E viva á Gestão Moderna… á Estratégia Financeira… e aos “Project Finance”…
Aos gestores (chupistas) no SCP EU DIGO RUA! :cartao:
E viva á Gestão Moderna… á Estratégia Financeira… e aos “Project Finance”…
Aos gestores (chupistas) no SCP EU DIGO RUA! :cartao:
“A SAD do Sporting enviou ontem à CMVM uma adenda ao relatório e contas apresentado há dias, na qual se revela que efectuou duas parcerias com fundos de jogadores. Desta forma, a SAD alienou 50 por cento dos direitos económicos do reforço Torsiglieri e das jovens promessas Eric Dier e Tobias Figueiredo, agora do fundo “Quality Football Ireland Limited”, e 40 por cento de Mexer à Traffic”
http://www.ojogo.pt/26-254/artigo884562.asp
Fonte: O Jogo
De acordo com esta adenda ao relatório e contas, o Sporting cedeu 50% do passe do Eric Dier e do Tobias Figueiredo a um fundo estrangeiro. Não conheço os jogadores, mas tenho lido no fórum que são grandes promessas, com sérias possibilidades, caso a sua evolução continue, de integrar o plantel do Sporting no futuro.
Se assim for, não percebo como é possível e com que finalidade o Sporting abdica de metade do passe de dois futuros activos com grande capacidade de valorização, principalmente tendo em conta as transferências que o Sporting realizou (Veloso e Moutinho), que supostamente terão servido para financiamento do reforço da equipa.
Preocupa-me o facto de, numa estrutura que se quer profissional e completamente transparente (SAD), existirem situações que geram, em leigos como eu, dúvidas e dificuldades de explicação do sucedido. Quanto à engenharia financeira que possa ser subentendida deste processo, mais não digo, porque não quero alongar-me sobre um assunto que não domino, mas relativamente ao aspecto desportivo, parece-me uma gestão danosa e ruinosa, sem perspectivas de futuro risonho como se quer.
Neste caso, tudo depende de quanto o Sporting recebeu pelas percentagens que cedeu. Mas admito que a situação em si não me agrada muito porque eram dois jovens da formação que podiam no futuro enquadrar-se bem no Fundo do Sporting.
Mas se o valor recebido pelas percentagens agora cedidas é compensador, por mim tudo bem. Desconfio que não o seja mas à falta de informação sobre o assunto, não posso acusá-los de (mais) um mau negócio.
a questão da alienação dessas percentagens dos passes tem a ver com a situação financeira do clube e para evitar um maior agravamento da situação de falência técnica.
basicamente esse jogadores passam a estar do lado activo do balanço e permitem que a diferença entre passivo e o activo não seja maior. esses jogadores, que não tinham qualquer valor contabilístico, por serem jovens formados na academia, passam a possuir esse valor, permitindo que o valor do activo seja mais elevado que anteriormente.
não sei se conseguiste perceber, foi o melhor que consegui explicar e acho que esta parceria foi feita com esta finalidade.
o que se pode pôr em causa nesta parceria são os valores de venda dos passes. isso é que era importante esclarecer.
É só adendas e negociatas mal explicadas.
No minimo têm de informar os socios e accionistas qual o valor em causa neste negocios.
É incrivel a falta de transparencia em que o Sporting está infelizmente mergulhado.
SL
Importante é saber o valor.
Sobre os jogadores , é normal que os Fundos nao queriam entulho mas sim jogadores com potencial de valorização. É uma questao de encontrar um equilíbrio numa estratégia que acho que o Sporting pode beneficiar bastante.
Mais uma vez entra num campo em que o objecto social da academia não é, seguramente, a compra venda de jogadores de futebol. Além disso teria de haver muita disponibilidade de cash na academia para que isso acontece-se!
Além disso a academia tem relação directa com o grupo sporting certo?
Caso assim seja criava-se um problema enorme no que respeita aos preços de transferência practicados na compra ou venda dos jogadores. Desta forma, irias incorrer numa enorme contingência fiscal associada ao facto de estares a criar resultado numa empresa através de outra empresa do mesmo grupo. No fundo estás a vender o teu activo a um valor superior ao que o mercado o reconhece só para gerar resultado na esfera individual da SAD (em termos consolidados terias de anular esta transacção). Penso que não haveria nenhuma vantagem.
Por isso é que deves ter uma empresa independente do clube ou do grupo (o tal fundo) de preferência nos moldes dos do slb, isto é, com capital fechado e investidores anónimos.
