O barómetro será o que fizer com o Esgalho.
Logo aí se verá o nível.
O barómetro será o que fizer com o Esgalho.
Logo aí se verá o nível.
Ahahaha eu estou a ver com delay e finalmente perguntaram como se prepara o dérbi em 3 dias como pedi.
Mas antes faz uma pergunta sobre quando ele foi abordado.
https://x.com/SportingCP/status/1872222889136824553
taticamente não fará muito porque seria um risco… talvez trabalhar bolas paradas… vai tentar perceber as nuances dentro da equipa e tirar o melhor de cada um dentro do contexto tatico… coisa que o JP nao conseguiu…
O Sporting tem tido alguma sorte com os minhotos e transmontanos, pode parecer bacoco, mas para já há um determinado perfil enquanto pessoa, que é diferente de local para local.
E outra coisa, a malta do Minho ou de Trás-os-Montes não chega a treinador do Sporting por estar ali à mão, como por exemplo o último.
Para já parece-me ter algumas respostas certas. Não é o treinador que eu tinha em mente aquando da saída do JP, mas gosto dos cojones de começar já contra o benfica… seja para ganhar ou não, quanto mais cedo a equipa mudasse de mãos, melhor.
good vibes
Eu gostava que estivesse ali alguém que pudesse dizer:
RB nâo é, nâo sabe, vai ficar ainda a saber, pode ser que saia por cima.
Sim, devia ter dito ter chegado cá para mal dos seus pecados. Por ter caído numa cilada, foi obrigado a vir e começar a chorar.
O homem prometeu trabalho, trabalho, trabalho. Está feliz, foi o melhor presente de Natal que podia ter tido. Voltou a falar em trabalho, arranjar soluções e olhar para a realidade tal como é.
Nem sei onde está esse deslumbramento, esse ficar sem pé, quando estava ali seguro, sério e com vontade de ganhar já.
Boas vibes.
Estou bought in.
Mal posso esperar por regressar a Lisboa para voltar ao estádio.
NACIONAL09:59 • Afonso Santos
Treinador do Sporting diz que é «o momento certo»
Rui Borges, novo treinador do Sporting, foi questionado sobre se assumir o comando técnico do Sporting numa altura marcada por sequência de maus resultados, perda de liderança e dérbi à porta se é um presente envenenado e mostrou-se otimista.
«Presente envenenado? Não faz sentido, é o momento certo. Estou feliz, o Sporting está na luta, em todas as frentes, a nossa ambição é que consigamos acrescentar valor e troféus ao Sporting, é o que todos queremos, clube, treinadores, jogadores, é o nosso foco e objetivo. É o melhor presente de Natal que poderia ter tido. Não olho para coisas de forma tão negativa. Não poderia estar mais feliz.»
Em relação ao dérbi com o Benfica, atirou: «Grandes jogos é o que queremos. Olho sempre para o próximo adversário de forma simples, seja quem for, de forma séria.»
Se lá estivesse o Conceiçâo as perguntas dos perguntadeiros seriam diferentes.
1/3
há 6 min10:04
Quando foi, pela primeira vez, contactado pelo Sporting? Como se prepara a estreia num clube como o Sporting, logo num dérbi, em três dias?
“Em relação ao jantar, ainda bem que pergunta. Até brinquei com o Hugo [Viana] e disse-lhe ‘o bacalhau que jantámos estava bom’. Esse jantar jamais existiu, era uma falta de respeito comigo e com o Vitória. A primeira vez que soube do interesse foi mesmo no dia do jogo do Vitória, através do meu representante. Foi muito rápido e intenso. Não posso dizer mais nada porque foi isso que aconteceu. Ri-me um bocadinho com isso do jantar, ainda para mais em Famalicão… As pessoas não têm noção do que dizem, mas ainda bem que perguntou. Como se prepara o dérbi? Em três dias… Olho para as coisas de forma positiva. Podia andar aqui a enrolar um dia ou dois, vir só depois do dérbi, mas a seguir ao dérbi tinha outro jogo difícil. É três dias e é o que é. Focar-me em pequenas coisas que acho importante”.
há 7 min10:03
Sequência difícil de jogos. Como é que poderão moldar o resto da época?
