Relatório de Contas SAD - 3.º Trimestre 2021/2022 (+8.5 M€)

Estás a ver o que acontece a anos em todos os clubes.

Mas no nosso caso com liga dos campeões não precisas de vender sem liga dos campeões precisas de ter uma grande venda.

Este ano com liga dos campeões vais ter um saldo mais ou menos equilibrado ( eu chamo saldo nulo ou zero ) só que como no ano passado tiveste um prejuízo de 32 milhões este ano tens que vender um jogador para ter um lucro para equilibrar o relatório do ano passado.

Mas imagina no próximo ano se fizeres uma liga dos campeões parecida com a deste ano ( admiti-o que seja difícil ) e se tiveres um saldo nulo receita e despesas iguais não precisas de vender.

Mas claro que ainda não estamos nesta fase temos que sempre vender um jogador para equilibrar as contas que ainda não estão boas.

1 Curtiu

Percebes da poda nas remunerações com o pessoal, e antes não percebias um chavelho em como se efectuam os negócios com percentagens, que é bem mais simples?

eu nao acho nada de descabido, nem nada de anormal.

Só nao gosto é que me deem pasto seco para comer… mas cada um come o que quer.

Acho que já estava era na altura de acabar com esse BOATO de que o Sporting nao gasta mais do que 1M€/ano liquido por jogador, com um Teto Salarial Máximo, e anda tudo contido.

É FALSO.

Temos a maior Massa Salarial da nossa História. Nunca no Sporting se gastou 50M€ em Salários/Prémios em 9 meses. Ponto.

Já sabia que vinhas aqui. Não, não percebi fórmula mágica nenhuma, apenas tenho mais dados. Primeiro trabalhei com base num trimestre, depois dois trimestres, agora três. Quanto mais números tenho, melhor posso tentar “prever” a situação adiante.

Começas logo mal. Em 3 trimestres, descontando vendas, cedências e champions, tens um deficit de *44M (disse 46M por engano, peço desculpa). Se o ano acabasse hoje, sem esses, tinhas 44M de prejuízo.

44M/3 = ± 15M por trimestre.

Com a champions, sem dúvida.

Mentira. O que eu escrevi no semestral:

Curiosamente, a verificar-se a evolução esperada, fechas o ano… com nulo, ou muito perto disso (excepto o N. Mendes). Aliás, eu nunca considerei o Nuno Mendes (venda) nos meus cálculos e sempre disse que achava que ia ser em 2022/23.

Sobreestimei os juros da titularização e substimei as vendas e cedências, mas o teu buraco financeiro está perto dos 60M. Tendo em conta a evolução anterior, deve estar nos 61M ± 3M.

E como gostas de tirar do contexto, vê em que contexto é que eu disse, no primeiro trimestral:

O que eu mencionava aqui é o que precisas neste ano para tapar o buraco operacional + o prejuizo do ano passado, ou seja, cerca de 80M líquidos em vendas. Não estava a contar com:

1 - Enganar-me em 3M por trimestre (e assumi na altura que pudesse ser -15M por trimestre, mas calculei a -18)
2 - O que ainda faltava a receber de transaccoes e cedencias (± 8 a 10M entre esse e o fim do ano)
3 - que nao ias ter mais receitas da champions (e conseguinte bilheteira, etc)

Tens aqui um desvio de 38M, mais ou menos, que nao factorizei nas contas. Se descontares esse valor aos 80M liquidos em vendas, ficas c/ 42M necessarios em vendas para fechar o prejuizo do ano passado + dar lucro este ano (substancial). Que não foge muito do que vais precisar. Com a venda do N. Mendes, vais dar uns 35M de lucro (assumo um desvio de ±5M), para dar um resultado no biénio de +3M a +8M.

O que podes apontar, é isto (e de novo, sem Nuno Mendes, porque nunca falei dele para este ano), que mencionei no Semestral:

Aqui sim enganei-me, muit por culpa de ter sobreestimado as despesas por trimestre (-18 em vez de -15M) e o que tinhamos a receber de atletas (que ainda vai subir mais).

Portanto, poupa-me com os teus emojis e sê homenzinho.

1 Curtiu

Tinha dúvidas sobre o tema e quando não tenho a certeza sobre algo pergunto. Tu com certeza também as tens sobre alguns assuntos. Não vejo onde está o problema.

1 Curtiu

Certo, já li esse artigo da bola e pelo menos o Coates ganha mais do que 1 milhão liquido, isto segundo o jornal.
Mas o meu ponto é apenas dizer que acho normal os gastos com os ordenados dos jogadores subirem há medida que ficas mais competitivo e tens mais receitas.

Pergunto uma coisa
Os prémios de termos sido campeões na última época entram neste relatório ou foi no anterior ?

O Malteser é a antítese do que afirmaste.