Abc
PP
:arrow: :arrow: :arrow:
falta é saber os números que isto deu e aí saberemos se foi bom ou mau :inde:
O Sporting deu como garantia à Banca os passes de jogadores que ainda não detém, o que significa que os direitos de futuros craques que o clube venha a contratar passam a estar, automaticamente, hipotecados à Banca.A situação está explícita no relatório e contas da SAD leonina referente à época de 2009/2010. “No âmbito do contrato de abertura de crédito em conta-corrente com o BES e Millenium bcp foram prestadas garantias de créditos de bilheteira, créditos de garantia e créditos de passe”, refere o documento que sobre este último ponto acrescenta: “estão incluídos os direitos desportivos detidos ou a deter pela Sporting SAD relativos aos jogadores de futebol que tenham com ela celebrado um contrato de trabalho”.
No final de Junho a Sporting SAD tinha um passivo total de 173 milhões de euros, um crescimento de 21,4% (30,5 milhões) face ao mesmo mês do ano anterior. Parte deste passivo diz respeito aos empréstimos contraídos pelo clube, que à mesma data superavam os 49 milhões de euros.
No relatório de contas é possível ver que o Sporting tem um empréstimo obrigacionista de 19 milhões de euros sobre o qual paga um juro de 7,3%, o que na época passada significou quase 1,4 milhões de euros. Já o juro sobre os empréstimos bancários custou 587 mil euros. O total ascende assim a dois milhões. Para tal, contribuíram quatro empréstimos junto do BCP e do BES com uma taxa de juro de 7%. A SAD contava ainda com um empréstimo (de 6,5 milhões de euros) do BES com um juro de Euribor a 3 meses, mais 6%. Este empréstimo tinha de ser saldado a 9 de Setembro. O Correio Sport enviou diversas questões a José Filipe Nobre Guedes, administrador da SAD com o pelouro financeiro, mas passado mais de uma semana não obteve resposta a qualquer uma das perguntas. Assim não é possível saber se este empréstimo foi saldado ou se o clube contraiu novas dívidas para pagar as antigas.
De assinalar que as taxas de juro suportadas pelo Sporting na maior parte dos seus empréstimos estão bastante acima dos juros dos títulos de dívida pública a 10 anos, que na segunda-feira atingiram o máximo de 6,394. No documento é ainda possível ler que a SAD “não tem vindo a seguir qualquer política de cobertura de risco de taxa de juro. As operações são contratadas com base nas suas necessidades de financiamento da actividade”.
FUNDO COMPRA DOIS JUVENIS
A 10 de Setembro, a Sporting SAD revelou à CMVM que vendeu a um fundo irlandês 50% dos direitos económicos de Eric Dier e Tobias Figueiredo, juvenis, de 16 anos. O fundo comprou ainda 50% do passe de Torsiglieri. Outra empresa adquiriu 40% de Mexer.
Fonte: Correio da Manhã
Mais uma análise interessante…
Sporting dá à Banca jogadores que não tem.
Passivo cresce 21,4% e já vai nos 173 milhões de euros. Taxa de juro de empréstimos bancários (7%) é superior à da dívida pública.
O Sporting deu como garantia à Banca os passes de jogadores que ainda não detém, o que significa que os direitos de futuros craques que o clube venha a contratar passam a estar, automaticamente, hipotecados à Banca.
A situação está explícita no relatório e contas da SAD leonina referente à época de 2009/2010. “No âmbito do contrato de abertura de crédito em conta-corrente com o BES e Millenium bcp foram prestadas garantias de créditos de bilheteira, créditos de garantia e créditos de passe”, refere o documento que sobre este último ponto acrescenta: “estão incluídos os direitos desportivos detidos ou a deter pela Sporting SAD relativos aos jogadores de futebol que tenham com ela celebrado um contrato de trabalho”.
No final de Junho a Sporting SAD tinha um passivo total de 173 milhões de euros, um crescimento de 21,4% (30,5 milhões) face ao mesmo mês do ano anterior. Parte deste passivo diz respeito aos empréstimos contraídos pelo clube, que à mesma data superavam os 49 milhões de euros.
No relatório de contas é possível ver que o Sporting tem um empréstimo obrigacionista de 19 milhões de euros sobre o qual paga um juro de 7,3%, o que na época passada significou quase 1,4 milhões de euros. Já o juro sobre os empréstimos bancários custou 587 mil euros. O total ascende assim a dois milhões. Para tal, contribuíram quatro empréstimos junto do BCP e do BES com uma taxa de juro de 7%. A SAD contava ainda com um empréstimo (de 6,5 milhões de euros) do BES com um juro de Euribor a 3 meses, mais 6%. Este empréstimo tinha de ser saldado a 9 de Setembro. O Correio Sport enviou diversas questões a José Filipe Nobre Guedes, administrador da SAD com o pelouro financeiro, mas passado mais de uma semana não obteve resposta a qualquer uma das perguntas. Assim não é possível saber se este empréstimo foi saldado ou se o clube contraiu novas dívidas para pagar as antigas.
De assinalar que as taxas de juro suportadas pelo Sporting na maior parte dos seus empréstimos estão bastante acima dos juros dos títulos de dívida pública a 10 anos, que na segunda-feira atingiram o máximo de 6,394. No documento é ainda possível ler que a SAD “não tem vindo a seguir qualquer política de cobertura de risco de taxa de juro. As operações são contratadas com base nas suas necessidades de financiamento da actividade”.
