Já reparaste que nos últimos mercados o Sporting parece que não sabe que existe uma ferramenta no mercado de transferências de verão que é empréstimo com opção de compra(era para ser o Jota Silva)
2023/2024 Gyökeres Hjulmand Fresneda
2024/2025 Debast Kovacevic Maxi Harder
2025/2026 Mangas Kochorasvilli Vagianidis Suarez Ioannidis Allison Virginia
O último empréstimo com opção de compra foi o Trincão.
Na verdade, o Rui Silva esteve emprestado ao Sporting, mas a sua contratação já estava fechada desde o início do negócio.
Atualmente, é cada vez menos comum vermos jogadores emprestados sem cláusula de compra obrigatória. Isso só acontece em dois tipos de situações: quando o clube está desesperado por se livrar do jogador — como no caso do Sotiris — ou quando se trata de jovens talentos que são cedidos a clubes mais pequenos para ganharem minutos e experiência, como aconteceu com o Diogo Travassos.
Os empréstimos de jogadores que os clubes apenas querem despachar raramente resultam em sucesso. Normalmente, esses atletas chegam sem motivação ou sem encaixe no projeto, e acabam por não se afirmar, basta ver os casos de Draxler, Bernat ou Renato Sanches no Benfica. Ainda assim, há exceções de qualidade, como o caso do Sarabia, que foi excelente durante a sua passagem pelo Sporting.
Sou favorável à contratação de jovens estrangeiros por empréstimo para a equipa B, embora reconheça que a taxa de sucesso tem sido muito baixa. O Geny é uma das poucas exceções. Esta época chegaram o Rómulo e o Rayan Lucas — este último com muito potencial — e, na temporada passada, o Kauã e o Bruno Ramos. Antes disso, tivemos exemplos como o Pedro Bondo, que, a meu ver, teria sido uma boa contratação.
O Rómulo deixou uma má primeira impressão, mas no último jogo não desgostei. Não é a melhor amostra, contra 9, mas pode não ser tão terrível como se dizia.
Já nem me lembrava que terminava contrato, era absolutamente bombástico, encaixava que nem uma luva, o 8 completo, com transporte, inteligência para pautar, técnica, liderança, físico, tem absolutamente tudo, era de génio!!!
Sim, é mais daqueles jogadores que teriam que ter sido aposta antes do que temos (e estou satisfeito com o par que temos), espero genuinamente que não acabe num rival.