Imaginando num mundo virtual, e horroroso, que o William sai. Então teremos sempre que ir ao mercado. Esta ida ao mercado, no entanto, depende dum factor: Rabia. Se o egípcio contar para trinco, precisamos de ir ao mercado buscar um central. Se contar como central, temos que ir buscar um trinco.
Uma coisa é ponto assente: se o William sair tem que haver uma incursão rápida e incisiva ao mercado. Seja para o centro da defesa ou para meio-campo defensivo, neste momento temos que ter 2 ou 3 soluções bem identificadas para cada uma dessas posições.
O Rabia já leva mais de 2 semanas de treino, com certeza a estrutura já saberá mais ou menos o que esperar. O treinador já o deve ter visto a jogar nas 2 posições, nos treinos pelo menos, e agora resta-lhe decidir: é trinco ou é central?
30M€ + Sanogo e Campbell era um bom negócio. 35 e Campbell era muito bom. Nunca acharei um excelente negócio a saída do William, nem pela clausula. Pelo menos este ano. Pelo peso desportivo que tem. O ideal era manter o nosso rapaz por mais 1 ano e para o próximo Verão sim, aceitar negociar. Se calhar até ligeiramente abaixo da clausula (não cortar as pernas ao Sir, acho que não merece isso).
Em tese, todos nós estaríamos a contar com ele para DC.
Sublinho, contudo, que cada vez mais me parece que Rabia foi contratado com o intuito de se precaver uma venda de WC. O comunicado da sua contratação não terá sido inocente. Contam com ele, mesmo, para médio defensivo.
E objectivamente, vamos ver, Rabia é um talento na condução da bola, muito à imagem de William, e certamente, devido à sua formação como DC, cumprirá defensivamente. De Oriol, nada a apontar, por enquanto. É um bom jogador, contudo, pouco vertical.
William é muito importante, ninguém dúvida. Mas sabendo, de antemão, da permanência de Adrien, e se bem acompanhado por Rabia, ou Rosell, não penso que fiquemos totalmente descalços, nem haja razões para cortar os pulsos. Penso, igualmente que William, este ano, seria menos preponderante nas acções atacantes, em razão da lógica da contratação de Nani, e do avanço de AM(ou João Mário), ou ainda Mané.
Sinceramente, já estive mais preocupado com a venda de William. Suspeito que Marco Silva esteja a implementar um sistema que não fosse o mais favorável para WC. Mas é somente um “supositório” :mrgreen:
Sim, está bem. Em primeiro lugar, eu não vou por “hypes de Mundial”. Que não o conheças antes, tudo bem, é-me indiferente. Agora minimizar a opinião dos outros assim, comigo, não resulta. E se queres provas, tens aqui um comentário ANTES do primeiro jogo dele, neste preciso Mundial:
Em segundo, para o seu lugar, com competência e experiência na posição, temos 3 jogadores no plantel. Se não gostas deles, se não acreditas neles, é indiferente para a discussão, uma vez mais. Agora dizer que é incompetência, minimizar a estrutura e rebéubéu… não faz qualquer sentido.
Primeiro: acho que é um bocado esquisito continuar com essa coisa do “hype do Mundial” de cada vez que alguém fala do Campbell aqui. Começando logo pelo facto de já se apontar aqui o nome dele no fórum muito antes do Mundial. Se calhar, nem o país dele sabia que ia ao Mundial. Continuando também pelo facto de qualquer pessoa que minimamente conheça o jogador sabe que teve sucesso em França, Espanha e Grécia, sendo um jogador com impacto muito positivo nos clubes que representou. Aliás, o nome dele deixou de andar em páginas do fórum a partir do Mundial e do momento em que muitos pensaram “porra, andou a partir aquilo tudo. Está bem que foi um Mundial na América do Sul, mas mesmo assim agora ou fica ou tem pretendentes até nunca mais”.
Honestamente e porque muito contribui para esse nome estar agora nestas últimas páginas: não acredito que custasse apenas 9 milhões (levando até um ponto onde seriam 30 milhões mais um jogador), muito menos que o Sporting lhe ofereça um contrato que já está ao nível do Patrício, quanto mais ainda aumentado. Não por eu não achar que fosse bom negócio à mesma (basta despachar 3 ou 4 que lá andam a somar salários e pouco produzem), mas porque o Sporting quer descer a folha salarial e dificilmente não teria malta à porta do escritório a perguntar por aumentos.