“Foco-me só no Benfica, é o próximo. Nos outros não vale a pena pensar. Quem pensar muito à frente, não vai estar focado no imediato, no que é importante. O importante é focar ao máximo em passar algumas ideias aos jogadores, conseguir fazê-los acreditar e entender. Passar pouca informação, mas certa. É focar muito nisso, no imediato. E o imediato é o Benfica. É isso que me guia para já”.
Pub
há 7 min10:03
Se jogar como tem jogado no V. Guimarães, os médios que tem no plantel agora são suficientes? Sporting tem três médios, mais outros jovens. Isso causa-lhe preocupação? Gostaria de ter ouvido o presidente a ‘colocá-lo’ num gigante europeu, como fez com os treinadores anteriores?
“Estou a pensar no Sporting, isso passa-me ao lado. Muito feliz e honrado por estar aqui. Não podia estar mais feliz com o que o presidente disse porque foi ele que me trouxe para aqui, teve a coragem de ir buscar o Rui Borges. Dos três médios… Se forem atrás naquilo que é a minha forma de comunicar, a minha personalidade, vão perceber que digo que sou um treinador que arranja soluções. Não estou aqui para me lamentar. Se olharem para o meu caminho em todos os clubes, vamos perdendo muita gente - ou por lesões, ou por vendas -, e nunca me ouviram queixar. Não há tempo para lamentar. Há tempo para trabalhar e para nos agarrarmos a soluções. Há soluções, adaptações para tudo. Temos de ser capazes de lidar com alguns desvios no nosso trajeto para continuarmos a ser bastante competentes, competitivos e ganhar muito. É isso que queremos todos”.
há 13 min09:57
Disse numa entrevista que o Sporting era a equipa mais difícil que tinha enfrentado. Vai conseguir manter a base de trabalho ou cortar com o passado? Conversas que já teve com o presidente, terá todo o apoio mesmo em aspetos extra futebol?
“A maior confiança que me podiam ter dado é estar aqui neste momento. Nesse sentido, o apoio é a 1000%. Não tenho dúvidas de que estamos todos num só caminho, para nos ajudarmos. As vitórias são de todos, não só minhas ou dos jogadores. Toda a gente que trabalha todos os dias na Academia. Todos são importantes, cada um no seu papel, para que sejamos mais fortes e muito positivos, com energia. Queremos ganhar. A confiança penso que é absoluta. Gosto de perceber os jogadores. De os entender. Sou uma pessoa muito de sentimento, de observar, sentir e conversar. Conhecer as personalidades, onde os jogadores se sentem mais à vontade. Dentro de uma ideia, quero tirar o melhor rendimento de cada um. Aproveitamos sempre algo [do passado]. Ninguém sabe tudo aqui, aprendemos todos os dias e uns com os outros. O meu foco é nesse sentido. Perceber algumas coisas em pouco tempo, nunca fugindo à nossa liderança e à equipa técnica de Rui Borges”.
há 15 min09:55
Dérbi é já no fim-de-semana. Está na sua cabeça vencer e terminar já o ano na liderança? Sente que é mais parecido com Ruben Amorim ou João Pereira a treinar e comunicar? O que o distingue dos dois?
“É tudo diferente. O Ruben é o Ruben, o João é o João, o Rui Borges é o Rui Borges. Tenho um grande apreço e admiração pelo Ruben, identifico-me com ele, mas não sei como trabalha. Vou percebendo a forma de comunicar dele, que é excelente. Eu não tento imitar ninguém nem nunca irei fazê-lo. Sou mirandelense com muito orgulho e ali trabalha-se. Foi isso que me trouxe até aqui. Focar-me no meu trabalho e nunca duvidar dele, mesmo que as coisas não corram tão bem. Cada um é como é, acho que ninguém se deve comparar a ninguém. À minha maneira, penso que sou um bom líder, e assim continuarei a trabalhar. Dérbi? Na minha cabeça está fazer um bom jogo e ganhar. Independentemente de ser o Benfica. A liderança, e a classificação, são sempre consequência do que formos capazes de fazer no jogo. Se formos competentes vamos ganhar, e depois isso dá-nos a liderança. É tudo uma consequência do trabalho e é nisso que me foco”.
