Apenas uma pergunta. Depois da saída do Gyo e atualmente, como se distribui em termos de riqueza o plantel mais valioso da história? Defesa, Meio-Campo, Ataque.
Se acusaste o toque por alguma coisa deve ser. Eu não te acusei de ser um avençado, mas estas figurinhas que tens feito a tentar estralhaçar o treinador enquanto tentas que jogadores e dirigentes passem pelos pingos da chuva só te ficam mal.
O valor do transfermarkt não me interessa pra nada, até porque se o Sporting se sagrar tricampeão a jogar mal e porcamente tenho a certeza que o valor se irá manter ou ser ainda maior que isso. Um argumento desses até parece mal em alguém como tu.
Outro argumento que te fica mal é não dares a importância necessária a um autêntico extraterrestre, talvez o jogador com mais impacto de sempre num campeonato como foi o Gyökeres. Sem Gyökeres, o plantel “fantástico” onde já pontificavam muitos dos que referes quedou-se por um quarto lugar (atrás do Braga) e com participações ridículas nas campanhas europeias de segunda categoria. Isto é factual, mas ignoras para poderes bater no Rui Borges com mais propriedade.
E depois essa do treinador estar a carregar tudo sozinho… então não está? Vês alguém mais a dar a cara? Vês as contratações expeditas de categoria a entrar? Vês a gestão de expectativas em relação ao mercado ou em relação a outros agentes desportivos ou em relação à imagem/percepcao/identidade do clube junto dos adeptos? Eu não vejo nada disso, só vejo toda a gente à espera de ver se o Sporting do Rui Borges vai jogar em 3-4-3 ou noutra coisa qualquer.
Não sou fã do RB, mas também não acho q o Sporting esteja abaixo dos rivais nestas funções.
Não acho de todo também q o Sporting tenha um plantel fraco e por estratosférico que tenha sido Gyo, o Sporting não teria sido bi com um plantel medíocre.
Parece-me contudo que há vários jogadores cujo rendimento estagnou e até piorou ( e até excluo o Pote por agora pq teve boa parte da época passada lesionado), quando em vários casos e pela juventude, esperava-se evolução.
Não me parece portanto que RB seja particularmente bom a retirar o melhor dos seus atletas embora seja capaz de os manter competitivos como colectivo.
Quanto ao mercado e juntando os que chegaram e os que parece virem, confesso alguma desilusão.
Os rivais nos últimos anos têm dado tiros sucessivos nos pés e parece-me que o Sporting precisava de fazer mais e melhor do que tem feito, mesmo que fosse praticamente impossível substituir Gyo e o nível manter-se, porque chegará a altura dos rivais acertarem o passo.
Não há razão nenhuma para qq tipo de desespero, mas estarias mentir se dissesse que as sensações são muito boas para esta nova época.
De qq das formas falta 1 mês para o mercado fechar e o Sporting ainda tem as bases de um trabalho de sucesso de vários anos.
De qq das formas falta 1 mês para o mercado fechar e o Sporting ainda tem as bases de um trabalho de sucesso de vários anos.
A mim o que mais me chateia é termos tido mais tempo que os rivais para preparar a época a todos os níveis, e na melhoria do plantel que seria a continuação que falta para essa base de trabalho de sucesso que referes dar o salto, estamos a deixar-nos ficar atrás.
Aliás… com o mister a querer mudar de sistema tático (que compreendo perfeitamente), ir ao mercado não é só uma questão de melhoria do plantel, mas sim também de correção de plantel… e lá está, vamos em atraso.
Tínhamos condições financeiras para assim não o estar, mas aparentemente “preferimos” estar!
Mas na verdade acho que até todos dávamos de barato isso se aquilo que foi visto na supertaça tivesse sido outra imagem, se tivesse sido um Sporting que fisicamente dominasse por completo o adversário, algo que seria expectável. Mas vimos um Sporting que não conseguiu ser absolutamente nada na verdade… e o somar das duas coisas deixa com toda a naturalidade os adeptos assustados.
Se acusaste o toque por alguma coisa deve ser. Eu não te acusei de ser um avençado, mas estas figurinhas que tens feito a tentar estralhaçar o treinador enquanto tentas que jogadores e dirigentes passem pelos pingos da chuva só te ficam mal.
lost the plot. acabei de te citar vários posts a dizer que a direção é a maior culpada da situação, algo que estou constantemente a dizer. a esta altura estás só a inventar e a mandar bojardas gratuitamente.
Se acusaste o toque por alguma coisa deve ser.
que coisa infantil, mandar bocas óbvias e insinuações e depois vir com o “pois acusaste o toque”, credo. até na tua defesa da insinuação insinuas
diz mais de ti do que de mim entrares nesses caminhos, isso é certo.
