Sporting sad 1 semestre lucro 9.5M

Excelente resultado :clap::clap::clap::clap:

Aí está os resultados do bom trabalho da direção :clap:

https://www.cmvm.pt/pt/Pages/home.aspx

1 Curtiu

Assim por alto:
9,5ME de lucro
Receitas de vendas de jogadores de 7ME (descontando custos)
Receitas UEFA de 36ME

Ou seja, no 1ºsemestre foi preciso fazer 33,5ME para nos equilibrar-mos. Se não houvesse sazonalidade, seriam precisos 67ME por ano.
Isto por um lado assusta-me. Mas por outro é muito menos do que acontece com os rivais. Por isso, em termos relativos, até é um bom valor. Por aqui se vê o nível de risco que os grandes em Portugal estão dispostos a assumir…

No 2ºsemestre já estão garantidos mais 10ME de receitas UEFA.
Com contas grosseiras, sem mais vendas, apontaríamos a um prejuízo de 14ME.

Espero que a venda do Nuno Mendes se efetive e os 40ME (!!!) entrem para termos um resultado positivo acima de 20ME.
Isto equilibraria mais ou menos o último triénio, o que seria bom dado o nosso contexto e o dos rivais.

Para a próxima época, não há dúvidas sobre a estratégia:
Vender o Palhinha e ir à Champions para conseguir outro exercício equilibrado. Mas claro que quem vai ditar a sua lei vai ser o mercado…

Não podemos falhar as contratações a que vamos ter direito de fazer.
Isso vai ser crítico para o nosso futuro!

Estou confiante para o futuro porque temos um plantel bastante bom e com um bom pipeline de vendas para os próximos anos.
Por outro lado, o nosso défice que temos que compensar com vendas de jogadores e receitas UEFA continua bem abaixo do dos rivais.
Isto são 2 factores muito positivos que temos a nosso favor neste momento!

Obviamente que 2 ou 3 contratações ruinosas são o que basta para degradarmos muito a nossa situação.
Não podemos falhar nisso!

Precisamos de ir à Champions e continuar a contratar jogadores que sejam mais-valias reais e valorizáveis.

Grande preocupação neste momento:
Vejo com preocupação o estado atual da nossa formação em comparação com a dos rivais. Temo que, a continuarmos assim, deixemos de ter qualidade suficiente nas nossas fileiras para continuarmos a lançar tantos jovens de valor como temos feito ultimamente. Pior, temo que nos próximos anos os rivais tenham mesmo bem mais qualidade para lançar do que nós.
Espero estar enganado porque a aposta na formação é um dos eixos centrais para podermos reduzir os custos sem prejuízo da competitividade da nossa equipa.
A aposta na formação reduz os custos com pessoal e maximiza as receitas com vendas de jogadores. É muito por causa disto que estamos com um défice operacional inferior ao dos rivais.
E isto é estratégico!
O SCP não pode perder isto!

6 Curtiram

mas brincamos ou que??

Á carneirada que anda com a lenga lenga que o Sporting tem um teto salarial de 1M€/ano…

… queria só dizer que estamos com o maior Orçamento em Gastos com Pessoal e despesa corrente da nossa História. :slightly_smiling_face:

Apresentar 9.5M€ de lucro no 1º semestre com uma faturação de 80M€ em 6 meses (sem contabilizar a venda de jogadores). E claro com o passivo a aumentar 7M€.

Vamos ter que fazer mais uns 40M€ em mais valias na venda de jogadores, para não apresentar prejuízo no fim do ano.

Que Desastre.

1 Curtiu

Já agora outra nota.

Dos 20.3M€ pelo qual vendemos o Wendell, 4.6M€ foram para pagar comissoes (25%).

Que Palhaçada… ai ai. É sempre a mesma merda, quando há o mínimo de resultados desportivos…

É Bar Aberto na SAD.

1 Curtiu

Assim por alto confesso que gosto da expressão que alguém usou acima de "aposta na formação reduz os custos com pessoal "

Depois verificamos que nos 1os 6 meses desta época gastámos 37,7 me em gastos com o pessoal e que na época 17-18, a época do all in onde vivemos supostamente acima das nossas possibilidades, os custos com o pessoal dos 1os 6 meses foram de 37.7me

Alguma coisa está errada… se antes estava errado… pq estamos agora a repetir?

Se antes estava certo e agora fazemos igual… pq razão criticamos essa época e os gastos dessa época?

1 Curtiu

E repetir até à exaustão nos meios de propaganda:

‘‘O Sporting tem um teto salarial de 1M€/ano e não passa essa linha.’’ :slightly_smiling_face:

1 Curtiu

Mas a final tu querias ser campeão ou não é que se não podes dizer?

Que exagero

Reclamam por tudo e por nada.

Quando se manda umas larachas convém ler o relatório primeiro.

2 Curtiram

é tens toda a razão… ainda não tinha visto o anexo…

mas olha que tb n leste bem o anexo :slight_smile:

esse prémio é por “performance relacionados com a participação na UEFA Champions League e a performance na Liga BWIN 2021/2022”

Não podia nunca estar relacionado com o título da época passada… qq prémio relacionado com isso teria q estar refletido nas contas de 20/21

2 Curtiram

Vê lá se vês alguma diferença nestes dois quadros.

