Scouting do Fórum - O que vales?

Bem, eu não sou ninguém para me julgar um “scouter”, mas por exemplo falando só desta época:

Petrovic - Parecia-me um jogador interessante na altura do Partizan, já há uns bons anos, mas pouco ou nada evoluiu desde aí. As experiências fora da Sérvia não lhe correram bem. Não segui os últimos anos dele, portanto no fundo era uma incógnita. Neste caso a alternativa até era o Sandro, portanto apesar de tudo ainda estamos melhores, porque esse para além de ser também uma incógnita no que toca ao seu nível actual, também o era no plano físico, sendo que era bem mais caro.

Joel Campbell - Sempre lhe reconheci qualidades e algum potencial, mas definitivamente nunca o vi como o craque que tanta gente aqui achava que seria. Pode ser um jogador útil, mas tem um valor de mercado muito alto para a nossa realidade, e que mesmo que até esteja a ser dos melhores, não justifica pagar, pelo menos com o que tem jogado actualmente.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=65205.msg4309409#msg4309409
http://www.forumscp.com/index.php?topic=67516.msg4313788#msg4313788

Douglas - Detesto, nunca gostei, nem nos “bons tempos” do Twente. Uma das habituais “Jesusíces”, vá-se lá saber por que motivos ou com que interesses. Sobre as suas qualidades… é um poste de 1,90 e tal, forte no jogo pelo ar, e… acho que ficamos por aí.

André - Disse e continuo a dizer que vale bem mais do que aquilo que tem mostrado, mas a jogar assim não há milagres, e não pode falhar alguns golos feitos como já falhou. De qualquer das maneiras, pelo perfil (e mesmo cagando na parvoíce do “Baladas”), disse aqui várias vezes que eu não o teria contratado.

Bas Dost - Melhor contratação da época, claramente. Ainda assim, como disse várias vezes, achei o preço um pouco mais elevado do que acho que poderíamos ter conseguido (na altura apontei uns 8M). Mas tendo dinheiro fresco (e sabendo o mercado disso), e tendo pouco tempo para arranjar uma alternativa de qualidade para o Slimani, isso terá jogado contra nós. No que toca à análise Dost vs. Slimani, acho que está a ir ao encontro de todas as minhas expectativas, quer no ficámos a ganhar quer no que ficámos a perder.

Castaignos - Tem algumas qualidades, mas sempre (tirando quando apareceu no Feyenoord…) o achei um jogador apenas “bonzito”. Tem características que podem ser úteis, quer técnicas quer físicas, mas não é nem nunca seria uma grande avançado por aqui. Os anos no Twente tiveram alguns golitos, mas tudo muito mais ou menos. Noutras condições até poderia ser mais útil.

Elias - Epá, não há muito a dizer. Abominei esta contratação, e acho que foi das mais absurdas e nonsense de que me lembro de ver no Sporting. Noutros sistema táctica até poderia ter alguma (pouquinha) utilidade, mas neste sistema é surreal apostar num jogador destes. Mais grave ainda do que contratá-lo para ter no plantel como alternativa ao Adrien, foi ter-se achado que poderia ser O substituto do Adrien, quando este esteve bem perto de sair. Terrível pensar nisso, e no que é que se anda a pensar no Sporting, para se terem ideias destas.

Markovic - Tem potencial, bastante talento, mas tem uma cabeça fraquita e é um jogador muito inconstante. Ainda assim, e tendo qualidades com desequilibrador que fazem falta à equipa, e treinado por um tipo que gosta tanto dele, achei que poderia fazer muito melhor figura. Mas, tal como no caso do Campbell, apesar de ter qualidade, também confesso que nunca percebi como tanta gente via aqui uma GRANDE contratação. Poderia até correr bem, mas longe de tudo isso.

Bom jogador, muito talentoso, e o tipo de extremo desequilibrador que nos últimos tempos temos tido dificuldade em ter, e tanta falta faz.

Agora, tenho dúvidas em relação à condição física, e se lhe vai permitir se opção regular, também em relação ao facto de ser algo inconstante, tanto pode fazer uma jogada de levantar o estádio, como andar uns jogos desaparecido do mapa. E por fim, num jogador com o perfil dele e dedicação dele, tenho alguma preocupação com o facto de se tratar de um empréstimo sem opção de compra. Espero que isso não seja problema e dê tudo o que tem para fazer uma grande época, e não venha para aqui passear.

Outra coisa boa é ser treinado pelo Jesus, que o conhece e compreende como ninguém, e é o homem certo para tirar o melhor dele, e relançar-lhe a carreira.

Boa sorte.

[hr]

Não teci grandes comentários à contratação do Meli, porque de facto não conhecia, limitei-me a ver uns vídeos, mas naturalmente, e sendo uma opção do treinador, esperava bem mais do que vir para aqui apenas fazer de jarra.

Sobre o Alan Ruiz, também não conhecia, vi uns jogos quando se começou a falar do interesse nele, e vi aquilo em que acho que todos concordamos, que tem qualidade técnica, bom toque de bola, e que até remata bem, mas a condição/forma física não me impressionaram (e pior ainda o estado em que cá chegou), nem a sua “pastelice” em campo, que se já se via na Argentina, bem mais grave se torna a jogar na Europa. Pior ainda a coisa ficou quando ficámos a saber realmente quando tinha custado, 5M já era puxado, 8M é aberrante para uma incógnita tão grande, ainda mais quando pelos vistos o treinador queria e insistia numa ideia e numa posição em campo que nada tinha a ver com ele. Não há nada pior do que contratar jogadores sem os conhecer realmente e sem perceber de que forma vão encaixar no modelo de jogo. O facto de precisar de vir com um apêndice atrás, e pago por nós, também diz muito sobre o perfil do jogador, um perfil do qual nos devemos manter longe.

Sobre o Beto, também não havia muito a dizer, seria sempre uma segunda opção, mas naturalmente mil vezes mais segura do que a alternativa anterior, o Boeck (que sempre achei fraquinho, mesmo quando tanta gente gostava dele), e também muito melhor que o outro nome que estava em cima da mesa, o Eduardo.

PS. E o problema das contratações desta época é muito maior do que o scouting do Sporting, que acredito que tenha qualidade, não deve é ter grande voto na matéria, por mais absurdo e contraproducente que isso seja.