Sugestões, Observações e Comentários - Liga NOS 2020/2021

Hamache

Considero que atualmente o Esgaio é melhor, mas o Fernando Fonseca tem potencial para ser superior.

O Esgaio é mais velho e muito mais caro, portanto preferia a aposta no Fernando Fonseca. O problema pode estar é na percentagem que o Porto tem do passe dele.

Esse virou suplente

Mas parece bom jogador

farto de falar aqui do fonseca… claramente o suplente ideal do Porro
mas vejo aí malta a falar do tiago esgaio etc …enfim!

Gosto do Mumin, Gauld, Eustáquio, Fonseca, Riascos, Hamache, Róchez, Lino, Willyan, Carlos Junior e mais alguns. A questão é sempre encaixam e têm qualidade? Muitos deles não me parece.

Ideal acho que não. Aliás, ideal não vejo nenhum em Portugal. E eu até reparei nele ontem, mas se inicialmente até me foi chamando a atenção, também teve ali perdas de bola que poderiam comprometer. Lembro-me de um drible mal engatado, que se disparamos a coisa ficava mal parada para eles.

Eu acho que se arranja melhor lá fora.

Embora eu também ache que esta equipa do paços vale bem mais pelo coletivo e pela forma entrosada como se movimentam e passam a bola do que propriamente pelo individual. Também por isso desconfie um bocado do que faria fora daquele contexto.

Ter em atenção que daria jeito não descurar um lateral que saiba defender. Aí, dar se ia mais liberdade ao ala do lado oposto.

Não tem jogado, perdeu o lugar para o Mangas que também tem estado bem.

Quanto à direita, todo o respeito pelo Tiago Esgaio, Sacko (parece-me melhor do que o Esgaio) e Fernando Fonseca (idem idem aspas aspas), mas nenhum deles me parece que poderia ter o rendimento para fazer todo o corredor que poderiam ter o Camacho — se quisesse — e o João Oliveira — se fosse aposta.

@Ravanelli
não posso discordar na questão de lá de fora… mas aqui dentro parece-me ser a melhor solução… são coisas que também já vi nele em mais jogos mas que pode corrigir… penso que tem tiques de vedeta mas tem qualidade… foi formado lá em cima…mas concordo que além da valência individual é uma equipa que parece muito coesa no processo ofensivo e defensivo.
já agora… que nomes acharias realistas de lá de fora? para se poder discutir
Conheces o Gabrielle zappa do pescara? está no cagliari … talvez já sera bastante caro mas já vi jogos dele este ano e gosto bastante
Gosto do vagnoman do hamburgo, do montiel do river… mas o jayden bogle do sheffield vai ser mesmo craque… infelizmente todos nomes talvez impossíveis… o porro foi um diamante que apareceu com sorte… é raro encontrar alas no mercado deste nível que possam vir para cá

Hoje a imprensa, refere que vamos voltar a atuar no mercado nacional, devido aos bons resultados que tivemos este ano, com as contratações nesse mesmo mercado.
Assim não falei sobre este assunto aqui no grupo, mas irei fazê-lo agora.
Ponto prévio, acho que este ano, não existe tanto talento claro como havia o ano passado, não existe nenhum Pedro Gonçalves, nenhum Taremi, nenhum Tapsoba…
Sendo sintético, vou referir três jogadores por posição que me parecem os mais interessantes para nós.
Na posição de guarda-redes, Jordi, Pasinato e Bruno Varela
Na posição de ala direito, Fernando Fonseca, Tiago Esgaio e Moufi.
Na posição de central, Fábio Cardoso, Munin e Enzo Martinez.
Na posição de ala esquerdo, Abdu Conte, Ricardo Mangas e Hamache.
Na posição mais defensiva do meio campo, Al Musrati, Stephen Eustáquio e Gustavo Assunção.
Na posição mais avançada de meio campo, Gauld, Filipe Soares e André Almeida.
Nas alas, Edwards, Angel Gomes, Mário Gonzalez, Elis, Fiascos e Carlos Mané.
Na posição de ponta de lança, Tanque, Gelson Dala e Oscar Estupinan.

