Sporting COM

SPORTING COM foi hoje, 7 de Novembro de 2012, formalmente constituída.

A nova empresa incluirá e reunirá sob a sua alçada todo o universo de Comunicação do Sporting Clube de Portugal. A Televisão – Sporting TV - será a âncora deste novo edifício comunicacional que integra ainda as restantes plataformas: Site, Jornal em papel, Jornal digital, Redes Sociais, Comunicação Futebol Profissional e Formação, Comunicação Modalidades, Comunicação Institucional, internacionalização da marca e Grafismo.

A SPORTING COM servirá uma Comunicação Global e o mais abrangente possível. Visa unificar e articular os meios atrás descritos, servindo, igualmente, a perspetiva de consolidar a proximidade aos sócios e adeptos e a internacionalização da Marca Sporting.

in http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubesportingcom_071112_101406.asp

1 empresa = Conselho de Administração, mais vogais, mais etc, etc. Não bastava um Departamento? Outra empresa? Irra!

Acho que já tivemos uma sociedade com um nome muito semelhante a esse.

Apoio esta decisão. Há um problema na idoneidade de quem a vai efectivar, mas a decisão, do ponto de vista organizacional, é mais do que racional.

Já se sabe que vai ser os administradores da empresa?

A criação de uma estrutura para gerir a área de comunicação do Sporting é um boa decisão desde que a ideia seja virar esse sector para os sócios e adeptos do Clube, mas para isso é necessário que as pessoas que vão trabalhar nessa empresa saibam o que é o Sporting, se for para meter lá gente que só quer receber um bom ordenado e não faz a mínima ideia do que é um Clube, então o melhor é ficarem quietinhos.

Para já o que eu tenho visto é mau. Mudaram o jornal para a a 5ª feira o que faz com que um assinante que mora longe como eu o receba na maior parte das vezes à 2ª, isto para além de ter piorado em termos de conteúdos de tal forma que nesta altura grande parte da actividade desportiva do Clube passou a ser ignorada pelo Jornal. Se continuar assim vou deixar de ser assinante.

O jornal digital é outra boa ideia, mas depois não tem a opção guardar, o que não faz sentido até porque a opção de partilha funciona, ou seja, pode-se colocar uma versão do jornal na net para toda a gente ver, mas não disponibilizam uma versão para guardar, o que deveria ser permitido, mesmo que só um mês depois ou coisa assim.

O site pelo que sei é gerido por uma empresa qualquer, ou seja por gente que se calhar nem é do Sporting, por isso está cheio de erros e a informação anda sempre muito atrasada. Nesta área há muita coisa a fazer, mas era preciso algum esforço dedicação e muita devoção.

Enfim espero que não seja mais uma boa ideia mal aproveitada e estragada pelo desleixo.

Não podia estar mais de acordo. :arrow:

Vai dar merda. :hand:

Bora PCF, mais um cargo! :dance:

Pois é, andei a pesquisar e há 10 anos atrás tínhamos criado esta empresa:

SPORTING MULTIMÉDIA - GESTÃO, PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO MULTIMÉDIA, S.A

A meu ver parece-me semelhante. Talvez fosse mais orientada para a parte tecnológica e não para a comercial/marketing, no entanto se não deu certo foi porque não se adaptaram à evolução da tecnologia no meio da comunicação.

E confesso que já estou escaldado com a criação de empresas no universo Sporting, ainda mais com presidentes da linha roquette.

A criação de uma nova empresa não me choca, de facto até considero que seja mais fácil de gerir, do que se ficasse incorporada directamente no clube. Agora o importante no meio deste processo é saber qual a equipa que ira gerir a mesma e como o irá fazer, e é aqui que eu tenho não tenho medo, tenho muito medo…

Isto é mais um embuste como foi a criação da:

“SPORTING MULTIMÉDIA - GESTÃO, PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO MULTIMÉDIA, S.A”

Não tenho ilusões. Vai unicamente servir para daqui a uns anos ser anexada pela SAD, e fazer mais um aumento de Capital da SAD para cobrir prejuízos.