há 18 min09:52
Choque emocional que os jogadores sofreram depois da saída de Ruben Amorim. De que forma pensa ultrapassar esta barreira? O presidente referiu que João Pereira não conseguiu ser João Pereira e que Rui Borges poderá ser Rui Borges. Como interpretou?
“Não me vou alongar muito, estou focado no momento, no presente e no futuro. Sou o líder, mas todos nós temos responsabilidades enquanto equipa técnica e não sou ninguém sem os meus adjuntos. É o que é. Concordo com o presidente. Quem entrasse, fosse o João ou outro, iria ter aqui algum desconforto. Daquilo que observamos, poderia haver uma quebra emocional nítida. Não me posso alongar porque estava de fora. Uma coisa é estarmos fora, outra é estar cá dentro e perceber as coisas de outra forma. O Ruben passou, um grande treinador que admiro imenso. Tem a sua liderança. A partir de hoje é a do Rui Borges. Não comparável, porque cada um tem a sua forma de ser, de estar, e lutará para ser feliz nesse sentido. Foco-me no que posso controlar, e é isso que posso dar aos jogadores. Sem jogadores, não somos ninguém. O meu foco é o meu plantel e o meu dia-a-dia”.
há 21 min09:50
O que o presidente lhe pediu no imediato? O mercado está quase a abrir. Sente que o plantel tem tudo o que precisa ou pediu reforços?
“Olho para o plantel e é o melhor… Nem é o momento para estar a falar em contratações. Estou feliz com os que estão disponíves. Vamos ser competentes com quem temos, competitivos. É isso que queremos, que nos guia e é o que nos identifica enquanto equipa técnica. Feliz com o plantel, que para mim é o melhor. Em relação ao que o presidente pediu, pede-se vitórias. E é para isso que estamos aqui. Para lutar, dar o nosso melhor. É isso que nos exigem e que vou pedir aos jogadores. Que não falte atitude. Às vezes vamos ganhar com mais qualidade, outras vezes nem tanta. Mas se a atitude estiver lá, vamos ganhar. É esse o nosso foco principal para conseguirmos estar dentro da exigência deste grande clube”.
há 22 min09:48
Sente que este é um presente ainda mais envenenado tendo em conta o contexto atual? Sporting usou 3x4x3 ao longo dos últimos cinco anos. O que vai apresentar agora? Sporting tem sempre usado três centrais… Vêm aí Benfica, V. Guimarães e FC Porto…
“Grandes jogos, é isso que queremos. Vou continuar com o meu discurso. Olho sempre para o próximo adversário da forma mais séria possível, independentemente de quem seja. Em relação ao presente envenenado, sinceramente não faz sentido nenhum. É o momento certo, o momento era este. Estou feliz, o Sporting está em todas as frentes e eu estou muito feliz por estar nessa luta. A nossa ambição é a de conseguirmos acrescentar valores e troféus ao Sporting. É o que queremos enquanto clube, assim como os jogadores e os adeptos. É o melhor presente de Natal que poderia ter tido. Não olho para as coisas de forma negativo, olho-as de forma positiva. Sistema tático? Se olharem para o Vitória, construímos muitas vezes a três também. Pode não ser com os centrais, mas é com médios, laterais. É importante os jogadores acreditarem na nossa ideia. Gosto de ouvir, aprendo muito com os jogadores. Preciso muito deles. Costumo dizer que enquanto treinador, dou 15 por cento do que o jogo dá. Os outros 85 é dentro do jogo, das tomadas de decisão dos jogadores e da qualidade coletiva. É fazê-los acreditar nos meus 15 por cento. Se acreditarem, vamos ter muito sucesso e ganhar muitos jogos, fazendo crescer a história deste grande clube”.
há 25 min09:45
Se pudesse ter escolhido, escolheria este momento exato para vir para o Sporting? Dérbi está à porta… Em termos de modelo tático, vai seguir o que o clube tem feito?
