Eu vinquei que não tecia sentenças definitivas, Lion73. Disse que me podia surpreender. E referi a questão das probabilidades. A meu ver, e tendo em conta o perfil do jogador, tem elevadas probabilidades de correr mal. O que não significa que corra.
Valorizo muito o contexto competitivo, honestamente. Que para mim só são atenuados quando o jogador tem um determinado perfil (como o Montero tinha). E se há casos em que os jogadores surpreendem (citei até o Maurício…), a maior probabilidade parece-me ser a de que não corra muito bem.
Depois, sobre o Montero, sim esteve na MLS, mas depois no Camp. Colombiano (que tem variadíssimos jogadores interessantes). O seu perfil enquanto jogador parecia bem diferente deste atleta (pelos vídeos… que é a única ferramenta de análise que temos; não significa muito, mas há pormenores que se percebem, e aquele chapéu do Montero dava para perceber que era um jogador diferente). Já sobre o Slimani… pelos vídeos, dava para perceber que era um jogador de área. Mas, dentro da área, relembro-me de ter achado que era forte, porque havia golos que fazia sem grande preparação (não me parecia necessitar de muito tempo para preparar o remate, e isso é importante dentro da área). Aqui, vejo um jogador que joga no Egipto a fintar e a rematar quando tem colegas isolados. Corre bem lá, cá não corre (até porque fintas um, mas tens outro atrás a fazer de parede).
Agora, parece-me que um jogador que está num contexto tão competitivo como o Português e que não parece especialmente dotado tecnicamente nem parece particularmente inteligente (pelos vídeos, cuja falibilidade é significativa, mas que também permitem ver algumas opções do jogador)… acho que as críticas à contratação fazem sentido. Não sentenças definitivas (como disse, tal como o Maurício, pode surpreender), mas críticas quanto ao que o jogador parece ser e quanto ao que parece poder vir a ser. E acho que não criticar este por desconhecimento (que já por si significa alguma coisa, na maioria dos casos - não em todos, mas na maioria!) e criticar outros por conhecimento (que também, por si só, já significa qualquer coisa) não faz grande sentido. Mas é só uma opinião…
Krass, o Montero tinha um toque de bola especial, e isso via-se em 10 segundos de vídeo (ou num golo). O Montero não parecia egoísta, e creio que nunca foi criticado por isso. Eu acho que estes dois atributos (ter habilidade técnica e não ser egoista) são a chave do sucesso. E aqui o «expert» (que má tentativa de ridicularização…) elogiou a contratação do Montero e elogiou o Montero depois daquele falhanço clamoroso na pré-época. Aqui o «expert» disse que podia, perfeitamente, jogar a PL (e disse até que essa era a sua melhor posição). Generalizações absurdas destas são dispensáveis. Este jogador tem, como o Montero, um toque de bola especial? Neste jogador não se vêem, como não se viam no Montero, más decisões e egoísmo? Pois…