTGL.
É um anime mesmo muito bem escrito, tremendamente inteligente, carregado de simbolismo (até houve lá umas coisas no final que me fizeram lembrar FMAB) e com uma arte fantástica. Fiquei fã e não sei se não entra no meu top de animes que já vi. Além de que, aqui entre nós, teve o condão de me deixar quase em lágrimas por várias vezes, mais do que qualquer outro anime conseguiu nesse aspecto. Mas ao mesmo tempo eu tinha sempre um sorriso na cara. Sempre. É o poder de TTGL.
[spoiler]Mais umas notas:
Gostei imenso da maneira como eles fintaram qualquer possível relacionamento entre a Yoko e o Simon. Até depois da Nia desaparecer poderia dar lugar a isso, mas não. Por muito que eu, lá no fundo, até gostasse de ver aqueles dois felizes, seria completamente desnecessário. Para fanservice já temos as mamas gelatinosas da Yoko. :mrgreen:
Aqueles últimos episódios são mesmo uma grande amostra daquilo que faz de TTGL um anime especial: é tudo muito inteligente, bem escrito, às vezes cruel e real, mas continuam acontecer ao mesmo tempo coisas sem sentido, irreais, munidas pelo poder da união, amizade e dos gritos à Goku. E o uso destas duas componentes antagónicas é tão bom que eu só podia ficar fã. Já sabem: se quiserem muito, o impossível acontece. That’s how Team Gurren rolls! E não dá para ficar chateado com isto.[/spoiler]
Vou passar a vida a citar passagens de Tengen Toppa Gurren Lagann.
PS:
16 aninhos. :lol:
Momentos :mais::
Acho que é muito óbvio:
[spoiler]
Later, buddy. :venia: Ainda me arrepio só de ver esta imagem.
De resto, quando o Simon se passava e ficava mesmo badass (tipo luta com o Lordgenome, soco ao Rossiu e batalha final). A arte ajudava muito. Mas eu adoro o gajo, é uma excelente personagem (mesmo que tenha ficado com imensas parecenças com o Kamina na segunda metade do anime).
A morte daquele pessoal todo da tripulação e o sacrifício do Kittan (também curto imenso o gajo).
Aquele casamento… E depois o final. Top.
Pelo lado da comédia, claramente aquele episódio nas hot springs:
[/spoiler]
Momentos :menos::
[spoiler]A única coisa que não estava a gostar nada era aquele relacionamento que se estava a formar entre o Kittan e a Yoko. Todas as outras relações até àquela altura faziam todo o sentido! Mas aquela parecia algo para que todos tivessem um parceiro. Não via necessidade. Mas depois puseram esta música e eu perdoei-lhes:
[/spoiler]
OP & ED: Por acaso gosto muito. Para variar.
O que me falta ver: Uns filmes e OVA que provavelmente nunca vou ver.
Classificação: 9/10.