Sporting sad 1 semestre lucro 9.5M

Segundo vídeo. Em resumo:

  • Custo das Mercadorias Vendidas: o aumento dos custos à boleia do aumento das vendas de Merchandising;
  • Fornecimento e Serviços Externos: as comissões pagas pelo empréstimo do Sarabia e o novo negócio com a Nike;
  • Gastos com o Pessoal: quem compõe o Conselho de Administração (CA) do Sporting CP SAD e os seus vencimentos; o modelo de avaliação da remuneração variável do CA; os prémios pagos ao treinador, equipa técnica e jogadores pelo desempenho e performance desportiva;
  • Depreciações e Amortizações excluindo o plantel: o “Direito de Superfície” do Estádio José Alvalade e do edifício Multidesportivo; o Leasing referente à Academia de Alcochete;
  • Provisões e Perdas por Imparidade excluindo o plantel: processos judiciais e incumprimentos por parte dos clubes que devem dinheiro ao Sporting pelas transferências de jogadores;
  • Outros Gastos e Perdas: o mistério da subrubrica “Quotizações”.

Cometi (pelo menos) um erro na análise. Como já aqui foi discutido, os “prémios de desempenho e performance desportiva” levantam dúvidas. A conquista do campeonato em 20/21 deu origem a um prémio de 2,525M que foram registados nesse ReC, mas o prémio da qualificação para a LC (~3,536M) só foi registado no ReC do 1ºT 21/22 porque é nesse período que começa a competição. A juntar a este último valor também houve “devoluções do lay-off”, que não sei detalhar.

3 Curtiram

Terceiro vídeo. Em resumo:

  • As Amortizações nos Passes dos Jogadores: o que representam e o exemplo do Ugarte; As Perdas por Imparidade no plantel: o que são e em que casos se aplicam;
  • Rendimentos com Transações de Jogadores: quais os jogadores vendidos pelo Sporting CP no semestre e respetivos valores; o mecanismo de solidariedade da FIFA (Matheus Pereira);
  • Ativos Contingentes: o exemplo do Mama Balbé e o caso em tribunal do João Mário;
  • Gastos com Transações de Jogadores: a percentagem dos direitos económicos dos jogadores nas mãos de terceiros e as comissões pagas nas vendas;
  • Passivos Contingentes: as percentagens de vendas futuras prometidas a clubes aos quais o Sporting CP comprou jogadores;
  • Resultados Financeiros: os juros pagos pela dívida contraída.
2 Curtiram

Quarto vídeo. Em resumo:

  • Ativos Intangíveis: o Valor do Plantel. Como é calculado o Valor Bruto e o Valor Líquido do Plantel do Sporting CP e como cada compra de um jogador influencia este Ativo; o dado curioso da contribuição do Rúben Amorim;
  • Outros Ativos Intangíveis: o “Direito de Superfície” do Estádio José Alvalade e do edifício Multidesportivo cedido pelo Clube à SAD;
  • Ativos Sob Direito de Uso: o contrato de leasing da Academia de Alcochete entre o BCP e a SAD sportinguista;
  • Clientes Não Correntes: os clubes que devem dinheiro ao Sporting CP pela transferência de jogadores e quanto; o estranho caso do montante a pagar pela SAD do FC Porto pela aquisição do Rodrigo Fernandes;
  • Clientes Correntes: os clubes que devem dinheiro de curto prazo ao Sporting CP pela transferência de jogadores e quanto;
  • Outros Devedores Correntes: as relações financeiras com entidades do Grupo Sporting CP;
  • Caixa e Equivalentes de Caixa: a conta de depósitos à ordem restritos - um primeiro olhar sobre os VMOC´s.
1 Curtiu

Quinto vídeo. Em resumo:

