Rui Pinto

30 junho 2021 - 14:35

Magistrada francesa Eva Joly vê Rui Pinto como “herói mundial”

Eva Joly apelou para que Portugal aplique regras de proteção de denunciantes

A magistrada francesa e antiga eurodeputada Eva Joly considerou esta quarta-feira, no julgamento do processo Football Leaks, que Rui Pinto “é um herói mundial” e apelou para que Portugal aplique regras de proteção de denunciantes.

Ouvida como testemunha na 45.ª sessão do julgamento, a decorrer no Tribunal Central Criminal de Lisboa, por videoconferência, Eva Joly lembrou que “Rui Pinto chamou as atenções do mundo para a horrível corrupção que existe no mundo do futebol”, e também que é “graças a ele que foi possível ver a corrupção existente em Angola”.

“Há inúmeros inquéritos que só foram lançados graças às informações que ele [Rui Pinto] revelou. É insuportável pensar que ele possa estar detido por querer combater a corrupção”, afirmou a testemunha francesa, acrescentando: “Ele é um herói mundial”.

Eva Joly, que trabalhou como juíza durante 25 anos e, atualmente, trabalha como advogada, expressou a importância de Portugal alterar a legislação em vigor, para que as informações obtidas por Rui Pinto possam ser utilizadas, tendo inclusive apelado diretamente à atual ministra da Justiça, Francisca van Dunem.

“Não há que dar valor ao modo como a informação foi obtida. A única coisa a considerar é se a informação revela ou denuncia infrações ou revelações do bem público. [A detenção de Rui Pinto] É dar a Portugal a imagem de um país que protege as suas elites, em vez de usar a informação que tem disponível”, reiterou Eva Joly.

Apelidada pela defesa do arguido como “a juíza anticorrupção”, pelo seu percurso ligado ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, a francesa, com origem norueguesa, observou que Rui Pinto é “alguém impactante e que irradia as suas ideias”.

“É uma pessoa que consegue mudar o mundo. Fiquei impressionada como uma pessoa tão jovem tem tanta convicção e quase uma inocência. É uma pessoa com uma grande vontade de combater a corrupção, que constitui um perigo tão grande para a democracia. As motivações de Rui Pinto são do bem comum”, sublinhou a magistrada.

Quando questionada sobre se tem conhecimento do processo, que envolve violação de correspondência, Eva Joly afirmou que não conhece e não leu: “Este cenário, a ser confirmado, é outra história e, naturalmente, que sou contra. O que me choca é que as provas estão ao dispor de todos e não são usadas para se limpar o mundo do futebol”.

“O que suscitou o meu envolvimento neste processo foi a constatação de que Rui Pinto estava na prisão e o Ministério Público há muito tempo que se preocupava com ele, sem dar importância aos elementos divulgados e às ações criminosas da Doyen. Isso é que me chocou e me levou a agir. Não me compete a mim entrar nos assuntos do processo, que não conheço”, frisou, garantindo não ter “qualquer ligação” ao arguido.

Eva Joly revelou ainda ter apenas visitado Rui Pinto quando este esteve detido, em 2019, e realçou que “o papel do denunciante é primordial”, pois, “sem eles, não haveria quaisquer inquéritos lançados contra a corrupção e lavagem de dinheiro”, não sendo possível “menorizar o papel tão essencial dos denunciantes”.

No final da sessão de hoje, a presidente do coletivo de juízes, Margarida Alves, não designou uma data para a continuação do julgamento do processo, embora tenha apontado a retoma para a última semana de setembro.

Rui Pinto, de 32 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 07 de agosto, “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

2 Curtiram

O Sporting, ou melhor, quem dirige o Sporting, não deve pactuar com o uso indevido do clube na acusação do Rui Pinto, pois esta só serve para proteger os corruptos detentores do poder que empobrecem o país há mais de 40 anos.

2 Curtiram

Claro que numa notícia da cs tuga que fala de corrupção, o nome do Sporting teria que ser mencionado, e logo a dobrar… já dos que viram realmente a sua corrupção a ser exposta, nem uma pequena menção honrosa…

3 Curtiram

Grande verdade. As palavras Benfica e Porto nunca aparecem, quando toda a gente sabe que o benfica (benfica, poder político, está tudo misturado) pressionou o ministério público a fazer tudo para que o Rui Pinto fosse capturado, por causa dos Emails que divulgavam, entre outras coisas, um esquema de corrupção generalizada na arbitragem, tudo com a complacência do Porto, não tivesse este clube implicado através da ligação promíscua da Doyen, na pessoa do seu administrador, Nélio Lucas, com elementos da SAD do futebol clube do Porto e com o filho do presidente Pinto da Costa, um indivíduo chamado Alexandre Pinto da Costa.
A comunicação social usa abusivamente o nome do Sporting e o ministério público continua a instrumentalizar o Sporting clube de Portugal na acusação do Rui Pinto, na esperança de ter mais possibilidades de conseguir a sua condenação.