Outro argumento que te fica mal é não dares a importância necessária a um autêntico extraterrestre, talvez o jogador com mais impacto de sempre num campeonato como foi o Gyökeres. Sem Gyökeres, o plantel “fantástico” onde já pontificavam muitos dos que referes quedou-se por um quarto lugar (atrás do Braga) e com participações ridículas nas campanhas europeias de segunda categoria. Isto é factual, mas ignoras para poderes bater no Rui Borges com mais propriedade.
o que te fica mal é rescreveres a história, inclusive a tua, porque ficaste sentido com a saída do rúben. é tão preguiçoso e tão poucochinho essa argumentação do quarto lugar(btw fizeste 74 pontos nesse ano; o rui fez uma média de 79 este ano e foi campeão) e do gyokeres ter vindo e ganhares que só tira motivação de discutir o que quer que seja. não existiu 20/21 com TT, sporar, tabata jovane antunes e joão pereira como opções principais de banco, não existiu 21/22 com 86 pontos, futebol de excelência e um campeonato tirado por joão pinheiro; até 22/23 a partir de janeiro onde na 2a volta( com uma equipa toda rebentada e mal construida, melhores jogadores vendidos um no verão na véspera de um clássico e outro em janeiro, chermitti e esgaio como titularissimos e períodos de ataque móvel com edwards a falso 9) és a equipa com mais pontos da liga(42; este ano rui borges fez 39). no pré gyokeres em 5 das 6 voltas foste a melhor equipa a jogar em Portugal, o outlier foi o caos pós matheus nunes e os erros desse mercado. e o ponto de partida foi aquele que mostrei há bocado.
é demasiado mau justificar mediocridade evidente e ainda rescrever páginas da melhor história que vivemos em vida para tentar provar o teu ponto, que não tem fundamento mínimo. e no meio inventar coisas e enlamear os outros sem ver a lama que tens nos dedos.
já da outra vez te perguntei concretamente: o plantel do Sporting é mais fraco do que qual rival, em que setores e que posições é que faltam?
Não vale a pena, só te estás a desgastar, a narrativa dele já toda a gente a conhece.
Admito que estou um bocado preocupado.
Dir-se-á que perdemos o Gyokas, mas “preenchemos” o plantel com o Suarez, o Kocho, o Allison, e ainda (se se confirmar) o Mangas e o Vaginaidis.
Dir-se-á que não obstante perdermos o nosso “difference-maker”, se o Suarez render estaremos mais fortes do que no ano passado (Pote - o nosso segundo melhor jogador - estará saudável), onde fomos forçados - atendendo às lesões - a chamar miúdos da equipe B para formar plantel.
Mas devemos comparar-nos aos nossos rivais.
Já se sabe (principalmente com eleições “à porta”) que os milhafres iriam contratar meia equipe. Vamos ver se tal resulta (não tem resultado!)
Mas a contratação do de Jong pelos andrades fez-me pensar. Então os gajos têm um avançado muitíssimo razoável como o Samu e vão buscar um jogador que, não obstante a idade, fez nas últimas duas épocas na Holanda 56 golos e 29 assistências?
E, não obstante se dizer que não têm cheta, os andrades vão buscar gajos como o Alberto Costa e o Froholdt, não necessitando para o efeito de vender a “estrala da companhia” do Rodrigo Mora?
Olho para o “nosso” mercado e a coisa não é famosa, atendendo ainda que o nosso Treinador parece querer alterar o sistema táctico dos últimos 5 anos (isso é com ele, ele é que fica com o lugar em perigo se a coisa não resultar!).
Não obstante o “frango” na Supertaça, o Rui Silva é bom jogador.
O resto da defesa (sem saber ainda o que valem Mangas e Vaginaidis) não oferece, por enquanto, grande confiança. Inácio e Diomande (tudo indica que serão estes dois) não me oferecem garantias nenhumas. Fartam-se de “dar casas”.
Hjulmand é bom. Muito bom. Mas Morita é fraco, e o Kocho ainda não mostrou grande coisa. E Bragança estará fora ainda por algum tempo.
Na frente, temos várias opções. Geny, Quenda, Nuno Santos (quando voltar), Pote, Trincão. Mas fora o Nuno, tem tudo “sangue de barata”, e dificilmente carregarão a equipe em jogo difícil.
Restam os avançados. Suarez e Harder. à primeira vista, induficientes. Porque o Suarez dificilmente (para não dizer que é impossível) trará o impacto do Gyokas. E porque o HArder é um trapalhão que ainda não se desenvolveu ao ponto de poder ser considrado avançado para fazer 45 minutos num jogo.
É para mim um mistério que o SCP não entenda ser de trazer um terceiro avançado.
Fala-se que com a renovação do contrato, o Trincão passará a custar € 3M/ano ao SCP (imagino o que acontecerá quando - e se - o Pote e/ou o Hjulmand renovarem!).
Por essa ordem de grandeza, não se consegue trazer um extremo ou avançado, por empréstimo ou a “custo zero”, capaz de nos assegurar de uma boa produção ofensiva?
Não nos esqueçamos que nos últimos dois anos a “táctica ofensiva” consistia em andar a passar a bola entre os centrais e o médio centro, para depois lançar o Gyokas em corrida.
Isso acabou.
E não estou a ver a definição de outro esquema ofensivo, até ao momento.
Vamos ver.
