Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Boa sorte Mister.

Entraste como o JP devia ter entrado, humildade, e acima de tudo a referir que precisarás dos jogadores, que ouvirás os jogadores, e que nao serás ninguem sem os jogadores.

Na mouche! o trabalho psicológico começou hoje

10 Curtiram

Foto José Lorvão

“É um sonho representar o Campeão Nacional”

Por Sporting CP
26 Dez, 2024

Equipa Principal

Rui Borges apresentado como novo treinador do Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal apresentou, esta quinta-feira, Rui Borges como treinador da equipa principal de futebol num contrato válido até 2026.

No Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, Rui Borges - que chega aos Leões proveniente do Vitória SC - contou com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, de outros membros da Direcção e dos restantes membros da equipa técnica.

Frederico Varandas foi o primeiro a falar e começou por deixar “uma palavra especial para João Pereira”. “João Pereira entrou num momento conhecido por todos para um desafio extremamente complicado. Infelizmente, chegámos à conclusão de que não correu bem. Sabíamos das dificuldades e do choque emocional brutal pela saída de Rúben Amorim. Houve ainda uma onda de lesões que nunca tinha tido enquanto presidente deste clube e arbitragens infelizes. Sabíamos tudo isso, mas a opção foi numa lógica de continuidade do processo. Qualquer outro treinador iria passar por isto, infelizmente”, disse aos jornalistas, continuando.

“A única coisa que lamento foi não ter conseguido ajudar mais João Pereira. Ao João, desejamos todas as felicidades e não temos dúvidas de que terá sucesso pelo mérito, competências e carácter que tem. Quando me sentei com João Pereira para negociar a sua rescisão, ele não quis nem um cêntimo. Essa nobreza de carácter diz muito sobre o João e agradeço por tudo”, frisou.

Já Rui Borges, para o presidente Leonino, significa uma “página virada para o futuro”: “Rui Borges é um treinador que já tínhamos no radar há mais de um ano, que subiu a pulso em toda a sua carreira. Começou no modesto SC Mirandela e chegou a clubes cada vez mais exigentes sempre com a sua ideia de jogo e liderança. (…) Reconhecemos em Rui Borges não só a sua competência, mas também um homem que lidera pelo exemplo. A Rui Borges, também desejo sorte. O Sporting CP está em todas as frentes, luta por todos os títulos e vai continuar a lutar”.

Foi, depois, a vez do próprio Rui Borges falar, agradecendo a Frederico Varandas “pelas palavras e pela confiança e coragem de olhar para esta equipa técnica como capaz de liderar o Sporting CP”.

“Deixa-nos orgulhosos e felizes. Obrigado, também, ao Vitória SC por tudo o que fizeram e por terem acreditado em nós. Toda a gente foi importante no nosso trajecto para podermos realizar o sonho de chegar aqui”, acrescentou.

O treinador assegurou estar “muito feliz, orgulhoso e honrado”, não tendo “muitas palavras para descrever o sentimento nos últimos dias”. “Estou feliz e com vontade de trabalhar. Estou com uma confiança enorme. O futuro será risonho”, afirmou, revelando também “não olhar para o momento como delicado”. “O Clube está em todas as frentes. Estou muito feliz por representar o Campeão Nacional, é um sonho. Agora que cá chegámos, queremos é trabalhar. O que prometo é isso, trabalho”, assegurou.

Sobre objectivos, Rui Borges explicou querer “acrescentar troféus ao Sporting CP, assim como os adeptos” “Esse é o nosso foco. Este foi o melhor presente de Natal que podia ter tido”, admitiu ainda.

Procurando extrair o máximo de rendimento dos jogadores, o novo timoneiro verde e branco mostrou-se “feliz com os que estão” à sua disposição. “Vamos ser competentes e competitivos com os jogadores que temos. Para mim, são os melhores. (…) Neste grande clube pedem-se vitórias e títulos. É para isso que estamos aqui, para lutar por isso. Nem sempre as coisas vão correr bem, mas não pode faltar atitude”, referiu.

Aos 43 anos, o técnico estava a realizar um bom trabalho ao leme do Vitória SC desde o início da temporada, tendo terminado a fase de liga da UEFA Conference League na segunda posição com quatro vitórias e dois empates. Na Liga Portugal, deixa os minhotos na sexta posição.

Antes do Vitória SC, Rui Borges treinou SC Mirandela, Académico de Viseu FC, A. Académica de Coimbra, CD Nacional, UD Vilafranquense, CD Mafra e Moreirense FC. Antes, havia sido jogador em vários emblemas do norte do país.

Esta época já parecia perdida, por isso, tudo o que vier será lucro. Temos de pensar positivo: não foi uma escolha do Varandas, mas sim do Zé dos Frangos do Lumiar. E toda a gente sabe que o Zé dos Frangos, ou qualquer outra pessoa – incluindo as nossas mulheres –, percebe mais de futebol do que o Varandas.

2 Curtiram

Boa sorte Mister como ja afirmei antes desconheço o seu trabalho mas o que tenho lido deixa-me com esperança. Um aparte o homem ao ouvir este discurso do Varandas deve de ter pensado “Meu Deus no que me vim meter”

1 Curtiu

Ter a oportunidade de treinar os dois melhores clubes do mundo (Académico de Viseu e Sporting Clube de Portugal) é a maior honra que existe.