4 Curtiram

O Rui Pinto num partido anti corrupção era ironia a mais. Estamos a falar do rapaz que, alegadamente, extorquia os visados pela informação que tinha…:grin::sweat_smile:

1 Curtiu

Confesso que sempre me fez alguma confusão a elevação a heróis de alguns criminosos. Sim, a colaboração do Rui Pinto tornou-se muito boa e tem sido óptima para a justiça. Mas foi uma colaboração que foi possível porque também ele, criminoso, foi apanhado. Tem sido bem utilizado para um propósito decente. Esperemos que o continue a ser e que o propósito continue a ser cumprido.

1 Curtiu

Ora bem…

Não elevo o Rui Pinto à condição de herói, porque de heróis estão os cemitérios cheios. Para mim, o Rui Pinto é um cidadão relevante em Portugal e noutros países, porque levou a que se descobrissem crimes financeiros de centenas de milhões de euros, que lesaram as finanças e as economias desses países e que potenciaram o empobrecimento dos seus povos. Sem estas descobertas, estes crimes continuariam a ser cometidos e novos surgiriam.

2 Curtiram

O Rui Pinto não prejudicou milhões de cidadãos como aqueles que denunciou. Pena é esses invertebrados conseguirem abafar tudo. Numa sociedade limpa e honesta ,ele receberia um aviso e era condecorado comendador. Os outros eram fuzilados. Muita gente morre (ou suicida-se ) pelos problemas causados pelos salgados, Sócrates, Berardos , vieras , golpinhos ,Mendes e companhia .
O povo português agradecia que esses tipos fossem mandados para o meio do oceano. Seria higiénico.
Coitado do Rui Pinto que continua com a guilhotina a cair em cima.

5 Curtiram

https://twitter.com/AFisgas/status/1435893597371576322?s=20

https://twitter.com/RuiPinto_FL/status/1449361749556273155?s=20

Depois de ler o Twitter do Rui Pinto, a notícia seguinte passa a piada de mau gosto.

"Caro senhor ou senhora”: a identidade da pessoa que tinha partilhado alguns dos segredos mais obscuros do futebol na página Football Leaks ainda não era conhecida, mas esse pormenor não foi entrave para as autoridades suíças, que pediram informações potencialmente incriminatórias sobre o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Agora percebo o desfecho do processo do Marcos Rojo que envolvia o fundo Doyen, quando o Sporting recorreu para a FIFA, mais precisamente, para o tribunal arbitral do desporto situado em Genebra.

1 Curtiu

Ninguém deu pelo que o Rui Pinto disse sobre o nosso clube esta semana… Basicamente coloca em causa a legalidade , pois insinua que o Antero ajuda só para tombar o pinto de la espalda … :woozy_face:. Alguém que desminta se for mentira .

Bom, nao sei ate que ponto isso seria ilegal…

1 Curtiu

Pois pode não ser. Mas é imoral. Eu para apontar o dedo aos verdadeiros criminosos do nosso futebol teria que ter ganho de forma limpa. Vamos ver se um dia não atiram com isso á nossa cara. Isso sim , seria vergonhoso (muito pior do que que acusam sobre Alcochete ) e seria um crime.

@Leãodascolinas de todas as as porcarias que esta direcção fez, esta é a que menos me chateia. É só mais um acto de má gestão.

No limite, o burro que contratou o director desportivo, está a admitir em dobro a sua incompetência.

Onde está isso??

No twitter do Rui Pinto nao encontro nada.

Recebi por mensagem enviado por um amigo datada de 11 de fevereiro de 2021. Não tenho Twitter e só sei do que partilham noutro sítio. Aparentemente ninguém ligou n altura ao que ele disse.

Ahh, toda a gente falou nisso. Até em alguns jornais.

Mas isso ja foi a meses. Nao esta semana.

1 Curtiu

Perante esta acusação nada fizeram. Deduzo que é verdade. O que é grave na minha ótica de Sportiguista.