Com esta direcção, será mais do mesmo.

O Clube está mal…teso…sem ter onde cair morto e tal e coiso e precisar de salvação…mas há sempre mais uns trocos para criar mais uma empresa…e ter mais “um trem de cozinha” para haver tachos para todos…

MUITO BOM!

Alguém sabe onde posso encontrar a lsita completa das empresas do Sporting, bem como a sua estrutura accionista e Administração?

Talvez este tópico possa ajudar, apesar de já ter alguns anos, mas demonstra bem a “rede” que envolve a SAD e por extensão o Clube. Acho que vale a pena ler, até porque na altura o Paracelsus esmiuçou muito bem certas questões deste assunto.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=10834.0

Acho que se chegou a um número a rondar as 30 empresas. Fachadas atrás de fachadas, que foram aparecendo como cogumelos bem debaixo do nariz de sócios e accionistas.
Uma auditoria de gestão a todo o grupo deixaria envergonhados todos os Sportinguistas, que directa ou indirectamente pactuaram, ou foram coniventes com o crescimento deste polvo.
É de Justiça que se precisa em Alvalade!

não sei se tem a ver com estas novas estratégias, mas até agora eu (e mais pessoal da Wiki) tinha acesso ao Jornal, ir lá consultar, e ultimamente tornou-se impossível. Ou não respondem a pedidos, ou pura e simplesmente marcam um dia (o feriado de dia 1) e depois não está lá ninguém. Vou passar a ir à Hemeroteca da CML, que não é a mesma coisa… tem até mais números que o Jornal, e ainda outros jornais interessantes para a Wiki, mas no Jornal Sporting sentia-me por assim dizer “em casa”.

Os “gestores” do SCP têm uma mentalidade transposta do mundo empresarial privado (incrementada sobretudo desde 1995), em que é vantajosa a criação de empresas participadas pela empresa mãe.

A vantagem que se obtêm naquela filosofia, é, a de ganhar vantagens fiscais e de outra ordem, mais ou menos lícita, fazendo facturações cruzadas por fornecimentos de bens ou serviços.
As questões jurídicas, legais e laborais em que cada uma incorra, não contaminarão as restantes e a empresa mãe, afectadas apenas pelos lucros e perdas.
E pode potenciar uma especialização maior em cada uma, que poderá “vender” a terceiros, fora do grupo.

Mas o que pode ser vantajoso nas entidades puramente empresariais, em que o lucro dos accionistas comanda toda a estratégia, pode ser nocivo noutros contextos.

No caso de uma entidade “social” como é um clube desportivo, em que quem ganha com os resultados da “holding” não é a “carteira” dos seus donos, mas a paixão dos seus sócios, numa perspectiva moral e psicológica (pelos resultados do clube em relação aos seus fins estatutários e aos seus objectivos desportivos), não será a qualidade de serviço ou a rentabilidade das “capelinhas” independentes que responsabilizarão os seus colaboradores e responsáveis, mas apenas a sua fidelidade aos dirigentes que os nomearam e suportam.

O resultado poderá ser os “jobs for the boys”, o “tachismo” e a proliferação excessiva de lugares remunerados.

A fidelidade aos dirigentes é muito mais mandatória na gestão dos meios de informação e comunicação.

Quanto à premência da SportingTV para os actuais dirigentes:

Um bom candidato para a Sporting COM:

Será que fui o único a entrar neste tópico a pensar que falava da Claque Oficial das Modalidades?

Obrigado @Bit06. Coloco aqui. Este organograma é de 2008. Curiosamente existe a Sporting Multimedia e a Sporting COM?!?! A mesma que me fez criar este tópico. A mesma que o Sporting anuncia agora.

Pergunto. Neste panorama, faz sentido continuar a criar empresas? Independentemente de se concordar com a criação desta nova empresa, em particular, nesta perspectiva continuam a concordar?

