Slimani, Montero, Rafael Martins é um bom trio para a frente. Então se o Montero for aquele do início da época é excelente mesmo, esta também será umas das curiosidades da próxima época, que Montero vamos ter. Mas isto é a pensar no modelo desta época, nada garante que havendo um novo treinador este não prefira jogar com dois avançados mais móveis e não se vá reforçar o plantel nesse sentido… Tanto o Montero como o Slimani são ambos mais fixos e ainda temos o Cissé para o avançado alto, ou seja, nesse sentido é um sector onde tanto pode haver uma revolução como apenas um reforço cirúrgico.
Pois, mas tu tens de perceber que há uma diferença entre lutar pelo título e ser campeão. A promessa feita pelo Presidente, de que, na próxima época, íamos lutar para sermos campeões, não foi uma garantia de que efetivamente vamos ser campeões. Vê lá tu que, num ano em que os lampiões tinham um dos melhores plantéis da sua história (não sou só eu que o digo, és tu e muita, muita gente) e em que os corruptos eram tricampeões, o Sporting conseguiu lutar pelo título. E só não lutou até final, porque a APAF não deixou. Ou é preciso relembrar-te jogos como o frente ao Nacional, em casa, ou frente ao Setúbal, fora?
Há um ano atrás, estavas a lutar para não descer de divisão. Uma época bem conseguida não significa que vás ser campeão. Como tu sabes e fazes questão de frisar, os cabeçudos têm um plantel de muitíssima qualidade, têm um treinador que, mesmo sendo um labrego analfabeto, percebe (muito) da coisa, e têm ainda os senhores do apito do seu lado. Não vai ser fácil ser campeão. Mas acredito que consigamos lutar por isso. E, nesta altura, é isso que se pede. Não ser campeão não pode ser, de maneira alguma, visto como um fracasso. Não pode. Desde que o Sporting cumpra a “promessa” que fez, e lute para ser campeão. Espero que percebas a diferença.
Dizes existir muito jogador de qualidade, barato. Concordo. Aliás, se há coisa que esta direção fez foi saber merxer-se no mercado. Com os pouquíssimos recursos disponíveis, contratou Montero, Maurício, Jefferson e Slimani. Todos eles, durante um maior ou menor período de tempo, foram importantes para a boa época do clube. Uns mais que outros, em espaços de tempo distintos. Têm também em comum o facto de não terem sido especialmente caros. Qualquer coisa como 3.5M, foi quanto custaram estes quatro jogadores. Para teres uma ideia, num passado bem recente, as galinhas estouraram 9M num tal de Ola John, que anda emprestado sabe-se lá onde, e 6M num tal de Djuricic, que passou a temporada a ver os jogos da bancada. Só para se ter uma ideia da disparidade de argumentos existente.
Já agora, não me parece muito indicado falares em jogadores de qualidade e baratos e depois vires com o exemplo do… Michy Batshuayi. Um gajo que certamente não custará menos que 12/15M, seja a quem for que decida contratá-lo.
Dizer que vamos lutar pelo título ou dizer que o objectivo é ser campeão é a mesma coisa. Não ser campeão será não cumprir o objectivo. Logo será um fracasso, não é um desastre, mas que não cumpres os objectivos não. Aqui não existem tretas, as coisas são o que são.
Sistema bons jogadores e baratos, que podem competir com o Michy.
O resto é passado já é mais do que conhecido por todos, quero é saber do futuro. Deixa a “política” para outro tópico. Aqui é reforço do plantel e se termos armas parecidas com os outros ou não.
Eu não consigo perceber sinceramente o medo que alguns sportinguistas tem de ser candidatos ao título, talvez estejam no clube errado. Claro que vamos lutar, e para ano vamos estar mais fortes. E qual complexo de ir comprar Rafael Martins?? Se custasse milhões já seria bom. As pessoas continuam a não perceber que para se ganhar, não bastam ter o maior orçamento, olhemos para o caso do Atlético.
Porra, mas vocês estão a brincar com isto? Vão-me dizer que, na temporada 2012/13, não estivemos durante muito tempo a um par de pontos da linha de água? Foi uma temporada desastrosa, vergonhosa, mas isso não é razão para nos “esquecermos” daquilo que realmente se passou.
Da forma como as coisas estavam a meio do campeonato e tal o futebol desastoso e incompetente da equipa, não acredito que tenha havido alguém que não tenha sentido algum receio. Pequeno que fosse.
