Ricardo Esgaio

Esgaio tem potencial para ser uma excelente mais valia para a equipa A. Compará-lo contra um tosco como o André Almeida, que é tão só um produto da CS lampiónica, é quase um insulto. Os “maus” jogos que o Ricardo tem feito devem comparar-se ao melhor jogo do Almerda

O Esgaio é bom jogador mas neste momento ainda é suplente do Cedric. :arrow:
As únicas duvidas que tenho é se algum dia vai ser “certinho” a defender… :think:

O André Almeida dá mais garantias como suplente do Maxi Sarrafeira do que o Esgaio como suplente do Cédric.

Ya… Não.

O Esgaio tem sido claramente o melhor elemento da defesa. Tem sido genial? Não. Tem jogado ao seu melhor nível? Não. E é normal, que são os seus primeiros passos, na equipa A. Mas já faz melhor que qualquer outro da sua posição, excepto Cédric(e tem pormenores em que o prefiro em relação a este, apesar de ainda não o achar melhor) e dá-me todas as garantias.

O que não faltam é laterais que atacam melhor do que defendem. E que até foram melhorando essa característica. Certinho não sei se virá a ser, mas o Cédric também não é, o Jefferson também não, Miguel Lopes idem, Jonathan está a começar o seu trajecto europeu. Olhando aos jogadores rivais, idem.

É mais fácil substituir defensivamente o Maxi, basta dar porrada e ter livre trânsito para o fazer. Mas o André Almeida chegou a ser muito criticado (ouvi isso a muito adeptos deles) por ser um lateral fraquinho e adaptado.

Antes demais, importa recordar que ao contrário de boa parte do fórum, não gosto do futebol do Esgaio. Não gosto, falta-lhe talento. Se pode dar um jogador interessante? Não digo que não, já vi coisas mais surpreendentes no futebol, mas acho o seu jogo previsível e nota-se que é um adaptado.

A comparação com o Almeida, que nem percebo a celeuma, afinal é um internacional A (ok. efeito bento, mas foi ao mundial) e jogou em muitos palcos importantes nos últimos tempos, mesmo sendo um safa. No entanto não me custa nada, dizer que ele me surpreendeu na Luz espera que fosse por ali o desastre e acabou por meter menos água que o seu colega da outra lateral.

Não, não tem sido o melhor da defesa. Ainda no último jogo é o principal culpado do golo do Belenenses. A atacar tem oferecido pouco mais de 0.

Tem culpas no golo, mas no resto do jogo esteve competente, embora esperasse mais dele no processo ofensivo. No entanto, comparando com as exibições desastrosas da dupla de centrais, e do Jefferson cada vez mais recorrer ao cruzamento sem critério na frente, acho que foi melhor.

Para mim o Jefferson tem estado melhor. Provavelmente tu não achas o mesmo porque tens um nível de exigência maior para o Jefferson do que para o Esgaio.

Tem sido, sim. Nos 3 jogos que fez foi o melhor jogador do quarteto defensivo. Superior a Maurício, Sarr e Jefferson. Não é grande elogio? Pois não. Mas é a verdade.

Foi…na Luz.

Nos outros 2 não foi.

Foi sim. No jogo contra o Arouca esteve muito bem mesmo. Neste jogo contra o Belenenses, embora menos em jogo, foi superior aos colegas de sector. Ou menos mau, se preferirem assim.

Com o Arouca o Jefferson este muito melhor que o Esgaio,por exemplo.E contra o Belenenses também me pareceu melhor,mas não com a diferença que se viu com o Arouca.

Mas isso é daquelas discussões que não vai levar a lado nenhum,tu dizes que sim e eu digo que não :great:

:arrow: :arrow:

Concordo a 200%

Bem, o Jefferson neste jogo com o Belenenses foi claramente o melhor do quarteto defensivo, dizem que esteve lento e desastrado, nada mais errado…

Conseguiu criar varios desiquilibrios, atraves de cruzamentos perigosos (nem todos correram bem), mas foi sem duvida o que mais tentou, no lance do golo era impossivel fazer melhor…aliás o que é que ele podia fazer naquela situação ?

Tirando a expulsão, não há muito que se possa criticar o Brasileiro, neste jogo e na minha opinião o Esgaio teve bem mais discreto.

Hum… uma discussão entre 2 facções. A de Esgaio a lateral FTW e do Jefferson-que-vem-do- Estoril… :mrgreen:

Acho que sim, que a exigência relativamente a Jefferson é superior em relação a Esgaio. É natural que assim seja. Esgaio é mais novo, foi lançado agora na A e está a readquirir rotinas.

Acho também que o contributo global de Jefferson foi superior neste último jogo e muito superior contra o Arouca. Na Luz, não. Os vermelhos castigaram o lateral esquerdo forte e feio e Jefferson saiu-se mal na fotografia. Esgaio esteve certinho e só teve problemas na segunda parte, quando Gaitan abriu.

Esgaio, já que é aposta a lateral, terá que crescer e evoluir muito na posição. É um jogador inteligente, responsável e de grande empenho. Lá chegará. É preciso ter paciência.

Já agora uma pergunta: quantas vezes é que viram o Cédric a aparecer na cara do Guarda redes a finalizar?

Eu gosto muito do Cédric e acho que é titularissimo, mas quando vejo as criticas que se faz ao Esgaio quando ele até nem tem estado mal… O Esgaio bem trabalhado consegue ser um defesa direito com caracteristicas complementares ao Cédric e ser utilizado rotativamente dependendo das caracteristicas do adversário.

Vi-o no estágio Holanda a fazer isso num jogo,num excelente movimento.

[hr]

Concordo com tudo Lion.

Também acredito no Esgaio nessa posição e eu até era dos que o via mais como extremo do que como lateral…

Tem desenrascado, mas claramente é o elo mais fraco da defesa. Falta-lhe rotação.

Tenho gostado de o ver jogar e tem sido competente, mas espero que o Cedric volte a assumir a posição o mais rápido possível. Não é que não confie no Esgaio (bem pelo contrário, até o tenho elogiado bastante), mas o Cedric dá-me mais segurança e acrescenta mais ao nosso jogo.

O Cédric, se jogasse sempre(ou pelo menos com alguma regularidade) como nesse jogo, era o melhor lateral-direito da liga a larga distância dos outros todos.