Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Rui Borges fazia parte do meu Top3, tinha preferencia por SC ou Abel, para o choque amimico, sendo que não podiamos caçar nenhum tubarão nem esperar pelo final da época, Rui Borges é a melhor decisão. De resto, gosto de me basear em estatística, e apesar de estar no Vitória, acho que é unanime que as prestações na Europa, e mesmo a prestação na Luz foram um bom teste do algodão. A Conference league ja li aqui que é equivalente à 2ª liga PT, quer dizer que empatar com a Fiorentina que está em top5 na Série A, se calhar é um bom indicador.

Depois hoje fiz um exercicio com base nos PPM (points per match) para tentar comparar.

Rui Borges

Impossível comparar com RA, que foi mesmo fora de série (em Portugal, sempre acima dos 2 pontos por jogo):

Com Abel:

Com Sérgio (com uma média muito abaixo dos 2pontos antes da entrada no porto):

Ou seja sempre que se aumentou a qualidade do plantel (clube maior), Rui Borges correspondeu (Mafra-Moreirense nao dá para comparar, so faz 15 jogos no Mafra), assim como o Sérgio Conceição.

Mais uma curiosa comparação com algum dos pedidos treinadores, e que eu tambem nao desgostava, Ten Hag

Temos qualidade de plantel e acho que é unanime que o problema era liderança, e planos de jogo e treinos. O jogo é o reflexo do teu treino, e devia-se treinar muito mal.

Isto vale o que vale, é so teoria, e na pratica o que interessa é que a bola entre.

Para mim, venha alguem que se possa levantar do banco, que possa ser um farol para os jogadores, e estes quando olham para o banco, veem o seu lider, o que nao aconteceu neste passado mes, onde tinha 2-3-4 técnicos de pé.

3 Curtiram

Ninguém fala, mas numa possível passagem para 4-3-3, há um jogador que pode jogar como médio, o Maxi.

O Maxi não gosta particularmente de jogar colado à linha e rende muito mais nos movimentos interiores na esquerda

1 Curtiu

Que é onde vai jogar.

Sempre interessante comparar esses dados mas sinceramente acho que a 1a coisa em que o RB se devia focar era em gerar empatia com o plantel porque custa-me muito a acreditar que uma equipa se transforme completamente para pior num espaço de um mês. Se foram os métodos de treino, descrença na equipa técnica, falta de empatia entre grupo e equipa técnica, aspectos tácticos, etc não sei, mas que o RB tem de agarrar o plantel e fazê-los sentir confortáveis e confiantes, é o fundamental para estes primeiros jogos onde o dedo dele ainda não terá muita influência em aspetos tácticos.

2 Curtiram

JP e sua equipa técnica querem dar o salto? :rofl:

Acho que o mais normal será manter o sistema de 3 centrais esta temporada, mas admito que vá ter nuances diferentes.

Na próxima temporada tudo pode mudar tendo até em conta as possíveis saídas.

https://x.com/CabineSport/status/1871345584348516580

1 Curtiu

Vamos lá ver se temos aqui um Amorim ou um Paulo Sérgio ou Silas desta vida. Upgrade ao JP será sempre, mas para o Sporting Clube de Portugal é preciso um pouco mais que isso.

Aquilo que se dizia que o JP supostamente vinha para fazer porque era de dentro e também jogava em 343, acredito que ele acabe por fazer e bem melhor. Acredito que iremos recuperar algumas dinâmicas que resultavam e estão perdidas entretanto.

Porque no fundo, mais do que ser “de dentro” conta muito mais saber treinar. Se não se sabe treinar, as coisas não vão aparecer nos jogos.

Mas também acredito que mude as coisas com o tempo e até abandone os 3 centrais eventualmente se isto correr bem, ficar cá e tiver/quiser fazer força para tal.

2 Curtiram

Concordo, por isso é que acho que ele nao vai implementar o 4-3-3 para já.

Por fim, muito interessante, isto que ele fala aqui, comparado com o que o Trincão diz ontem na Flash:

https://x.com/Sporting_CPAdep/status/1871285376830378084

Continuo a achar, que nesta era do Futebol “moderno”, mais que a parte tática, a parte psicologica, é o mais importante no futebol, e RA começava a ganhar os jogos nas Pré-CI, seja na explicação detalhada dos adversários o que dava confiança aos jogadores, quer nos Pos-CI, onde avisava sempre os jogadores e a equipa do que falhou, apontava mesmo esses erros, a equipa estava sempre em alerta.
Hoje em dia, ja se esmiuça tanto a tatica, sao tablets, sao sensores GPS, é tudo esmiuçado, mas a vontade,a intensidade, o querer, o acreditar que sou um grande futebolista, quando tenho 2 tijolos nos pés, não ha tecnologia que ofereça isso.

