SPORTING 1 - Setubal 1

Ligar a actuação do Liedson à sua viagem o Brasil, como fez o Angel, parece-me completamente despropositado, e isto só será possível para alguém que não viu o jogo. O Liedson esteve igual a si próprio, correu, lutou roubou muitas bolas, infelizmente, ontem não era o seu dia e falhou golos que não costuma falhar, acontece a todos.

A meia-hora inicial do jogo que tive a oportunidade de ver deu logo para ver que este não era o Liedson de sempre. Não me refiro apenas ao golo falhado que até o Pinilla teria marcado, mas a ter tropeçado na bola como poucas vezes o vi fazer e tomado invariavelmente as piores opções, com e sem bola. O facto de não se ter treinado durante 3 dias e ter tido 2 cansativas viagens intercontinentais (e não ponho em causa a justeza dos motivos) para mim ajudou a que estivesse mal física e tecnicamente, e muito possivelmente a sua cabeça estará mais do outro lado do Atlântico. Não vejo por isso em que é que as tuas opiniões sejam menos despropositadas que as minhas.

Nao creio… provavelmente estaremos a olhar para algo com um olhar diferente, e so isso.

Ha quem diga que la podiamos andar a noite toda a jogar sem ela entrar… uns acham que por azar nas tentativas, eu acho que por falta de tentativas dignas desse nome… sao opinioes.

Agora qual o melhor olhar… nao sei e creio que nao o saberei por muito tempo.

Eu tento olhar de forma critica e o mais desapaixonadamente possivel, para poder comentar de forma seria… ha quem nao consiga faze-lo desta forma… acho muito bem, que nos precisamos de “guerreiros”.

Liedson (1)

Parecia o Pinilla …

Tu és mauzinho… :lol:

Isto é tirado do http://www.quatroquatrodois.blogspot.com/

"Oportunidades de golo do Sporting

2’ - Rochemback cabeceia com perigo à baliza sadina, após jogada de combinação do ataque leonino.

4’ - Mais uma chance para o Sporting, com Pedro Barbosa a aparecer bem pela esquerda, mas a rematar torto para fora.

11’ - Remate de Pedro Barbosa, à entrada da área, com a bola a passar próximo da baliza à guarda de Paulo Ribeiro.

14’ - Grande chance para o Sporting. Centro tenso para a área, com Liedson a tentar o desvio. A bola é defendida pelo guardião sadino. Liedson ainda tenta de calcanhar, mas sem sucesso. Grande pressão do Sporting neste início de jogo.

17’ -Pedro Barbosa aparece na direita, entra na área e já com Paulo Ribeiro a sair da baliza, o “capitão” leonino remata para fora.

21’ - Bruno Ribeiro quase surpreendia o guardião Paulo Ribeiro. Após centro de Rui Jorge, o jogador sadio cabeceia para a própria baliza. Grande defesa do guarda-redes do V. Setúbal.

33’ - Quase aconteceu o primeiro golo do Sporting. Centro da esquerda e Rochemback a aparecer no coração da área a cabecear. Paulo Ribeiro salva com mais uma boa defesa.

46’ - Livre para o Sporting. Cobrado por Rochemback para defesa de Paulo Ribeiro.

50’ - Mais um remate de Pedro Barbosa e nova defesa de Paulo Ribeiro.

50’ - Sá Pinto solta para a direita, onde aparece Carlos Martins, que remata para fora.

57’ - GOLO DO SPORTING, por AURI [npb].Canto batido na esquerda do ataque leonino, com o capitão leonino a bater junto à linha. Auri desvia a bola e faz autogolo

72’ - Canto para o Sporting. A bola sai tensa, junto à baliza e Miguel Garcia falha sobre a linha de golo.

75’ - Remate forte de Rogério. Paulo Ribeiro não agarra à primeira e aparece Liedson, que frente à baliza, falha escandalosamente.

75’ - Remate forte de Rogério. Paulo Ribeiro não agarra à primeira e aparece Liedson, que frente à baliza, falha escandalosamente.