Na segunda liga, este ano, existe sem dúvida muito talento.
Guilherme Ramos, Marcus Abraham, Bouldini, Pedro Silva, Vidigal e, principalmente, Miguel Crespo têm enorme capacidade.

Destes elementos todos, Fernando Fonseca e Ryan Gauld, seriam os mais importantes, alternativa direta a Porro, o escocês seria alternativa a Matheus Nunes, acredito que será o substituto de João Mário, e ao mesmo tempo a Pedro Gonçalves.
André Almeida, Angel Gomes, Al Musrati, Gustavo Assunção e Edwards, também seriam muito bem vindos, mas acredito que fossem caros para a nossa realidade.
Os centrais não me parece que nenhum deles tenha o que nos faz falta. Fábio Cardoso é o mais interessante, mas não me parece ser suficientemente forte a criar jogo.

1 Curtiu

Ia buscar o Gauld e ia buscar o Guilherme Ramos.

De guarda-redes não ia buscar nada ao Tugão.

Minha opinião:
GR - o Jordi é engraçado mas temos Adán, Max e André Paulo. Há ainda o Callai para o futuro. Os outros acho fracos para o nosso nível, embora concorde contigo que são dos melhores do tugão.
LD - o FF parece bom LD tínhamos de ver que tipo de ligação ainda tem/pode ter aos frutas. O Moufi não vejo neste sistema e o Esgaio acho que já está no nível máximo que atinge.
DC - o Mumin adoro. Os outros 2 acho um bocado curtos, sendo que o Cardoso penso que tem ainda ligação aos lamps. Não sei é se é prioritário, temos Coates, Feddal e Inácio de início mais o Neto, o Quaresma e o Matheus Reis para suplentes. Talvez se subirmos o Matheus Reis para LE em definitivo faça sentido mais um DC ou isso ou vender o Neto mas este para suplente e para o balneário é bom.
LE - o Mangas é dos lamps, o Abdu só se fosse para tapa buracos a LE e DCE mas para isso contratámos este ano o Matheus Reis. O Hamache gosto.
6 - o Al Musrati gosto mas não sei onde poderia ter lugar no nosso plantel, não é nem pouco mais ou menos um Palhinha, além disso sou completamente contra continuar a financiar o braguilha. Eustáquio tem o mesmo problema para 6 não pode ser. Assunção parece que foi mais hype que qualidade.
8 - o Gauld fica melhor mais à frente. O Filipe Soares e o André Almeida são opções engraçadas mas queria alguém mais batido, jovens com pouca rodagem já temos o Bragança e o Matheus que não são piores.
EX - Gauld! Edwards estou um bocado pé atrás, este ano tem estado horrível. Angel acho irrealista, Elis não gostono mesmo estilo prefiro o Riascos mas nenhum é o estilo do RA. O Mané idem.
PL - Tanque e Dala gosto e ambos dão coisas diferentes. O Tanque é bem um tanque XD, o Dala forte tecnicamente a baixar e também rápido nas transições, no entanto se o RA abdicou dele este ano não me parece que agora o fosse pedir. Estupiñan é bom finalizador mas muito estático para o que o RA pede.