Mas pronto, só por causa dessa do Hype, que já foi vezes suficientes explicada.
Seguindo para a saída do William e para o desastre. William é um jogador muito importante. Será sempre difícil arranjar alguém igual. Aliás, exatamente igual acho impossível. Com 99,999999…% de à vontade digo impossível. Agora, ainda há um ano ninguém dava puto por ele. Existem bons jogadores no mercado, alguns que podem atenuar a perda. Não digo mais tipos para entrar daqui a seis/oito meses, falo de jogadores no imediato. Com certeza não recebem 20 mil mês brutos, mas disso sabe a Direção. E mais importante: se perdes num lado, ganhas noutro. Convém é perder o menos possível num lado, que ganho noutro quase de certeza seria garantido (olhando a certas posições no terreno).
Obviamente que não encontraremos outro jogador desta dimensão para esta posição. E por muito importante que William seja e é, até porque é o nosso melhor jogador, de maneira nenhuma o sucesso ou insucesso pode ficar linearmente condicionado a um jogador. Nem no Sporting nem em outro clube. Mas muito menos num clube de um campeonato periférico, onde os melhores acabam sempre por sair.
Tenho de concordar que nunca se pode ter uma filosofia de dependencia de qualquer jogador, quando somos um grande de um campeonato como o português. Mesmo com elevada capacidade financeira, vimos o que aconteceu ao Mónaco que perdeu James, bem como a Juventos que poderá perder Vidal, ou o Arsenal que no passado, que perdeu Fabregas, Song…etc…
Nem no caso do treinador, nós podemos achar que é insubstituivel,porque quando se destacam vêm buscá-los, como vemos por Jardim, Vilas Boas p.e a não ser que se mantenha com ordenado de principe (um dos mais bem pagos do Mundo como Jesus).
Temos de estar preparados para as leis do mercado, tal qual elas são, mas o que há a fazer é tentar substituir o jogador que se perde da melhor forma possível (na perspectiva de não transformar um ponto forte da equipa em ponto fraco).
A competitividade da equipa, poderá até nem baixar, isto se a boa venda que se faz, ajudar a aumentar a qualidade em sectores que se encontrem mais débeis em termos qualitativos, p.e. comprar um defesa central patrão indiscutível da defesa e com maturidade competitiva, comprar um Médio Ofensivo desiquilibrador que ajude a desbloquer aqueles 20 ou 24 jogos contra as 10 ou 12 equipas do campeonatos que metem invariávelmente o autocarro à frente da baliza.
Certo, mas é a tentar esticar ao maximo a permanencia dos seus caques que fruteiros (com judas e jackson) e carnides conseguiram equipas para ganhar. Nao vai aabar o SCP como é obvio, as que diminui e muito a hipotese de ganhar a liga, la isso diminui.
Sabes, porventura, se tal era possível?
E mesmo que fosse possível, à data, as contrapartidas que nos eram solicitadas vs. rendimento desportivo, seriam uma equação de fácil resolução?
É importante não falar com leviandade sobre “negócios ruinosos” quando na génese dos mesmos estão outros interpretes e outras filosofias de gestão que deram os resultados que deram.
Não querendo fazer de advogado do diabo…na altura ninguem acho mal…antes pelo contrario. Esta histpria de vender percentagens dos passes dos jogadores tem pros e contras…por azar ficamos a arder e bem neste negocio.
Não me lembro de ninguém por aqui que tivesse batido palmas à venda da % do passe de um jogador da formação. Mas posso estar a esquecer-me de alguma coisa.
Palmas não…mas no caso do William nao me lembro de ninguem ter aberto a boca.
Mais uma vez digo…nao estou a defender a filosofia da venda de percentagens de passes de jogadores (alias…sou contra) mas quem o faz, e nos fizemos N vezes, tem que se sujeitar aos riscos. Por vezes é bom…outras é incrivelmente mau. Gambling…
Muita gente achou mal muita coisa. Até afirmou há 1 par de anos ( até mais ) que estas vendas de jogadores às peças não era outra coisa que a venda de património para pagar despesas correntes e a prova da irresponsabilidade das gestões anteriores e que o Sporting rapidamente cairia num buraco do qual teria muitas dificuldades em sair. Outros, acharam mal coisa nenhuma. Ou só acharam quando as evidências eram mais que muitas. Estão de olhos bem “abertos”,agora, contudo.