  • Financiamentos Obtidos: o desdobramento das dívidas contraídas pela SAD do Sporting CP; a importância do Factoring e o problema que ainda persiste do Descoberto Bancário; BCP e Novo Banco ainda com relação estreita com o clube;
  • Fornecedores: clubes aos quais o Sporting CP deve dinheiro (a curto e médio prazos) pela transferência de jogadores e quanto deve; o estranho caso da aquisição do Marco Cruz; a enormidade de agências e agentes que intermediaram negócios e os montantes a que têm direito;
  • Outros Credores Correntes: a “Associação em Participação” - resquícios dos tempos em que os fundos de investimento partilhavam passes de jogadores com os clubes; a acabar finalmente neste exercício?
  • Capital Próprio: a situação de falência técnica - a eterna questão da subvalorização dos Ativos e um cenário financeiro que caminha para a solvabilidade.

Para quem achar este tipo de conteúdo interessante: subscreva o canal. É uma grande ajuda para o projeto!

2 Curtiram

@contábil podes fazer aí uns gráficozinhos da Evoluçao dos Gastos com Pessoal e Serviços Externos ao longo das épocas, e meter aqui??! :innocent:

Olá amigo.

Agora estou com outro empreendimento em mãos :grinning: Mas vou fazer isso (não prometo é quando) :slightly_smiling_face:

Abraço

1 Curtiu

@LeaoSelvagem, cá está. Tentei simplificar (não o suficiente que permitisse fazer gráficos), mas por vezes ao querermos isso ainda complicamos mais. Espero que não tenha sido o caso.
Tive de fazer assim porque há vários fatores que distorcem a comparabilidade entre exercícios neste tipo de rubricas, por isso tentei pelo menos fazer nota daqueles que foram mais significativos.
Já reparei é que me esqueci de fazer referência à adesão ao lay-off feita em 19/20, que ajuda a explicar o emagrecimento das Remunerações do Pessoal.

Não sei se era algo parecido com isto que pretendias.

Abraço

3 Curtiram

La se vai a tese do @LeaoSelvagem que este é o plantel com maior gastos com pessoal de sempre ahah

… falta aí os Honorários.

Que nao sao mais do que Salarios dentro dos Serviços Externos. Truque Velho.

Hum.

Não querendo contradizer-te porque de facto não sei se é verdade ou não…

Acharia isso muito estranho.

A única certeza é que dentro dos Honorários estão os pagamentos à Ernst & Young pela Revisão das Contas. Por exemplo, no ReC Anual 21/22, estes pagamentos foram de cerca de 0,2M para uma despesa total de ~2M naquela subrubrica. Explicam pouco. O resto passará por avenças a advogados e serviços de consultadoria de toda a espécie…?

@LeaoSelvagem nao serão certamente estes 2M referentes a salários de jogadores.

Portanto, não, este não é o plantel com a maior massa salarial da história do clube. Nem próximo, como se vê ali.

Porra… nem proximo?? :sweat_smile:

Ok.

Não sei quanto a ti, mas 10 milhões para mim é muita cheta :joy:

10M€??

Presumo que seja a diferença entre o exercício de 17/18 e o de 21/22 (um bocado esbatida se considerarmos os Prémios).

Sim. 7M de diferença nos gastos com pessoal, mas tiveste mais 3M de prémios a somar

6.5M€ va…

E tu sabes la de que ek sao os premios… facilmente esses premios pode ser uma especie de salario encaputado. E nao propriamente da conquista do Campeonato.

Podemos então também considerar os 3M de 17/18 como salários encapotados. Tudo pode ser salários encapotados.

Só estava a rebater essa afirmação que tu tanto dizias que a meu entender nunca foi verdade. Não quer com isto dizer que não ache que se esteja a pagar top dolar em alguns jogadores que não o merecem.

Sim claro.

Por isso que olhas para a rubrica com o pessoal como um todo.

Podes rebater a vontade.

Eu continuo a dizer exatamente o mesmo. Essa lenga lenga de no plantel do Sporting haver um teto salarial de 1M€ limpos ano é uma Mentira que contada muitas vezes passou a verdade.

1 Curtiu