81’ - Mais uma grande chance para o Sporting, com Liedson de cabeça, a não dar a melhor direcção ao esférico.

81’ - Mais uma grande chance para o Sporting, com Liedson de cabeça, a não dar a melhor direcção ao esférico.

83’ - Outra chance flagrante para o sporting. Rochemback, já dentro da área, a rematar torto para fora.

Oportunidades de golo do Setúbal

18’ - Primeiro remate do Setúbal, por Meyong, com a bola a sair à figura de Ricardo.

41’ - Contra-ataque do Setúbal, com Jorginho a aparecer rápido e, à saída de Ricardo, a rematar à baliza. Enakarhire, atento, desvia a bola para canto. Lance perigoso…

51’ - GOLO DO V. SETÚBAL, por JORGINHOContra-ataque dos sadinos, sempre ao primeiro toque, com Jorginho de muito longe a fazer um chapéu a Ricardo e a fazer o primeiro do Setúbal em Alvalade."

Dá sentido ao quem não marca sofre

Sá Pinto (2)

Parece que sou o unico, mas acho que o Sá esteve mal. Lutou como sempre, mas quase sempre perdia a bola, ou não dava o melhor seguimento.

Sá Pinto é talvez o único jogador em Alvalade pelo qual se tem respeito e quando joga mal não é logo criticado de todos os modos e feitios e do qual não se esqueçem as boas exibições anteriores.

Mas Sá pinto ontem foi dos melhores em campo e votei nele para MVP

Penso que há aqui muitas reacções extremadas ao jogo de ontem, talvez motivadas pela enorme frustração de uma vez mais termos deitado fora a liderança. Os grandes parecem estar a fazer todos os esforços possíveis para perderem este campeonato.

O jogo foi marcado por uma enorme infelicidade e por alguns erros próprios. Os primeiros 20, 25 min. mostraram um Sporting decidido e a trocar bem a bola. O jogo não estava resolvido ao quarto de hora porque não calhou: produzimos futebol para isso.

O Martins esteve compreensivelmente abaixo do normal, o Enak mostrou ser o único defesa indiscutível (uma boa contratação, há que dizê-lo). Tivesse o Liedson concretizado apenas uma das oportunidades que teve, e outro galo teria cantado. A este propósito, quem fez viagens transatlânticas que diga se no dia seguinte estava a 100% para jogar à bola… Falo por mim: nem de xadrez, quanto mais de futebol.

No mais, não concordo com as lapidações a alguns jogadores:

• Rogério: não tem o dom da ubiquidade como o Custódio, mas fez ontem o seu melhor jogo como trinco;

• Rochemback: péssimo no passe, mas teve iniciativas importantes na primeira fase de pressão. Se depois baixou de rendimento era tirá-lo, que as substituições servem para isso. O instinto de conservação do esfíncter é uma coisa fortíssima… :smiley:

• Barbosa: provavelmente já terá sido louvado como génio em jogos nos quais se entregou muito menos que ontem. Esteve muito em jogo, embora desastrado na conclusão dos lances. Esteve desinspirado e acabou com os bofes de fora. E no entanto estava em campo quando soou o apito. Vá lá saber-se…

• Tello: não deve haver neste fórum quem o aprecie menos do que eu. Entrou a jogar o que sabe- pouco-, mas fez um cruzamento perfeito para a cabeça do Liedson, que atirou por cima. Se tivesse sido golo louvava-se a utilidade do Tello e forma como é decisivo sempre que entra.

O meu MVP é de longe o Sá Pinto, o jogador a quem a camisola incendeia o coração. O último fôlego do seu pulmão tem mais força que a mais enérgica baforada de um Barbosa, Roca ou Rui Jorge. Era o mais inconformado, o que mais corria, o que mais tentava, o que mais lutava; era, mais importante que tudo, o único que estava a conseguir ligar o meio campo com o ataque. E saiu.

O seu “f***-*e!” ao ver a placa terá sido o de muitos adeptos, e eis que chegamos a esse problema chamado Peseiro.

