É uma estimativa grosseira assumindo como pressuposto que o 2ºsemestre é idêntico ao 1º sem vendas de jogadores. A única coisa que podes concluir daqui é que o SLB, sem vendas, aponta a um prejuízo que deverá ser um bocado abaixo dos 100ME.
Mas eles certamente vão vender.
E como já despacharam alguns jogadores em Janeiro, acredito que o valor vai baixar um pouco.
De qualquer dos modos, vejo grande probabilidade de fazerem o pior resultado da história…
… logo no 1ºano do Rui Costa.
Mesmo que vendam o Darwin por 60ME (para mim não vale isso), só devem sacar uma mais-vaia de uns 30ME se tanto. Está longe de resolver o problema.
Nota importante sobre sazonalidade:
Aparentemente, o défice é bem maior no 1º do que no 2ºsemestre.
Por exemplo, na época passada, o SLB no 1ºsemestre aparentava ter um défice a rondar os 72ME. Aparentemente, o défice anual seria de 144ME. Mas não, foi apenas de 115ME.
Portanto é preciso ter cuidado com estas projeções feitas desta maneira.
Muito bom o primeiro comentário do @Strikerr neste tópico.
Obviamente que para ganhar algum fôlego o Sporting precisa de, além de receber o dinheiro do Nuno Mendes, fazer pelo menos mais uma grande venda no verão e conseguir novo apuramento para a Champions.
Mas só com mais um verão (o de 23/24) com apuramento directo para a Liga dos Campeões e mais pelo menos uma grande venda o Sporting ficará financeiramente mais equilibrado.
Nesta época e na próxima, sendo a conquista do campeonato um desejo e um objetivo lógicos, em termos financeiros é mesmo preponderante estarmos na Liga dos Campeões na próxima época e na seguinte.
Pois, mas esse é que é o problema: neste momento, para estarmos minimamente equilibrados, temos que TODOS OS ANOS garantir a ida à LC E fazer pelo menos uma boa venda de jogador.
E isto sem falar das VMOC…
Obviamente, não vou estar aqui a advogar que conseguimos ser competitivos com orçamentos de €50M quando os nossos rivais gastam/investem €100M (a título de exemplo!), mas a nossa gigantesca dependência de receitas extraordinárias é muito preocupante…
Claro que é mas é a realidade, causada por alguns anos de maus resultados desportivos e financeiros (nomeadamente o último ano do Jesus, por ter terminado sem apuramento para a Liga dos Campeões, e sobretudo o primeiro do Peseiro/Keizer e o segundo do Keizer/Silas/Leonel).
Num clube que já não estava bem financeiramente (a falta de sucesso desportivo nas últimas duas décadas também não ajuda nada), ter tido essas 3 épocas antes do ano passado enterrou-nós ainda mais.
Agora a realidade é a que é e quem quiser liderar o clube terá de encará-la e melhorá-la. O passado já não o podemos mudar, só o futuro.
Conseguindo se a venda do Nuno Mendes a situação está mais ou menos equilibrada e teremos lucro. Garantindo a ida à Champions, pro ano e vendendo se o palhinha para o ano deve se repetir o cenário.
Estive a ver os resultados com um pouco de maior atencao. Nem tudo é bom, nem tudo é mau.
Coisas positivas:
As nossas receitas operacionais cresceram muito. E ja nem falo do efeito obvio da Champions que é obviamente decisivo para qualquer grande. Falo tambem das rubricas de patrocinios, da propria bilheteira (lembrando que foi um semestre com pandemia), da loja verde e retalho… em quase todas as rubricas estamos em valores record.
Gastos com pessoal excluindo premios e indeminizacoes bastante controlados e muito abaixo dos rivais
Resultado operacional sem amortizacoes e transaçoes de jogadores de quase 21 milhoes de euros, o que é algo nunca antes visto e um excelente indicador.
Coisas negativas:
Continuamos a torrar dinheiro em indeminizacoes. Este semestre foram mais 2milhoes que imagino que se concentraram no Diaby (sobretudo) e Matheus Oliveira. E ainda temos Ilori, Renan e Camacho. Importantissimo que nao se volte a comprar entulho
Resultados financeiros de quase 7 milhoes negativos. Parece me claro que temos um problema de tesouraria e liquidez, e isso obriga nos a incorrer em custos financeiros mt altos. O emprestimo obrigacionista deveria ajudar, mas por aquilo que vejo, parece me que o problema esta longe de estar resolvido. Continuamos com muita divida de corrente, versus divida de longo prazo.
Repeticoes de erros como o do Vinagre acabarao por nos pressionar no futuro a rubrica de amortizacoes.
@Filipe83 já acreditas quando te digo que só com pelo menos 20M de vendas ainda este ano vais ter saldo nulo, mesmo com receitas na champions de cerca de 46M? Só para clarificar que este ano vamos ter o seguinte a impactar as contas:
46M em receitas da champions
14M em trasacções de atletas.
Temos aqui um buraco de cerca de 60M anuais. Um pouco mais, suspeito, porque os juros estão fora de controlo. Vé lá quem disse isso no trimestral.
E vê lá o que disseste.
Perdeste 9M em relação ao primeiro trimestre e ainda reconheceste 3 vitórias da champions em cima. O buraco na SAD foi superior a 15M
Lol eu contei com os 9,5M da passagem que eles não contaram se tivessem contado estava nos 18M.
Se tivessem contado passavas para 18M de lucro neste trimestre não tinhas prejuízo no máximo tinhas um saldo nulo entre lucros e prejuízos neste trimestre.
Não, até porque se o empréstimo foi feito para contornar o FFP não deverá contar para este ano.
Até ao fim do ano a tua receita com a champions vai ser de cerca de 46M (até pode ser mais um pouco).
Precisas de 20M adicionais em vendas para ter saldo NULO ou um lucro muito baixo, best case. Tens um buraco financeiro de quase 70M por ano.
Tiveste 9.5M de prejuízo com 3 vitórias na champions. Sem elas tinhas -8M, mais ou menos, ou seja, cerca de 18M de prejuízo no trimestre. Vais ter novo prejuízo de pelo menos 9.5M este trimestre a contar com a passagem aos oitavos para o tal resultado nulo. Isto se tudo o resto se mantiver inalterado.
Porque a receita da champions não é garantida, logo chegas facilmente a esse valor. Basta não ires, ou teres uma campanha pobre e as tuas receitas são severamente impactadas.
Este ano vais ter buraco de pelo menos 66M (e eu perspectivo que seja ligeiramente maior, visto teres juros mais altos com nova titularização).
Num ano com 14M líquidos em vendas e empréstimos + 46M champions + medidas one-off nas provisões e só consegues saldo nulo? Gestão topo de gama, não haja dúvida.
Boa tarde a todos.
Criei um canal no Youtube onde me proponho analisar Relatórios e Contas de empresas. Comecei com as SAD´s de clubes de futebol da Primeira Liga Portuguesa. Em baixo deixo o link para o 1º vídeo que já saiu sobre a SAD do Sporting CP:
Sei que chego “atrasado” porque a análise visa o ReC do 1ºS 21/22 e entretanto já saiu o do 3ºT (cujo tópico aqui no Fórum já li e está muito bom), mas como o objetivo é fazer uma comparação com os outros clubes - que só emitem ReC semestrais - mantive a coerência. Espero que encontrem conteúdo interessante e que possam esclarecer algumas dúvidas que foram surgindo nos tópicos dedicados a assuntos financeiros da SAD. Com sorte, estou esperançado que também eu possa aprender com alguns reparos/correções que me façam.
Cumprimentos