Para conhecimento, esta listagem consta da auditoria

Empresas que consolidam pelo método integral

[table][tr][td]Nº [/td][td]Siglas [/td] [td]EMPRESAS [/td] [td]Início [/td] [td]Fim[/td][td]Motivo [/td] [td]Notas[/td][/tr][/table]
1 SCP Sporting Clube de Portugal 01-Jul-1906
2 SCS Sporting - Comércio e Serviços, SA. 17-Mar-1997 28-Jun-2011 Por Fusão (d)
3 SCPlaneamento S.C.P. - Soc. de Construção e Planeamento, SA. 17-Mar-1997 (a)
4 Construz Construz - Promoção Imobiliária, SA. 17-Mar-1997
5 Q.ta Alvalade Soc. de Promoção Imobiliária Quinta de Alvalade, SA. 17-Mar-1997
6 Q.ta Raposeiras Soc. de Promoção Imobiliária Quinta das Raposeiras, SA. 17-Mar-1997
7 Lote Dourado Soc. de Promoção Imobiliária Lote Dourado, SA. 17-Mar-1997
8 Q.ta Loureiro Soc. de Promoção Imobiliária Quinta do Loureiro, SA. 17-Mar-1997
09-Abr-1998 - Venda de 49%
15-Jan-1999 - Venda de 51%
9 EJA Estádio José de Alvalade, SA. 30-Jun-1997 20-Abr-2011 Dissolução
10 SGPS Sporting - SGPS, SA. 30-Jun-1997
11 SAD Sporting Clube de Portugal-Futebol, SAD. 28-Out-1997
12 Sporting Seguros Sporting Seguros, Mediadora de Seguros, Lda. 30-Mai-2001
13 SCom Sporting.Com - Empresa de Comunicação, SA 29-Jun-2001 20-Abr-2011 Dissolução
14 SCGE Sporting - Consultadoria e Gestão Empresarial, SA. 10-Out-2001 20-Abr-2011 Dissolução
15 Multimédia Sporting Multimédia, SA. 19-Dez-2001
16 SPM (Ex-NEJA) Sporting Património e Marketing, SA. 20-Dez-2001
17 Verdiblanc I Soc. Imobiliária VERDIBLANC I, SA. 09-Mar-2004
18 Verdiblanc II Soc. Imobiliária VERDIBLANC II, SA. 09-Mar-2004
19 Verdiblanc III Soc. Imobiliária VERDIBLANC III, SA. 09-Mar-2004
20 Verdiblanc IV Soc. Imobiliária VERDIBLANC IV, SA. 09-Mar-2004
21 DE Desporto e Espectáculo, SA. 30-Jun-2004 30-Jun-2005 Por Fusão (b)
22 Reciklado Reciklado-Exploração de Empreendimentos Turísticos, SA. 23-Ago-2007
Empresa que não consolida pelo método integral
23 SPGis SPGis-Planeamento e Gestão de Estacionamento, SA. 11-Nov-1996 20-Jul-2005 Venda de 49,5% (c )[/table]

Notas:
(a) Sociedade criada em 29-Ago-1977 esteve inactiva até 17-Mar-1997.
(b) Fusão por incorporação na Sporting Comércio e Serviços.
(c ) O Sporting Club Portugal detem actualmente 0,5% da SPGis.
(d) Fusão por incorporação na Sporting SAD.

Entretanto, enquanto na imagem de 2008 as VerdiBlanc tinham um capital social de 50.000€, encontrei na net que o capital social da Verdiblanc I Já vai em 7.550.000€

Para que são todas as imobiliárias? Afinal o que é a Sporting SAD? Até exploração de empreendimentos turísticos o Sporting tem?

Uma última nota para a Sporting COM, objectivo deste tópico. Se repararem no quadro, a Sporting COM foi dissolvida em Abril de 2011, portanto já por esta direcção. 6 meses depois é constituida novamente…

Estou para ver como é que um clube teso , vai meter este e outros projectos de pé

SL

:inde: