RUMORES de Transferências

Eu vinquei que não tecia sentenças definitivas, Lion73. Disse que me podia surpreender. E referi a questão das probabilidades. A meu ver, e tendo em conta o perfil do jogador, tem elevadas probabilidades de correr mal. O que não significa que corra.

Valorizo muito o contexto competitivo, honestamente. Que para mim só são atenuados quando o jogador tem um determinado perfil (como o Montero tinha). E se há casos em que os jogadores surpreendem (citei até o Maurício…), a maior probabilidade parece-me ser a de que não corra muito bem.

Depois, sobre o Montero, sim esteve na MLS, mas depois no Camp. Colombiano (que tem variadíssimos jogadores interessantes). O seu perfil enquanto jogador parecia bem diferente deste atleta (pelos vídeos… que é a única ferramenta de análise que temos; não significa muito, mas há pormenores que se percebem, e aquele chapéu do Montero dava para perceber que era um jogador diferente). Já sobre o Slimani… pelos vídeos, dava para perceber que era um jogador de área. Mas, dentro da área, relembro-me de ter achado que era forte, porque havia golos que fazia sem grande preparação (não me parecia necessitar de muito tempo para preparar o remate, e isso é importante dentro da área). Aqui, vejo um jogador que joga no Egipto a fintar e a rematar quando tem colegas isolados. Corre bem lá, cá não corre (até porque fintas um, mas tens outro atrás a fazer de parede).

Agora, parece-me que um jogador que está num contexto tão competitivo como o Português e que não parece especialmente dotado tecnicamente nem parece particularmente inteligente (pelos vídeos, cuja falibilidade é significativa, mas que também permitem ver algumas opções do jogador)… acho que as críticas à contratação fazem sentido. Não sentenças definitivas (como disse, tal como o Maurício, pode surpreender), mas críticas quanto ao que o jogador parece ser e quanto ao que parece poder vir a ser. E acho que não criticar este por desconhecimento (que já por si significa alguma coisa, na maioria dos casos - não em todos, mas na maioria!) e criticar outros por conhecimento (que também, por si só, já significa qualquer coisa) não faz grande sentido. Mas é só uma opinião…

Krass, o Montero tinha um toque de bola especial, e isso via-se em 10 segundos de vídeo (ou num golo). O Montero não parecia egoísta, e creio que nunca foi criticado por isso. Eu acho que estes dois atributos (ter habilidade técnica e não ser egoista) são a chave do sucesso. E aqui o «expert» (que má tentativa de ridicularização…) elogiou a contratação do Montero e elogiou o Montero depois daquele falhanço clamoroso na pré-época. Aqui o «expert» disse que podia, perfeitamente, jogar a PL (e disse até que essa era a sua melhor posição). Generalizações absurdas destas são dispensáveis. Este jogador tem, como o Montero, um toque de bola especial? Neste jogador não se vêem, como não se viam no Montero, más decisões e egoísmo? Pois…

Como disse anteriormente, não discordo. Nem pretendo colar-te as tais sentenças definitivas mas sim alertar para o perigo das mesmas por causa de um perfil.

Quanto ao que é possível ver pelos vídeos, não concordo totalmente com a tua opinião. Parece-me um jogador bastante dotado tecnicamente. Na progressão com bola e em velocidade, na recepção, no drible mesmo em espaços curtos ( apesar da azelhice dos defesas ), remate fácil, poderoso e colocado. Parece-me um desequilibrador, um virtuoso.

Nos vídeos também é possível ver algo mais. Anarquia em termos de enquadramento colectivo. Como disse o Rava, ali há decisões que mereciam nada menos que umas boas chibatadas. Dando golo ou não.

Só pra ficar esclarecido que eu quando falei em experts, não me referia a ti. Eu limitei-me a generalizar. Já li tanta coisa, vinda de tanta gente. Criticar por criticar. No início, eu até percebia. Agora, depois de se ter visto o excelente trabalho que foi feito ao nível de prospeção e reforço do plantel, simplesmente não compreendo como é que se continua a fazer o mesmo.

Já agora, e não falares só do Montero? E em relação aos outros dois, Maurício e Slimani? Também se via esse “toque de bola especial”? Pois…

O Vitor não conseguiu afirmar-se ainda, mas acredito que ainda o possa fazer.
Sou céptico quanto aos Sami e Heldon, e muito céptico quanto ao Danilo.
Este, e Dramé preocupam-me pelo historial, e um contrato de 5 anos na idade do Shikabala parece-me completamente desajustado. Espero que não se confirme essa duração.
Quanto ao resto, não havendo €€€ para trazer alguém que pegue de estaca, o melhor é apostar na equipa B (que corre o risco de ter sobressaltos, tal a razia…

Lion73, há muito esta tendência em jogadores razoavelmente hábeis tecnicamente e rápidos quando ficam muito tempo nestes contextos. Nem precisam de se esforçar muito. Não têm de fazer assistências, quando têm facilidade no 1x1 e quando os adversários não defendem em bloco, mas abrindo buracos. Ganham vícios difíceis de corrigir. De qualquer forma, veremos o que sairá daqui. Como disse, a partir do momento em que for apresentado, é dos nossos.

Krass, mas eu falei sobre eles ainda nesta página. Basta procurares. O Maurício foi o que mais me surpreendeu, mas é mais fácil “trabalhar” defesas do que avançados (como se vê, o Sporting defende e pressiona de forma colectiva, há grande trabalho de treino… e isso nota-se pelo rendimento do Maurício, do Rojo, do Dier, do Cédric e do Jefferson). Ninguém diria que o Rojo estaria a jogar a este nível, quando há um ano não dava uma para a caixa (salvo o exagero). Trabalho de treino. Nos jogadores da frente é mais difícil. O Slimani, nos vídeos, pareceu-me ser um jogador de área e é-o (não creio que, hoje, digam que é jogador para conduzir a bola, ou de requinte fora da área… é prático e tabela bem, à Wolfswinkel). Mas, dentro da área, parecia forte. Tinha golos muito bons, em jogadas onde não tinha grande tempo para armar o remate e parecia ter “instinto” e técnica de remate (para além do jogo de cabeça). Não vi, no vídeo do Slimani, jogadas em que fosse egoísta… Via-se um jogador que sabia jogar extremamente bem com as suas limitações técnicas, e é a opinião que hoje ainda tenho dele (acho o Montero mais jogador precisamente pelo toque de bola). Para além disso, 3 anos na carreira de um futebolista também fazem diferença (não em termos de capacidade física para jogar, mas para evoluir em campeonatos mais competitivos).

Também não defendo Iuri e Esgaio, porque (sobretudo no caso do Iuri) acho que só deviam integrar o plantel se fosse para serem posta. No banco tenho dúvidas que cresçam.

Peguei nesta frase para resumir um pouco o que fui lendo das últimas páginas.

É exactamente isto. É um “abre-latas”, um jogador que pode ser muito útil para resolver os jogos mais difíceis em casa, ou um jogo de maior dificuldade, em que saia do banco, e em que saque de um lance de génio. É um jogador para jogar a extremo no nosso esquema, para receber a bola, ir para o 1x1 e depois procurar a melhor solução para chegarmos ao golo.

Se é verdade que peca um pouco na capacidade de decisão e na leitura do jogo? É. E também não acho que seja a solução ideal para resolver todos os nossos problemas. Mas a custo zero, é de aproveitar.

:arrow: :arrow:

É isso que a malta ainda não entendeu…

Pelo contrário, acho que isso toda a gente compreende.

Já agora, e como me parece que se está a catalogar já o tipo como um daqueles que nunca passa a bola a ninguém e o c rl-a-sete…

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=UcKmHmazkh0[/youtube]

Este tem várias assistências, passes e desmarcações.

