Ele nunca jogou a PL mas na equipa B do Sporting era goleador.
Fez uma época com 17 golos, a extremo, salvo erro, em que cerca de 10 foram de penalti.
Penaltis também são golos.
Foi na equipa B e não jogou a extremo…
Sim, eu sei que foi na equipa B. Acompanhei praticamente essa época inteira e se não foram todos, na maioria dos jogos jogou a extremo direito e amiúde a extremo esquerdo.
Jogava a extremo direito, salvo erro na primeira época da B na segunda liga, já n me recordo se a ideia de ir para lateral direito foi na segunda temporada da B ou se foi ideia do próprio Rui Jorge nos sub 21.
Acho que foi mesmo com o Jesus.
Olha q n. O Esgaio foi titular na seleção de sub 21 q perdeu a final contra a Suécia em 2015, o JJ só chegou uns meses depois, e mesmo no ano em q chegou o Esgaio foi emprestado, só no segundo ano do JJ é q fez parte do plantel principal.
Entrou para fechar o lado esquerdo e podia ter feito melhor, um jogador com a sua experiência não pode dar tanto espaço para o central ao seu lado, o que vale é que no lance que foi “comido” nas costas o bandeirinha marcou offside e não fosse isso o Neto fez um corte do caraças.
Jogo intratável a defender ou foi impressão minha ?
Jogou numa posição que não é a sua, deu tudo, não se pode pedir mais.
Relógio ![]()
Da sempre horas á hora certa e nem adianta nem atrasa ! É isso ? ![]()
![]()
![]()
Ali a central não, como diz o forista @Ravanelli a ala a defender já é o que é onde a sua velocidade de perna curta e dificuldade de defender em movimento deixa já um pouco a desejar… a central com menos um palmo que os restantes e sem saber que terrenos deve exatamente pisar vai atrasar mais do que adiantar.
Para suplente do porro e fazer um bom par de jogos a titular na liga tugão dá mais do que isso é viajar…
Ricardo ganha duelo de Esgaios
Ambos foram titulares

Num sempre especial duelo de irmãos, Ricardo Esgaio bateu o mano Tiago pela segunda vez na carreira profissional. Ambos foram titulares, num duelo em que o sportinguista desempatou o histórico de triunfos a seu favor. Até ontem, ambos tinham uma vitória cada: Tiago tinha batido Ricardo num Belenenses SAD-Sp. Braga (2-1) na época anterior, enquanto o antigo jogador dos minhotos tinha ajudado os bracarenses a vencerem os lisboetas em 2019/20 por claros 7-1. Pelo meio tinham-se verificados mais dois empates, com agora Ricardo Esgaio a ganhar ascendente sobre o irmão.
Esteve mal no golo do Arouca, o Bukia passou por ele de trotinete
“Falhou” no lance do golo, mas tirando isso teve mal apesar de nao ter sido um jogo exigente defensivamente? Eu acho q não.
Anormal era o Bukia não passar por ele em velocidade, não acho que tenha sido ele o causador golo culpo muito mais o inicio onde ficou tudo a dormir do que o Esgaio.
Tanto Esgaio, como Matheus Reis a centrais…são dois grandes erros do Mister Rúben.
Mister please…menos sff!
Até o Ugarte joga muito mais a central do que o Esgaio…esta mais que provado que o Sporting, para a Europa tem 2 centrais: Inácio e Coates e para POrtugal tem 3…acrescenta se o Feddal ( pelos lances que ganha na area e dão golos).
A sua polivalência é um bom trunfo para o plantel mas acredito que deva treinar a ala direito 75 % das vezes e treinar á esquerda ou no meio só em fases das lesões dos seus companheiros.
Fez a posição fez com algumas abordagens mais ou menos conseguidas onde não borou a pintura mas também não acrescentou muito ao jogo.
Este tipo de adaptação pressupõe que o lateral a defender mais ao centro tenha duas coisas fundamentais (passe e velocidade para recuperar bolas nas costas) , no passe está bem mas é só certinho, na velocidade… é o que sabemos, perna curta e se for mais de 10 metros fica para trás.
Por outro lado na defesa posicional e jogo aereo perdemos bastante pois não tem altura nem manha de defesa a disputar os lances e fica meio perdido se joga na antecipação, se marca zona ou procura homem a homem.
Nuno mendes por exemplo era um bom defesa também e alem da velocidade sabia marcar e disputar a bola com adversário direto
A ala podemos contar com ele e ele de certeza que irá agradecer ![]()
Facil…é mais que fraco a central. A lateral cumpre e bem.
Nunca pode ser aposta a central…é um erro crasso!