Selecção Nacional e Outras Selecções

Eu não consigo entender é a necessidade de desvalorizar o que o Scolari conseguiu - acho mesmo que esse é o erro número um dos defensores de Queirós. O Euro 2000 foi um acidente no meio de um Mundial de França em que se falhou a qualificação e um Mundial da Coreia em que fomos humilhados pelos EUA e pela equipa da casa. A partir de 2004, houve consistência de presença em fases adiantadas de Europeus e do Mundial. Em 2009, estamos novamente com as hipóteses de qualificação ligadas à máquina - o que torna quase triviais as eventuais falhas de Scolari em finais, meias e quartos-de-final…

Vamos por pontos:

1 - Scolari fez um bom trabalho mas o seu tempo tinha acabado depois do semi-fracasso do Euro 2008. Isto é óbvio. Agora se o fantasma de Scolari não está enterrado, Queirós tem nisso uma boa parte da responsabilidade. Devia ter sido o primeiro a reconhecer o excelente trabalho do brasileiro - nem que fosse para dizer de seguida que um novo ciclo se abria e que era preciso paciência para voltar atingir o nível de 2004 e 2006. Só que, vaidoso como é, não resistiu desde o primeiro minuto a mandar bocas a Scolari: dos queixumes ridículos sobre passagem de pasta até ao desvalorizar dos resultados dos últimos anos, ficou sempre a ideia que era ele que se queria medir com o brasileiro. E o ser a imprensa a atiçar a coisa é só meia-verdade: parece que está tudo esquecido que essa mesma imprensa levou Queirós ao colo até ao cargo e que a sua escolha foi vista na altura quase com unanimidade (ainda que não se percebesse porquê; mas isso é outro ponto…).

2 - Esta equipa tem problemas em algumas posições, é verdade. Assim à vista desarmada, faltam um defesa-esquerdo, um trinco e um ponta-de-lança. Mas e os problemas de renovação notórios da Dinamarca? Ou da Suécia? Mesmo com algumas debilidades, Portugal continuava a ser a equipa mais forte do grupo e tinha obrigação de se qualificar para a África do Sul. Lá chegando, concordaria que o nível de exigência não poderia ser a mesma dos últimos 8 anos. Agora, falhar a qualificação é um fracasso claro, com ou sem renovação da selecção. A juntar a tantos outros na carreira de Queirós como treinador principal de séniores.

3 - Permitam-me citar o meu próprio post, quando soube da nomeação de Queirós. Mantenho tudo o que escrevi.

Reparem como eu colocava a coisa ao nível do desempenho em torneios de curta duração - nem me passava pela cabeça que CQ falhasse a qualificação…