SAD apresenta prejuízos de 26,4ME 2009/10

A SAD do Sporting vai apresentar quase o dobro do prejuízo verificado na época futebolística de 2008/09, atingindo os 26,4 milhões de euros no exercício findo em 30 de Junho de 2010.

Segundo convocatória de Assembleia Geral para 29 de Setembro, emitida hoje, o Sporting vai propor a aprovação do Relatório e Contas com um “resultado líquido negativo de 26,461 milhões de euros, enquanto o anterior balanço tinha sido de um prejuízo de 13,349 milhões de euros.

Os accionistas vão também decidir sobre a política de remuneração dos administradores e outros membros dos órgãos sociais da sociedade, da alteração da composição do conselho de administração para quatro membros, além da eleição dos dirigentes para o período 2010/14.

Rogério Alves volta a encabeçar a lista à Mesa da AG e José Eduardo Bettencourt ao conselho de administração, enquanto Agostinho Abade é proposto para liderar o conselho fiscal.

Quinta-feira, uma outra AG da SAD sportinguista vai pronunciar-se sobre o plano de reestruturação financeira e recapitalização acordado com a Banca, o qual pode proporcionar até 73 milhões de euros.

As medidas previstas visam aumentar os capitais próprios (activo menos passivo) da SAD dos “leões”, deixando de estar abrangida pelo artigo 35.º do Código das Sociedades Comerciais – capitais próprios iguais ou inferiores a metade do capital social – e também dotá-la de mais meios para a sua actividade.

http://www.sportingapoio.com/noticias/clube/sad-apresenta-prejuizos-de-264me/

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC30026.pdf

26,4 MILHÕES DE EURO é o resultado do primeiro ano de mandato de José Eduardo Bettencourt.

Aguardo teorias que desculpabilizem o actual presidente remunerado, perante estes números negativos vergonhosos.

O que nos irá esperar nos próximos 3 anos?

:o

Como é possível?!

Roquettismo forever 90%

Nem Izmailov escreveram correctamente…
Tenho pena de não perceber mais deste tema para melhor interpretar o relatório de contas, mas ao menos confirmasse que os direitos televisivos foram +100M por 5 temporadas? Pelo menos é isso que percebo neste parágrafo:

No âmbito desta renegociação, foi acordado ceder à PPTV (Grupo Controlinveste), em regime de exclusividade, os referidos direitos de transmissão televisiva e publicidade referentes às épocas de 2013/2014 até 2017/2018, inclusive.

Nos termos do acordo existente entre a SCS e a Sporting SAD, os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS, SA o montante de 75.6M€ e para a Sporting, SAD, o de 32.4M€.
Na mesma data, a Sporting SAD e o Sporting Clube de Portugal celebraram com a PPTV um acordo de princípios que visa regular a respectiva colaboração na criação e exploração de um canal de televisão para emissão de conteúdos ligados ao universo desportivo do Sporting Clube de Portugal (“Canal Sporting”).

Percebi mal?

mas porque será que euñ estou admirao… :cartao: :cartao: :cartao:

então então, ter figos, balakovs e stan valckx’s na equipa custa dinheiro :inde:

Qual é a justificação da senhora Rita Corrêa Figueira receber, 127.173 Euros? Que tipo de função tem ela no Sporting?

Desculpem-me, mas sendo eu leigo nesta matéria posso estar errado na apreciação, mas parece-me descabido receber tanto , até porque o nosso presidente recebeu 219.000 euros em 09/10.

Por outro lado, as cedências definitivas ocorridas após 30 de Junho de 2010 vão implicar, no
próximo exercício, em melhoria de resultados de cerca de 22 milhões de Euros, demonstrando
a influência fundamental da rubrica “transacção de passes de jogadores”.

pelos vistos nao esta incluido a venda de Moutinho e Veloso mas já contabilizam as compras de Janeiro

Yap a mim pareceu-me mesmo isso

Foram incluidas as transações de Janeiro, e algumas desta época como o Evaldo e o Torsiglieri. No entanto, a venda do judas e Veloso não foram integradas no balanço. Por isso é que "Por outro lado, as cedências definitivas ocorridas após 30 de Junho de 2010 vão implicar, no
próximo exercício, em melhoria de resultados de cerca de 22 milhões de Euros, demonstrando
a influência fundamental da rubrica “transacção de passes de jogadores”.

Resultados normais de uma época em que não fomos à champions, em que não vendemos ninguém e em que por outro lado tivemos de comprar jogadores. O próximo relatório será melhor. :arrow:

O R&C é bem interessante, aconselho a leitura (já corrigiam era algumas gralhas nos gráficos das despesas).