“O momento para mim é o certo. É sempre o certo. Sou muito positivo, acredito que as coisas acontecem quando têm de acontecer. É uma oportunidade para a qual todos trabalhámos. Sou líder do campeão nacional e não podia estar mais feliz. Em relação ao resto, é muito subjetivo falar em sistemas. Se olharem para as nossas equipas, o sistema tem muitas mutações, dinâmicas diferentes. É apenas uma estrutura num momento inicial que depois dá aso a muitas coisas. Não deixarei de ser o Rui Borges”.
há 28 min09:43
Há bem pouco tempo, afirmou que estava no Mirandela e de repente estava nas competições europeias. O que pode acrescentar a esta frase depois de ter assinado pelo Sporting? Mensagem aos adeptos…
“Não olho para o momento como delicado. O clube está em todas as frentes. Não sei qual é o momento delicado, para mim enquanto treinador não há. Estou muito feliz por representar o campeão nacional. É um sonho para todos nós. Trabalhámos para isso. Agora queremos é continuar a trabalhar. Foi isso que nos trouxe até aqui. Nunca fugir do que nos guia. É o respeito, a honestidade. Aquilo que prometo é trabalho e acredito que, com a nossa capacidade e a dos jogadores - porque, sem eles, não somos treinadores -, vamos fazê-los acreditar no meu discurso e ser felizes no Sporting”.
há 29 min09:42
Rui Borges: «Confiança enorme de podermos ser felizes aqui no Sporting»
“Agradecer ao presidente pelas suas palavras, pela confiança. Acima de tudo, pela coragem também de olhar para nós como uma equipa técnica capaz de liderar o Sporting. Deixa-nos muito orgulhosos e felizes. Queria deixar uma palavra de enorme apreço e um obrigado do tamanho do mundo a toda a gente do V. Guimarães. Não me poderei esquecer de tudo o que fizeram, por terem acreditado em nós. Ao presidente, à estrutura, a toda a gente. Todos foram importantes no nosso trajeto, para o sonho de podermos chegar aqui. Obrigado também aos adeptos pelo carinho demonstrado. Depois, dizer que estou muito feliz, muito orgulhoso e honrado. Todos nós, a minha equipa técnica que me acompanha desde sempre. Não tenho muitas palavras para descrever o que tenho sentido nos últimos dias. Dias intensos, felizes. Resta-me só dizer que estou muito feliz, muito ansioso para trabalhar, para conseguirmos ser o que temos sido até aqui. O trabalho tem-nos feito crescer enquanto equipa técnica. Com uma confiança enorme de podermos ser felizes aqui no Sporting, não tenho dúvidas disso. Que o futuro seja risonho. Não sou muito de falar, sou muito sincero, honesto e puro. Acima de tudo, muito honrado por poder representar este grande clube”
há 30 min09:40
Frederico Varandas sobre Rui Borges
“Viramos a página para o futuro. Rui Borges, um treinador que já tínhamos no radar há mais de um ano, um treinador que subiu a pulso a sua carreira. Começando no modesto Mirandela, subindo por vários projetos, vários clubes cada vez mais exigentes, e sempre com a sua ideia de jogo, sempre com a sua liderança, e foi crescendo e subindo a pulso, chegando ao Mafra, onde fez um excelente trabalho. Passando pelo Moreirense, onde chamou a atenção da estrutura do Sporting, e passou para um clube que tem uma pressão de um grande, de grande exigência, onde continuou com um excelente trabalho. Reconhecemos em Rui Borges não só a competência, a ideia de jogo, mas um homem que lidera pelo exemplo, pelo simples discurso. Não lhe desejo competência, mas sim também sorte, que também será preciso. Muito obrigado ao Rui e a toda a sua equipa técnica. O Sporting luta por todos os títulos e assim irá continuar. Um grande abraço ao Rui por ter aceitado este desafio”.