Há que notar que este treinador pôs a equipa a jogar futebol. Notam-se-lhe princípios de jogo, uma filosofia e um saudável apetite pelo ataque. Mas se as debilidades defensivas ainda podem ser levadas à conta de um excepcional balanceamento ofensivo (o que não invalida que, nesse caso, sejamos apenas “meia equipa”), já se torna mais difícil explicar a ineptidão do Peseiro na condução do jogo a partir do banco, de que o derby em casa com os lamps foi a feliz excepção.

O Peseiro faz-me lembrar o Queiroz e o Jozic. Durante a semana mostra proficiência técnica, imprimindo à manobra da equipa o cunho desejado, e depois durante os jogos é muitas vezes ele próprio a hipotecar o trabalho do grupo, com receios e indecisões, traduzidos em substituições tardias e/ou mal feitas.

Em cima disto o Peseiro manifesta ainda alguma inabilidade na gestão mediática pós-jogo (escusada, por ridícula, a cena com o repórter da SportTv), e, continua a parecer-me, uma grande dificuldade em tirar do onze ou mesmo substituir alguns nomes.

Numa coisa lhe dou o meu crédito: não sendo possível ganhar títulos, por infelicidade ou por falta de opções no plantel, ao menos que se jogue futebol de qualidade e entusiasmante. Não será inteiramente certo, como diz o treinador, que “quem joga assim está sempre mais perto de ganhar”, e aí está o Sporting a demonstrá-lo, com apenas mais um ponto que os outros grandes, que lhe são bastante inferiores em futebol. Mas pelo menos, não ganhando, assiste-se a bons espectáculos, e isso é mais do que o Boloni e o Timex se podem gabar.

Termino com a questão do Ricardo. Penso serem profundamente injustas as apreciações ao golo do Setúbal que lhe endereçam as culpas. Mais lamentável ainda é constatar que essas apreciações se enquadram num processo de pura e simples confrontação de quem foi contra a utilização do Tiago no jogo da Taça, o que faz imaginar que pode haver sportinguistas a desejar que o Ricardo dê frangos apenas para poderem vir aqui exibi-los como “troféus”.

Analisemos o lance: um único avançado, a 35 metros da baliza e apertado pela defesa, tem que dominar uma bola lançada das suas costas. E o Ricardo teria que estar na linha de golo, à espera do remate iminente… :shock:

Comparar este lance com o 3º golo dos lamps só pode ser brincadeira: neste o adversário levava a bola dominada por um corredor aberto na defesa, e rematou para aí a metade da distância. O Tiago, para além de adiantado, fez-se à bola com o grau de decisão que faz dele o grande GR que é. A bola passou-lhe a centímetros da cabeça…

O Ricardo não é perfeito e aliás ontem ia dando buraco, num lance salvo pelo Enak, mas no lance do golo estava onde devia estar, atentas as circunstâncias. Se um defesa fizesse o desarme, teria uma linha de passe; se o avançado ganhasse a bola e corresse para a baliza, ele podia antecipar-se. Aconteceu assim, por alguma cerimónia da defesa e por inspiração do avançado. Também há que reconhecer o mérito quando ele aparece.

Quero acreditar que as apreciações feitas resultam também elas de um sentimento de frustração, até porque a alternativa seria admitir a hipótese de haver foristas intelectualmente desonestos e movidos de má fé.

PS- A única conclusão definitiva que tirei do jogo de ontem foi que o Miguel Garcia não serve para jogar no Sporting.

Isto é tirado do http://www.quatroquatrodois.blogspot.com/

“Oportunidades de golo do Sporting”

Ja tinha lido, alias leio esse Blog com frequencia.

Pessoalmente, frisando outra vez que depois do golo do Sporting nao vi o jogo (nem resumos desde ai), os lances de golo que encontro para o Sporting sao aos 14 e aos 33, por Liedson e Roca.

O resto sao jogadas ofensivas potencialmente perigosas ou desperdicadas… mas algo longe de poderem ser oportunidades de golo.