Tirando as compras de jogadores, o que salta à vista é que no ano horribilis de 2009/10 fizemos menos 12 M€ de receitas consideradas habituasi (as quotas, a TV, etc). Ou seja, a perda de competitividade de uma época para a outra traduziu-se em menos 12 M€ que entraram, daí eu estar convicto que as finanças do Sporting NUNCA irão endireitar enquanto näo se apostar forte na competitividade. Bem podem ir fazendo todos os cortes possíveis na despesa e todas as reestruturações financeiras imagináveis que o resultado vai ser o mesmo - as finanças irão continuar a afundar-se porque não só o Sporting angaria menos receitas “normais” (leia-se sem vender jogadores) como a própria valorização dos activos é diminuta acabando por os vender ao preço da uva mijona. Portanto, sem competitividade desportiva não há nem nunca vai haver equilíbrio financeiro e não o contrário (embora, como é lógico, o descontrolo financeiro acima de determinados limites possa também ser prejudicial).

Daqui a nada os experts da matéria irão concerteza dissecar estes resultados, mas deixo aqui apenas a confirmação de que o Sporting não pagou 1,6 M€ coisa nenhuma pelo Torsiglieri, mas sim muito mais que isso… relembro que o preço do jogador foi anunciado como 3,4 M€ e à data do fecho das contas deste R&C, o Sporting ainda tinha 2,7 M€ em falta para pagar ao Velez (a imagem abaixo são dívidas a fornecedores que ainda não foram pagas):

Das duas uma: ou Bettencourt mentiu com todos os dentes no assunto Torsi ou então fez algum negócio obscuro que nem o R&C revela. ::slight_smile:

Por estas e por muitas outras é que enquanto estes papagaios manhosos estiverem no poleiro, de mim não arrecadam nem um cêntimo.

Estou aí a ver 2M€ ao Saturn.

Compraram o resto do passe do Vuk?

Os resultados são relativos ao exercício que terminou a 30 de Junho de 2010 e deverão ser apresentados aos accionistas leoninos no próximo dia 29 de Setembro.

A Sporting SAD deverá apresentar um resultado líquido negativo de 26,461 milhões de euros relativamente ao exercício que terminou a 30 de Junho de 2010.
A informação foi ontem transmitida à CMVM e trata-se do segundo maior resultado negativo de sempre, ficando apenas atrás do resultado de 2002/03, de 27,3 milhões de euros.
Nestes números não estão ainda contabilizadas as mais-valias resultantes da venda de João Moutinho e Miguel Veloso (20 milhões), ao passo que já reflectem algumas das contratações dos leões para esta época, casos de Evaldo (3 milhões) e de Torsiglieri (3,4 milhões).

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/09/09/sad_d_preju_zo_de_26_4_milh_es.html

O exercício fechou a 30 de Junho.

Chamada de atenção: Mais-valias = Preço venda - (Preço compra + Ordenados + Prémios, etc.), pelo que as mais-valias contabilísticas de Moutinho e Veloso não vão ser € 20 M.

Sim.

O que foi feito foi uma extensão e renegociação do contrato actual.
Pelo que os valores renegociados entrarão em vigor de imediato.
Ou seja, o valor total apresentado terá de ser repartido de 2010/11 a 2017/18.

Apesar de negativo, acaba por me parecer um resultado normal face às circunstâncias:

• Não entrada na Champions League (-6M€).
  • Não estão contabilizadas as vendas de Moutinho, Veloso e Tonel (-18M€ aproximadamente).
  • A reestruturação financeira está por fazer, embora aqui não perceba qual o peso que irá ter.

No próximo relatório, julgo que o cenário não seja tão negativo, embora se perceba que sem resultados desportivos, sem investimento, como disse o Paracelsus, a questão financeira nunca será resolvida.

Porque investimento na equipa, resulta em:

• Receitas da participação Champions League (Em função dos resultados mais as receitas de TV)
  • Receitas de bilheteira e bilhetes de época (desceram face a 2009).
  • Quotizações (que voltaram a descer… afinal continuamos a ter cada vez menos sócios?).
  • Valoriza o passe dos jogadores actuais, potenciando as vendas.

Face ao que foi feito nesta pré-época, parece-me que continuaremos com resultados negativos, a menos que o Paulo Sérgio tire um coelho da cartola e nos leve à Champions…

Não, se leres o R&C umas páginas mais atrás está referido que temos 50% do passe do Vuk… esses 2 M€ significam que ainda não pagámos na totalidade os 50% adquiridos ao Saturn.

Concordo inteiramente com o comentário do @ Paracelsus.

Enquanto não se conseguir um “upgrade” dos resultados desportivos do futebol profissional, com idas à Champions resultantes da vitória na Liga, com convites bem remunerados a torneios de pré-época, com a valorização de jogadores e sua posterior venda com mais-valia financeira e a aplicação do capital na compra de jogadores com créditos firmados, estes orçamentos serão como chover no molhado. E a situação financeira piorará recorrentemente.