Selecção Nacional AA - Parte 2

Do Santolas só tenho a dizer aquilo que digo sempre nestas situações: criticá-lo quando já toda a gente sabe há anos que ele é um incompetente para a função? Ele limita-se a gozar o prato que lhe puseram à frente. A culpa neste momento já só é dos responsáveis da federação que o mantêm no cargo.

Nem ele nem ninguém sabe como levou a seleção ao título de campeã europeia. Bastava não ter renovado o contrato com ele nessa altura, ficava na história como o selecionador que levou Portugal ao seu maior feito desportivo, a seleção seguia com outro selecionador e toda a gente ficava contente. Assim, vai ficar na história como o selecionador inapto que andou durante anos a desperdiçar uma das gerações com mais talento do futebol português.

Duvido, o povo adora o homem. Ele vai ficar apenas recordado pelos seus sucessos infelizmente

Porque não experimentar o 3.5.2 na seleção, temos jogadores para isso.

Diogo
Pepe, Danilo, Rúben
Cancelo, Nuno
Palhinha, Bruno, Bernardo
Ronaldo, Diogo

A partir daqui dava para fazer várias nuances e colocar jogadores diferentes conforme o adversário.

Há alguma equipa, em que joguem os jogadores da selecção, que jogue em 3-5-2?

Acho que há várias, por exemplo os Países Baixos no último jogo contra a Bélgica jogaram assim, até acho que a Bélgica também. A Itália que foi ganhar a Hungria também jogou.

Itália, Bélgica, Holanda, a Inglaterra até há pouco tempo também andava a jogar assim.

Estou a falar dos nossos jogadores…tipo, o City, o Liverpool, o United, etc…

Desculpa percebi mal. De momento sei que o PSG joga em 3.4.3, mas no geral não, mas isso não é motivo para não se tentar. Se outras seleções o fazem.

As rotinas de clube são importantes. Aproximar os sistemas de jogo àquilo a que os jogadores estão mais habituados, também.

Por exemplo, alguma vez na vida o Bernardo anda a cheirar a bola 70 minutos?

Liverpool e City jogam em 4-3-3, o Utd 4-2-3-1 (que é uma forma de 4-3-3), o Wolves e o PSG jogam em 3-4-3 (este ano ainda não vi o Wolves, até podem ter mudado). Os do Sporting não contam.

Eu não vejo mal em ter a equipa em 4-3-3. Vejo mal nos emparelhamentos de jogadores.

O Bernardo joga muitas vezes no meio campo a três, por isso não vejo qual seria o problema. A maior parte dos nossos médios jogam num meio campo a três.

Depois teres dois na frente permitia ao Ronaldo fugir mais das marcações o que era benefício para o seu jogo. Poderia jogar com o Jota, Félix, Leão, André Silva ou seja várias parcerias para diferentes tipos de jogo.

O Bernardo Silva encostado na faixa é um jogador inútil, se é para jogar ele e o Bruno em simultâneo mais valia ter nestes meses tentado um sistema alternativo tipo o q o Milan do Ancelotti usava na altura, Bernardo e Bruno nas costas do PL (Ronaldo/Jota/Félix) e 3 médios por trás deles.

Se tens laterais como o Cancelo e Mendes ou Dalot eles podiam dar largura, claro q ter sistema alternativo exigia trabalho, mas insistir numa coisa q só serve para esmagar adversários inferiores e veres gajos q jogam no City a correr atrás de laterais e outro com cara de pânico a despejar charutos como se a bola fosse um objeto estranho, talvez o problema esteja mesmo na nossa forma de jogar n ser adequada aos jogadores q temos.

N sei, pronto, o engenheiro até tem curso de treinador, deve pensar nestas coisas, mas qdo vês ele a dormir com as substituições do Enrique percebes q ele n está bem a ver o q se passa nos jogos…

Mais que uma questão táctica é uma questão de jogadores e de filosofia de jogo. Este burro quer é jogar em função dos outros, é um borrado com medo do adversário. Não é respeito, é medo mesmo. Este FS tem medo da própria sombra.

Para já a 1ª coisa a fazer é demasiado óbvia e não me quero tornar repetitivo. Outra coisa que vi ontem, a maioria das equipas encara a NL como forma de preparar o futuro (França, por exemplo jogou na Dinamarca com meio-campo de Camavinga e Tchoumeni) o Santolas não preparou nem prepara nada, é sempre os mesmos lá para dentro. A equipa que o Santolas usou ontem vai ser a que vai começar o Mundial só com o Pepe em vez do Danilo. No final nem futuro nem troféu, uma mão cheia de nada

1 Curtiu

Não é só a disposição dos jogadores. A combinação deles determina, também, o estilo de jogo. O Bernardo não anda a cheirar a bola por jogar a 3 no meio, anda a cheirar a bola porque o seleccionador é um borrado.