PS- A única conclusão definitiva que tirei do jogo de ontem foi que o Miguel Garcia não serve para jogar no Sporting.

O Garcia ou é um cepo e inapto para o futebol (pelo menos para o Sporting, ou tem um grandecissimo bloqueio psicossomático. É que ontem nem com os pés, nem com a cabeça, nem sequer com as mãos nos lançamentos el consegui acertar.

Só corre (devagar) mas isso também o fazem os atletas de fundo e meio-fundo da secção de atletismo.

Numa coisa lhe dou o meu crédito: não sendo possível ganhar títulos, por infelicidade ou por falta de opções no plantel, ao menos que se jogue futebol de qualidade e entusiasmante. Não será inteiramente certo, como diz o treinador, que “quem joga assim está sempre mais perto de ganhar”, e aí está o Sporting a demonstrá-lo, com apenas mais um ponto que os outros grandes, que lhe são bastante inferiores em futebol. Mas pelo menos, não ganhando, assiste-se a bons espectáculos, e isso é mais do que o Boloni e o Timex se podem gabar.

Do teu post - no qual concordo umas coisas, outras nem por isso - salientei este parágrafo do teu post para relembrar a todos, que já estivemos a 8 pontos dos lamps e 6 ( acho ) dos andrades. Já recuperámos 9 !!! pontos.
O “jogar bem” só tem acontecido nos 2 últimos meses. Se o SPorting tem jogado a 1ª volta como tem jogado estes últimos jogos, não teríamos apenas 1 pontito de avanço, mas se calhar estavamos a encomendar as faixas.

Ou seja, a equipa vem a subir de produção com o avançar da competição. Isso é mérito do treinador( tem as suas deficiências, mas quem não tem?) que também vem aprendendo o que é ser treinador do Sporting, é mérito dos jogadores ( apesar das paragens cerebrais que por vezes acontecem ) e é o resultado do TRABALHO que têm desenvolvido nestes - poucos - meses que estão juntos.

sgouveia: o ano passado quando ele marcou mais de 10 golos e levou o sporting às costas também lhe andavas a chamar fdp? a.

Ando a ver muito mal a mais de um ano e meio e so agora e que dei por isso :roll:

Tenho a mesma ideia do O Leo, já estou farto de vitórias morais…
O próximo jogo no Funchal é importantissimo…
A ver vamos…

Já muito se disse aqui sobre o jogo e sobre o Peseiro, todavia gostava de reforçar alguns aspectos:

• Só mesmo alguns treinadores de bancada podem acusar o Ricardo de culpado no golo. Ele está onde devia estar e o mérito é do Jorginho. De treinadores de bancada está o futebol cheio e a massa associativa do Sporting é disso um bom exemplo;

• O Pedro Barbosa foi um exemplo de abenegação dentro de campo e também soube jogar bem dentro do limite das suas capacidades. Se o Liedson tivesse marcado uma das oportunidades, seria um dos melhores em campo, assim…

• Nunca fui fã do Peseiro, mas tenho (todos deviamos) que reconhecer que a equipa está a jogar melhor (bom futebol) e teve uma recuperação de 8 pontos para os antigos lideres do campeonato. Alguma merito deve ter (até lutou contra os adeptos do clube que representa…)

• Fazer aqui insinuações sobre a viagem do Liedson ao Brasil, tentando arranjar um caso não é fazer mais do que os jornalistas que acusamos de arranjar casos para vender jornais e até lhes chamamos fdp. Afinal em que ficamos?

Hoje ninguém aqui falou da falta que fez o Hugo Viana, nem ninguém fala do Rui Jorge. Coêrencia é o que se pede aqui para os lados do forum. E também apoio à equipa, não é ver 15m de jogo e depois cascar “à fartazana”.

Hoje ninguém aqui falou da falta que fez o Hugo Viana, nem ninguém fala do Rui Jorge.