há 31 min09:39
Frederico Varandas sobre João Pereira
“Estamos aqui para apresentar o novo treinador e a sua nova equipa técnica. Mas antes, gostaria de deixar uma palavra especial ao ex-treinador João Pereira. Entrou num momento que todos conhecemos, num desafio extremamente complicado e desafiante. A verdade é que, tanto nós Sporting, como o João, infelizmente, chegámos à conclusão que não correu bem. Sabíamos das dificuldades, sabíamos do choque emocional brutal pela saída de Ruben Amorim. Consideramos que experienciou verdadeiramente a lei de Murphy. Experienciou uma onde de lesões que nunca tivemos, e uma onda de arbitragens infelizes, que prejudicou a carreira do treinador. Sabíamos de tudo isso, a opção era de continuidade do processo. Alguém que conhecia o processo e os jogadores. Mas hoje, olhando para trás, o problema foi que João Pereira não pôde ser João Pereira. Perdemos Ruben Amorim, mas também não conseguimos ter João Pereira. Inconscientemente, teve de se adaptar e fazer com que uma máquina montada continuasse a rolar à medida do ex-treinador. Olhando para trás, fosse João Pereira ou outro qualquer, infelizmente iria passar por isto. Hoje, não tenho dúvidas que o treinador que aqui vai ser apresentado, vai poder ser o Rui Borges. Vamos ter um treinador que vai poder ser o Rui Borges porque assim lhe é permitido. Porquê tanta confiança? A resposta é simples: é esta a escola da minha formação, é este o meu conceito de liderança. Não me interessa o que vão dizer de fora, e muito menos se me vou fragilizar no futuro. Interessa-me sim os meus, o que posso fazer para dar força e motivar alguém que vai aceitar um desafio tremendo. Interessa-me muito mais a comunicação interna do que para fora. É assim que sou, que serei, que liderarei o Sporting até ao meu último dia desta missão. A única coisa que lamento foi não ter conseguido ajudar mais o João Pereira. É algo que vou carregar comigo para sempre. Ao João, desejamos todas as felicidades. Não temos dúvidas de que, quando for João Pereira, terá o seu devido sucesso, pelo mérito que tem, pelas suas competências e caráter. Tantas vezes nesta indústria se fala de exemplos de pessoas que se agarram a determinados valores de rescisões. Gostaria de dizer que, quando me sentei com João Pereira para negociar a rescisão, ele não quis nem um cêntimo de dois anos e meio de contrato. Apenas me disse que o clube lhe deu tudo e jamais lhe irá ter de pagar o que quer que seja. Esta nobreza diz muito do que é o João e, enquanto presidente do Sporting, quero agradecer-lhe por tudo o que tentou e não conseguiu”.
a diferença de discurso de um para outro
traz preparador físico!
Já são boas notícias.
Mandem-me o que cá estava embora. Já se arrasta há anos.
Mandem-no para a concorpus!
Pode não correr bem no final, mas se tem entrado um destes logo após Braga, as coisa não estavam como estavam.
O discurso é logo outro, mas agora mais importante é meter a equipa a jogar e a ganhar!
Sim, e quais foram os treinadores do Sporting que tu viste com créditos para dizer isso? Sem ofensa, mas às vezes vocês não sabem o que dizem.
O último treinador com “CV” que vi no Sporting deve ter sido o Jesualdo. E antes dele o Fernando Santos
Welcome Rui and staff and good luck. Looks a very good communicator and that is an important quality for a leader.
Demasiado poucos.
O problema é esse.
Andamos sempre com os “talentos com potencial” que muitas vezes nâo dâo em nada.
Depois de se ouvir o Varandas, o Rui Borges parece o Churchill em 1940.
Que tenha boa sorte, vai ser a nossa. É com ele que temos de ir atrás recuperar a época.