Ou este, cujo início, apesar de muita coisa duplicada, tem aí 5 ou 6 assistências para golo e várias jogadas colectivas:

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=lxUi6v-lnO0[/youtube]

[hr]

Por fim, o plantel não tem um jogador destes. Um abre-latas assim, com estes pézinhos e com esta falta de vergonha na cara típica dos grandes génios técnicos, é raro. Com 21 ou 22 anos, botem milhões nisso. Também adorava que fosse o Konoplyanka, sou sincero !

Na próxima época, teremos a equipa na Europa. Aí, será necessário jogadores de outro calibre e tinhamos uma falta claríssima de um jogador deste género. Na próxima época, se tudo correr como se deseja, o jogador terá 28 anos e 4 meses + pré-época + amigáveis em cima. Sinceramente, é nisso que se está a apostar. E muito bem, dado o estado precário das nossas contas.

Já agora, como nota final:

http://www.kingfut.com/2013/12/12/shikabala-soap-opera/

The controversial 27-year-old later sent a memo to the Whites’ board asking for his late dues worth 8,000,000 EGP in full, and reportedly asked the FA to terminate his contract.

8.000.000 EGP = 841.000 €

2 anos de salários em atraso, exigia ele. Fazendo contas de merceeiro, 420 mil euros anuais.

Aparentemente há pessoal que não, pelo menos quando dizem que o melhor era ir buscar o Heldon ou o Danilo Dias por exemplo, que neste momento não podem vir a custo zero…

[hr]

Tens de tirar o s que está a seguir ao http do link dos videos oh @VeDrIx, senão eles não aparecem :great:

Thanks, Moutinho-kun!

Sabes como é, mula velha não aprende :mrgreen:

VeDrIx, eu admito que posso estar errado e ele vir a ter sucesso por cá. Porém, o meu problema não é não fazer assistências. É, como se vê no vídeo, fintar e/ou rematar quando tem um colega desmarcado e isolado. Isso é uma má decisão. Ali não importa muito porque como tecnica e fisicamente é relativamente forte ele tem facilidade no 1x1. Por isso usa mesmo quando não deve e (na maioria das vezes) sai-lhe bem. A irreverência é boa, mas em certos momentos fiquei com impressão de estar a ver um jogador que, na maioria das vezes, joga sozinho. E se lá dá para jogar sozinho, cá o Futebol é diferente.

Como disse, admito (e espero) que a vir tenha todo o sucesso. Também não comento mais neste tópico porque estou a fazer aquilo que critico nos outros (repetir as mesmas ideias até à exaustão). SL

Compreendo o que dizes. Se vires um jogo do Ronaldo, vais achar o mesmo, ou até pior. Faz parte deste tipo de jogadores…

Há que confiar no Jardim, acima de tudo ! :great:

Se calhar os colegas de equipa eram todos cepos e ele sabia que teria mais sucesso no 1x1. :twisted:

:twisted:

@VeDrix

A ideia não é o “nunca passa a bola”. Obviamente, todos os jogadores passam a bola. Agora, passam a bola porque era a melhor opção ou porque já se fartaram de brincar e de mostrar os dotes para a bancada? O Ronaldinho Gaúcho foi dos melhores em drible, domínio, técnica que já vi, faz tudo aquilo que está ali e mais, mas nunca foi nem arrogante, nem burro. Sim, porque não assistir um colega que está desmarcado e em linha directa com a baliza, para apenas fintar mais um e depois então passar… é burrice. Para mim é.

Se tivesse 20 anos, eu dizia “Sem problema, a gente molda o tipo”. É um diamante que tem de ser polido. Aos 27, quase 28… Tenho receio. Porque uma coisa é o Ronaldinho Gaúcho fintar um tipo apenas olhando para um lado e passando para o outro, outra é fazê-lo porque sim.