FUNDO COMPRA DOIS JUVENIS
A 10 de Setembro, a Sporting SAD revelou à CMVM que vendeu a um fundo irlandês 50% dos direitos económicos de Eric Dier e Tobias Figueiredo, juvenis, de 16 anos. O fundo comprou ainda 50% do passe de Torsiglieri. Outra empresa adquiriu 40% de Mexer.
in correio da manhã
Temos de fazer alguma coisa…
Confirmo que isso está no R&C, mais concretamente na página 99. Desconheço se essa medida é pioneira e em desespero ou se é feita com frequência em Portugal.
Alguém me sabe dizer, se não comprarmos nem vendermos jogadores (não houver receitas extraordinárias) qual é o prejuízo anual do Sporting e se esse mesmo prejuízo era eliminado se não houvesse dívida. Isto é, se existe prejuízo por culpa da dívida ou por má gestão, que a há, claro!
cm…? :arrow:
O cm não me merece qualquer tipo de credibilidade.
O post foi editado porque cometi uma injustiça relativamente ao autor, que só quis passar a mensagem do jornal, e eu acabei por erradamente direccionar o meu descontentamento com o jornal para com o utilizador. ficam aqui as minhas desculpas
Isto são tudo “fugas para a frente”…
Negociatas, fundos, engenharia financeira, empréstimos para pagar empréstimos… está tudo louco!
O Sporting infelizmente está FALIDO, mas o que esta gente anda a fazer é algo que me ultrapassa…
Se não houver uma alteração nas políticas do Sporting das duas uma, ou abre falência, começando novamente pelas distritais (exemplo da Fiorentina) ou irá parar às mãos de um magnata se os regulamentos mudarem.
Alguém me sabe dizer, se não comprarmos nem vendermos jogadores (não houver receitas extraordinárias) qual é o prejuízo anual do Sporting e se esse mesmo prejuízo era eliminado se não houvesse dívida. Isto é, se existe prejuízo por culpa da dívida ou por má gestão, que a há, claro!
Não percebi bem a tua questão mas dívida é impossível não existir partindo do pressuposto que não há receitas, parece-me.
Se o SCP não comprar nem vender ninguém os únicos gastos que tem no futebol, muito sucintamente, são os ordenados dos jogadores, e se não ganhar nada, esse prejuízo mínimo é acumulado todos os anos…
Existe prejuízo por culpa de não ganharmos guita suficiente para aquela que gastamos, e existe prejuízo porque a que gastamos depois não oferece o retorno e isso é má gestão porque foi guita mal gasta. E além disso tens prejuízo também por culpa da dívida por causa do juro. Não há milagres. O ponto de partida é ganhar jogos, principalmente nas provas europeias esse sé que dão guita.
A única solução, quer queriam quer não, é, num eventual golpe de sorte o SCP, conseguir ganhar qualquer coisinha com isto que temos e ir no mínimo todos os anos à Champions (os que vierem criticar os segundos lugares podem ir já dar uma curva pois não tenho pachorra para gestores do teclado que se não ficarem em 1º tanto se lhes dá se ficam em 4º). A partir daí pode-se desenvolver uma boa gestão se as pessoas que lá estiverem no poder quiserem…
O que o SCP está a fazer é tentar manter o ritmo dos outros (e mesmo assim já estamos muito atrás) e para isso temos de contrair empréstimos atrás de empréstimos. Como já temos muita dívida na banca é dificil para nós sequer conseguir com que os bancos aceitem emprestar.
Existe sempre receitas (Bilheteira, transmissões televisivas etc). O que eu perguntei é se o Sporting não tivesse dívidas conseguiria suportar a despesa corrente actual (Ordenados, deslocações, prémios…). Ou neste momento o custo de manter o Sporting ultrapassa as receitas bases?
Financiando só a equipa de futebol, tipo salários, etc? Conseguia, Stunner. E dava lucro.
[mod]O assunto do tópico “Sporting hipotecado” pode seguir aqui. Obrigado.[/mod]
O Sporting deu como garantia à Banca os passes de jogadores que ainda não detém, o que significa que os direitos de futuros craques que o clube venha a contratar passam a estar, automaticamente, hipotecados à Banca.A situação está explícita no relatório e contas da SAD leonina referente à época de 2009/2010. “No âmbito do contrato de abertura de crédito em conta-corrente com o BES e Millenium bcp foram prestadas garantias de créditos de bilheteira, créditos de garantia e créditos de passe”, refere o documento que sobre este último ponto acrescenta: “estão incluídos os direitos desportivos detidos ou a deter pela Sporting SAD relativos aos jogadores de futebol que tenham com ela celebrado um contrato de trabalho”.
CM