E que tal tirar o Ronaldo da equação, enquanto indiscutível, e inclui-lo no reino dos mortais? O Jota faz imensos jogos a 9 no Liverpool. O engenheiro coloca-o na ala porque o rapaz é um mouro de trabalho.

Imagina lá uma frente com Leão, Jota e B Fernandes (ou Felix, ou outro qualquer dos muitos que ali podem jogar). O Ronaldo deve contar para a “pool” de jogadores, como qualquer outro. As últimas exibições foram confrangedoras e manifestação de falta de velocidade de reacção (em alguns casos até descoordenação motora).

2 Curtiram

Está mentalmente desgastado. Não tenho dúvidas que já não tem faculdades mentais para a função.

Exemplos disso… jogo com a Alemanha em que os gajos repetiram 4 ou 5 vezes a mesma jogada até marcar; ontem, se queria realmente defender (nem essa merda ele já consegue fazer), para responder ao Gavi e ao Pedri, tinha que mandar logo lá para dentro os 2 cavalos de corrida que tinha no banco (o Matheus e o Palhinha).

Acho que dando dimensão física ao nosso jogo e capacidade de marcação, os deixava com mais dificuldades em trocar a bola. Deixava-lhes a opção de terem que mandar bolas para as laterais, onde os nossos defesas estiveram a top em lances de 1x1. O Cancelo acaba por ficar um bocado mal, porque o gajo que cabeceia está nas suas costas, mas isso foi fruto do à vontade com os espanhóis manobraram no meio campo.

1 Curtiu

E a forma como responde às questões dos jornalistas, de forma displicente indica isso mesmo.

E durante os jogos, como demora a reagir e até como admitiu que se “esqueceu” do Tiago Djaló e disse-o com a maior das naturalidade, sem ver problema nisso, indica isso mesmo, um desgaste a um nível que não dá mais.

1 Curtiu

Até lhe valeu ser ridicularizado internacionalmente pelo Michael Cox a mostrar como o Goosens repetia sempre o mesmo movimento e o Semedo coitado estava sempre sozinho, o plano dele era meter o Bernardo e Jota a fazer piscinas para trás e para a frente.

Isso e no final do Europeu e jogo com a Sérvia concluir q Portugal n sabia jogar contra linhas de 5, enfim, se isto n é bizarro…

O q é pior é q a imprensa especializada internacional já o topou desde 2018, por aqui só se contesta nas redes sociais e agora já se fala nos jornais…

Para mim revela insegurança. É alguém que está fragilizado, que sabe que ninguém o grama, e tenta passar uma imagem de confiança e força para fora. Até nisso FS é antiquado, nem comunicar sabe para fora, está ultrapassado. Repete constantemente wishful thinkings porque em 2016, ninguém sabe muito bem como, a história do “só volto dia x” funcionou. Desde ai é só “o melhor ainda está para vir” ninguém o leva a sério já.

Marca: “Fernando Santos mentiu ao dizer que Portugal ia ser uma equipa valente, que ia sair a ganhar e dominar a Espanha. Seleção tem mais jogadores do que treinador, um técnico que fez história no seu país por causa do Euro2016, mas que agora é um fardo às portas do Mundial.”

Até o Mundo sabe

1 Curtiu

E ser auxiliado pelo Ilídio Vale também n augura nada de bom no q eles treinam, é q os nossos jogos contra Espanha, Sérvia, própria Alemanha, aqueles charutos para a frente, só atacares em cavalgadas para a frente faz lembrar aquele mundial sub 20 em 2011 em q essa equipa a atacar era bola longa para o Nelson Oliveira e fé em Deus.

Isso garantidamente que a dupla de treinadores de Portugal deve ser a mais velha no Mundial.

Até o Uruguai já se livrou do Tabarez. Aqui em Portugal há pouca vontade de ser bom, é mais um tacho que outra coisa. Fico sinceramente deprimido em ver tanto jogador de qualidade ser subaproveitado desta maneira. Parece até um pouco uma metáfora para o próprio país em si. É ridículo como é que Portugal vai entrar o Mundial sabendo de antemão que o máximo que pode atingir é uns oitavos-de-final/quartos-de-final se tivermos muita sorte, tudo muito sofrido, mas sem qualquer chance de ter realmente algum impacto no torneio quando na realidade Portugal deveria entrar no top 3 de favoritos.

1 Curtiu

O mais provável é o substituto ser o Rui Jorge, n acredito q seja um grande treinador mas também n consigo dizer se Portugal jogará tão mal como joga.