A meio da temporada estivémos perto da linha de água, sim. Não considero isso “lutar para não descer de divisão”, porque não só faltava disputar meio campeonato, como, por muito mal que estivessemos, porra, estamos a falar do Sporting. Mesmo no pior dos cenários, tendo o Godinho ficado, o Jesualdo teria acabado, vá lá, em 10º.
Quanto ao receio, epa, sim, quem tem cú tem medo, e todos nós tivémos algum, porque aquilo estava muito mau… Pessoalmente, preocupava-me mais a situação do Clube em si do que do futebol. O Clube esteve muito mais perto de falir do que o futebol de descer. Mas sim, minto se disser que não houve momentos em que pensei que íamos ao fundo.
Mas convém ver que o Sportinguista em geral é muito dado a medos. Medo de irritar o Porto, medo de alianças, medo de contratar um jogador fraco, medo que os outros contratem o jogador fraco que se calhar já não vem para nós, medo de contratar um treinador inexperiente, medo que os outros contratem esse treinador inexperiente antes de nós, medo que o treinador saia, medo que o treinador fique, medo que um jogador saia barato, medo que um jogador fique…
Como e que se inflanciona uma vitoria, gostava que me explicasses isso. E tambem ja agora a diferenca entre uma vitoria inflacionada, e uma vitoria normal, e se nao valem exactamente o mesmo.
A epoca passada iamos ainda nos primeiros jogos de pre-epoca, e ainda sem vermos a equipa jogar por nao haver transmissao televisiva, ja anunciavam por aqui que ainda seria muito pior que a epoca anterior com jogadores como mauricio, jefferson entre outras coisas … Podiam ter aprendido alguma coisa, mas afinal nao vale mesmo a pena, a vontade de antecipar cenarios de caos e demasiado grande para isso.
E tudo isto ainda sem que tenha passado sequer um dia depois do fecho oficial da epoca 2013/2014 … Vai ser um verao longo.
Não vale a pena olhar para o que os jogadores custam ou para o nome.
Elias, Jeffrén, Bojinov e outros tantos eram os maiores e depois viu-se o que aconteceu.
Maurício, Jefferson e outros eram péssimos e tivemos excelentes surpresas na sua primeira época.
Quanto ao Rafael Martins não sei se será o ideal para nós ou não.
Sei que é um Avançado destes que precisamos, um jogador que tenha capacidade de segurar a bola, com velocidade para ir para a baliza e com bom remate com ambos os pés. Estas são as características que conheço deste jogador, ou seja, um jogador ao estilo do Lima por exemplo sendo que o Lima foi perdendo estas características.
Temos um enorme problema, Montero é de momento uma grande incógnita. Um jogador que sozinho é capaz de muito pouco, sem explosão, sem velocidade e a rematar sempre de forma muito precipitada quando o tenta.
Slimani sabemos que é um jogador mais de área, mas mesmo assim terá de evoluir bastante tecnicamente para ter a capacidade de segurar a bola por mais tempo quando esta lhe é enviada e fazer jogar um pouco a equipa, bem como começar a virar-se mais para a baliza/jogo e a rematar mais.
Penso que não estamos assim tão seguros na frente e com tantas certezas.
Talvez venhamos a ter um Montero mais veloz, com mais capacidade de progressão, mais iniciativa e mais imprevísivel mas para já fico com as minhas dúvidas(atenção que considero que um Montero com um pouco do que falo aqui como um jogador de top- tecnicamente, visão de jogo, etc, já o é). Como disse LJ a ausência de férias à muito tempo pode ser desculpa.
Slimani espero que tenha a evolução que falo e tornava-se um jogador assim mais temível, ganhando assim até talvez mais espaços pelo próprio medo por ser um jogador mais imprevisível com estas melhorias.
Falta um jogador com as características do Lima/Rafael Martins se será o homem certo ou não isso não sei, pois conheço pouco dele.
O orcamento nao significa tudo… Olha para a liga espanhola, Atletico campeao e estao longe de ter Ronaldo Bale Di Maria Neymar Iniesta Messi… Foram campeoes as inegalidades de planteis entre eles e o Real/Barca é maior do que o nosso para o do Benfica ou do Porto lembrando que o Benfica esta com a corda ao pescoco e vai ter de vender e aliviar a massa salarial…
Mais, a uma differenca entre “Lutar pelo titulo” e “Ser campeao” no primeiro caso, se ficares a 2/3 pts do 1° o objetivo foi cumprido no outro so é comprimido se fores mesmo campeao e acredito que o sporting vai estar capaz de lutar pelo titulo na proxima epoca e quem sabe ser campeao