Podia ser pior. Podia estar a contar com o prolongamento, para meter o avançado que tinha disponível, e mamar um golo no último minuto.
Com tanto plástico, parece tudo saído de uma loja do chinês.
Não dava, esse é o ponto. Se houve promessa, foi uma promessa parva e que serviu apenas para enganar. Saberá o jesus melhor que eu, que estes jogos vão exigir coisas que o Ronaldo já não consegue oferecer. E é aí que não faz sentido. Ele conhece a seleção da Noruega e sabia perfeitamente das dificuldades que iria ter! A Noruega jogou melhor do que era previsível? Eu até acho que não. Logo, prometer ao Ronaldo jogar de inicio, ou até entrar a 30 minutos do fim é uma promessa vazia. Parece uma espécie de “vamos lá adiar o problema! Enquanto o pau vai e vem, folgam-se as costas!”
Agora é, sim, uma total histeria à volta do Ronaldo, com muita gente a aproveitar para pôr em causa toda a sua carreira por conta disto. E quem disser que fica surpreendido com tudo isto, então não anda atento. Era mais que previsível que isto aconteceria com o Ronaldo nestas circunstâncias, por isso é que nunca vou compreender terem corrido o risco de o convocar! A não ser, claro está, por questões de patrocinadores, etc.
Certo. Aliás, Portugal não se tem dado mal frente a seleções de nível igual ou superiores recentemente. Ainda agora, vence a Dinamarca (2x) e a Noruega que são duas boas seleções, perdeu frente à Espanha aos 90 no Mundial. Se recuarmos a 2025, vence a Alemanha, vence a Espanha nos penaltis, goleou a Dinamarca no prolongamento. Em 2024, perde com a França nos penaltis num jogo que podia bem cair para qualquer lado, em 2023 perde novamente perto do fim com a Espanha e empata perto do fim outro jogo, ou seja, frente a seleções capazes, até nem nos temos dado mal.
O lado das brackets é sempre relativo e o que é fácil pode ser difícil e o que é difícil pode ser fácil. Agora, na teoria, apanhar Gana/Suiça/Argentina/Inglaterra/Espanha, seria mais acessível do que apanhar Croácia/Espanha/Bélgica/França/Argentina, digo eu.
Não ia ser por aqui, até porque Portugal, ao futebol que praticava, não fosse com a Espanha e seria logo de seguida com os belgas, muito provavelmente.
Até sou gajo para concordar com isso, porque sempre foi difícil gerir o Ronaldo, mesmo quando estava no auge. Não querendo manifestar crenças, sobre as intenções do JJ, acho tão legítimo acreditar que estava de má fá, tanto quanto é legítimo acreditar que o JJ não sabia bem como é que haveria de gerir um problema. Porque, problema, ele sabia que ia ter.
Também é verdade. Tanto quanto é verdade ver gente a clamar que o Ronaldo tem que estar na selecção, por ninguém lhe chegar ao tornozelo. Já foi tempo disso ser verdade, agora, não.
Ora, aí está. Alguma vez o JJ ia dizer que não à possibilidade de o Ronaldo se retirar pelo próprio pé? Mas havia compromissos a fazer e, mais do que prejudicar o Ronaldo, se calhar, havia a intenção de o fazer acabar de forma digna, para toda a gente, sem perder a mama dos patrocínios.
Não duvido.
A malta fala como se o Ronaldo não fosse capaz de não jogar dois jogos.
Porque foi JJ que afirmou que Ronaldo não ia jogar na Noruega nem com a Dinamarca.
Quem tem de descalçar essa bota é JJ. Houvesse jornalistas que soubessem colocar questões como deve ser. Como foram 4 vitórias agora “não há nada a perguntar”.
Vendo o desenrolar dos acontecimentos, começo a achar que a escolha do JJ foi um erro gigantesco do Proença. Um treinador com este perfil só poderia resultar no pós-Ronaldo, nunca durante. Isto vai acabar mal para o Jesus: o Ronaldo tem demasiado poder e, através dos seus minions, vai acabar por minar completamente o caminho da velha.
Até sou gajo para concordar com isso, porque sempre foi difícil gerir o Ronaldo, mesmo quando estava no auge. Não querendo manifestar crenças, sobre as intenções do JJ, acho tão legítimo acreditar que estava de má fá, tanto quanto é legítimo acreditar que o JJ não sabia bem como é que haveria de gerir um problema. Porque, problema, ele sabia que ia ter.
Sempre foi difícil gerir este tipo de jogadores, ainda mais difícil será quando não contamos com eles! Nem o Guardiola soube gerir o Ibrahimovic ou o Yaya. Não acredito em nada que o jj (por muito que não goste dele) tenha “feito a folha” ao Ronaldo. Não sei é como a FPF com tanta gente que anda por ali e com “tanta experiência” no futebol e não há ninguém para agarrar com competência no processo.
Também é verdade. Tanto quanto é verdade ver gente a clamar que o Ronaldo tem que estar na selecção, por ninguém lhe chegar ao tornozelo. Já foi tempo disso ser verdade, agora, não.
Compreendo que ainda seja dificil para muitos fãs do Ronaldo aceitar que ele já não está nesse nível e talvez sejam esses que digam isso. Eu adoro o Ronaldo, mas continuo convicto que o Mundial devia ter sido a “última dança”. Não gosto é do facto de o Ramos já ser considerado um insubstituível para essa posição. Quando há outros que merecem, também, essa oportunidade de mostrar que podem agarrar o lugar. O Fábio Silva tem tido um início de época excelente, numa equipa como o Dortmund. Digo isto, porque o JJ, assim como todos os treinadores do mundo, também têm os seus preferidos!
