SAD apresenta prejuízos de 26,4ME 2009/10

Eu agora nao tenho tempo de andar a ler o rc todo mas dei uma vista de olhos muito rápida e saltou-me logo á vista (a propósito desse negocio) o seguinte. Na parte das Aquisições Efectuadas neste Exercicio (p.92) refere que a percentagem dos direitos económicos do jogador Marco Torsi foi de…100 % . Ora isto já contradiz o que o Sporitng informou á CMVM (teriam sido apenas 90%).

A venda de Moutinho e Veloso pode tapar algum buraco do próximo relatório.

Fica a questão, quem vão ser os jogadores que vão tapar o buraco financeiro dos anos seguintes?
Rui Patrício, André Santos, Carriço, Matias, Nuno André Coelho, Torsiglieri? Será suficiente?

A opção de contratar jogadores mais experientes, bem como o facto de não se valorizarem, irá reflectir-se nos próximos relatórios.

Com que entao estes resultados sao normais tendo em conta a pessima epoca desportiva anterior… :think:

Ora a responsabilidade por essa pessima epoca desportiva deve-se a…? :boohoo:

Fácil …

Aos resultados financeiros da época anterior, que por sua vez se devem à péssima época desportiva anterior, que por sua vez …

Infelizmente só tive tempo para fazer o download do RC e ler a declaração inicial:

A época desportiva 2009/2010, não pode, de forma alguma, ser dissociada das alterações vividas no governo do clube e da sociedade em função de [b]eleições tardias[/b], para a presidência do Clube e posterior cooptação a 1 de Julho de 2009, do seu Presidente, para Presidente do Conselho de Administração desta Sociedade.

A enorme perturbação que assolou o Clube, teve consequências também a nível da gestão da
sociedade. Efectivamente, o anúncio tardio da candidatura á presidência do Dr. José Eduardo
Bettencourt, impediu a elaboração atempada de uma estratégia clara
que compatibilizasse os
anseios da Sociedade com os do Clube, e apenas adiou a demissão inevitável de dirigentes e
técnicos, com relevantes serviços prestados ao Clube e à Sociedade.

Com o clima existente, e com a recuperação, em cima da hora, de colaboradores
fundamentais para o bom desempenho desportivo da sociedade, antevia-se uma época
recheada de dificuldades, o que infelizmente viria a verificar-se
. A pouco justa eliminação da
Fase de Grupos da Champions, da nossa equipa de futebol profissional, pela Fiorentina,
marcou muito negativamente a época do ponto de vista desportivo e financeiro, com óbvios
impactos no nível de desmobilização dos nossos adeptos.

O reconhecimento de um fosso enorme face aos nossos principais concorrentes e os atrasos
significativos na resolução de problemas estruturais que afectavam o governo do Clube e da
Sociedade, foram algumas das áreas que obrigaram a um esforço adicional durante esta
época, e estamos em crer que as decisões tomadas muito contribuirão para um futuro mais
sustentável desta Sociedade.

É uma vergonha! É o assumir oficial da incompetência!

Então mas esses 50% custaram-nos 2M€… Quer dizer que ainda não pagámos nada pelo Vuk que está no Sporting desde 2007 ?

Se esses 50% nos custaram 2 M€ então sim, quer dizer que ainda não pagámos nada pela contratação do Vuk desde que ingressou no clube.

[hr]

Eu gosto é daquelas partes em que estão sempre a dizer à boca cheia a “crise económica e financeira mundial” para justificar números menos conseguidos. ;D Isto curiosamente na semana em que o Real Madrid apresenta as maiores receitas de sempre alguma vez atingidas por um clube de futebol, acima dos 400 M€ ainda sem vender jogadores, recorde esse que se segue ao ano de todos os recordes a nível financeiro no futebol, como comprova o relatório da Deloitte Football Money League)

:arrow: :arrow: :arrow: Para escreverem isto mais valia não escreverem nada.

Realmente…

Entao mas os comparativos de 2009 mostram que nao se devia nada ao Saturn (ie. os tais 2M ja tinham sido liquidados…)?!? :think:

Há sempre quem considere a incompetência perfeitamente normal… E volta o lema da “vitória”: para o ano é que é!

Mais um passo firme em direcção ao abismo.

Eu acho que o incompetente que escreveu o R&C trocou as % do Torsi com as do Evaldo…o Torsi é 90% e o Evaldo 100%.

Sobre o Vuk é realmente incompreensível…Se em 2009 não devíamos nada ao Saturn e já tínhamos 50% do passe, ou fizemos outro negócio com o Saturn ou comprámos os 50% que faltavam ou há ai mais marosca.

Outra coisa que também reparei é que continuamos com uma dívida ao FCp de 500 k€. Ainda é do Postiga? O gajo não tinha sido supostamente incluído no pacote “maça podre”?

Não podem ser criticados por escreverem a verdade: a direcção é incapaz e incompetente.

Assumir incompetência, bigfoot? Nada disso! Pelo contrário. Segundo este texto, temos três grandes causas para estes resultados desastrosos - mas nenhuma delas é atribuível à direcção da SAD, claro! Uma deles é desportiva, a eliminação da Liga dos Campeões. Mas não pensem que se está a responsabilizar a direcção ou a equipa técnica por qualquer falha. Pelo contrário, tratou-se de uma eliminação “pouco justa”, pelo que aqueles estão naturalmente absolvidos. Houvesse justiça no futebol e a estupenda gestão da SAD direcção seria naturalmente recompensada.

As outras duas, são na verdade uma: a existência de sócios, esse “anacronismo” que Soares Franco tanto gostaria que acabasse – apesar de tal “anacronismo” valer pelo menos uns 5 milhões de Euros/ano ao clube.