16 Curtiram

viste algum jogo do Vitória na Conference? só olhando para os números não me diz muito, especialmente quando as equipas com que jogaram nem consigo dizer o nome quanto mais saber de que liga são. A Fiorentina foi a única equipa relevante com quem jogaram mas já foi numa fase em que ambas estavam apuradas, deve ter havido muitas alterações (sem tirar o mérito no empate). Ainda assim nós estamos na Champions é um bocado diferente não? Não estamos numa fase para andar com empates quando tens um plantel que fez 10 pontos em 12 possíveis quando tinha treinador

Ainda não tinha ouvido esse discurso dele que postaste e vai de encontro ao que eu acho ser mais importante nesta fase e quero acreditar que os jogadores vão estar receptivos para esta nova equipa técnica. Não era a minha 1a escolha mas compreendo a dificuldade em trazer os portugueses que a maioria dos Sportinguistas queria, um por razões económicas e outro por incompatibilidades pessoais. Espero que o ambiente em Alvalade contra o Benfica seja de crença por parte dos adeptos até porque estes jogadores vão precisar de se agarrar a tudo de bom que começarem a fazer nos próximos jogos senão vamos por aí abaixo e o poço não vai ter fundo.

É uma nova era e temos de acreditar. Os jogadores já mostraram do que são capazes, portanto é só criar as melhores condições para que se possa extrair novamente o máximo deles e sem medo nenhum do benfica. É para ganhar!

1 Curtiu

Tem juízo ■■■■■■■, então mas agora uma competição europeia é igual à segunda liga do tugão? Fodasse voces às vezes abusam

6 Curtiram

Qualquer trabalhador em qualquer profissão, motivado faz mais e melhor…
E era isso que estava a faltar ao Sporting, motivação, acredito que para criar uma imagem forte de motivação com os adeptos ajuda a criar ainda mais ligação com os jogadores, a forma do discurso para dentro e para fora.
O sporting neste momento é como um copo partido, os bocados estão todos lá, mas completamente desligados, é juntar o plantel e tirar o melhor deles.
O meu receio é não apostarmos mais em profundidade com o gyokeres… Ataque posicional não é nada o forte com estes jogadores.

Outra coisa no canal 11, Carlos Freitas falou bem quando disse o treinador é mais que um sistema táctico.
É pegar nos jogadores e ver onde eles são melhores e retirar o melhor deles.

A mudar e ser verdade só peca por tarde, era logo quando foi a Derrota em brugge ou no máximo contra Boavista.
Mas o passado está feito, confiança neles para o futuro.

2 Curtiram

HEHEH vai ver as equipas com quem jogaram LOL

fica aqui

1 Curtiu

Claro que é diferente, mas eu também queria um Gasperini, um Emery, um Graham Potter, eu também preferia alguém titulados.
Mas os titulados ou têm clube, e não se vão meter cá, ou tem incompatibilidades com a direção.

Fora isso, estamos todos de acordo, que era preciso mudar nao? Estávamos a chegar a um ponto, que até o José Mota era bem vindo.

A derrota e perca do campeonato com JP era garantida, por isso acho que vale a pena tentar.

1 Curtiu

Estamos totalmente de acordo! Acho que a maioria nem sequer é equacionada por incompetência da direção, por não terem essa ambição. Com o momento em que estávamos, acreditava plenamente que conseguiríamos buscar um estrangeiro com provas dadas.

Mais. Nenhum treinador português ou estrangeiro foi sequer equacionado até estarmos no abismo que estamos agora. Puro ego do doutor

Vejamos uma coisa, os. Rabolhos neste momento estão em êxtase estão em primeiro a jogar nadinha… Vêm a Alvalade com peito cheio.
Imaginemos e pode acontecer, vêm a Alvalade com novo treinador e perdem, deixam logo o primeiro lugar, na viragem do ano, acho sinceramente que era o ponto de viragem de novo, porque iriam se borrar todos e iríamos decolar de novo para o bi.

3 Curtiram

Gasperini é lider na Serie A, Emery está na PL, tem champions e dinheiro, nunca na vida se mete cá.
Potter, tem CV de PL, provavelmente quererá voltar para lá.

Ou seja, treinadores titulados, ou são lideres ou estão em bons clubes da PL, com dinheiro, temos de ser realistas, não se metem cá. Portanto ou vamos buscar treinadores, com algum potencial estrangeiros (gosto muito também o do Bodo/Glimt, que ja está a ser cogitado para o Bundesliga) que a entrarem agora, nao conhecem o campeonato, levavam já com o lamps, e uma série de jogos complicada, ou apostavamos em algum português.

eu sou louco pelo Sporting, mas sou realista, e gajos estrangeiros titulados muito dificilmente se metem cá quando passam pelos TOP5 campeonatos, a não ser que apanhes um Roger Chaimite, ou um trapattoni em final de carreira.

E sim a grande asneira foi do Dr.Coragem, mais uma vez, com aquele ar sobranceiro, e arrogante. Que nao permite mais ninguem mexer no futebol sem ser ele, e muito menos chamar lendas (como Nani), que possam ofuscar o doutor.

1 Curtiu

Um Roger Schmidt?