Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 2

Continuação da discussão em Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 1 - #15127 por mcosta.

Tópico prévio:

Olha, sou o primeiro.

4 Curtiram

@SHONRADO É isto, concordo com tudo.

A mudança de treinador é sempre um fator devido às dinâmicas diferentes. Mudando então o sistema + perfil de contratações…

O aumento do plantel vamos ver, mas aí aceito mais que tenhamos mais uma ou outra opção, nos últimos anos temos tido de rodar a equipa em alturas críticas e faltava plantel para tal.

Bom dia mister. Já acordou?

No futebol, poucas coisas me irritam mais do que ouvir treinadores dizerem que “preferem perder com as suas ideias”. Isso não é convicção — é teimosia. E muitas vezes, roça o ridículo. Essa mentalidade não tem nada de nobre: é simplesmente irresponsável. Porque o futebol não serve para alimentar egos ou teorias pessoais — joga-se para ganhar. Se uma ideia não resulta, insistir nela não faz sentido. Como em qualquer área da vida, quem não se adapta fica para trás. Morre quem é estúpido.

E isto aplica-se perfeitamente à realidade desta equipa. Ela foi construída para jogar dentro de um determinado sistema. Um sistema que já provou ser eficaz, com rotinas bem definidas, dinâmicas consolidadas e resultados alcançados. Ruben Amorim deixou uma identidade clara, uma base sólida e um modelo de jogo com sucesso comprovado. Então, por que razão mudar aquilo que está bem?

Mudar só por mudar, para marcar território ou mostrar “as minhas ideias”, é um erro. No futebol moderno, ser inteligente é saber aproveitar o que já funciona. Não se trata de apagar o passado para afirmar um novo ciclo à força. Trata-se de evoluir com base no que já existe.

Adaptar-se ao contexto, ao plantel e às características dos jogadores não é fraqueza — é competência. Porque no fim do dia, o que conta não são as ideias bonitas no papel, mas os resultados dentro de campo.

13 Curtiram

Eh pá, nós aqui devemos ser muito exigentes.

Estive a falar com malta da família, Sportinguista, alguns com Lion Seats (malta croquette com papel, mas que nunca se ofereceu para me ceder o lugar quando às vezes não pode assistir aos jogos), e acham que está tudo a correr muito bem, que estamos a fazer boas contratações e que o treinador tem estado bem.

Sad In A Box GIF

4 Curtiram

Deem o crl de um extremo ao mister pá!

A percepção que passa é de gigantesca falta de ambição.

1. O mercado. Até ver - e em comparação com os rivais, que tem apostado com enorme ambição, corra bem ou mal - está a ser deprimente. Fora o Suarez (e vamos ver se engata), tudo o resto é bastante average.
    Abandonamos o mercado nórdico e voltamo-nos para o mercado de Guimarães e do Brasil.
  2. Discurso. Não é motivador e parece mais centrado nas infra estruturas e na venda de camisolas do que no ataque ao tri.
  3. Esquizofrenia tática. É tão evidente que não se fala de outra coisa.
  4. Perda do melhor jogador e dificuldade em capacitar a equipa de jogadores de topo. É Mangas, é virginias, é Jotas, etc.
  5. Direção. Dificuldades extremas em perceber o contexto de puxar o clube para cima, de solidificar a hegemonia dos últimos anos.
  6. Por fim o RB. É um pouco a figura que absorve tudo o resto. Claramente deslumbrado e sem capacidade para exigir ou se impor. É muito pão sem sal. A equipa estagnou e sem Gyo estamos com uma enorme crise de identidade. Infelizmente o que parece é e queremos muito que corra bem, mas os sinais são alarmantes…
6 Curtiram

Totalmente.

Esta Direção só vê $$$$$$$$$$$.

Esquece-se é que sem resultados desportivos (e o futebol sénior é que move a engrenagem pois é o que gera mais receitas) não há palhaço.