Resumindo um pouco e fazendo assim um primeiro esboço (ainda irá sofrer muitas alterações):
GR - Adán, Max e André Paulo
LD - Porro e FF
DC - Inácio, Coates, Feddal, Mumin, Neto e Quaresma
LE - Nuno Mendes e Matheus Reis
MC - Matheus, Bragança, Palhinha, Paz e reforço
EX - Pote, Tabata, Gauld, Jovane e NS
PL - Paulinho, TT e reforço/Pedro Marques

Naturalmente deve haver mais saídas daí dizer que é algo muito inicial

Eh, esse André Paulo ainda não percebi bem…

GR da B e 3° da A é amigo do RA. Não me incomoda

Adan
Max

Porro
Tiago Esgaio custo zero

Coates
Feddal
Neto
Inácio
Guilherme Ramos temos 50%

Nuno Mendes
Matheus Reis

João Palhinha
Danilo Barbosa não joga no Nice empréstimo com opção de compra
João Mário
Matheus Nunes
Daniel Bragança

Pedro Gonçalves
Gauld 50% final de contrato
Jovane
Tábata
Nuno Santos

Paulinho
Gelson Dala 50% do passe
Tiago Tomás

Para a equipa B se subir de divisão Ia buscar

Tomás Ribeiro Belenenses
Samuel Lino do Gil Vicente
Abraham do Feirense

André Paulo
Camacho
Guilherme Ramos
Eduardo Quaresma
Tomás Ribeiro
Loide Augusto
Bruno Paz
Tomás Silva
Gonçalo Plata
Samuel Lino
Abraham

Uma equipa assim só jogando na segunda liga na segunda b era um desperdício mas muitos jogadores tinham hipóteses de jogar na primeira equipa.

Tentava não vender ninguém só jogadores que estão emprestados.

Mais depressa iniciava conversas com o Rio Ave pelo Nuno Barbosa que pelo Dala.

Os dois primeiros são titulares na 1ª Liga. Se saírem de titulares da 1ª liga para irem para uma equipa B na segunda, então não os quero. Pouco importa se é para um “grande” ou da filosofia do “passo atrás para…”. Para mim é falta de ambição.

Há jogadores, não necessariamente na 1ª liga, que seria bons reforços para uma equipa B na 2ª e que alguns até poderiam vir a surpreender ou pelo menos desenvolver-se e entrar na 1ª liga. O Lucho Vega parece-me bom jogador, o Leonardo Lelo definitivamente merecia uma equipa B com rodagem pela 2ª liga (fez um excelente trabalho no Olhanense e já na altura achava que deveria ter sido aposta para a nossa B), o João Neto (apesar de já se ter estreado na 1ª liga, é ainda um jogador de escolas e se é verdade que acaba contrato em 2022, era ir buscar já) e até quem sabe, um regresso ao futebol português do Tote Gomes. Ele que se deixe de brincar ao futebol, que ainda dá cabo da carreira.

Sim eu sei e se calhar nem os próprios jogadores aceitavam mas vejo potencial nestes dois jogadores não para entrarem num plantel a médio prazo mas num futuro.

Numa equipa com potencial para ficar nos primeiros cinco lugares com a ambição de poderem jogar na equipa principal. Não sei

O João neto o do Rio Ave pouco vi jogar mas é muito novo ainda tem potencial.

O Tote Gomes não conheço.

Não podes atacar o próximo ano assim, tem de haver um upgrade ás posições, concordo com os jovens, e algumas oportunidades, mas de modo geral ficávamos iguais.

Não é admissivel espetares 16 no Paulinho e não quereres craques para outras posições, não acho que seja preciso espetar nem 10 que sejam por jogador, mas há muito craque por aí que vem para dar luta aos atuais.

Quanto aos jovens, com champions seremos um clube mega apetecivel, logo acho mais fácil de virem para nós, e não podemos deixar escapar especialmente:

Abraham, Ramos.

Tentava o Matheus Pereira de volta, Baldé e Djaló, 2 deles descem de divisão, o Djálo com os problemas financeiros do Lille também pode ser mais barato.

Boupendza, Mariano, Koita, Wamangituka e Gonzalez 2 destes era mel.

Gostava muito do De Paula e Menino mas seriam mais caros, mas valem bem o preço e são muito novos e com grande potencial, assim como o Kevin Cabral que é um craque.

Claudinho e Roni seriam interessantes também.

Também gostei bastante dele neste jogo contra o Sporting.