Parece-me haver 4 jogadores 1 acho que emprestado: Vinagre; Edwards; Gauld e Angel Gomes mas nenhum entrava de caras no 11 do Sporting.
E hoje volta a marcar. As minhas dúvidas é que o vejo muito forte no espaço, finalização e dribble acima da média para um PL cá do burgo. O problema vai ser contra um autocarro, será que tem outros recursos que pode usar e que os consegue adaptar?
isso de comprar os jogadores por tuta e meia acabou
Acabou?? Tens a certeza?
É que o mundo e principalmente o Futebol, está em clara recessão Económica.
Olha o estado em que está a China por exemplo.
O Edwards é um jogador incrível. Tem um pé esquerdo de excelência e com Amorim iria crescer ainda mais porque iria pisar terrenos mais interiores.
Gostava muito que se fizesse um esforço por ele e se negociasse uma solução vantajosa para ambas as partes com o Vitória. Por exemplo contratarmos o Edwards por 2 milhões e o Sacko por 8 milhões. Acho o Sacko interessante para suplente do Porro e assim o Guimarães ganhava bastante dinheiro porque só têm 50 por cento do Edwards. Se fosse preciso faria mais um negócio Miguel Luís com algum jovem a quem não vejamos qualidade suficiente.
São muitos jogadores e sugestões de jogadores de “arranque”. De um ou outro pormenor de génio, mas muito inconstantes durante um jogo, durante uma sequência de jogos. Daí muito jogador se dar bem no braguilha e não valer um carapau com a nossa camisola.
Tanto e tanto bom jogador na formação. Não deitem milhões fora. Sobretudo cá dentro, onde se inflaciona tudo o que é contratado pelo Sporting. Se comprarem alguém, que tenha quase um carimbo de garantia, fora isso… acho sempre negócios demasiado arriscados.
Um exemplo muito rápido: em Portugal, que central se conseguiria, com um nível sequer aproximado ao Feddal por menos de 4M? Ou idêntico a um Coates por menos de 5M?
Qualquer jogador que dá nas vistas e o Sporting pergunta o preço, custa 20M.
O Pote, o Nuno Santos e o Tabata foram boas contratações no mercado interno, por exemplo.
Todos com custo demasiado inflacionado. E, não obstante o mérito do que se tem feito, posso estar completamente equivocado, mas o Pote tem vivido muito do pormenor. Felizmente, são muitos pormenores, mas é um jogador que passa 20 minutos desligado de jogo e, de repente, marca um golo e faz uma assistência. Não ponho em causa a qualidade, que é mais que óbvia. Mas não é um jogador constantemente ligado à corrente. E, salvo erro, 6,5M por 50% do passe, certo?
Nuno Santos, tem sido útil, mas também preconizo que será uma espécie de “Capel”, 6 bons meses, uns fogachos aqui e ali e vai começar a perder o seu espaço com o acumular dos jogos.
O Tabata tem vindo a fazer o inverso, mas lá está, 500m por 10% do passe, penso que se pagou já mais 2,5M por 20% ou algo que o valha. Ou seja, em valor pago, os negócios não são muito famosos para o Sporting. Pior ainda quando se analisar o que poderá ser o “ganho” financeiro com os jogadores, que nunca será o melhor possível nos interesses do Sporting.
Isso já foi muito escalpelizado por cá, mas vem no seguimento do que escrevi antes. Jogadores internos são, quase sempre, demasiado caros para a nossa realidade.
Bem analisado: Quanto custou um Adan, um Feddal, um Inácio, um Palhinha, um Jovane, um TT, um Bragança, um Matheus Nunes?
É uma opinião, que respeito.
Quanto vale e quanto custa um jogador preponderante (no caso do Pote), importante (no caso do Nuno Santos) ou muito útil para o plantel (Tabata) de uma equipa que quer ser campeã em Portugal e ir à Champions hoje em dia?
Há quem tenha pagado por cada um entre 4 ou 5 jogadores, no último ano, o mesmo que o Sporting gastou nesses três… juntos. Aliás: mais do que esses três juntos. E não foram 1, 2 nem 3. Foram 4 ou 5 titulares que custaram isso e 2 ou 3 suplentes que também o custaram.
Um Rafa por exemplo custou ao Benfica 20 milhões no mercado interno… conseguiriam estupidamente melhor indo buscar lá fora pelo mesmo preço? Conseguiriam ir buscar igual lá fora por muito menos? Não sei.
Há claramente da parte de muitas pessoas um torcer do nariz ao mercado nacional mas Pote, Nuno Santos, Tabata (nem ponho o Palhinha, mas podia, porque é um jogador que se destacou no Braga), Danilo no Porto, agora Manafá, Zaidu e Taremi, etc, mostram que há qualidade internamente para se contratar. O próprio Soares… e outros!