2 Curtiram

Assim sendo a diferença real de ordenados entre o 1º semestre 17/18 e 21/22 é de cerca de 6,8me, o que ainda é significativo

Já agora, de que jogadores serão essas indemnizações que pagámos referentes a rescisão de contratos com jogadores?

Falso. Página 9.
Ainda assim, é verdade que ainda temos muitas gorduras por eliminar.
Temos muito flop que não joga no SCP e que ainda papa muito ME nas nossas contas.
Temos que nos ir livrando deles.
E acima de tudo, temos que evitar a contratação de novos flops…

meu caro

pode estar escrito no relatório mas é um flagrante erro contabilístico.

foste campeão nacional em maio de 2021, logo foste campeão no exercício económico de 20-21. Todo e qualquer custo referente a esse título, nomeadamente o custo referente a prémios tinham que estar refletidos nas contas de 20-21

Repara que no Anexo, página 39, já está correto e diz:

O aumento dos gastos com o pessoal decorre, essencialmente, de três efeitos: i) o aumento dos prémios de performance
relacionados com a participação na UEFA Champions League e a performance na Liga BWIN 2021/2022; ii) ao acréscimo das indemnizações incorridas, essencialmente, no âmbito da rescisão de contratos com jogadores e iii) do aumento dos encargos
sociais relacionados com os prémios e renovações de contratos.

3 Curtiram

é isso mesmo

precipitação de carnaval.

E as contas no global, por ti, que te parece, estão ok? Recomendam-se?

Pelo o que vi não estive a ler tudo era o que previa tivemos menos do que no primeiro trimestre ( eu calculei que no semestre íamos ter a volta de entre 20M a 24M já não me lembro mas disse ) mas eu contei com o dinheiro dos oitavos de final e eles não contabilizaram se tivessem contabilizado dava um valor a volta de 20M.

Aumentamos o activo que é bom mas o passivo também aumentou.

A única coisa que vi de mal e já ando a dizer e rubrica de fornecedores que para mim está muito alta ( gestifute 10M é muito).

Acho que a um erro neste relatório estão 10M na rubrica fornecedores em relação aos tripeiros e não está na rubrica clientes pelo menos pelo o que vi.

Mas tenho que ler o relatório.

Está escrito no relatório na página 9.
Mas realmente sou obrigado a concordar contigo que deve haver ali um erro porque já está uma verba de 2,5ME referentes ao título da época passada no relatório anual passado.
Ora, ou está num ou está noutro.

De qualquer do modos, estranho um bocado como é que na época em que fomos Campeões os prémios não chegam a 3ME e a meio desta época já vamos com prémios de 5,5ME.

Quando tiver mais tempo vou analisar melhor isto.

1 Curtiu

fico com a ideia, pode estar errada, que o premio a pagar aos jogadores e equipa técnica pela passagem aos oitavos da champions é superior ao pago pela conquista do título…

1 Curtiu

Para classificar as contas do SCP, é importante comparar com as dos rivais.
Avaliações absolutas, quase sempre, têm pouco significado.

Comparemos as nossas contas com as dos nossos amigos lamps:
Assim por alto:

SCP: 9,5ME de lucro
SLB: 31,7ME de prejuízo

Receitas de vendas de jogadores (descontando custos)
SCP: 7ME
SLB: 0ME (vejam lá se descobrem a razão)

Receitas UEFA (e aqui percebe-se a desvantagem de estarmos com pior ranking UEFA):
SCP: 36ME
SLB: 45ME

Valor que foi foi preciso fazer para o equilíbrio (no 1ºsemestre):
SCP: 33,5ME (67ME por ano sem sazonalidade)
SLB: 76,7ME (153,4ME por ano sem sazonalidade - LOUCURA TOTAL!!!)

No 2ºsemestre já estão garantidos mais 10ME de receitas UEFA para ambos.
Com contas grosseiras, sem mais vendas, os clubes apontam a:
SCP: 14ME de prejuízo (ou acima de 20ME de lucro se venda de Nuno Mendes se concretizar)
SLB: 98,4ME de prejuízo (acredito que não vai ser tão mau porque se livraram de alguns salários em janeiro - mas também não há-de ser muito melhor do que isto se não fizerem vendas)

Se as nossas contas são más, classifiquem-me as dos lamps.

Nota importante:
Ainda assim, não estou a dizer que a nossa situação financeira é melhor do que a deles.
Não é!
Os capitais próprios das SAD estão neste post:
https://www.porta10a.com/t/o-tópico-dos-números-e-das-estatísticas-do-scp-e-dos-seus-adversários/36910/84

Eles têm essa margem.
Mas se não agirem rapidamente…

PS:
Cuidado com as projeções anuais por causa da sazonalidade.
Os valores reais deverão ficar abaixo das minhas previsões.

Consegues explicar por palavras fáceis o que são estes valores?

É o valor que tinham que ter feito no 1ºsemestre em receitas UEFA e mais-valias com vendas de jogadores para terem tido breakeven no 1ºsemestre.
O dobro corresponde ao valor anual mas aqui referi a questão da sazonalidade porque os semestres podem ter especificidades que fazem com que esta aproximação seja grosseira.

E estimas este valor através desse do equilíbrio? Quão “certeira” é esta previsão?