E vamos ver quanto é que realmente vão custar as obras do estádio, feitas mais a pensar no adepto corporate e endinheirado do que no sócio comum mortal.

4 Curtiram

Boa tarde

Depois dessa pré-epoca acho preocupante a forma como o treinador está orientar a equipa quer em discurso com pouca confiança na conferencia de imprensa, para mais o benfica praticamente sem pré-epoca, depois continua insistir num sistema de jogo em que os jogadores não estão a vontade já não bastava ter perdido o Gyökeres ainda tem que andar a fazer experiências noutro sector.

Calma, não é preciso nada disso.

O PsychoJohnny é que a sabe toda, a matéria-prima à disposição do RB é excelente, é por isso que não precisou de reforços em Janeiro e agora se quiser tem uns gajos quaisquer de ligas periféricas pra não tirar o lugar às grandes estrelas do plantel.

2 Curtiram

Que exagero, até parece que na altura de fazer a última substituição de um jogo que vale um título em que está a perder o RB tinha no banco 2 centrais, 1 júnior e o Esgaio, isso seria impensável tendo o melhor plantel de sempre do futebol português.

Também ele foi :joy:

1 Curtiu

se queres atenção podes mandar mensagem.
os factos tão para quem quer ver. desde o início do ciclo do bicampeonato:
out- seba, paulinho, viktor, edwards, adan
in- rui silva, debast, vagiannidis, maxi, kocho, quenda, harder, suarez( +EE).
o plantel mais completo( saída do viktor era inevitável) e profundo dos últimos 5 anos. quem quer passar uma narrativa de desvalorização do plantel para atenuar a falta gritante de qualidade do treinador que o faça á vontade, seja qual for a intenção adjacente, vai é faze-lo contrariamente á realidade e contra os interesses do clube. são DOIS titulares a menos em relação ao ciclo bicampeão e um acréscimo enorme de qualidade em todos os setores( diferente de ser o plantel perfeito, mas facto).

próxima vez que achares válido chorar com a qualidade deste plantel, o mais valioso da história do clube atrás do do ano passado, lembra-te que um treinador a sério passado 6 meses, com esta base, e 25M no verão ganhou um campeonato. em 5 anos triplicou o valor do plantel e ganhou tantos campeonatos como o clube nos 40 anos anteriores.
é lampião e traidor mas também é o meu standard. chorar com um plantel que alojará no seu banco debast quaresma st juste nuno santos vagiannidis/Ivan kocho bragança geny/quenda, EE, harder ou é falta de memória sobre plantéis do Sporting( inclusive plantéis campeões) ou então não sei( na verdade sei, é ressabiamento com algumas personagens e vontade que este demonstre que é tão bom como o traidor; infelizmente para nós nem competem na mesma galáxia).

quando vires o decréscimo do pote( que passa o jogo a receber bolas junto aos centrais), do trincão( que não recebe uma bola entrelinhas com espaço para virar), do morita e do hjulmand( que andam a construir junto aos centrais; o primeiro longe de onde faz diferença com bola e o segundo longe de onde faz a diferença sem bola, impossibilitado de fazer recuperações altas) do geny, do quenda, do harder, do inacio, do debast e do quaresma que não jogam, do maxi etc etc etc não te esqueças de culpar a falta de opções do plantel.

5 Curtiram

Desonestidade intelectual é o título do teu post, mas a mim não enganas… podes ir fazer o favor a quem se quiser deixar enganar.

Andas a passar uma narrativa de desvalorização do treinador para atenuar a falta gritante de qualidade de muitos dos jogadores, bem como o desequilíbrio factual para algumas das posições. A tua intenção adjacente é óbvia, e contrária á realidade e contra os interesses do clube (apenas a favor de umas quantas borboletas, se calhar não admira o aparente braço de ferro entre treinador e estrutura por algumas contratações).