Aranha se vires o meu post, lá muito para tras…falo de R Jorge…jogador sem velocidade

Mas era o Ricardo que estava na baliza ?? Vendo o golo do Setúbal e tendo em conta o que se disse aqui na quinta-feira passada, quase que podia apostar que era o Tiago, porque golos daqueles o Ricardo não os sofre... :?

MVP Enak…

Eu pensava que era o Baia… :shock: :shock: :shock:

Aranha se vires o meu post, lá muito para tras...falo de R Jorge....jogador sem velocidade

…nada de novo Flyer… :arrow:

Termino com a questão do Ricardo. Penso serem profundamente injustas as apreciações ao golo do Setúbal que lhe endereçam as culpas. Mais lamentável ainda é constatar que essas apreciações se enquadram num processo de pura e simples confrontação de quem foi contra a utilização do Tiago no jogo da Taça, o que faz imaginar que pode haver sportinguistas a desejar que o Ricardo dê frangos apenas para poderem vir aqui exibi-los como “troféus”.

Poderia usar a mesma lógica, relacionando os que gostam de malhar na SAD com as derrotas do Sporting…

Apesar de ser dos que considera que, naturalmente, o Ricardo é a melhor opção para a baliza do Sporting, apesar de achar que era ele que deveria ter jogado na luz, não concordo com o linchamento feito aos outros guarda-redes da equipa sempre que eles jogam.

Aposto que se ontem tem sido o Tiago ou o Nélson a levar aquele golo, o que já não se teria dito por aqui :!: :!:

Quem estava ontem atento viu a forma como Barbosa foi lesto na marcação do canto que deu o único golo do Sporting, aproveitando a paragem da maioria dos jogadores do Vitória. É em pormenores inteligentes como este que também se deve fazer o balanço de uma exibição.

Exactamente, Ao Leo!

É verdade, já tinha votado no Pedro Barbosa! :smiley:

Barbosa ontem não terá estado bem, mas não concordo que a sua atitude tenha sido negativa. Vi-o fazer alguns sprints, em missões defensivas, como não vejo alguns jogadores bem mais jovens fazer. Vi-o também estar presente na maioria das jogadas ofensivas do Sporting.

Eu também o vi a desperdiçar duas situações de golo iminente nos primeiros 5 minutos de jogo. Vi-o a fazer um disparate de todo o tamanho a 10 minutos do fim, para tentar sacar um amarelo, rematou contra um jogador do Vitória mas, nem no jogador acertou e a bola perdeu-se pela linha de fundo. Vi as jogadas em que a defesa recuperava a bola e partia rapidamente para o ataque, assim que esta chegava ao pés do Barbosa, a jogada morria… a defesa do Vitória recompunha-se completamente. E etc., etc., etc.

Sobretudo não sinto que o Sporting está naquele ponto de precisar de substituir o treinador com a maior das urgências.

Desculpe lá… mas não concordo em absoluto consigo. :?
Eu atribuo a esmagadora maioria dos maus resultados da equipa ao treinador. Setúbal, Rio Ave, Marítimo, União de Leiria, Porto (Na altura em que o Já toda a gente dizia que o C.Martins devia jogar de início) e Sp. Braga (e o golo mal-anulado não justifica o resultado nem essa nossa exibição).

Continuo a achar que stamos muito bem e que muito disso se deve ao Pesito. Quanto a Fernadez, arrisco-me a dizer que até eu treinava aquela equipa e ganhava jogos.

É a tua opinião, e respeito. Mas para mim, continuo a dizer, não estamos bem (longe disso!). Estamos é menos mal que os outros. E “clubites” à parte… o Porto se acerta no treinador, e este se pega como deve ser na equipa… então começem desde já a preparar a próxima época.

É lógico que nem tudo o que o Peseiro faz é mau! Tivemos boas (poucas) exibições esta época. Lembro-me do Boavista, dos dois jogos com os Leitões Rosados e do Gil Vicente, p.e. Mas para mim, não chega! Se calhar sou eu que tenho um nível de exigência alto. Mas, quem me pode criticar por querer sempre mais e melhor do e para o Sporting?