Espero que estejas à altura do desafio e que em maio estejamos todos a festejar.

O Abel tem CV? Tudo o que conquistou foi no Brasil onde até o Artur Jorge e o JJ ganharam (esse também tinha CV, até me esqueci dele no outro post)

Não estou a desvalorizar, estou a querer mostrar que tudo depende do prisma por onde olhas. O Artur Jorge tenho a certeza que quando estava em Braga ninguém o queria, hoje depois de ganhar uma Libertadores e um Brasileirão já é bom? É tudo subjectivo.

O Rui Borges rejeitou propostas de fora, inclusive do Brasil, para ir para o Guimarães. Sempre deu os passos certos na carreira e sempre correspondeu com resultados. Temos que ter confiança, eu acredito muito que ele vai ganhar o grupo e transformar a equipa. Se é uma incógnita a este nivel? É, mas dentro das opções realistas é das melhores. O SC, concordes ou não, nunca foi uma opção realista

6 Curtiram

Bem Vindo Mister!! Gostei do discurso e da atitude , vamos com tudo Rumo ao Bi campeonato começando por enrabar já no domingo essas galinhas !

1 Curtiu

Entenderia melhor o presidente se tivesse assumido o erro JP. Porque afinal de contas foi escolha dele. E independentemente de fator x, y ou z FOI UM ERRO. E até porque assumir o erro seria também “proteger” a tal “estrutura” que ele tanto preza.
Quanto ao treinador para já adorei. A forma simples como comunica, a postura e sobretudo o conteúdo. Nesta altura e sem saber nada técnico/tático do mesmo tenho certeza que mental e emocionalmente vamos estar MUITO melhores. E isso é meio caminho andado. Qualidade temos nós para dar e vender.
A ver o resto, mas era disto que precisávamos sem dúvida.

BEM-VINDO RUI BORGES

2 Curtiram

Lamento mas… isto não vai funcionar…

Olhar para aquele 1ª fila de croquetes com caras de burro a olhar para o palanque e ouvir um"zé Mota" a falar…

Lamento, mas algum aqui está ao contrário!

1 Curtiu

Este parolo não resiste a mostrar ao mundo que está sempre à frente. O Rui Borges está no radar dele há uma ou duas semanas, quando se sentou em frente ao computador à procura de nomes de treinadores.

10 Curtiram

Neste momento ninguém sabe o que vai acontecer, mas de ti sabemos sempre o que desejas.

17 Curtiram

Gostei bastante! Fiquei a acreditar muito nele!

Agora é esperar que consiga ter os jogadores do seu lado mas pelo discurso parece-me que se não o conseguir a culpa não será dele.

Vamos ver mas para já parece ser um upgrade em relação ao que tinhamos.

Se conseguirmos ganhar à rebolhagem acredito que voltem a ficar em sentido como estavam antes com o Amorim, gosto de os ver borrados de medo, e que voltemos a uma curva ascendente em termos animicos e de vitórias.

Perdendo, vai ter muitos adeptos a dizer que foi uma má escolha mesmo que não tenha grande culpa.

Jorge Jesus Futebol GIF by RTP

7 Curtiram

Vocês criticam quando não fazem nada mas, é absolutamente normal terem treinadores no radar??? A estrutura serve para quê, então?

1 Curtiu

Ok, percebido. :+1:

Lamps a serem lamps. Mais um Natal e nada muda.

3 Curtiram

Nâo estamos em desacordo. Eu compreendo bem o que estás a dizer.

Eu é que gostaria que hoje tivesse sido apresentado alguém que já tivesse habituado a treinar clubes grandes, já tivesse habituado a jogos grandes, já estivesse habituado a trabalhar sob muita pressâo, já estivesse habituado a ter milhares de pessoas a julgá-lo durante um jogo. etc.

RB nâo tem nada disso.

Claro que estou aqui cheio de esperança de que o Sporting escolheu a pessoa certa, que vai provar ter qualidade e que tudo vai correr muito bem sob a sua liderança.
Mas racionalmente nâo há motivos para estar com muita confiança.
É um “pode ser que sim, pode ser que nâo”.
Logo se vê.

3 Curtiram

Mês e meio de época foi deitado ao lixo, a surpresa é ainda estarmos em jogo em todas as competições.
É provável que os próximos jogos não corram bem e que fiquemos mais longe no campeonato, mas a longo prazo na época tudo é possivel. Por incrível que pareça o Rui Borges é o treinador com mais créditos firmados que o Varandas contratou, e tem revelado bastante potencial.

Boa sorte, Rui!

1 Curtiu

Desejo-lhe muito boa sorte! Tem toda a pinta de um gajo humilde e que não papa qualquer coisa que lhe queiram enfiar goela abaixo. Espero que assim seja.

Não seria a minha escolha, até confiante nele a época passada que nesta. Mas tem ali uma ideia de jogo com potencial e que espero que seja capaz de colocar em campo agora. Vai pelo menos ter jogadores muito melhores para isso.

5 Curtiram

Depois da mítica “onde vai um vão todos”, eis que o nosso timoneiro (que já tem cabelos brancos e ainda não começou a treinar o esgaio e o maxi) deu o mote “quando faltar a inspiração que não falte a atitude” !

4 Curtiram