Compreendo e nada é uma ciência exacta. E aceito também a tua visão. Agora, numa análise se calhar mais estatística, acredito que pende mais para as aquisições feitas lá fora do que no mercado interno. E a questão do Rafa é um pouco aquela tal questão do que são as transferências lampiónicas. Números que em nada correspondem à realidade. Sendo bem que também, actualmente, duvido que as nossas não tenham artimanhas lá pelo meio. Mas ainda assim, obvio que um jogador como Rafa, por muito que tenha qualidade, foi demasiado caro para um jogador saído do clube que saiu.
O último exemplo de rumor é explícito disto: 20M pelo Beto do Portimonense. Não sei se arriscava dar 500m.
É o mundo do futebol atual. Os valores hoje não são comparáveis aos que eram há 4 ou 5 anos, muito menos há 10 ou 11, muito menos há 15 ou 16.
O clube em que saiu… vais tentar contratar um jogador de uma equipa top 5 de bons campeonatos, ou pelo menos minimamente bons (como o português é), depois de ele fazer uma grande época e hoje em dia vais ter de largar uma nota preta…
Acho um pouco romântico acharmos que os nossos devem valer todos 50, 60, 70, e depois devíamos comprar Potes por 5 ou 6 milhões e Nunos Santos por 3 ou 4 milhões (falo dos passes completos). A qualidade paga-se. Tanto a comprar como a vender.
Mas não precisamos de contratar de top 5, tanto que até os que referiste eram de Rio Ave, Famalicão e Portimonense.
O futebol actual vai ter de descer os valores e os clubes pequenos vão andar a tentar safar as finanças com qualquer jogador que valha qualquer coisinha. Pior quem cair na asneira.
Quanto ao “romantismo”, também não vou por aí, pessoalmente, dado que também acho que valores falados para o que valem os nossos jogadores estão, quase todos eles, inflacionados.
Claro. E há jogadores e jogadores. Agora inflacionado para mim não é um Pote ou um Nuno Santos, foi um Borja por 3 ou 4, um Eduardo por 3 ou 4, um Camacho por 6 ou 7, um Doumbia por 3 ou 4 e andarmos a tentar comprar gato (craque) por lebre (uma pechincha) e acabarmos a contratar jogadores fracos. Depois poupamos mas o barato… sai caro.
È o jogador que eu mais gostava que o Sporting contratasse…esperar que o Mourinho seja corrido e depois tentar contratar.
Mas já estamos a entrar por uma má época de contratações. É complicado e daí a minha referência ao facto de isto não ser uma ciência exacta como é óbvio.
Agora, a verdade é que, para assumir esse risco, que seja em jogadores feitos, com provas dadas, com qualidade, ou pelo menos potencial inegável. Mas mais do que isso, fazer-se o que se fez esta época e já deu resultados no passado. Um misto de uma base sólida com jogadores com anos de casa e anos acumulados de experiência, a pontilhar e segurar a aposta numa das melhores formações do mundo.
Se chega para a próxima época para assumir mais do que uma competição? Da última vez não chegou, mas não chegou porque se comprou a preços altos, não se vendeu bem, perdeu-se a estrutura e tudo desmoronou (falo, claro está, da última vez que fomos campeões e da época seguinte).
O meu maior receio, neste momento, prende-se nisso. E andar a ler que para a próxima época andamos de olho em Fransérgio, Beto, Miguel Luís, Tiago Esgaio, sei lá… da 1ª liga, o que sinto, é que esta época o nível baixou de uma forma abismal. A qualidade desceu. A nossa subiu. Daí, a tal época atípica porque passamos. Para a próxima, logo veremos, mas, infelizmente, acredito que sairão 2 ou 3 jogadores da espinha dorsal da equipa, não sei o que acontecerá com Porro, por exemplo e a base já é curta. Se não acertarmos novamente pelo menos 2 ou 3 contratações em jogadores mais do que “bons para consumo interno”, vamos passar uma época complicada.
Neste momento, no entanto, o foco maior é na presente época. Óbvio. Mas dado o carácter deste tópico em particular, a minha opinião continua a ser de que o consumo interno pode ser interessante, pontualmente e não ao nível de sugestões por cá feitas em que quase faziam um plantel com jogadores de qualidade, no máximo, razoável, com um custo demasiado alto para a nossa realidade.
Boa ideia, mas procurava incluir o Rochinha não o Sacko.
Acho que a questão nunca foi a qualidade, mas sim o preço em questão, a falta de calo negocial que demonstrámos nas contratações, avaliando o Pote em 13 Milhões, hipotecando mais valias futuras visto que deste 6.5 por 50% do passe, mesmo que vendas a 50 lucras 18.5, por aquele que neste momento é o melhor marcador da liga, próximo da chamada aos A, mas que acabou o ano passado com um valor de mercado máximo de talvez 5 ou 6 milhões, um Tabata que avaliaste em 10 milhões, ou mesmo o Nuno que deste 4 mais Geraldes (indiferente) e 50% do Dala, quando nenhum deles fez uma época estrondosa, talvez o Pote se tenha destacado assim como todo o coletivo de Famalicão, hoje podes considerar valores justos, mas à data de quando foram feitos, óbvio que podiam e deviam ter sido outros valores, ou percentagens de passe completas.