E porque são uma causa? Primeiro, porque têm o despudor de eleger regularmente os corpos dirigentes do clube (que bom que era se tudo se pudesse resolvido com cooptações na sombra, hem?); e depois, porque se atreveram a atrapalhar a aprovação do fantástico plano de reestruturação – um plano tão bom que, segundo as contas do João Mineiro, vai permitir libertar anualmente uma verba equivalente a (pasmem-se com o valor!) cerca de 10% do prejuízo deste ano. Exacto, à volta de 3 milhões – ou seja, pouco mais de metade do que os “anacrónicos” sócios contribuem para o clube no mesmo período de tempo.

A falta de vergonha na cara não tem mesmo tem limites.

Não escrevi que a incompetência era normal, essa manipulação ficou a teu cargo. Nada de anormal portanto.

Escrevi que os resultados eram normais tendo em conta o que se passou o ano passado. E como é óbvio se há 20M de encaixe que não estão contabilizados é natural que o próximo relatório seja de facto melhor.

:boohoo:

Os resultados são normais tendo em conta o que se passou o ano passado. Certo.

O que não é normal é o que se passou no ano passado!

PS - favor notar que as mais valias de Veloso e Moutinho são inferiores a € 20 M.

Algumas notas rápidas:

(i) interessante controlo (dado que baixaram) nas despesas operacionais, nomeadamente, FSE e custos com pessoal;
(ii) os ordenados de moutinho e veloso darão lugar aos de maniche e restantes reforços pelo que poderá haver aqui uma compensação / manutenção do nível de despesas;
(iii) dívida de financiamento corrente (em curto prazo) aumentou imenso (acho que 8M) mas parte será reclassificada durante o presente época para médio e longo prazo (acho que 3,5M);
(iv) as mais valias geradas nas vendas do moutinho, veloso e tonel não estão registadas mas temos que considerar o facto dos passes destes jogadores ainda estarem no nosso activo. a mais-valia a contabilizar será calculada entre o valor de venda e o valor líqudio do passe dos jogadores no momento da venda;
(v) algumas entidades interessantes nas nossas listas de fornecedores para as quais, se alguem souber, agradecia uma relação com a nossa actividade:

• Gondry financial Services;
  • Factor Extra
  • Chaterella investitors
  • Inversions Nazza Sports
  • FC Saturn (como já referiram, e muito bem, este saldo reflecte uma transacção deste ano dado não existir saldo no exercício anterior)

uma nota para o facto de ser desnecessário colocar o Colo Colo neste detalhe e para o facto de a variação de outros fornecedores ser precisamente 1.000 M EUR… pode ser uma coincidência mas parece-me que poderia haver maior detalhe…
(vi) estamos a diversificar a nossa receita com a implementação de consultoria para outros clubes, como o Al Ahly, o que poderá vir a ser bastante positivo;
(vii) penso que os relatórios estão bastante mais completos em termos do detalhe da informação (com excepção de alguma situação mais particular) o que trás grande valor acrescentado ao leitar dos mesmos;

Tenho bastante curiosidade em ver todos os impactos da reestruturação de capital no nosso balanço bem como o impacto no resultado das vendas dos jogadores.

Abraço

Assim sim vale a pena ler uma analise, principalmente para alguém como eu que pouco percebe destes relatórios…
Obrigado!

Quanto à questão do Saturn, a única explicação possível que encontro é a de já haver um acordo para a compra dos restantes 50% do passe do Vuk. A partir desse momento entra para passivo, ainda que as datas de concretização do negócio (entenda-se pagamento) sejam posteriores.

Estas contas só demonstram que o Sporting precisava mesmo de vender jogadores.

Penso que, com as vendas desta época (aprox. 20M), a reestruturação financeira e uma época mais competitiva (pelo menos assim espero), as contas ganharam um novo reequilíbrio.

Pelo menos, na minha óptica de gestor, vejo estas contas como não sendo muito complicadas de dar a volta.

É claro que tens razão!

Mas agora, mais do que nunca, salta à vista a desorientação e a incompetência que reina nesta malta que nos dirige há 15 anos!

Começam por se desculpabilizar com o facto de as eleições terem sido ‘tardias’, como se não estivesse na mão da direcção tomar as medidas para que as eleições se realizem em data mais apropriada.

o anúncio tardio da candidatura á presidência do Dr. José Eduardo Bettencourt, impediu a elaboração atempada de uma estratégia clara” ?!?!?!?! Uma direcção onde há várias eleições os mesmos de sempre se limitam a trocar de lugar não teve tempo para elaborar uma estratégia?

com a recuperação, em cima da hora, de colaboradores fundamentais para o bom desempenho desportivo da sociedade, antevia-se uma época recheada de dificuldades, o que infelizmente viria a verificar-se”?!?!?!?!?!?!
Aqui tenho que lhes dar razão. A recuperação de colaboradores fazia prever uma época recheada de dificuldades. Aqui devem estar a referir-se ao Paulo Bento . . . ^-^
Mas a afirmação de que se “antevia uma época recheada de dificuldades” surpreende-me! Quem, dos sócios afectos à lista vencedora, antevia essas dificuldades?

O reconhecimento de um fosso enorme face aos nossos principais concorrentes” Que fosso? foi reconhecido antes ou depois das eleições? A afirmação de que faltava só mais um bocadinho de treino pressupunha a não existência de qualquer fosso.

atrasos significativos na resolução de problemas estruturais que afectavam o governo do Clube e da Sociedade”. Os sócios . . .essa força de bloqueio . . . :wall: