Relatório de Contas SAD - 3.º Trimestre 2021/2022 (+8.5 M€)

https://twitter.com/carlos_pin_vaz/status/1532057303201062915

A Sagasta é que nos fez mais um factoring da NOS.

Mais de 1M/mês? Porra, há petróleo em Alvalade!

1 Curtiu

E tu é que vens aqui com uma altivez quando nem admites quando metes a pata na poça.

Saldo quase nulo foi o que eu disse, mas acrescentei no passado que só consegues isso com vendas (que tiveste) e 46M de champions. E é o que vais conseguir. Parabéns.

Parabéns, muitos disseram isso.

Mais um da trupe do “vamos ignorar o que foi dito”. Eu descontei receitas extraordinárias, ponto. Se precisares de 60M nesstas para fazer break even, alguma coisa está muito mal.

Massa salarial essa que está mais ou menos inalterada faz 2 ou 3 anos (tem uns desvios aqui e ali)? A Champions não teve quase peso nenhum na mesma a não ser prémios. Aliás, se tirares os prémios, os gastos com o pessoal de 2020/21 (3T) são iguais aos deste ano.

Sim, não e não.

Os 5M são óbvios. Nos FSE, tens um aumento de 1.4M nos subcontratos em “refeições” que está justificado “devido aos consumos dos jogos realizados em casa durante os primeiros nove meses da época 2021/2022 e na Academia Cristiano Ronaldo”. Foi só comer.

Organização, deslocações e estadias de jogos estão ligeiramente superiores a outros anos homólogos (descontando anos covid), aqui provavelmente por culpa da champions. Podes até comparar com 18/19 e ver que a rubrica não é assim tão diferente:

21/22

18/19

Há sim uma deterioração nos resultados financeiros. Chegámos a andar pelos -7M anuais, agora estamos nos -9M em 3 trimestres. Só aqui estás a deitar 3 a 5 milhões por ano ao lixo com as brincadeiras das sagastas.

Onde se vê aqui 1M de juros com essa entidade? Os custos com a dívida financeira não dizem respeito a toda a dívida da SAD?

Entendo a tua ressalva sobre as contas.

Mas é importante esclarecer que nenhum clube no mundo que lute por títulos conseguirá ter os resultados operacionais positivos sem ter vendas ou sem os rendimentos das competições europeias. Poderemos não conseguir estar nas Champions todos os anos (especialmente se nos próximos anos apenas forem 2 equipas portuguesas) , mas teremos acesso à Liga Europa que tem alguns prémios embora inferiores.
De forma a sermos competitivos teremos praticamente todos os anos de vender jogadores, aquilo que eu não gosto e estarmos a fazer alguns investimentos sem salvaguardar a totalidade ou quase totalidade dos jogadores.
Entendo que para quem não tem dinheiro é a única possibilidade de ter alguns jogadores, mas eu sinceramente preferia ter uma equipa “mais fraca” e apostando em jogadores mais barato e potenciar até conseguirmos vender.

Muitos podem considerar que temos de investir para depois potenciar os jogar e vender para fazer dinheiro, mas mais cedo ou mais tarde algo vai correr mal e voltamos à estaca zero.

Não digo que não, mas acho que estar 60M no vermelho sem isso, especialmente com a dívida financeira a subir, juros a subir, fornecedores a subir, é muito mau. Não esquecer que o contrato da NOS já está quase todo penhorado.

O meu maior problema. De que me serve ter 3 jogadores que valem 100M juntos, quando só posso ir buscar 50M? Temos o activo todo retalhado.

Entendo que o RA queira um plantel melhor para tentar chegar a outros objectivos mas temos de ter um equilíbrio entre jogadores entre jogadores experientes e jovens com potencial.

De nada serve vender o Nuno Mendes e depois ir buscar um substituto por 10Milhoes e 50% do passe. Não vou falar na qualidade do jogador em causa, dado que início da época todos esperávamos que fossem um grande jogador e titular
Indiscutível. Atenção que ainda acredito que venha a ser útil.

MAs mesmo que venha a fazer grandes épocas e chegar a um valor de mercado de 30 milhões, se for vendido lucramos 10Milhoes e isto sem falar nas comissões pagas. Estes investimentos não podem ser para uma equipa como a nossa.

Atenção que não critico negócios como o Ugarte em que fica definido o valor de compra.

Quanto as nossas contas, acredito que este ano vão sair 2 jogadores, palhinha será certo e depois Mateus ou Inácio, só espero que essas receitas sejam para reduzir passivo

Se for vendido por 30 lucras 5. Nós só temos 50% dos direitos económicos, certo?

Sim, tens razão fiz mal as contas.

Estes são os negócios que não podemos fazer. Arriscar 10 milhões num negócio que muito pouca probabilidade de retorno.

Mas dá para reduzir MUITO essa dependência com uma gestão de qualidade, de forma que falhando um ou dois anos a Champions possamos continuar a investir com qualidade e sem receios no plantel. É disso que se está a falar.
É isso que se pede a uma equipa gestora capaz.

Exacto.

E foi disso que eu tenho vindo a falar quando digo que existe um “buraco” nas contas. Uma coisa é uma sociedade que tem as contas “em dia” ter uma gestão de maior risco em certos anos, outra coisa é ter uma sociedade que já penhorou quase tudo, tem activos retalhados e com aquisições sobreavaliadas, etc.

