Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 2

“Ricardo Esgaio foi oficializado no Sporting. O lateral, proveniente do Sp. Braga, custou aos cofres leoninos 5,5 milhões de euros por 80 por cento do passe (20% já estavam na posse da SAD) e assinou um contrato válido por cinco temporadas, até 2026.”

O Sporting irá pagar 16 milhões de euros ao SC Braga, mais IVA, por 70 por cento do passe de Paulinho. Se o Sporting receber uma proposta de 25 milhões de euros pelo jogador e não aceitar vender, fica obrigado a comprar os restantes 30 por cento do passe por 7,5 milhões de euros”

Este RB só quer ex-jogadores seus e ainda por cima caros.

6 Curtiram

Se o amorim tivesse dinheiro na altura, provavelmente pensava 2x, mas esta certo.

1 Curtiu

Sim, porque estes dois jogadores foram baratos. E nós neste momento estamos assim tão melhor financeiramente? A julgar pelo que tenho visto não me parece.

desisto :joy::joy:

Estou muito apreensivo com este início de época. Os nossos rivais têm contratado ótimos jogadores e sinto que estamos a ficar para trás.

Jota? Mangas? Mas é com tipos assim que vamos aumentar o nível?

o problema é que muita gente aqui no fórum (e parece que lá dentro da SAD também) acha que o nível da época passada (sem o Gyokeres) é suficiente para ganhar este ano.

isto, quando os rivais vão subir de nível. o fêcêpê então, nem sequer será comparável, naturalmente.

2 Curtiram

Pois eu acho que o que separou o título do terceiro lugar foi mesmo o avançado sueco. Mas espero estar enganado…

4 Curtiram

A questão aqui é…

Quem vai garantir os 50 golos que a BESTA marcava por epoca?

O Luis Suarez?

O Harder? que está a regredir desde novembro e ainda precisa de um treinador à seria?

O Pote e o Trincão vão subir o nível? Ou como se viu nestes jogos de pré época sem um avançado físico na frente se afundam em preciosismos técnicos?

Não brinquem comigo…

Se é para mudar o sistema que se adapte o 4-4-2 puro… e se jogue com 2 avançados centro… e claro ir ao mercado contratar um Ioannidis como minimo…

O Gyokeres tem sempre que ser substituído com a contratação de 2 avançados com golo que venham compensar os 50 de marcava todos os anos… se isso não for satisfeito a época está perdida antes de começar…

Não sabem fazer perguntas ao mister.

Aquilo que deviam perguntar ao RB é se nas novidades que pretende introduzir na equipa, e bem, o seu cunho pessoal, compreensível, não faria mais sentido ter em conta os jogadores disponíveis.

Sinceramente preferia que ele dissesse a verdade. Quer pôr a equipa a jogar à maneira dele, tem a sua ideia de jogo, e acha que tem condições para a implementar.

Camuflar isso com a conversa de “temos de nos reinventar" em mim não cola.

Dito isto, percebo e aceito perfeitamente que queira trazer jogadores pedidos por si. Isto salvaguarda-lhe o balneário, dá-lhe credibilidade e isso pode ser benéfico para a equipa.

Os jogadores perceberem que a direção respeita o seu treinador e que ele tem poder é benéfico para os jogadores fazerem o que o treinador quer. Porque sabem que se for preciso são encostados para jogar o jogador pedido pelo mister.

Já percebi que esta época o mote não é o tudo por tudo pelo tri. Pelo menos para já.

Acho que vão ver o desenvolvimento até ao Natal, se correr bem são capazes de investir forte, se correr mal correm com o treinador e vão buscar um que volte aos 3 centrais.

Eu preferia que se tivesse investido forte e feio para assegurar a nossa hegemonia, mas não é ano de eleições… Não tenho dúvida nenhuma que pode ter havido conversa entre presidentes. Portanto este ano, até às eleições dos lampiões estamos nas mãos destes jogadores e deste treinador (e dos árbitros). Vamos ter um 2026 bem mais “animado”, desconfio.

Até ao momento ainda não percebi é que novidades quer introduzir na equipa, nem tampouco o que será o seu cunho pessoal. É que na segunda metade da temporada passada, a coisa percebe-se. Estivemos a apalpar terreno, a tentar perceber os jogadores, onde poderiam encaixar e aproveitar o que estava feito.

Agora começa a história do cunho pessoal. Mas no que é que se traduz esse cunho pessoal? É passar a jogar com 4 defesas? Qual é que é a proposta de futebol que o RB tem para a equipa? Pretende conservar a posse de bola, pretende ter uma equipa sólida defensivamente e a sair em transições? Prefere dar a iniciativa de jogo ao adversário? Gosta de sufocar o adversário na reacção à perda de bola? Confesso que ainda não percebi. Aliás, o que vi na pré-época foi um Sporting CP com fraca produção ofensiva, dificuldades em sair a jogar, muita perda de bola no seu meio campo, pouca solidez defensiva, etc. Tudo coisas que não abonam a favor do cunho pessoal. Melhorou no jogo da supertaça, onde se manteve a… fraca produção ofensiva.

