Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 2

Para todos os efeitos, o rolo compressor do Amorim já não existia.

O Borges quando chegou ao Sporting, o clube estava em segundo lugar e completamente derrotado e deprimido, vindo de sequências de 4 derrotas consecutivas, duas vitórias sofridas com o Santa Clara e Boavista e um empate com o Gil Vicente.

Qualquer vantagem de pontos que o Amorim tinha, o João Pereira perdeu e ainda ficou atrás do Benfica.

O Borges, para o bem e para o mal, teve de conquistar a liderança e a sua própria vantagem, para não falar que ainda teve de gerir todas as lesões.

E um extra, teve de gerir também a pressão, mediatismo e expectativas de estar num clube grande pela primeira vez na sua vida, tudo isto, quando a época já ia a meio.

O Rui Borges não é o melhor treinador da história do Sporting, mas é capaz de ter sido o treinador que passou pelo maior trial by fire na nossa história e que ultrapassou mais adversidades numa época.

Primeiros jogos; Benfica, Vitória, Porto e Benfica.

Várias lesões, adaptações de jogadores a posições diferentes, chamar vários miudos da B para tapar buracos.

O melhor marcador esteve lesionado durante um mês e só pode substituir o homem com um miudo nórdico de 19 anos que tem 2 tijolos em vez de pés.

O segundo melhor marcador (Pote) do clube esteve lesionado mais que 5 meses.

A melhor coisa que fez foi reconhecer a falha na baliza e lá veio o Rui Silva oferecer alguma segurança.

4 Curtiram

Achei a exibição com 11 muito pobre e isso preocupa-me bastante, no entanto, considero esta vitória com o Sporting monumental! A verdade é que desde que ganhamos o campeonato em 2021 a nossa história na Europa mudou e elevámos o nível, começamos a ser competitivos na fase de grupos na Champions quando antes não eramos e com vitórias com adversários difíceis. Além deste Marseille, já ganhamos ao Dortmund, Tottenham, Manchester City, ganhamos pela primeira vez na Alemanha e eliminamos o Arsenal. Antes ter tantos resultados positivos em tão pouco tempo era muito raro.

3 Curtiram

Podes falar directamente comigo.

Em que falha no óbvio?

Não faz sentido a equipa jogar muito bem até ao Estoril e depois nada a partir daí. Claramente perdeu o balneário. Acho que o trio atrás do PdL não funciona. O quenda não é espectacular no 1x1 o pote tambem não. O pote tinha que jogar no meio e o trincao na esquerda. A nao contratação dum EE resultou que muitos jogadores no ataque estejam a jogar fora de posição. O que significa que quando a outra equipa tranca o meio as alas não desiquilibram. isso por acaso nos 2 ultimos anos tem sido um dos pontos fortes do sporting, num esquema diferente obviamente.

Concordo com a questão dos processos mas não acho o sistema irrelevante.

O 3-4-3, é porque o nosso plantel está feito para esse sistema, as caracteristicas dos jogadores faziam um match perfeito, para se mudar de sistema tinha de haver reformulação de plantel e investimento e o que foi feito foi tentar forçar um sistema hibrido, que leva à posição do pote que é um aborto.

O Pote, o Quaresma, o Catamo, o Quenda, o Hjulmand, todos baixaram o rendimento, vou excluir o Trincão porque sempre teve estes momentos de irregularidade e os nossos centrais não gosto das suas caracteristicas para sistema de 2, tirando o Diomande.

Eu gosto dele como pessoa, como treinador acho que em termos de comunicação e liderança diz algumas coisas que não são positivas para puxar pelos jogadores, falo da mensagem que passa publicamente, nos treinos e no dia-a-dia não faço ideia.

Mas isto são exercicios de adepto, porque é perfeitamente irrelevante, o Rui Borges vai ficar até ao fim da época e no fim vai ser julgado pelos seus resultados mas confesso que não estou muito otimista e não gosto do futebol apresentado.

Sinto que o entusiasmo de muitos adeptos está bastante por baixo mas a verdade é que está tudo em aberto.

Como em muito jogos perdemos injustamente, ontem a “sorte” caiu para o nosso lado.

Como prefiro não ir a reboque apenas da bola que não entrou mas podia ter entrado (e vice-versa) , preocupa-me, muito, aquilo que vi a equipa (não) fazer quando o jogo estava 11 vs 11 .Continuamos a ser uma equipa anárquica, a permitir contra-ataques venenosos a qualquer equipa que saiba dar dois chutos na bola.