O treinador tem de crescer e evoluir, sobretudo no plano técnico-táctico, não tenho problema nenhum em reconhecer isso, porque a nível emocional tem um excelente nível, e foi essa sua grande capacidade de lidar com as emoções dos jogadores que nos levou à dobradinha.

Mas não terminemos no treinador, como tu fazes (e mal)… os jogadores em modo férias à espera que apareça um outro Gyökeres e os dirigentes à espera que a estratégia e desenlaces fora do campo surjam do treinador ou do nada, têm também muitas responsabilidades no cartório.

Querem ganhar? Então todos têm que remar e ajudarem-se no que não conseguem fazer sozinhos, não pode ser só o treinador.

14 Curtiram

és bom a qualificar mas mau a fundamentar as qualificações. podes dizer pelo menos de forma concreta, em vez de deixares no ar, que ando aqui neste fórum (com tanta capacidade de influência como o quintal da minha avó) com agendas e intenções. fica claro nas quotes de cima que sou um avençado anti rui que não critica a direção. mais claro ainda que tens o mesmo mindset dos lunáticos que acham que estão aqui bots, alguns há décadas, só porque discordam deles.

a falta gritante de qualidade de rui silva, debast, diomande, inácio, maxi, quenda, geny, hjulmand, morita, kocho, pote, trincão, harder, suarez, nuno santos? da espinha dorsal de um bi histórico, que apenas perdeu 2 jogadores, valorizado em 450M pelo transfermarkt? isso é absolutamente delirante, não há outra maneira de o dizer. não consigo conceber a racionalidade deste ponto porque literalmente todos os Sportinguistas conhecem a qualidade deste plantel, viram do que é capaz e ninguém sensato, moderado e que tenha visto todos os jogos dos últimos 2 anos vai comer isto. não existe.

o mercado é aquém e é um passo ao lado, não um ou dois passos em frente como genericamente se fez nos últimos 10 mercados. tem de se perceber porquê, que processos internos não funcionam e que peças é que estão a mais. é uma responsabilidade de todos, porque a direção desportiva, o scouting e a equipa técnica num processo de formar plantel têm de estar todos na mesma sinergia, partilhar a mesma visão, clareza e confiança. não me parece que seja o caso. perceba-se porquê. certamente o treinador não é o único culpado mas também não está fora do alcance da crítica, especialmente visto o quão essa mesma estrutura estava tão afinada com a peça anterior.

isto está a acontecer? :rofl:o treinador a carregar tudo sozinho? acho que tens de concretizar e revelar-nos alguma coisa que não sabemos.
é por dizer que o plantel mais valioso da história é fraco e que o treinador não pode fazer mais e por afirmações como esta que fica difícil perceber a tua argumentação sem ser numa lógica de defesa desesperada do treinador. porque não há mesmo pingo de racionalidade.

1 Curtiu

melhor plantel da história :rofl: :rofl:

vale tudo para atacar o treinador

Não concordo com ele, mas o que ele diz é factual.
A nível de transfermakt e valorização do plantel, o ano passado e este temos o plantel mais valioso

1 Curtiu

ah ok, se o TM o diz é pq é verdade :sweat_smile:

o Morita tem o mesmo valor de mercado que o Rios e que o Froholdt :rofl:

o Ivanovic tem menos valor de mercado que o Geny

o Matheus Reis tem o mesmo valor de mercado que o Dahl

é o plantel mais completo e profundo, foi o que eu disse. é factual e não se trata só de transfermarkt, que até vale de muito pouco. vão ver as nossas opções de recurso nos últimos 5 anos, incluindo os 3 campeonatos conquistados e o 2º lugar com 86 pontos e vão ver jogadores paupérrimos. se alguém me mostar no passado um banco com mais qualidade do que st juste, debast, quaresma, nuno santos, geny ou quenda ivan ou vagiannidis, kocho ou morita, bragança, simões, mangas, o EE que ainda aí vem e harder eu dou lhe razão.

1 Curtiu