Sugestão para Fecho do Fosso

A escolha da paleta de cores foi, concordando ou não, feita segundo um estudo cromático (creio que com bases históricas e fotografias do antigo Alvalade com público) mais ou menos complexo e completo pelo filho do Taveira que é designer.

Identificando as cores principais do Sporting (Verde, Branco/Preto e Amarelo) foram feitas gradações de maneira a encontrar uma paleta coerente, Falhou quanto a mim no exagero do Laranja e azuis (que desconheço donde surgiram).

Continuo a considerar graficamente mais interessante uma solução do tipo da que está (mas com as gradações de verde) sendo que esta solução nem sairia muito cara (seria a substituição de 5000-6000 cadeiras). Muito mais interessante, na minha opinião, que um monocromatismo ou trabalhos gráficos com representações de simbolos ou siglas (nunca gostei). E já agora alterava-se também aquela faixa ondulante verde que essa para mim é que é realmente “bimba” e sem leitura.

Já agora, refiro que o estádio do carnide tem um arranjo gráfico interessante ao nível das cadeiras (à excepção das siglas e publicidade)

O Taveira era à altura o arquitecto com mais formação para fazer estádios. Em Portugal não se faziam estádio há décadas e ele após cair em desgraça acabou por ir para os Estados Unidos fazer especializações neste campo. Obviamente saiu-lhe a sorte grande (e ainda ficou sem o estádio do clube do seu coração num processo meio obscuro) mas do ponto de vista do resultado não lhe valeu (nos valeu) de muito.

mas também te digo, com todos os erros que tenha ao nível do estádio de futebol (em sentido estrito - Campo/Bancadas) é dos melhores em Portugal.

Eu sou arquitecto, sportinguista, sócio de 25 anos e não compraria essa guerra. Tentaria fazer o meu melhor trabalho possível. Far-me-ia era pagar bem e a horas!

Isso é mais ou menos verdade. Os apêndices, do que conheço, sempre existiram, e sempre sofreram de uma colagem forçada ao edifício principal e se uma estética (por serem edifícios com maior espaço criativo) “duvidosa”.

Mas o estádio passou por muitas fases. Era suposto ter 3 anéis muito mais inclinados (o estádio seria bem maior e principalmente alto), foi chumbado pelo aeroporto. As torres de suspensão da cobertura eram suposto serem bem maiores (e mais icónicas), foi chumbado pelo aeroporto. O projecto estava praticamente definido e decidiu-se pelo aumento da lotação para poder acolher finais europeias. Estava o projecto em fundações (e aprovado) saiu nova legislação (para todos os outros que estavam bem mais atrasados) e obrigou-se esta a cumpri-la com graves prejuízos (inclusive monetários).

Assim é dificil…

Quanto ao Visconde (do atelier Promontório) é do melhor que para ali está (ainda que com erros). Quando o vi, tive alguma esperança que uma hipotética concertação entre ateliers pudesse levar a um edifício mais bonito. Enganei-me!

Não tenho a certeza que ele tenha sido construído nessa premissa. Tal como na altura da sua construção o espaço de escritórios não era assim tão excedentário, tendo sido praticamente todo locado (em que circunstancias é outra história).

O estádio do carnide foi projectado basicamente por engenheiros (Hok Sport com o atelier AARQa servir de ponte em Portugal) sendo que foi feito com premissas megalómanas na lotação sem correspondência na cabimentação orçamental tendo ficado com um aspecto (por dentro não tanto) a roçar o abarracado terceiro-mundista.

O dos andrades foi feito pelo atelier Risco (e também tem defeitos) notando-se claramente o acrescento de qualidade arquitectónica (e até de construção que eles não brincam com a fiscalização Às suas obras).

Não tenho dúvidas que seja dos melhores. A nivel estrutural acho que está bastante bom excepto o fosso e a inclinação da cobertura que rouba visibilidade ao próprio estádio a quem está na parte de cima da bancada B. Quanto à parte estética seria impossível agradar a gregos e a troianos, e eu nem acho piada nenhuma à 99% do trabalho do taveira.
Também não gosto do fosso, mas concordo quando dizes que é mais psicológico que outra coisa qualquer, porque nem estamos muito afastados do relvado. Depois de uma época a ver futebol em Alvalade a primeira vez que fui ver o Sporting ao Restelo, (na expulsão do C. Martins) fiquei realmente incomodado com a distância a que estava do relvado por causa da pista tartan.

Quanto ao Taveira, admito claro que fosse a melhor opção em Portugal, mas o mundo é tãoooooooooooo grande ;D

Tinha uma boa percentagem de ocupação, porque o FSF moveu para lá a Opca que junto com os próprios serviços administrativos do Sporting ocupavam uma boa percentagem do edificio. No entanto já não é nosso portanto alho vai ;D

Mais uma vez parabéns pelo magnifico trabalho. :great:

Creio que mesmo nas bancadas de cima a visibilidade está longe de ser má. Digamos que estará nos limites do confortável em 90%-95% dos lugares.