Nao faço ideia dos contornos. E que fique claro que sempre defendi esta direção na maior parte das decisões que tomou.
Mas isso não implica que não questione as coisas, obviamente. E esta questão é pertinente: sendo a cotação do william tão baixa no inicio da epoca passada, quanto pedia o fundo na altura para devolver nem que fosse 20% do passe?
Até agora sempre achei que a ideia não era vender mas sim tentar renovar ampliando clausula para permitir negociar com maior força com fundo. Os valores das contratações das estrelas estão a disparar (basta ver que até aquele pino do mangala foi vendido ao preço que foi, o di maria, james, etc). Um jogador da categoria do william por 30M como se diz, por mim não é mau, é pessimo negocio. E esqueçam lá isso do emprestimo ou cedencias, Nani é a excepção (em que aceitamos não receber a troca do pagamento dum vencimento altissimo).
Estava a tua espera :mrgreen:
Estas tao engando em relação a isto; respeito e gosta de ler o que escreves mas por vezes pareces cair em lugares comuns com alguma facilidade.
Quem e que no seu perfeito juizo acha bem vender “jogadores às peças”? Houve ai uma vaga liberal, em que se não me engano o Sporting foi o pioneiro (e os outros “2” seguiram a banda), em que o facilitismo do financiamento rapido e “tranquilo” era um must.
Esta falta de visão estrategica é igual a jogar na roleta russa. Casos houve em que ficamos a ganhar…e agora vamos sair lesados em muitos e muitos milhoes. Quem se meteu no jogo sabia ao que vinha…
Cadeia? Banco de reus? Isto é o lado apaixonado e irracional a falar mais alto…era só ai que queria chegar.
Espero que “agora” e com os olhos abertos e espirito critico qb as coisas estejam claras :great:
VeDrIx, ninguém está aqui a minimizar a opinião de ninguém, a minha intenção não é criticar quem defende o Campbell. Por acaso chamei-lhe hype do mundial pela mesma razão que muitas vezes o utilizo a expressão hype do FM!!!
Eu não conheçia o Campbell até vê-lo no Mundial, e por acaso tb não sei se já tinham falado dele antes ou não. A questão não é o Campbell, o Sanogo, Podolski, etc… A questão chama-se William Carvalho, só isso é que me interessa.
Relativamente aos 3 jogadores no plantel que fazem a posição, estás a falar de quem? É que eu só estou a ver 1 que é o Rosell e tem características bastantes diferentes do William. Os outros 2 devem ser o Slachev e o Rabia, mas que garantias é que dão nessa posição? Alguém os viu jogar aí com qualidade de desempenho, ou é com base no diz que disse e até já jogaram 1 ou outra vez por isso fazem esse lugar. Sabes é o que Dier tb fazia o lugar e depois não encheste o cabaz na lixeira o ano passado pq não calhou.
E num jogo decisivo em que o William não jogou e ficaste arredado do título!!!
Depois ninguém está a chamar imcompetente à estrutura, só fiz a observação que se o William sair o seu substituto já tem que estar encontrado, ou pelo menos tem de haver 2 opções para o lugar. Já desde Dezembro que se fala que ele pode sair, por isso houve mais que tempo para preparar as coisas em termos de scouting. Se ele ficar cá mais 1 ano, então haverá todo o tempo do mundo para encontrar a alternativa e serei menos tolerante. BdC habituo-nos a competência e exigência.
Como outro forista disse, não pretendo lamber o ** aos corruptos, mas repara qd saiu o Falcão, os porcos já tinham a alternativa identificada, mas não conseguiram concretizar a tranferência de Jackson até 31 de Agosto e mais tarde voltaram a não conseguir no mercado de inverno.
Vcs ficaram mesmo desagradados com a expressão do Hype do mundial. Mas com toda a sinceridade te digo que não conhecia o jogador até o ter visto no mundial e tb desconhecia que já tinham utilizado essa expressão para o jogador aqui no forum.
Mas como disse o meu problema não é o Campbell ou os outros jogadores interessantes que o Arsenal tem nas suas fileiras. A minha preocupação é o William que caso saia esta ano será muito mau.