Para dar contexto, temos:

• 73M antecipados das receitas televisivas
  • 22M em descoberto bancário com o Novo Banco e a Sagasta
  • 20M em empréstimos com o novo banco
  • 93M em fornecedores, com 33M desses a serem devidos a intermediários e comissionistas
  • O juro anual está perto dos 12M e tem vindo a aumentar consecutivamente
  • Alguns passes de activos “vendáveis” retalhados

Isto é gestão de altíssimo risco.

Independentemente das coisas poderem ser muito melhores, neste momento estamos a competir com iguais chances de vencer com duas equipas que têm 40/50% mais orçamento de custos com pessoal.

Pimenta no cu dos outros para mim é refresco. A gestão do porco e do venfique é catastrófica, mas eles estão nos carroceis faz uns anos.

Curiosamente a Sagasta também anda metida nas operações de titularização do porco.

2 Curtiram

Sim e não. Claro que os problemas dos outros não nos afetam. Mas “em geral” os orçamentos dos outros são referências a ter em conta, independentemente de num ano ou noutro esse orçamento não refletir a qualidade

Por muito que sejam uma referência, eu quero a melhor gestão possível para a nossa SAD, a deles pode afundar e eles descerem de divisão. A nossa está a ser mal gerida, na minha opinião - E dei os meus argumentos para tal.

Já foi aqui analisado o resultado de exploração, mas considero a situação financeira crucial para percebermos a evolução.
Pelo que vi, a dívida financeira está a transitar de curto prazo para longo prazo, o que nos aumentará anualmente os custos financeiros, nomeadamente com juros das antecipações de receitas da NOS e juros bancários.
Por muito que a direção seja ágil a adiar pagamento a fornecedores, é urgente começarmos a diminuir a dívida financeira mais “cara”, senão isto continua a criar uma bola de neve e todos os anos andamos a lutar por mais valias que derretem nos juros.
Em anos de Champions chega, com mais um venda…noutros não!
No ano passado não fizemos nenhuma grande venda e isso nota se no passivo, acredito que este ano a venda do Nuno Mendes e eventualmente do palhinha não irá chegar.
Temos agora mais liquidez (cash) mas no último trimestre isso irá diluir se.
Parte das grandes vendas vai automaticamente ficar afeta a redução de dívida bancária,no entanto a dívida com fundos de antecipação de receitas são muito altos,há que começar a diminuir este bolo. Sei que não é fácil porque depois há a pressão de reforçar a equipa…ir á Champions nos próximos anos é crucial para nós!

https://twitter.com/NSousa76/status/1532327592426147841

1 Curtiu

Este Nuno Sousa podia esperar pelo fecho do ano civil para depois dizer alguma coisa.

Imagina que no fecho do relatório e contas a 30-06-2022 está mais baixo do que estava.

Era sinal que devia de estar calado se tiver maior aí sim pode falar.

Nao pa… receitas de champions nao sao receitas extraordinarias. Sao receitas operacionais. Infelizmente ir à champions na nossa historia recente tem sido um feito extraordinario (que nao deveria sobretudo ao dia de hoje com 2 entradas diretas) mas isso nao faz delas receitas extraordinarias.

Mas deixando esta questao mais de nomenclatura de parte, e respeitando a tua opiniao, deixa me que te diga que acho que a tua visao é demasiado negativa. Que existe uma dependencia de champions? Obviamente. Que se nao vamos à champions precisamos vender forte e feito? Obviamente. Mas isso é a realidade do futebol portugues ha anos. Somos clubes exportadores, e o dinheiro das champions é decisivo nas nossas contas.

Agora… vejamos a realidade… fomos à champions, praticamente nao vendemos ninguem esta epoca (o dinheiro do NM ainda nao esta nas contas) e mesmo assim chegas ao terceiro trimestre com resultados positivos de 8M. Nao sei se tens estado atento aos nossos ultimos 20 anos, mas aviso te… isto nao é normal! Nada mesmo. Apresentsres resultados operacionais positivos de mais de 20M no 3T? Nunca aconteceu. Estás a bater record de receitas de Patrocinios. Estás a bater record de receitas de Retalho e Loja verde. Se nao estas a bater record estás proximo disso a nivel de receitas de bilheteira. Estas com receitas operacionais que nunca tiveste. Gastos de pessoal, retirando os premios pelo sucesso desportivo que estamos a ter, estao estaveis. Repito: melhores resultados operacionais da nossa historia. Factualmente.

Ok… tens uma subida de 2 ou 3 M dos gastos financeiros. Tens razao. Mas nao estaria mal olhares para a foto completa. Digo eu…

2 Curtiram

Infelizmente, o Nuno Sousa continua a dar tiros.

Saiu debaixo de uma pedra para vir debitar sobre o que estava mal na avaliação intercalar do estado financeiro do clube, em vez de fazer a avaliação global no final da mesma.

Parece que só sai para dizer mal, e isso não é uma postura que fique bem, nem para os que ele tenta captar, nem para os que ele não tenta captar, porque parece que são opiniões em cadeia, são opiniões que aparecem do fumo, uma vez a cada x meses.

1 Curtiu

E não está mal? Porquê aguardar?
Para parecer bem, ou para passarmos um pano na porcaria que anda a ser feita?

1 Curtiu