Ricardo Esgaio

Falhanço no primeiro golo.

Tenho ideia que o Esgaio vai ser o jogador SOS do plantel e vai fazer várias posições consoante as necessidades dos jogos. Vai jogar à direita umas vezes, outras vezes vai jogar à esquerda, possivelmente poderá ter minutos no meio campo, e por aí fora.

3 Curtiram

Pois… também me passou isso pela mente, ontem. Vai ser o polivalente.

3 Curtiram

A dinâmica com o M Reis ontem foi mto interessante. É uma forma diferente de criar igualdade no meio e superioridade offensiva com a subida de um central.
Esperar para ver se será mais utilizado (principalmente contra blocos fechados ou quando o resultado não está a favor), e com que intervenientes.

Acjo que, acima de tudo, a procura por dinâmicas distintas foi óbvia e isso é fundamental, numa fase em que já não somos “surpresa”…

1 Curtiu

ESGAIO ASSUME TITULARIDADE

SPORTING 09:50

A falta de um segundo lateral-direito de raiz no plantel estava identificada desde a época passada e foi colmatada neste defeso: Ricardo Esgaio era o alvo e chegou do SC Braga a troco de €5,5 M. Com a lesão de Pedro Porro, o português de 28 anos vai assumir a titularidade neste arranque de temporada (o jovem Gonçalo Esteves, ex-FC Porto, também espreita), a começar logo na Supertaça, situação que vem dar razão a Rúben Amorim para tanto insistir na contratação do jogador.

Os motivos para essa insistência além da falta de mais um jogador para a posição? A consistência, competitiva e física, de Esgaio parece imune a grandes problemas (a última lesão foi há quase dois anos e meio); a polivalência que oferece.

Na época passada Amorim insistiu em Paulinho - a administração ofereceu-lhe Paulinho. Esta temporada quis Esgaio, alvo já identificado do passado - a administração deu-lhe Esgaio. O amor do treinador pelo lateral vem dos tempos em que o treinou no SC Braga, em 2019/2020, e consolidou-se com o passar dos tempos. Porque Esgaio é um animal competitivo, porque tem fibra que não quebra e porque foi, na época passada, o jogador que em Portugal, somando todas as competições nacionais e europeias, mais minutos jogou: 4183, distribuídos por 48 jogos. Fê-lo porque o SC Braga esteve em três frentes em Portugal - com presença na final da Taça da Liga (0-1 com o Sporting) e vitória na Taça de Portugal (2-0 ao Benfica) - e ainda na Liga Europa mas também porque parece imune a lesões. De facto, desde que passou a sénior, Esgaio conta apenas com duas e ambas na época 2018/2019, no joelho, que o impediram de jogar sete dias em janeiro de 2019 e 13 em março, o que no total valeram a ausência em apenas quatro jogos. Essa fiabilidade física do lateral contribuiu e muito para a insistência do técnico em contratá-lo, ainda para mais à porta de uma temporada em que os leões vão jogar a Champions.

Acho que quando o Porro estiver bom o Esgaio pode aparecer muito como central pela direita…

Tenho ideia que o Amorim quer torna-lo numa espécie de Azpilicueta, para termos um pouco mais de critério a sair a jogar do guarda redes

Eu acho que o Esgaio vai aparecer em muitas posições, lateral nos dois lados, central pelo lado direito, meio campo… penso que foi uma das razões pela qual o Amorim queria tanto contar com ele no plantel.

1 Curtiu

Tbm concordo é um jogador capaz de lhe fazer 4 ou 5 posições e fazer exibições razoáveis.

Mas acho q em jogos que dominemos o adversário vai ser muita vezes o central direito

1 Curtiu

Ricardo Esgaio conseguirá fazer as posições de DD e ala direito. E em nenhuma se notabilizará.
Essa história das “4 ou 5 posições” é a primeira vez que ouço…

SL

A 1a passagem do Esgaio na equipa principal do Sporting tambem foi dentro dessa logica que o jogador pode fazer 4 ou 5 posicoes e acabou a ser uma desgraca.

Espero que nao sigam a mesma logica agora. E para ser trabalhado para uma/duas posicoes no maximo e trabalhar a partir dai. Nao e para ser central, lateral, medio e com jeitinho ate ponta de lanca…

Curto, não pode ser titular de jeito nenhum

Cromo.

Está a fazer um bom jogo. Veremos na segunda parte.

Defensivamente tem estado muito bem. A atacar tem arriscado pouco, mas já fez um excelente cruzamento para o Paulinho.

Acho que fez um jogo muito aceitável. Ofensivamente ás vezes joga para trás invés de meter a bola na frente, mas antes isso do que perder a bola e depois levarmos em contra ataque.

Fecha bem as pernas, não leva cuecas facilmente.

Competente, como sempre. Não tem explosão, mas tem critério. Traz outras soluções. Vai ser útil. Muito.

Ele ofensivamente, sou capaz de dizer que é melhor que o Porro.

É mais confiável do que o Porro. Não tem a mesma velocidade e capacidade de remate, mas é muito mais certinho.

Ahahah que bebedeira, amanhã é segunda olha os excessos.

Esteve bem a defender, bem a pressionar e a parar as jogadas no meio campo adversário, ofensivamente nem existiu, era praticamente um 4 central e esteve bem nessa função