Mas é mesmo mais psicológica. Por exemplo, a distancia do relvado aos sítios onde se faz mesmo pressão (topos) está em linha com os outros estádios (carnide, andrades,…) e muito mais perto que o se se estava no antigo Alvalade.

Aí terão entrado os lobbys em funcionamento. Além do preço dum mercado onde não se vazem descontinhos especiais!

Ao contratar um estrangeiro terias várias hipóteses:

A contratação de um gabinete especializado (correndo o risco de uma obra tipo a luz, quase repetição dos modelos que já existissem - com a desvantagem de ter um lote e terreno não muito fácil) sempre acompanhado de um atelier de ligação
Um arquitecto famoso (caro e porventura sem experiência em estádios - correndo o risco de uma obra tipo braga - bonita mas pouco adaptada à função).
Um arquitecto menos conhecido que poderia ser um tiro no escuro
Um arquitecto nacional.

E aí, goste-se ou não, a contratação do Taveira é defensável.

A ida da OPCA foi mais como pagamento de prestações da obra do estádio para as quais o Sporting não tinha dinheiro.

Volto ao assunto para concordar com o psilva. Os meus conhecimentos na área não são muitos mas já são alguns (ok, pouquinhos ainda… :mrgreen:). Tenho conhecimento de mais do que um Professor de Arquitectura que já se referiu ao exterior do nosso Estádio um pouco como o psilva o fez, isto é, os azulejos são de gosto discutível (há quem goste, há quem não goste, a mim não me choca particularmente ainda que não fosse o meu acabamento de eleilção) mas segundo dizem os entendidos acabam por se enquadrar bem com a envolvente do Estádio, acaba por não ser muito chocante quando se vê o Estádio como peça integrante na zona onde está.

Pessoalmente, e novamente tal como o psilva, a nível exterior também prefiro o Dragão. E agora, para não concordar sempre com o mesmo, dou razão ao Giribi. Não sou fã do estilo do Taveira, claramente prefiro a arquitectura de Manuel Salgado (e cá está, voltamos ao Estádio do Dragão).

Já o interior do Estádio choca-me sim, mais do que o exterior. Enquanto tive a Gamebox deixei sempre bem claro que apenas admitia comprar para uma cadeira verde. Se me quisesse sentar numa cadeira azul ia para o Dragão (e não é que lá voltámos?). Não gosto do arco íris existente nas cadeiras do nosso Estádio, creio que nunca irei gostar. Para mim seriam em tons de verde, branco e preto. Apenas e só essas.

Talvez não me tenha explicado bem. Do ponto de vista de obra de arquitectura, de estilo, prefiro incomparavelmente o dragão.

Gosto muito do trabalho da Risco (já trabalhei com eles por mais de uma vez) e atesto pela sua competência e qualidade

Do ponto de vista estético foram cometidos excessos nas paleta escolhida mas prefiro claramente esta opção (lá esta, com outra paleta substituindo as cores que pouco ou nada tem a ver com as cores do clube por gradações de verde) que um entediante monocromatismo. Além que se iria mais facilmente notar o envelhecimento parcelar das cadeiras que passam mais tempo ao sol (como acontecia do antigo Alvalade).

Do ponto de vista da forma prefiro mesmo o nosso. Com bancadas em curva aumentando o conforto visual, dois anéis claramente assumidos, cobertura mais fechada (mesmo trazendo outros problemas ao nível do relvado solucionáveis com outras opções técnicas) entre outros.

O que me desagrada são pormenores que não limitam muito a experiência de ver futebol no nosso estádio: O fosso, algumas as cadeiras (entre as quais a faixa verde), a localização dos écrans (e a sua qualidade já agora), a ridícula escada de acesso dos jogadores ao relvado, a falta de espaço para aquecimento dos suplentes, a existência de duas rampas, o desaproveitamento das potencialidades do espaço entre outras

Genericamente falando, as cores das cadeiras deveriam representar as cores do clube. Aquele esquema, embora bem intencionado, não serve o Sporting e as suas necessidades. Aquilo é uma manobra de marketing que apenas serve o exterior, ou seja, quem não está no estádio, porque quem está dentro daquele belo recinto não pode com aquele esquema. Tenho várias ideias para o nosso estádio que não necessitam de significativos gastos financeiros.

Não daria para fazer uma pista de atletismo no lugar do fosso?

Teoricamente foi isso que foi feito. O estudo teve por base a iconografia e imagética do Sporting, podendo ou não concordar com os resultados da paleta final.

Não o vejo tanto pelo lado do marketing mas mais para opção estética e iconográfica. Como em tudo, há quem goste, há quem não goste e há quem julgue que se pode melhorar mantendo a mesma opção base. Por isso acho redutor o achar que ninguém se possa sentir bem dentro daquele estádio por causa da opção das cadeiras.

A minha ideia de substituir as cadeiras cujas cores sejam reconhecidamente contrastantes com o que se reconheça a matriz cromática do Sporting por cadeiras na escala de verdes, não seria dispendioso por aí além.

