Acho que ao fim de tantos jogos já sabemos o que contar com o Rui Borges.
É indubitável que o Sporting perde pouquíssimos jogos com o Borges ao comando da equipa, então nas competições nacionais o registo é brutal. E por aqui tem tudo para ser o treinador do Sporting ao longo de muitos anos.
Contudo, e é isto que me deixa sempre alguns mixed feelings, o Sporting não se superioriza a ninguém do mesmo campeonato de forma inequívoca. Ontem o Sporting joga mais que o Porto, e dou de barato que o Porto não veio a Alvalade para jogar e é extremamente complicado jogar com uma equipa desta dimensão física que vem a Lisboa para arranjar quesílias, para passar tempo no chão e incendiar ainda mais a rivalidade que está pelo charco. Mas quando marcamos o 1-0 temos que dar o passo em frente. E aqui pecamos invariavelmente, e não é de ontem.
Dito isto, o jogo de Braga tem que dar vitória. Cada vez estou mais convicto, se ganharmos em Braga somos campeões. Mas preocupa-me a postura pouco agressiva/passiva com que estamos nestes jogos, o que invariavelmente dão empate pela nossa boa organização mas também pela pouca acutilância ofensiva.
Uma nota para a flash interview, esteve brilhante. Que a canja lhe tenha sabido maravilhosamente, merece bem, pois ninguém merece ouvir o grunho do Farioli.
Ok percebo a tua análise, no 2-1 ontem enquanto via o jogo com o meu pai inclusive disse “o Maxi está a fazer um jogão e não jogou nessa derrota, foi o Mangas e os dois golos até nasceram no lado dele”.
A questão é que após o 1-0 fica a ideia de que ele ficou apenas preocupado em manter a equipa equilibrada (mais do que estava), ele tira os jogadores mais verticais da equipa (especialmente o Geny) para colocar jogadores mais técnicos, isto num jogo em que temos a vantagem e com isso o adversário não se pode fechar tanto. Eles já não tinham empate para segurar, tanto que houve espaço que não soubemos explorar (más decisões do Pote) e no fim temos um jogador isolado que calha ser o Bragança…quando claramente poderia ter sido um jogador com características diferentes.
Não temos muitas opções no banco mas foi-se buscar um extremo que encaixava bem naquele momento de jogo, despacharam o Alisson que também era jogador para aquele momento de jogo. A culpa não é só do treinador mas ele tem o Faye no banco e acaba o jogo com uma linha ofensiva de Pote - Bragança - Nuno Santos? Não consigo perceber essas opções…
“Contudo, e é isto que me deixa sempre alguns mixed feelings, o Sporting não se superioriza a ninguém do mesmo campeonato de forma inequívoca. Ontem o Sporting joga mais que o Porto, e dou de barato que o Porto não veio a Alvalade para jogar e é extremamente complicado jogar com uma equipa desta dimensão física que vem a Lisboa para arranjar quesílias, para passar tempo no chão e incendiar ainda mais a rivalidade que está pelo charco. Mas quando marcamos o 1-0 temos que dar o passo em frente. E aqui pecamos invariavelmente, e não é de ontem.”
O que eu disse vai de encontro a isto, não percebo alguns comentários direcionados a mim. Eu expressei uma ideia similar de forma diferente (também o fiz ainda meio fodido pelo jogo de ontem). A ideia central é esta.
tacticamente esteve muito bem da primeira parte para a segunda na qual o Sporting dominou sem ter uma enorme capacidade de criar perigo e a partir dos 70’ notou se claramente que o Sporting poderia aproveitar o facto de ter ido com tudo para a frente.
A questão que se impõe é : o Sporting tinha banco para poder fazer isso?
Tínhamos no banco algum desequilibrador que pudesse num contra ataque matar o jogo?
Eu acho que ele tentou. A entrada do Simões é claramente para sair em transições do meio campo em posse mas o tema é que entrou completamente desastroso.
Nestes jogos sente-se muito a falta do Ioannidis para dar luta aos centrais do Porto e descanso ao Suarez.