Em relação ao Barbosa, eu referi no meu comentário essas mesmas falhas clamorosas, mas a verdade é que falhas ainda piores teve o Liedson sem que aqui o crucificassem como ao Barbosa. O próprio Rochemback falhou inúmeros passes, iniciando por diversas vezes jogadas de ataque do Vitória.

Não faço aqui uma defesa cega do Barbosa, mas vi ontem muito mais dele do que apenas falhas. Sobretudo vi um jogador bastante interventivo, ainda que nem sempre acertando. Acho injusto colocar-se nos seus ombros tudo o que de mal correu ontem.

Quanto a Peseiro, acho excessivamente redutor atribuir-lhe as culpas de todos os maus resultados do Sporting. Não estará obviamente isento de culpas, mas não considero que tenha uma “mão de obra” assim tão boa para que fosse forçado a ter resultados muito melhores. Eu critico-lhe sobretudo alguma falta de coragem em certos jogos e a tal falta de clarividência nas substituições. Mesmo assim, acho que o estilo de jogo que implementou no Sporting é agradável, notando-se alguma evolução na forma de jogar da equipa. E atenção que está à frente de um FCP que tem um plantel com mais e melhores soluções.

Eu sentir-me-ei bem menos preocupado depois de ver os últimos jogos do Sporting, do que um adepto do FCP se sentirá depois de ver os últimos jogos da sua equipa.

Analisemos o lance: um único avançado, a 35 metros da baliza e apertado pela defesa, tem que dominar uma bola lançada das suas costas. E o Ricardo teria que estar na linha de golo, à espera do remate iminente… :shock:

Realmente, há certas coisas que andam a ser escritas só mesmo com o intuito de provocar e causar irritação. E o pior é que conseguem mesmo. :x
O Setúbal apresentou-se muito defensivo, como seria de esperar e a primeira parte do jogo foi bastante fraca. Concordo quando se diz que o Sporting fez uma boa exibição, mas a equipa só jogou verdadeiramente bem na segunda parte e que eu saiba os jogos têm duas. Bem sei que não é fácil defrontar adversários com esta postura, mas ainda assim considero que o Sporting só começou a carregar a sério quando se viu a perder tendo, deste modo, adoptado a atitude com que deveria ter entrado em campo e não apenas por se ter visto em desvantagem.
Embora ache ridículo e patético já contava que alguns de vocês fossem tocar no assunto Ricardo e como resposta citei a apreciação do FLL com a qual concordo a 200%. O que se passou foi exemplarmente descrito pelo FLL e só mesmo o querer alimentar uma birra é que pode vir para aqui afirmar que ele foi culpado no golo sofrido e, como tal, culpado do resultado final.
Ontem faltou-nos uma pontinha de sorte, ocorreu o tão famoso e designado “quem não marca sofre” tendo em conta as várias e boas oportunidades criadas que foram falhadas. Para além dos factores sorte e acaso, a única pessoa a quem posso atribuir parte das responsabilidades é também ao Peseiro, claro está, uma vez que as opções são dele. Culpo-o sobretudo no que diz respeito às substituições porque para além de serem discutíveis o timing então é simplesmente incompreensível!! Não se pode pedir milagres a quem entra apenas a 5 minutos do fim, sobretudo se forem miúdos de 18 anos ou jogadores recém chegados e, como tal,ainda mal adaptados à equipa, como foi o caso…
O meu MVP é o Enak, um jogador que apesar de jovem é bastante evoluído e joga com uma segurança impressionante. Com ele em campo sinto-me sempre bem mais descansada.

Para além dos factores sorte e acaso, a única pessoa a quem posso atribuir parte das responsabilidades é também ao Peseiro, claro está, uma vez que as opções são dele.

Posso concluir que uma das opções erradas do Peseiro foi ter colocado o Liedson?

Felina, vais me desculpar mas acho que os ataques ao Peseiro são um exagero.

Há jogos que mesmo jogando bem não se ganham, e muitas destas vezes, como ontem, a razão é os jogadores estarem infelizes na finalização e contra isso o Peseiro nada pode fazer!