Ora, aí está. Alguma vez o JJ ia dizer que não à possibilidade de o Ronaldo se retirar pelo próprio pé? Mas havia compromissos a fazer e, mais do que prejudicar o Ronaldo, se calhar, havia a intenção de o fazer acabar de forma digna, para toda a gente, sem perder a mama dos patrocínios.
Falei assim, confiando que é verdade quando dizem que o Ronaldo se quis retirar logo a seguir ao mundial e que foi a FPF e JJ a convencê-lo a fazer a Liga das Nações. Se não foi esse o caso, subscrevo as tuas palavras.
Isto vai ser praticamente um acerto de contas e acerto de agulhas da antiga FPF com esta.. Vai resultar nisto. Com Craveiro metido ao barulho, com ex-FPF’s que foram dispensados pelo Proença. Vai ser guerra aberta.
Até já foram desenterrar a múmia do Fernando Gomes…
Pior foi o Gilberto Madaíl…
Será que alguma vez tivemos um presidente da Federação que fosse minimamente competente?
Alguns pensamentos:
1- Para os foristas que dizem que “há muito tempo que o Ronaldo não joga nada”, só lembrar que esta polémica espoleteou-se na Liga das Nações.
Portugal ganhou a última Liga das Nações.
Ronaldo marcou 8 golos (1 de penalty).
Foi há 2 anos. Não à 20.
2- É muito diferente dizerem-nos “faz assim porque eu é que mando” e “faz assim porque é o melhor”.
3- Acho kiducho ver Sportinguistas a defenderem durantes anos que Gonçalo Ramos e João Félix são “flops”, e agora que Ronaldo há anos deveria ter passado a lugar secundário quando as alternativas para titular na Selecção Nacional são… Gonçalo Ramos e João félix (bem, mais o primeiro que o segundo).
SL
Nós fomos parar a este lado porque fomos incompetentes durante a fase de grupo. Não me parece polémico dizer que a Argentina era mais fácil de bater que a Espanha.
Para mim Espanha e França eram as piores equipas, com Inglaterra perto.
Atenção que acho que podíamos ter feito muito melhor contra Espanha, não fizemos porque não houve interesse em ter um treinador ou em preparar um modelo de jogo.
1 - São os mesmos que o criticavam em 2016;
3 - Porque foram na cartilha da formação d’ouro dos lamps e o seu cabecilha jm. Mas depois esquecem-se da indignação pela não convocatória do Pote, Paulinho e Companhia. Ainda o Ronaldo acabou de sair e o lugar já é do ramos por direito e o próprio já fala como sendo dele sem contraditório. Eu pergunto, onde fica, por exemplo, um Fábio Silva no meio disto?
Quanto ao mundial, se o problema da seleção foi o ramos não jogar, ou o Ronaldo jogar (parece-me que é a isso que referes) então não vimos os mesmos jogos. Mas mesmo que tenha sido esse o problema, no meio de péssimas prestações de QUASE TODOS os jogadores portugueses, péssimas substituições, sistemas tácticos mal trabalhados, nunca deixará de ser uma opção técnica. Dizer que houve corrupção na preparação para o mundial? Onde é que viste/leste isso? Onde é que há, sequer, indícios de isso ter acontecido?
Onde é que há indícios de corrupção na federação portuguesa? Na federação da seleção do Mendes?
Eu acho uma piada como tu nem sequer consegues juntar evidências que vais referindo nos teus comentários.
Péssimas substituições, mau trabalho tático… será que havia alguém responsável por este tipo de tarefas? Quem é que queria o Martinez ali? Quem é que agradeceu ao atrasado mental do pseudo selecionador?
A corrupção é mais do que evidente no trabalho do antigo selecionador, e ninguém aqui duvidava que aquele gajo era um moço de recados e que estava lá para fazer vontades.
A mim é-me evidente que o antigo selecionador tinha prioridades que não o sucesso desportivo da equipa, e não me parece que alguém aqui discordasse disto há 2 semanas. Também me parece óbvio que o Proença não teve tomates para o despedir, mas isto levanta a questão do porquê de ser necessário tomates para despedir o selecionador menos popular de que há memória e que ganhou uma taça da carica das seleções nos penaltis.
Note-se que o selecionador atual não é alheio a este tipo de esquemas, mas já fez o dinheirinho dele, e acredito que agora o ego fale mais alto e queira ganhar.
Estás a querer confundir, propositadamente, os assuntos. Falas do Ronaldo na Seleção e juntas o argumento de corrupção na preparação para o mundial. E eu apenas te pergunto, onde há sequer evidências disso? E o que raio tem a ver o Ronaldo com um possível esquema de corrupção na federação?
Ui, aqueceu durante meia hora e não entrou. Que horror . Nunca antes visto no futebol . Um desrespeito para com o simbolo nacional ![]()
Boa tarde! Acordaste agora do soninho?
A questão não é essa, mas dá jeito tentar simplificar para de alguma forma tentar ridicularizar a argumentação alheia. Não tiveste sucesso, mas ao menos tentaste.
Mas simplificar o quê? O que aconteceu foi bastante simples, vocês na vossa cabeça Ronaldetta é que inventam teorias da conspiração.
O JJ combinou com o Ronaldo jogar x tempo.
Mandou-o aquecer perto da altura em que foi combinado.
O jogo não se proporcionou para ele, acabou por não entrar por opção do JJ.
Birra.
A birra agrava quando o JJ reforça em CI que quem manda na equipa é ele.
Isto é complexo para ti?