Acho que já por cá me refei a isto mas como não encontro cá vai.

Não não dá mesmo. Uma pista de atletismo é formada por duas rectas de cerca de 85m ligadas por dois arcos de circunferência de cerca de 36m de raio. Isto faz com que uma pista ocupe grosso modo um rectângulo de 177x93m. Em Alvalade a distancia entre bancadas é de 133m (topos) e 100m (centrais) além que uma pista de atletismo é mais do que o epaço da pista dos 400m. Tens o fosso de água para os 300 obstáculos, o fosso de areia para o triplo e o comprimento, a pista de lançamento do dardo, etc.

Graficamente aqui vai

Concordo com praticamente tudo.
Sobre os écrans, sempre ouvi a história (“o diz que disse” nas galerias antes dos jogos) de que o Taveira se tinha esquecido deles e acabou por ser uma solução de recurso ou de última hora.
Se não localizados ali, com a pala inclinada, onde é que poderiam ser instalados, com condições de visibilidade e sem retirar mais e melhores lugares?

Também a ouvi essas histórias mas nunca as consegui confirmar.

Algures aqui para trás neste tópico falou-se de potenciais novas localizações para os ditos, sem chegar a grandes consensos.

Eu próprio não tenho uma opção clara e definida na minha cabeça. Gostava de testar a visualização dum ecrã central suspenso (tipo NBA) mas suspeito que uma parte significativa da bancada B não o veria, ou para o ver ele teria que baixar demais prejudicando o jogo. Por outro lado também não me chocaria uma abordagem diferente com um ecrã tipo bilboard a todo o perímetro da bancada B ou até da cobertura.

Sinceramente não sei.

Consegues explicar isso em breves palavras ou remeter para um exemplo, para ignorantes na matéria (como eu)?
É que eu comecei a imaginar uma espécie de rodapé televisivo. É mais ou menos isso?

Quanto à historieta, devo dizer que faz algum sentido, quando conjugada com a inclinação da pala que, parece-me, inviabiliza muitas possibilidades, como a mais comum: os ecrãs na localização em que estão, mas na bancada B (quem está nos topos atrás das balizas não os veria).

É mais ou menos isso mas numa escala e com conteúdos diferentes (mais do que simples texto). Teria a vantagem de sem muito mais dinâmico, permitir uma série efeitos espectaculares (creio que um dos estádios de um dos recentes grandes eventos mundiais do desporto tinha esse sistema mas não me consigo lembrar qual) e ser um espaço mais apetitoso para a publicidade

É óbvio que faz algum sentido e não me custa muito a acreditar.

Esclarecido :great:
à priori, também me pareceria vantajoso.

Não tem muito a ver pois é a uma escala completamente diferente (os Videoscreens suspensos da imagem são só os maiores do mundo) mas encontrei estas imagems do novo estádio dos Dallas Cowboys

A imagem dos videoscreens suspensos é mais ou menos reconhecia (e duvido, com pena, que possa funcionar totalmente em Alvalade, nomeadamente para a visibilidade dos lugares superiores dos topos da bancada B) mas o tal bilboard aparece nos varandins dos camarotes superiores e dá uma ideia do que queria dizer (talvez um pouco mais largos que estes).

Double post!

Se for necessário assinar para tirar de lá aquele fosso eu estou cá.

Anti-fosso :cartao:

Dessa dos billboards também já me tinha lembrado. Creio que deverá ser em complemento aos videoscreens (uma vez que, de outra forma, se perde a capacidade de mostrar vídeo no estádio). Eventualmente poder-se-á pensar em videoscreens suspensos, mas creio que só fará sentido quando a capacidade do estádio estiver a esgotar (ali estão uns 1-2 mil lugares desaproveitados).

Até lá poderiam (e deveriam) era melhorar o layout gráfico, já que o actual torna por vezes difícil a leitura do resultado (que, de resto, não está sempre presente) e das substituições…

Genericamente de acordo.

Não está sequer perto de ser uma grande preocupação.

Os biboards podiam perfeitamente substituir os videoscreens caso se mantenha a pouca utilidade e eficiencia na emissão de imagens video.

Era possível mostrar novos conteúdos até mais eficientes quer do ponto de vista da mensagem, quer da qualidade, quer da imagem.

Os videoscreens suspensos parecem -me que para terem visibilidade total ficaram demasiado baixos (os topos da bancada B a isso obrigam).

O Layout no entanto é de um amadorismo atroz. Alguém que explique aquelas alminhas que o que funciona num écran de computador (quando se faz a produção de conteúdos) não se traduz directamente num bom resultado num videoscreen. Aprendam com os layouts que já estiveram presentes nos mesmos videoscreens (competições da UEFA) e que funcionaram muito melhor. Pesquisem!

Para já não falar da (pouca) qualidade dos mesmos…

isso é impossivel, porque existe o estacionamento de baixo relvado e ia mexer com a visibilidade das bancadas