E vais buscar receitas onde? Só ao merchandising?
Os clubes em Portugal ficam com percentagem de direitos de imagem, como acontece com o CR7?

Esse modelo é válido para clubes que vendem globalmente, um Real, um Farça, um Bayern…

Porque sabes que tens receitas que superam os custos de investimento.
Não é o caso do Tugão, onde baseamos o nosso sustento financeiro em transferências.

Fim de off-topic.

Diz me uma coisa onde é que vais ter um buraco de 66M quando estimas um lucro a volta de 30M no final do ano

Imagino quando temos prejuízo de 32M estimas um buraco de 100M.

Eu faço previsões do ano que aconteceu e do próximo ano.

Tu fazes provisões considerando que não estamos na liga dos campeões que não vamos vender jogadores.

Porque o teu buraco e termos ganho o que ganhamos na liga dos campeões.

Como eu faço previsões realistas do que está a acontecer na época contado liga dos campeões tu fazes como não estando.

Para o trimestre do próximo ano eu prevejo outra vez um bom lucro com entrada na liga dos campeões.

Já no teu caso imagino que vais ver o buraco que vai ser receitas e despesas sem liga dos campeões e sem transferências.

Só tenho pena e que descubras buracos num relatório em que vamos ter positivo.

Já agora podes me dizer o buraco deste relatório eu sei que deu positivo a volta de 30M

Eu ajudo te 96M - 61M = 35M
92M - 33M = 59M

Eu vi um lucro de 30M tu viste um buraco 94M

Quero só saber o buraco mas não contes os prémios das competições europeias e com as vendas de jogadores.

Claro que o Sporting vive acima das suas possibilidades, basta não irem à liga dos campeões ou não conseguirem vender um jogador por valores consideráveis. O meu ponto é, vais à liga dos campeões, vendes um jogador bem vendido e poderás comprar melhores jogadores e pagar melhores ordenados. Isto claro se fores competente.
Caso isso não aconteça só tens um caminho é reduzires os gastos e perder competitividade perante os rivais.

Praticamente admites que enganaste em tudo.

O problema não é isso é a superioridade que certos users tem para chamar nomes e outras coisas quando uma pessoa tem uma opinião diferente e tenta dar o seu ponto de vista.

Eu a tempo que ando a dizer que este ano íamos ter quase saldo nulo. O que eu foi criticado aqui.

Disse que íamos ter um lucro para cobrir o prejuízo do ano que passou com a venda de um jogador aliás até dei o exemplo do outro presidente que teve um prejuízo alto e depois no ano a seguir um lucro alto.

O que fui criticado aqui por dizer isso porque era para ter prejuízo só porque sim.

Tudo se resume a isto. Havendo competência, o resto vem por acréscimo.

What? xD

It works like this.

Não. Tiveste um resultado líquido positivo de 8.5M. Resultado líquido, ou seja, a diferença entre o que gastaste e “recebeste”.

Os capitais próprios são dados pela diferença entre o passivo e ativo.

Isso era se não tivéssemos o histórico que temos para trás (nas últimas 2 décadas, um bom número de anos de má gestão e anos e anos sem ir à Liga dos Campeões e ter essa receita). Tendo-o, precisamos de uma grande venda com Champions e duas grandes vendas sem Champions.

2 Curtiram

Está bem.

Então vai ver quanto eram os Capitai Proprios a 9 meses atras, e vai ver quanto estao agora… :upside_down_face:

Demonstração da posição financeira 2020/21 2019/20

Valores em milhares de euros
Ganhos/(Perdas) com plantel 2020/21 2019/20
Amortização e perdas imparidade passes -24.559 -22.713
Rendimentos com transações com jogadores 35.765 106.946
Gastos com transações com jogadores -8.209 -18.113
2.997 66.120

Valores em milhares de euros
Demonstração da posição financeira 2020/21 2019/20
Activo não corrente 220.963 222.816
Activo corrente 48.214 65.911
Capitais próprios -41.412 -9.897
Passivo não corrente 107.190 152.322
Passivo corrente 203.399 146.302

E se descontares receitas de bilheiteira e patrocinios esse deficit ainda aumenta mais!!! Ate te digo mais, se tirares todas as receitas devemos ter um deficit de 100M.

Agora… voltando à realidade… champions sao receitas operacionais e a construcao dos planteis e massa salarial é em grande parte influenciada pelo facto de estares ou nao na champions.

Percebo o que queres dizer, mas comparar custos em ano de champions e retirar as receitas da champions é totalmente non sense, ate pq tiveste 5M de premios nos gastos de pessoal associados à champions, tiveste FSEs bastante altos relacionados com champions, e o nosso plantel foi montado a saber que ismos estar na champions.

3 Curtiram

Não dá para montar uma equipa competitiva sem depender da Champions e de vendas. É utópico

1 Curtiu