Um tipo que num jogo 1-1, já no final do 1º minuto de 3 de descontos, tem uma jogada como a que mostrei… Da-se, tá parvo? Defesas burros, vão todos ao mesmo (ou não o são, apenas sabem o que a casa gasta) e ele tem dois colegas em boa posição (basta passar a um desmarcado, que pode cruzar a outro desmarcado em frente ao golo) e ele resolve enfrentar o mundo? Tá doido? E vê-se muita vez isso do “sozinho contra o mundo”. Cá não temos defesas assim. Cá não dá para fintar e esperar pelo tipo para o fintar outra vez. Mesmo que desse, é parvoíce. Mais que ser arrogante, é ser-se fanfarrão.

Sem dúvida, precisamos de desequilibradores. De algo inesperado, imprevisível. Mas inteligente e objectivo também. Como é óbvio, espero que seja ele. Agora, não posso dizer que vejo estes vídeos e só vejo maravilhas. Espero que seja muito melhor ao vivo e de verde e branco.

Ah, na próxima época, se houver mesmo Champions, vamos precisar de muita coisa. As minhas opiniões sobre isso são claras e até chocam com alguns bem amados. Não é por aí, que eu tenho memória e lembro-me de duas épocas em especifico e que ilustram tudo isso. E devem ser recordadas, para evitar-se no futuro. Orçamentos diferentes, mas ambas muito más!

[hr]

@Moutinho-kun:

Já escrevi que o Heldon seria interessante. Mas apenas a muito baixo custo e para uma época como esta, feita de objectivos e competição exclusivamente internos. E provavelmente estaria maioritariamente no banco. Ah, não como extremo. De facto, com tanta condicionante, provavelmente nem valeria o baixo custo.

O Danilo nem dado, quanto mais a pagar. E podia continuar com outros nomes. Também não é por aí. Para estas coisas, prefiro um leão a 3 ovelhas.

VeDrIx, percebo a comparação. A diferença é que o Ronaldo é uma máquina no 1x1, e está habituado desde muito cedo a enfrentar equipas com qualidade, organizadas e com bons defensores. Aceito jogadores tão “individualistas” (e mesmo assim, não acho que o Ronaldo tendo colegas isolados prefira fintar) quando têm uma capacidade tremenda, e parece-me que este atleta tê-la-à no contexto do Campeonato Egípcio. Mas o seu futebol, se não o alterar, vai deparar-se com dificuldades muitíssimo maiores por cá. Eu confio no Jardim. Mas não cegamente, nem acho que o Homem seja um milagreiro ou que não erre. É um treinador competente.

Dealer16, não duvido disso. Não me admira que a experiência prática deste jogador lhe diga que tentar o 1x1 lhe dá mais sucesso que jogar colectivamente. O que digo é que para o fazer na Europa é preciso ser-se incrível, física, técnica e mentalmente. Vamos ver como reagirá ele a mais dificuldades - se conseguirá perceber que por cá o jogo é jogado de forma diferente (e por isso tem de alterar o seu futebol) ou se continuará a fazer as mesmas coisas (que cá resultarão em várias perdas de bola e uns quantos assobios). É essa a minha questão quanto à idade: o jogador já tem tantos anos de futebol nas pernas, a jogar de uma determinada forma, que não sei se será fácil alterar (mesmo que ligeiramente) o chip.

Mas isso já é outra conversa :mrgreen:

Eu estava só a dar o Heldon e o Danilo Dias como exemplos :great:

É que neste momento ir buscar o Heldon por 1 M (por exemplo) ou ir buscar o Shikabala a custo zero, faz muita diferença nesta altura.

Neste momento só temos este caminho. Tentar encontrar negocio com risco baixo.
Até agora, o saldo é positivo: Slimani, Montero e Mauricio são merecedores de elogios. Falhamos em Magrao e Welder.

é engraçado é como ja se matou o Vítor quando nem dois jogos consecutivos fez a titular…ainda continuo a acreditar na sua qualidade…