Mas, até agora, nenhum entusiasmo com esta equipe… ![]()
SL
Nao diria melhor…
Se vier o Jota Silva vamos assistir a uma janela de contratações do mais “a pedido” do treinador de que me lembro.
Isso é uma coisa boa no sentido de responsabilizar o Rui Borges.
Não vai poder reclamar depois.
Ninguém o manda pedir pouco, e já vai acabar mais caro que o Amorim nos pedidos.
A realidade é que o Rui Borges ganhou créditos para fazer isto. O Gyokeres pesou muito, mas não me esqueço que com o João Pereira não havia Gyokeres.
Não havia nada.
Imaginando um cenário em que o treinador era pressionado a manter o mesmo sistema de jogo e que as contratações não suportavam a sua mudança de sistema, íamos ter aqui um época a dizer que o RB não pôde ser RB.
Já estou por tudo.
Quero ver a equipa à Rui Borges esta época.
Temos de ir até ao fim nisso e apoiar dentro do possível das nossas capacidades.
Depois cá estaremos a comemorar o tri ou a dizer com propriedade que este treinador não serve.
o que te fica mal é rescreveres a história, inclusive a tua, porque ficaste sentido com a saída do rúben. é tão preguiçoso e tão poucochinho essa argumentação do quarto lugar
Reescrever a história? Tu é que andas com o “factual”. Factual são as classificações, não os pontos feitos, ou agora o Sporting joga sozinho contra si mesmo e no abstrato? Se fez mais pontos numa época com o Amorim que com o RB mas terminou em quarto lugar e o RB em primeiro, então se calhar também teve a ver com o nível dos adversários, não? Duh…
Tu odeias que o RB seja elogiado seja pelo que for, porque na tua cabeça já decidiste que ele não presta… e tudo é visto à luz da “verdade universal” de que é ruim e fraco.
Se calhar devias olhar para as coisas com mais objectividade… olha, por exemplo, o Sporting defende incomparavelmente melhor com o RB que o fazia com o Amorim. Não sei se dá para objectivar esta situação, se calhar comparando o ratio de golos/remate ou oportunidade dos adversários, mas pra mim esta melhoria é tão ou mais factual que a tua dos pontos feitos por cada treinador no abstrato em diferentes temporadas.
Se calhar devias olhar para as coisas com mais objectividade… olha, por exemplo, o Sporting defende incomparavelmente melhor com o RB que o fazia com o Amorim. Não sei se dá para objectivar esta situação, se calhar comparando o ratio de golos/remate ou oportunidade dos adversários, mas pra mim esta melhoria é tão ou mais factual que a tua dos pontos feitos por cada treinador no abstrato em diferentes temporadas.
Isto deve ser das afirmações que mais discordo que apareceram neste tópico
E não tenho números à frente , mas bastantes vantagens perdidas o ano passado (guimaraes, braga, porto, benfica, aves, só de cabeça), poucas clean sheets e ainda menos jogos sem oportunidades concedidas.
Na última época e meia com o Amorim concedíamos muito poucas oportunidades, e só assim fizemos tantos pontos com GRs tão abaixo do exigido
“concedíamos muito poucas oportunidades”… e o ratio de golos/oportunidade? Estou em crer que era ridiculamente elevado. O adversário ia à nossa baliza 3x e fazia golo em pelo menos uma delas… era ridículo. A equipa desorganizada a defender, avenidas autênticas. Assim que apanhávamos uma equipa com atacantes/lancadores competentes e sofríamos logo.
Ele justificou com alguma razão, que muitos golos foram culpa dos fracos GR e do Esgaio.
Desculpa parva, até parece que o Esgaio teve assim tantos minutos entre 23/24 e 24/25…
23/24 teve, aliás revê os jogos com a Atalanta, p.e. e revê os golos sofridos. 2500 minutos
O meu cérebro apagou completamente a presença do Esgaio em 23/24
Não me lembrava mesmo de o ter visto a titular tanta vez (efetivamente foi)
Acho que os jogos com a Atalanta não são exemplo tho.
Sem dúvida, basta olhar para os últimos jogos do campeonato em que não permitíamos mais do que 1 remate à baliza por jogo, até na luz foi assim, antes que se diga que foi contra Boavistas, Gil Vicentes, Guimarães, etc., pois bem é contra esse tipo de equipas que vamos andar sempre a jogar.
Bom dia Mister! Espero que tenha acordado bem, daqui 45 minutos é hora do treininho matinal sempre suave, que isto de treinar a sério é para outros. Depois são mais dois dias seguidas de folgas para motivar os jogadores! ![]()
Diz o nosso mister que «Estamos a tentar arranjar, dentro do que é idealizado de posições, vermos a melhor opção e solução. No Sporting toda a gente conta e muito, cada um no seu papel. Se já trabalhei ou não pode ter coisas boas. O clube é diferente, tudo é diferente. Dentro do que queremos, estamos à procura das melhores soluções.»
É so coincidencia que as melhores soluçoes sao ex jogadores dele ![]()
(estão mesmo à procura)
Sexta feira é mais um dia de sofrimento com este gajo ao leme da equipa com uma tática que nada tem a ver.