Estamos, permanentemente sobre o fio da navalha. Tudo demasiado lento e previsível. Jogadores em sub-rendimento (quando a época mal começou) e uma apatia assustadora. A verdade é que parece que está tudo desejoso que os resultados não apareçam para ele ir à vida dele - desde os próprios jogadores à direção.

1 Curtiu

O mau resultado injusto que tivemos com o Nápoles, ontem caiu para o nosso lado.

1 Curtiu

no jogo de ontem mostramos uma debilidade que não é nova e que não é problema do Sporting de Rui Borges mas sim um problema crónico deste Sporting (desta equipa, desta geração).

Sempre que defrontamos equipas muito fortes fisicamente, com um futebol muito direto e muito agressivas sobre a bola… temos muitas dificuldades. Aconteceu isso ontem na 1º parte assim como aconteceu exatamente o mesmo na era RA nos jogos todos que fizemos contra a Atalanta, por exemplo, mas também com o Ajax que na altura tinha muito isso e por aí fora.

Aliás, este ano tivemos o mesmo problema contra o fcp que este ano aproxima-se muto desse estilo de jogo (felizmente por cá não há mais quem o faça).

Ontem conseguimos contornar isso com a expulsão e noutro jogos podemos conseguir contornar de outras formas mas esse é um problema crónico desta equipa.

Contudo lembro que esta equipa (esta geração) é a mais titulada do Sporting nos últimos 50 anos.

2 Curtiram

Refiro-me às dinâmicas quando falo do 3x4x3 ou do 4x4x2. Em termos do sistema a utilizar e a trabalhar, parece-me evidente que o 3x4x3 é o sistema base que mais nos convém trabalhar. Desde logo porque nos permite rentabilizar muito melhor o plantel que temos. A começar pela defesa.

Nesse aspecto concordo totalmente contigo. Num sistema de 3 centrais, não estávamos a discutir um substituto para o Inácio porque… Tens o Matheus Reis. Provavelmente ainda contavas com o St. Juste e, naturalmente, o Quaresma tornava-se bastante mais válido. Em simultâneo, nas alas, contavas com o Geny e com o Quenda no lado direito.

Acho que o Rui Borges vai ser um treinador muito bom. Não é um gajo predestinado. Tem algum trabalho pela frente. Chegou demasiado cedo ao Sporting CP. Faltou-lhe maturar um bocado os processos e o trabalho com jogadores, principalmente num nível superior. Aliás, se analisarmos a carreira do Rui Borges, o Sporting CP é o 2.º clube onde faz mais logos. Fez 44 na Académica. Leva 42 por cá. Precisava de ter maturado um bocado melhor antes de ter chegado cá.

Diga-se que não é o único a quem isso aconteceu. Lembro-me por exemplo do Marco Silva que quando esteve cá teve um problema semelhante, mas que aos dias de hoje é um treinador muito bom e bastante respeitado em Inglaterra.

2 Curtiram

isso foi ontem pahhh , ja passou .

embora por aqui todos os dias sao dias disso :rofl:

Não consigo entender como se joga em casa e não usa 2 pontas de lança a perder vem do intervalo não mexe na equipa fonix já não há paxorra….

1 Curtiu

Então antes da expulsão querias que o homem tirasse um médio/defesa, para meter o Fotis? Querias acabar o jogo com cabaz era?

Epah, eu sou dos maiores críticos do Rui Borges mas essas coisas por amor de Deus. Deixem o homem festejar em paz, como ele bem quiser.

O quê? Com o Amorim perdíamos jogos? Nunca vi…

imagem

7 Curtiram

O Borges tem um grande problema, não tem o pedigree que é tão apreciado por uma boa percentagem de sportinguistas. Aquele toque de classe que é mais importante do que ser genuíno e honesto. Aquele arrotar a lagosta depois de comer cavala.

6 Curtiram

O único problema dele é não ter futebol. Deixem-se de vitimização.

5 Curtiram

Fosse esse o seu maior problema e estávamos todos bem.

Genuíno e honesto é fixe mas ainda mais fixe é ter dinâmicas, não jogar a passo, não dar crateras de espaço ao adversário e sair a jogar sem ter a equipa partida em dois

Ó Rui Borges, seu pedreiro que já cá não devia estar… põe os olhos no grande Farioli e vê lá se aprendes a dar personalidade a uma equipa! Assim é que prepara uma equipa da nossa dimensão para as grandes noites europeias com os colossos como o Nottingham Forest! Ainda há dias havia um números de ilustres colegas a indicar o Farioli como o modelo de treinador ao qual deveríamos almejar e eu, claro, só posso concordar!

6 Curtiram

Outro que leu o livro do Paulo Bento. Aconteça o que acontecer só faz substituições aos 60 minutos.