Acho que as contigências das dificuldades físicas de alguns jogadores fazem-se sentir naturalmente. O Bragança seria muito importante estar fisicamente cada vez melhor, o Pote a mesma coisa.
O que é certo é que não ganhamos jogos importantes há muito tempo com uma exibição em que digamos “sim senhor, jogámos como o crl”.
Acho que as pessoas têm a expetativa de ver um Sporting como o dos jogos em Alvalade contra o porto nos últimos dois anos do Amorim em que ganhamos 2 a 0 e dava a ideia que o porto por mais que quisesse não conseguia fazer-nos frente. Tendo isso em conta faço a seguinte questão: quantas vezes é que nós vemos acontecer em jogos entre os 3 grandes? Maior parte dos clássicos ou dérbis não são assim, em que uma das equipas vulgariza e superioriza-se perante o rival. Maior parte são decididos em detalhes, por causa da qualidade individual. Essas vitórias que tivemos sobre um porto foram num contexto específico em que o porto estava completamente perdido e não tinha qualidade, agora que eles já têm um plantel forte e um treinador com qualidade é normal que os jogos sejam mais equilibrados. Além disso, é preciso lembrar que mesmo nas últimas duas épocas, onde eramos muito superiores ao porto, só nos conseguimos superiorizar claramente em 2 dos 7 jogos que tivemos contra eles e noutro conseguimos a proeza de desperdiçar uma vantagem de 3 golos.
Como exemplo disto que eu estou a dizer do equilíbrio em clássicos temos os nossos jogos em Alvalade contra o porto entre 2009 e 2020 onde eles não conseguiram ganhar uma única vez mesmo tendo sido campeões 4x neste espaço de tempo e nós só rarametne disputávamos o título. Ou a dificuldade que os lamps têm em ganhar ao porco na Luz.
O Simões neste momento é jogador de equipa B. Ontem precisávamos de um box to box que galgasse metros com bola no pé e de um extremo que obrigasse o Porto a não subir as linhas . O primeiro simplesmente não existe e o segundo o mais parecido seria o Alisson que já não está e o Faye que tem 2 meses de entrosamento com a equipa .
Concordo que ainda não tivemos uma exibição em que dominássemos de início ao fim mas esse problema é crónico e não de agora .
Por outro lado , nota se que nas bolas paradas estamos exímios ( pessoal já não se lembra do início da época )
Só não concordo quando dizes que o Simões é jogador de equipa B.
É jogador de equipa principal mas não deve ser o segundo médio. Choro pelo Bragança. Recordo que quando o Bragança se lesiona era o médio titular ao lado do Morten. Mas é o que há, neste momento temos que lutar com estes que temos.
Para mim neste momento é porque é incapaz de fazer o que é exigido um 8 de uma equipa como o Sporting: perde imensas bolas, não quebra linhas de pressão, não tem meia distância e não tem golo
O Bragança é realmente uma pena pois só lhe falta a intensidade ( e sorte )
A equipa tem dificuldades no HxH, não é de agora e já vem dos tempos do Conceição vs Amorim.
Melhorou quando tinhamos o Gyokeres, porque permitia fazer bypass direto da pressão alta e era simplesmente bater na frente e eram todas dele. E quando o nosso meio campo era Hjulmand + Morita no pico vs Eustáquios da vida.
Penso que pode-se melhorar, mas o “teto” fica limitado pelos perfis dos atletas que temos.
Isso do jogamos como o ■■■■■■■ é uma cena pessoal de cada um!
Acho que ontem fizemos um grande jogo mas do outro lado está também uma equipa muito organizada e que sabe quebrar ritmos de jogo também e a arbitragem em Portugal deixa que aconteça também!
A unica coisa que posso apontar ao RB, e aos jogadores já agora, é uma tremenda falta de Killer Instinct nestes jogos, na Rabolheira foi igual, após o 0-1 podiamos ter matado o jogo por 2 vezes e falhámos…ontem na 2a parte igual…mas isto também já vem de trás, mesmo com o Amorim…é uma questão de mentalidade!!