Abrimos um precedente perigoso, para nós apenas, porque os outros vão buscar Taremis a 5, acho que é esse o ponto, não o facto de se duvidar da qualidade dos destaques da nossa liga.
Fala se no Edwards que de facto tem um grande talento, mas pelo que fez justifica uma avaliação de mais de 6/7 milhões por 100% do passe? Na minha opinião não, praticamente em nenhum negócio saimos em vantagem do ponto de vista financeiro, tirando o do Porro que foi de facto inteligente os 2 anos, tudo o resto foi bater a nota sem se ver qualquer tipo de negociação e exigência da nossa parte, não podemos tar à mercê de clubes que precisam de encaixes de 3 e 4 milhões, ainda por cima por jogsdores que até à data não eram fenómenos.
Deixa-me só deixar uma nota: é que essa moeda tem dois lados.
Por um lado, os sportinguistas queixam-se de que o Pote foi avaliado em 13 milhões e só ficámos com metade do passe.
Por outro lado, se trabalhasse no Famalicão, estaria azedo com ter avaliado o jogador em 13 milhões — e recebendo só 6.5 numa primeira fase, correndo o risco de não receber mais se o jogador não for vendido — para ele passado uns meses valer 30 ou 40, para não dizer mais.
O bom ou mau negócio depende da forma como for olhado, de por quem for olhado e da perspetiva com que se olhar.
Mas esta é clara: o Sporting gastou 6.5M num jogador, avaliou-o em 13 e passado uns meses, poucos, o mundo percebeu que ele afinal valia bem mais do que isso (algures entre o triplo e o quadruplo).
Estes são factos objetivos. O resto são análises que não me sinto capacitado para fazer porque não sei se seria possível dar 13 milhões por jogadores, ou sequer 10, ou se o Famalicão aceitaria não manter metade do passe, ou que outras propostas podiam outros clubes oferecer pelo jogador, etc etc. Não faço ideia, não estou por dentro do processo. Mas fico muito feliz que tenha vindo, se o negócio com que veio foi bom, mau, o possível, o ideal… isso são outros 500 que não consigo avaliar não estando por dentro.
PS - Dizer que a questão nunca foi a qualidade é meia verdade. Quando neste fórum se criticou o negócio e se disse “a questão não é a qualidade”, todos achámos que seria um jogador útil para o plantel. Não que se tornaria no primeiro ano de Sporting um dos melhores da equipa. Portanto, também nós avaliámos mal o Pote — felizmente, para baixo (subavaliando a sua qualidade). E contra mim falo que escrevi que era um dos 2/3 jogadores mais interessantes fora dos grandes e Braga mas obviamente nunca imaginei que pudesse ter este impacto todo e este rendimento todo neste modelo de jogo. Se de facto a qualidade do Pote fosse aquela que todos nós julgávamos que era, esse comentário de ter sido demasiado caro fazia todo o sentido. Na altura fez e eu escrevi-o. Mas não podemos ter palas e fingir que o Sporting não comprou há meses um jogador por X que agora vale X + Y + Z + W…
Também gostava muito. Não engana. Não sei quanto custa, mas dentro de 2 anos dificilmente não vale mais do que vale hoje.
Mas também só faria sentido se algum dos da frente fosse vendido (nomeadamente Pote, Jovane ou Nuno Santos). E isso depende das propostas que chegarem ou não chegarem.
Percebo, mas valia assim tanto na altura para rejeitarem 6/7/8 por 100% ou até 90% do passe? Podiam abdicar de tanto dinheiro??Aliás duvido que alguém desse sequer perto do que demos pela totalidade do Pote, de elogiar o olho que tivemos mas em termos negociais fraquissimos, repito, em praticamente todos os negócios.
A qualidade interna é para mim uma não questão, até porque ía buscar jogsdores para praticamente todas as posições tirando centrais e GR, tirando o Gui Ramos da segunda e talvez um Leo Jardim para suplente.
Insisto e vou insistir sempre em ir buscar cá dentro, Carlos Jr (é ver 90 minutos de qualquer jogo) , Crysan ( apesar dos números, 1.90 muita técnica, possante, rápido, remate fortíssimo), Gauld, Angel Gomes ( apesar de ser do Lille), Filipe Soares, Mineiro, Lino, Pinho, Vinagre ( apesar de ser do Wolves), Ugarte, Edwards, Rochinha, Gonzalez, Dala, Anderson, Lourenço, Paulinho, claro que nem todos com nível para o Sporting, mas o que não falta é talento, e alguns verdadeiras pechinchas, se houver capacidade de antecipação e negocial.