So pela amostra do jogo de ontem ja deu para perceber que o tratamento a Gauld desde que esta no Sporting, e de uma injustica incompreensivel.
Matheus Oliveira chega e recebe logo minutos numa posicao que Gauld tambem podia ter feito, e na minha modesta opiniao Ryan tem mais potencial e qualidade neste momento em qualquer das funcoes que Oliveira pode fazer!
Se Oliveira ficar e Gauld sair no final da Pre Epoca, esta tudo dito por intereses alheios ao Sporting na escolha de certos jogadores.
Uma pena não se apostar neste miúdo , há muito pessoal aqui que só vai entender o valor dele quando o rapaz estiver a partir a louça noutro lado, JJ é burro teimoso e não há nada a fazer, prefere jogar com cavalos de 1.90m com pouco ou nenhum talento do que apostar nele, ontem ver um meio campo com battaglia, petrovic e matheus até deu vontade de chorar, independentemente do bom jogo do petro, aquilo n é um meio campo para ganhar a autocarros, e partindo do principio que vamos perder o adrien e o william é bem capaz de ser aquilo que vamos levar no campeonato.
Confesso que não vejo praticamente nenhum jogo da equipa B, mas não foi só este jogo que me fez lembrar o Modric, já o vi jogar nalguns jogos para as Taças e daquilo que me lembro sempre fiquei com essa impressão.
Parece-me ser o jogador que, numa eventual saída do Adrien, poderia mais facilmente substitui-lo. Ofensivamente, parece-me até já superior, e mesmo defensivamente também é uma carraça. Parece-me mais intenso que os outros jogadores que poderão eventualmente substituir o Adrien (estou a pensar no Bruno Fernandes, apesar de não o conhecer suficientemente para poder afirmar que não percorre os mesmos KMs que o Adrien).
É mesmo um mini-Modric neste aspecto: fortíssimo a criar jogo, e sempre ligado à corrente mesmo quando não tem bola (ele não era assim no primeiro ano que chegou, penso eu). Não se desliga do jogo, e parece pensá-lo mais rápido.
Se o Gauld e o Xico Geraldes dispensassem um pouco das suas capacidades mentais de ler/abrir o jogo aos demais colegas, mesmo assim ficavam claramente acima da média e a equipa atingia um outro patamar.
Quando a bola passa por eles fico logo empolgado…
Tem o problema de não encaixar especialmente bem no 4x4x2, é um 10, posição que não existe neste esquema. Pode jogar a 8, mas nunca com Jesus, e a ala-esquerdo, mas para esta última tem de se tornar mais desinibido e arriscar mais.
Eu até acho que encaixa bem neste esquema de 4-4-2, seja com o William Carvalho (onde o Gauld tem de percorrer mais KMs para ajudar defensivamente), ou seja com um trinco mais defensivo que o William (onde o Gauld se pode libertar ainda mais ofensivamente, e espalhar magia).
Mas apesar de gostar deste miúdo e de outros, não me incomoda que não seja aposta do Jesus, desde que a aposta seja ainda melhor. No fundo, quero é ser campeão e já este ano! A exigência está a subir e é cada vez mais alta.
O facto de serem contratados outros jogadores que “não encaixam” significa que o Gauld encaixa? Ou estamos a misturar alhos com bugalhos e a criticar - críticas justas, feitas em “sede” próprias - umas opções quando se está a falar de outras?
O Ryan de há 3 época atrás não encaixa, mas o Ryan evoluiu muito e neste momento desempenha muito bem as funções de 8, mesmo num meio campo a 2.
Fisicamente está muito mais forte, é um jogador muito mais intenso e combativo, não tem receio de ir ao choque, posiciona-se bem, ocupa muito bem grande parte do meio campo, etc…
O Ryan quer seja a 8 ou a médio esquerdo encaixa no modelo tático do Jesus, só precisa de ser aposta sem medos e vai corresponder.
Se sem Jesus, em 4x4x2, ainda tenho as minhas dúvidas, com ele tenho a certeza que nunca vai ser aposta nessa posição. Só como falso-ala esquerdo. Mas tem de se desinibir mais.
Também não foi bom tirá-lo de um ambiente competitivo interessante em que estava a jogar no preciso momento em que se começava a impor…
Podia perfeitamente fazer o papel que Bruno Cesar anda a fazer, excepto a lateral mas isso o proprio Bruno Cesar e algo perto de um desastre.
Quer a 8, quer a medio interior esquerdo oferece qualidade com bola e sem ela que fariam dele um opcao bem valida para o plantel. Mas para alguem sem grandes minutos ate em pre-epoca tenho poucas duvidas que va contar.
Se o Jesus teimoso como é não vai apostar nele a 8 já é outra história, mas o Ryan tem todas as condições para jogar lá e render.
Mas quer como ala esquerda, quer como 8 o Ryan tem de ser aposta, não se pode continuar a desperdiçar um talento destes. Ainda para mais sendo um rapaz que mesmo tendo sido muito mal gerido pelo Sporting sempre mostrou empenho e humildade.
Pela opções anteriores de JJ, tenho poucas ou nenhumas esperanças que faça parte do plantel e se por milagre fizer, que seja uma aposta com o mínimo de regularidade.
Tenho é poucas dúvidas que é superior a Mattheus Oliveira. Seja qual for a posição.
Ou que seja uma opção mais válida que César. E com uma margem de crescimento e valorização muito superior.
Dito de outra maneira, Gauld vai cair devido a apostas pessoais de JJ, muito discutíveis.