Já sabia que vinhas aqui. Não, não percebi fórmula mágica nenhuma, apenas tenho mais dados. Primeiro trabalhei com base num trimestre, depois dois trimestres, agora três. Quanto mais números tenho, melhor posso tentar “prever” a situação adiante.
Começas logo mal. Em 3 trimestres, descontando vendas, cedências e champions, tens um deficit de *44M (disse 46M por engano, peço desculpa). Se o ano acabasse hoje, sem esses, tinhas 44M de prejuízo.
44M/3 = ± 15M por trimestre.
Com a champions, sem dúvida.
Mentira. O que eu escrevi no semestral:
Curiosamente, a verificar-se a evolução esperada, fechas o ano… com nulo, ou muito perto disso (excepto o N. Mendes). Aliás, eu nunca considerei o Nuno Mendes (venda) nos meus cálculos e sempre disse que achava que ia ser em 2022/23.
Sobreestimei os juros da titularização e substimei as vendas e cedências, mas o teu buraco financeiro está perto dos 60M. Tendo em conta a evolução anterior, deve estar nos 61M ± 3M.
E como gostas de tirar do contexto, vê em que contexto é que eu disse, no primeiro trimestral:
O que eu mencionava aqui é o que precisas neste ano para tapar o buraco operacional + o prejuizo do ano passado, ou seja, cerca de 80M líquidos em vendas. Não estava a contar com:
1 - Enganar-me em 3M por trimestre (e assumi na altura que pudesse ser -15M por trimestre, mas calculei a -18)
2 - O que ainda faltava a receber de transaccoes e cedencias (± 8 a 10M entre esse e o fim do ano)
3 - que nao ias ter mais receitas da champions (e conseguinte bilheteira, etc)
Tens aqui um desvio de 38M, mais ou menos, que nao factorizei nas contas. Se descontares esse valor aos 80M liquidos em vendas, ficas c/ 42M necessarios em vendas para fechar o prejuizo do ano passado + dar lucro este ano (substancial). Que não foge muito do que vais precisar. Com a venda do N. Mendes, vais dar uns 35M de lucro (assumo um desvio de ±5M), para dar um resultado no biénio de +3M a +8M.
O que podes apontar, é isto (e de novo, sem Nuno Mendes, porque nunca falei dele para este ano), que mencionei no Semestral:
Aqui sim enganei-me, muit por culpa de ter sobreestimado as despesas por trimestre (-18 em vez de -15M) e o que tinhamos a receber de atletas (que ainda vai subir mais).
Portanto, poupa-me com os teus emojis e sê homenzinho.