mas o que é que estavam à espera?.. que a biblia fosse um manual de virtudes que não faziam sentido há 3000 ou 2500 anos?.. obviamente que a biblia reflecte aquilo que as pessoas desse período pensavam e acreditavam…
como já disse atrás a minha visao da religião e de Deus (neste momento, pois as minhas ideias ao longo do tempo vão mudando…) não é mais que a relação entre a nossa existência e a nossa consciencia…
obviamente que se há 3000 anos era “normal” (e quando eu digo normal é com o intutito de não ser mal visto) dizimar cidades inteiras que não se regessem pelos mesmos principios o que tem de vir nos textos da época tem de ser a visao de quem escreveu os textos…
no caso de sodoma e gomorra é possível que tenham sido vitimas de actividades vulcânicas e/ou sismicas… ora, se existiam atitudes nas populaçoes dessas cidades que contradiziam os principios defendidos por quem escreve os textos, e se por acaso acontece um fenomeno que leve à destruição das cidades é mais que normal que se atribua esse acontecimento a algo que não a simples coincidencia mas sim algo divino e castigador que por sua vez reforça a consciencia colectiva…
obviamente que neste caso Deus é castigador…
a história do abel e do caim também não tem muito que saber… o caim teve inveja do abel e matou-o… arrependeu-se e ficou afectado por isso, alheado do mundo… é a tal noção de consciencia… no fundo é o reforço dos laços sociais… matar uma pessoa do mesmo grupo ou da mesma familia leva a que haja uma culpabilização… nem interessa o castigo, apenas a distinção do que está certo e está errado…
daí que o saramago ache que o caim teve um castigo pouco pesado… é devido a essa herança judaico-cristã (e outras quase sempre relacionadas com religião, ou seja, a relação do ser com a sua consciencia…) que o saramago considera que matar um irmão é errado…
vão-me dizer: é óbvio que matar uma pessoa, ainda para mais um irmão é errado… é óbvio, porque pertence à nossa consciencia colectiva porque se não fosse abel e caim na nossa sociedade talvez matar um irmão não trouxesse o sentimento de culpa que hoje revemos nesse acto…
e talvez seja relevante considerar que após a criação e a história de adao e eva que retrata um pouco o nascimento da consciencia humana o episodio do abel e do caim seja quase o primeiro da humanidade consciente… no fundo, a primeira regra do relacionamento humano é não nos matarmos todos uns aos outros…
e talvez, a noção de que o castigo imposto a caim não foi assim tão mau como isso leve a que, apesar de tudo, ainda se veja a guerra e o poder de matar com alguma leviandade…