A escolha da paleta de cores foi, concordando ou não, feita segundo um estudo cromático (creio que com bases históricas e fotografias do antigo Alvalade com público) mais ou menos complexo e completo pelo filho do Taveira que é designer.
Identificando as cores principais do Sporting (Verde, Branco/Preto e Amarelo) foram feitas gradações de maneira a encontrar uma paleta coerente, Falhou quanto a mim no exagero do Laranja e azuis (que desconheço donde surgiram).
Continuo a considerar graficamente mais interessante uma solução do tipo da que está (mas com as gradações de verde) sendo que esta solução nem sairia muito cara (seria a substituição de 5000-6000 cadeiras). Muito mais interessante, na minha opinião, que um monocromatismo ou trabalhos gráficos com representações de simbolos ou siglas (nunca gostei). E já agora alterava-se também aquela faixa ondulante verde que essa para mim é que é realmente “bimba” e sem leitura.
Já agora, refiro que o estádio do carnide tem um arranjo gráfico interessante ao nível das cadeiras (à excepção das siglas e publicidade)
O Taveira era à altura o arquitecto com mais formação para fazer estádios. Em Portugal não se faziam estádio há décadas e ele após cair em desgraça acabou por ir para os Estados Unidos fazer especializações neste campo. Obviamente saiu-lhe a sorte grande (e ainda ficou sem o estádio do clube do seu coração num processo meio obscuro) mas do ponto de vista do resultado não lhe valeu (nos valeu) de muito.
mas também te digo, com todos os erros que tenha ao nível do estádio de futebol (em sentido estrito - Campo/Bancadas) é dos melhores em Portugal.
Eu sou arquitecto, sportinguista, sócio de 25 anos e não compraria essa guerra. Tentaria fazer o meu melhor trabalho possível. Far-me-ia era pagar bem e a horas!
Isso é mais ou menos verdade. Os apêndices, do que conheço, sempre existiram, e sempre sofreram de uma colagem forçada ao edifício principal e se uma estética (por serem edifícios com maior espaço criativo) “duvidosa”.
Mas o estádio passou por muitas fases. Era suposto ter 3 anéis muito mais inclinados (o estádio seria bem maior e principalmente alto), foi chumbado pelo aeroporto. As torres de suspensão da cobertura eram suposto serem bem maiores (e mais icónicas), foi chumbado pelo aeroporto. O projecto estava praticamente definido e decidiu-se pelo aumento da lotação para poder acolher finais europeias. Estava o projecto em fundações (e aprovado) saiu nova legislação (para todos os outros que estavam bem mais atrasados) e obrigou-se esta a cumpri-la com graves prejuízos (inclusive monetários).
Assim é dificil…
Quanto ao Visconde (do atelier Promontório) é do melhor que para ali está (ainda que com erros). Quando o vi, tive alguma esperança que uma hipotética concertação entre ateliers pudesse levar a um edifício mais bonito. Enganei-me!
Não tenho a certeza que ele tenha sido construído nessa premissa. Tal como na altura da sua construção o espaço de escritórios não era assim tão excedentário, tendo sido praticamente todo locado (em que circunstancias é outra história).
O estádio do carnide foi projectado basicamente por engenheiros (Hok Sport com o atelier AARQa servir de ponte em Portugal) sendo que foi feito com premissas megalómanas na lotação sem correspondência na cabimentação orçamental tendo ficado com um aspecto (por dentro não tanto) a roçar o abarracado terceiro-mundista.
O dos andrades foi feito pelo atelier Risco (e também tem defeitos) notando-se claramente o acrescento de qualidade arquitectónica (e até de construção que eles não brincam com a fiscalização Às suas obras).