3 Curtiram

Confesso que tenho alguma dificuldade em apreciar aquilo que é a comunicação do Mister.

No que diz respeito ao que é a parte táctica do jogo do Sporting, demonstra-se intranquilo e sem argumentos para sustentar aquilo que é a sua ideia.

Mas vale o que vale, o mais importante será aquilo que é a qualidade exibicional da equipa amanhã.

SL.

1 Curtiu

Gostei de ouvir a parte de como a equipa se tem que reinventar porque saiu o sueco e porque as outras equipas já se adaptaram a defender o sistema antigo.

É algo que o Guardiola costuma dizer, tens que estar sempre a mudar para continuar a ganhar.

Resta saber se é capaz de pôr as suas ideias em prática, nomeadamente a mobilidade que ambiciona para a equipa.

Isto obriga os jogadores a saírem da sua zona de conforto.

Em vez de contratar outros jogadores, são os jogadores actuais que terão que fazer coisas diferentes. É uma proposta dificílima para qualquer treinador. Espero que resulte.

Quero dar os parabéns ao Rui Borges porque, apesar de não falar inglês, pelos vistos sabe falar grego. Não é para todos.

6 Curtiram

Mas isso sempre tinha de ser.

As pessoas acham que com a saída do Gyokeres, temos de simplesmente voltar a 3-4-3 e arranjar o substituto, como se isso resolvesse qualquer coisa.

Um substituto do Gyokeres teríamos sempre de encontrar, mas não podemos jogar com ele da mesma forma que jogavamos com o Gyokeres, isso nunca seria possível porque no nosso campeonato, o Gyokeres é um jogador quase impossivel.

Se o mais importante fosse manter o 3-4-3, então era manter o João Pereira ou roubar o Anselmi ao Porto.

O Amorim antes de ter o gyokeres, teve 2 épocas sem conquistar o campeonato, sendo que numa delas ficou em 4º, por isso tentar fazer do 3-4-3 como um santo graal que garante a vitória é uma má ideia que corta logo as pernas ao clube e a novos treinadores.

Eu gosto da ideia de ter sistemas alternativos, tornar a equipa mais imprevisível e acho que já ficou visível, que a mais valia das equipas do Borges, são as suas organizações defensivas, algo que pecava um bocado com o Amorim.

Se o Borges melhorar essa organização defensiva e formos ganhando poderio e dinâmicas ofensivas ao longo da época, então acho que estamos bem encaminhados para o TRI.

O nosso campeonato não é a Premier League, por isso, mesmo se não golearmos 5-0 amanhã, acho que se formos farmando vitórias consecutivas (sejam elas de 1-0 ou 2-0), vamos chegar a um ponto, onde as dinâmicas e a confiança nessas dinâmicas vão aparecer.

Eu gostei do potencial que vi na supertaça, simplesmente pecamos pela finalização e pelo Harder estar a sentir o peso da camisola 9 num Sporting pós-Gyokeres.

A titularidade do Suarez vai tirar esse peso do Sporting, porque ele simplesmente não viveu na sombra do Gyokeres, por isso, ao contrário do Harder, nunca teve de lidar e viver com essa lenda viva e as suas expectativas.

4 Curtiram

Temos 3 locais para tirar essa percepcao… conferencias, jogo (indicacoes e mexidas na equipa) e treino. Nas duas primeiras, acho que estamos falados. Resta esperar que dentro de portas, os jogadores nao sintam o que nos sentimos ca fora… ainda que por entrevistas dos jogadores o ano passado, nenhum elogiou parte tatica e tecnica do borges, foi sempre a nivel de ser “agrupador” e tal.

3 Curtiram

“Porque ganhámos tanto, temos que nos reinventar.”

2 Curtiram

Pareceu-me completamente perdido hoje na conferência de imprensa. Fizeram-lhe perguntas legítimas sobre o sistema de jogo, sobre a construção do plantel, sobre o excesso de laterais, e não conseguiu responder como deve de ser a nada, sempre muito evasivo. Se esta falta de convicção começa a passar para a equipa, vai ser um problema…

4 Curtiram

discurso é vazio, sem nada de concreto, e isto já não é novidade. ouvir falar em reinventar uma equipa que ganhou os últimos dois campeonatos :melting_face:

2 Curtiram

Ele disse reinventar o ataque por causa da preponderância do Gyo.

É mentira que o Gyo era sempre a nossa solução ofensiva? Tanto para esticar jogo como para fazer de pivot? Enfim, lá está a vontade em falar mal só porque não gostam do treinador.

7 Curtiram